9 DICAS PARA DIVULGAR SEU DELIVERY

O covid-19 chegou de repente, sem que houvesse tempo e estratégia para preparar empresas para o impacto que poderia causar em seus negócios. Em duas semanas, muitas marcas tiveram de pensar em novas estruturas de trabalho e na logística de seus colaboradores.

Empresas que dependiam do fluxo de pessoas foram obrigadas a baixarem as portas. O delivery se tornou uma maneira de tentar manter o negócio girando. Mas, para quem não estava habituado a isso, se adequar em tão pouco tempo parece um desafio.

Afinal, esperar que o isolamento passe e a rotina volte ao normal pode ser arriscado para qualquer negócio — principalmente os pequenos.

Por isso, agora, o momento é de pensar em estratégias de marketing para fazer o negócio aparecer, continuar girando e tentar atender aos clientes em qualquer situação que possa acontecer.

Abaixo, conheça 9 dicas para divulgar seu delivery:

Conheça seu cliente

Pare e reflita antes de iniciar suas estratégias:

  • Como é o cliente da sua empresa?
  • Quais são seus hábitos?
  • O que gosta e consome?
  • Quais horários seu estabelecimento tem mais fluxo de pessoas?
  • Ele é usuário de redes sociais?
  • Assíduo de internet?
  • Sua cidade é pequena, média ou grande?
  • Até qual localidade você está disposto a oferecer entregas?

Responder a essas perguntas vai ajudar a traçar um perfil de consumidor e, assim, será mais fácil definir por onde começar a divulgar.

Para saber o que seus clientes mais consomem e qual o horário com o maior fluxo de pessoas você irá precisar de um sistema que tenha relatórios que te mostre isso para tomar decisões mais assertivas, fale com a Yooga para ter esses dados em sua mão.

Crie processos

Antes de iniciar o delivery estabeleça como ele funcionar. Ou seja, qual será a área de atendimento, bairros de atuação ou até quantos quilômetros de distância você está determinado a atender.

Isso será essencial para estipular valores corretos de entrega e, claro, pensar em investir na experiência do cliente.

Além disso, com seu processo definido, você conseguirá ter mais clareza sobre horários de funcionamento do delivery, quantidade de profissionais que precisará e a capacidade de atendimento.

Marketing para delivery

Depois de estruturar o básico para iniciar as entregas do seu negócio, é hora de pensar em marketing para delivery. Enumere todos os pontos de contato da sua marca com seu cliente e informe a disponibilidade do serviço.

Site, redes sociais, cartões de vista, panfletos, folders, blog, além de avisar seus funcionários para informar seus clientes e incentivá-los durante o atendimento telefônico.

Comunicação gráfica para delivery

Se o delivery ainda não era uma prática do seu negócio, talvez seja necessário atualizar ou criar materiais gráficos novos. Cardápios, panfletos informativos e folders impressos, além de toda a comunicação da empresa, como a assinaturas dos e-mails de contato, devem ser atualizados.

A cada nova entrega você terá uma nova oportunidade de se comunicar com seu cliente e enviar um folder informativo, seja sobre o delivery ou qualquer outra novidade da empresa, como descontos e promoções.

Redes sociais para delivery

Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais ou está de uma maneira muito “apagada”, o momento agora é de investir marketing para delivery e ter as redes sociais como uma grande aliada.

Facebook, Instagram e Twitter podem ser bons canais para divulgar seu negócio, além de ser também uma opção de atendimento e de criação de promoções, por exemplo.

Atendimento por WhatsApp funciona?

Não tem como falar de ferramentas práticas sem falar de whatsapp, mas será que ele trás toda essa praticidade toda mesmo?

Quando você recebe apenas 2 ou 3 pedidos por dia o whatsapp resolve seu problema da melhor forma, mas você quer ter apenas 3 pedidos no dia? Todo empreendedor quer ter cada vez mais pedidos, quando chega a um número grande de pedidos o whatsapp acaba atrapalhando mais do que ajudando.

Pensa você, no horário de pico da sua lanchonete ou restaurante, chegando 15 pedidos pelo whatsapp e você tendo que responder um por um, anotar, levar pra cozinha, e ai conversas se perdem, clientes ficam esperando para ser respondido, um caos total né?

A saída para esse problema é um delivery próprio que automatize todos os seus pedidos, o cliente tem autonomia para fazer o pedido e você só precisa gerir ele dentro do estabelecimento.

Tenha um link para o cliente fazer o pedido, configure o WhatsAppp Business para que envie uma mensagem com o link quando um cliente quiser fazer um pedido e deixe seu atendimento cada vez mais ágil.

Além dessa vantagem de automatizar os pedidos, você tem as informações sobre o que cada cliente mais gosta podendo fazer ações individualizadas.

Faça anúncios

Publicidade e campanhas patrocinadas na internet nunca devem ser deixadas de lado. Google Ads (campanha de links patrocinados), Facebook Ads e Instagram Ads são opções acessíveis para gerar tráfego para o seu delivery.

Por meio de investimentos baixos, mas frequentes, você consegue criar anúncios, segmentar o público que deseja atingir e ainda fazer com que apareça apenas no raio de atuação do seu negócio (campanhas geolocalizadas).

Faça boas fotos

Tenha fotos profissionais ou ao menos bem tiradas para divulgar o seu negócio. Uma foto malfeita, sem resolução ou poluída pode passar uma imagem amadora da empresa.

Por isso, ter imagens exclusivas e que transmitam o que o seu negócio é, de fato, com certeza vai deixar suas estratégias de marketing para delivery mais eficazes — seja na mídia impressa ou online.

Profissionalize o atendimento e fidelize clientes

Criar campanhas de fidelidade pode ser outra maneira de conquistar clientes. Seja qual for o formato do seu negócio, você pode oferecer promoções do tipo: a cada 10 itens comprados o 11º é grátis, descontos progressivos, na compra do produto X o Y sai com 10% de desconto, e assim por diante.

Campanhas e promoções recorrentes ajudam a movimentar o seu negócio.

Outro ponto que vale atenção é profissionalizar o atendimento. Ou seja, quem faz as entregas do seu negócio pode estar com a marca do seu negócio aparente no uniforme, nos materiais que usa durante a entrega, no veículo, na caneta personalizada que o cliente pode usar para assinar algum documento, etc.

Utilizar este ponto de contato no seu marketing para delivery o ajudará a destacar ainda mais o seu negócio.