A FORÇA DAS MULHERES EMPREENDEDORAS

Cada dia mais mulheres têm assumido lugares de maior relevância no mercado da alimentação, o que afirma e confirma "o lugar da mulher é onde ela quiser".

A FORÇA DAS MULHERES EMPREENDEDORAS

O empreendedorismo é uma ótima alternativa para mulheres que desejam fazer o que gostam, sonham em transformar o mundo e buscam inspirar outras mulheres com o seu trabalho.

Mas, infelizmente, é comum que mulheres não sejam encorajadas a assumir altos cargos e estimuladas a arriscar em suas profissões.

Apesar do espaço conquistado pelo gênero feminino no mercado de trabalho, principalmente como líderes de empresas e proprietárias de grandes negócios, ainda há muito o que se caminhar.

E, para que você pense duas vezes antes de desistir de se tornar a protagonista da sua história, nós trouxemos aqui várias narrativas e depoimentos de mulheres empreendedoras.

O empreendedorismo feminino é a pauta, destacando mulheres pioneiras em seus segmento, que venceram os obstáculos do caminho e alcançaram o sucesso.

Conheça algumas mulheres empreendedoras à frente de restaurantes que se destacam no Brasil


A gastronomia é um dos setores em que as mulheres mais empreendem. E no Brasil temos muitas figuras femininas à frente de restaurantes, bares, cafeterias e equipes de cozinha nos presenteando diariamente com o seus talentos e bom gosto.

Helena Rizzo

Helena Rizzo era modelo em São Paulo, mas trocou o mundo da moda pela culinária. Ela comanda um dos restaurantes mais famosos de São Paulo, chamado Maní, que ocupa o sétimo lugar no ranking "Latin America’s 50 Best Restaurants 2021: Pasado y Futuro".

Já ganhou dois conceituados prêmios Veuve Clicquot como referência da gastronomia contemporânea: eleita como melhor chef da América Latina e como melhor chef mulher do mundo. E já foi convidada de honra do MaterChef Brasil.

Tanea Romão

A mineira Tanea Romão é pesquisadora em cozinha brasileira, ingredientes, geleias e temperos. Faz um trabalho resgatando receitas pela oralidade, onde valoriza o saber e sabores tradicionais.

Em 16 anos nessa área já criou quase dois mil sabores de geleias, chutneys, antepastos, temperos e conservas, com seu nome e outras marcas próprias. Por 7 anos teve um restaurante, o Kitanda Brasil, em Gonçalves-MG e Tiradentes-MG onde servia pratos da cozinha brasileira do sudeste, com as geleias por ela fabricadas.

Seu restaurante, em 2015, ficou entre os 50 Melhores do Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas.

Roberta Sudbrack

A gaúcha Roberta Sudbrack foi a primeira mulher a ocupar a função de chef do Palácio da Alvorada, durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso. Em 2012 ela esteve à frente da equipe de cozinha da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres.

Foi eleita em 2015 a Melhor Chef Mulher da América Latina pela revista inglesa '‘Restaurant’'. E sua formação é completamente autodidata.

Paola Carosella

A argentina Paola Carosella, do restaurante Arturito, em São Paulo (SP), ficou famosa ao participar da primeira edição do reality show MasterChef, da Rede Bandeirantes, em 2014.

A chef também é jurada da edição de 2015 e vem se mostrando mais rigorosa com os competidores no programa.

Paola é uma chef de cozinha, empresária, escritora, e youtuber argentina, de ascendência italiana, naturalizada brasileira. É dona do restaurante Arturito e do café La Guapa.

Bom, esses são nomes que se destacam no cenário brasileiro e mesmo do mundo.

Elas com certeza têm seu merecimento, mas não podemos deixar de destacar também grandes histórias de mulheres empreendedoras que estão todos os dias batalhando com os números do estoque, o caixa que não fecha, o contato com os fornecedores e também o atendimento ao cliente.

Essas mulheres também merecem reconhecimento. Por isso, conheça algumas delas aqui!

Elas no comando


Segundo a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), as mulheres são as que mais digitalizaram seus negócios.

Oito em cada dez mulheres empreendedoras estão no comércio eletrônico e a Yooga atende milhares delas. Empresárias, gestoras, gerentes, fundadoras, e tantas outras protagonistas desse movimento no mercado alimentício.

Muitas delas, inclusive, são as responsáveis por fazer a diferença em outras tantas famílias através das contratações.

E sabe o que elas têm em comum? A sua força!

Muitas das mulheres empreendedoras abaixo tinham outros planos, sejam impostos pela cultura em que estamos inseridas ou pelas expectativas que foram depositadas sobre elas.

Mas, elas queriam mais que isso. Elas sabiam que podiam ser mais que isso e decidiram empreender!

Para te inspirar, te lembrar de acreditar em si mesma e dizer que você pode, sim, ter o seu próprio negócio, ser uma chef renomada ou gerir uma rede de restaurantes, veja esses depoimentos reais de mulheres empreendedoras que fazem acontecer todos os dias.

Thamires Miranda tem 23 anos e começou seu empreendimento em 2019. Hoje soma mais de 4 lojas da Engenharia do Açaí.

"Não desista dos seus sonhos!"
Thamires Miranda - Engenharia do Açaí

Além de enfrentar os desafios de iniciar um novo negócio, Thamires lidou também com os desafios da maternidade e ela tem um recado super especial que você pode conferir no nosso Instagram.

Junto à Thamires também está Tereza Cristina, empresária no ramo da alimentação há 25 anos e à frente da Hamad Esfihas, esfiharia casual que serve iguarias árabes variadas e opções de doces.

"Juntas a gente pode. Juntas a gente muda a realidade!"
Tereza Cristina - Hamad Esfihas

E não para por aí!

Outra história que podemos destacar, uni três mulheres empreendedoras que, em 2020, no início da pandemia, viram na confeitaria tradicional uma forma de ocupar a mente naquele tempo de isolamento e de completar a renda da família.

Luiza, Laura e Simone fundaram a Das Manas, uma doceria que nasceu sem planos muito ambiciosos de crescimento e um cardápio mais enxuto, que oferecia pães de mel e alfajores.

As receitas tradicionais deram tão certo, caindo no gosto dos clientes, que já é possível ver o empreendimento com outros olhos.

Assumir o próprio negócio e se jogar no empreendedorismo significou para a minha mãe a liberdade e o reencontro com a mulher que ela sempre foi.
Luiza Coimbra - Das Manas

Novas criações para o cardápio surgiram e hoje a Das Manas oferece brownies, pão de mel, alfajor, cookies recheados, biscoitos decorados e cápsulas de capuccino, que são o maior sucesso.


Atualmente a produção é realizada na cozinha de casa, mas elas afirmam que pretendem migrar a produção para uma cozinha profissional ainda neste ano e trabalhar com um programa de revendedores.

E a dica que essas três mulheres empreendedoras deixam aqui para você é:
"Nunca desista. Se planeje e coloque a mão na massa. O sucesso já existe para nós, mulheres, já está escrito e resta somente encontrá-lo!"

Com tantas histórias inspiradoras assim, você também está disposta a empreender?

São muitos os desafios a serem enfrentados, mas você pode contar com a Yooga para trazer mais facilidades e praticidade para esse caminho!