SEU RESTAURANTE PODE FATURAR NA BLACK FRIDAY AINDA MAIS

Saiba porque seu restaurante pode e precisa aproveitar o alto volume de vendas dessa data.

SEU RESTAURANTE PODE FATURAR NA BLACK FRIDAY AINDA MAIS

Implacavelmente, o setor de tecnologia é o mais beneficiado durante a Black Friday em todo o mundo.

Mas, o que vamos mostrar para você nesse artigo (e nos próximos), é que o seu restaurante também pode aumentar as vendas, a saída de pedidos, conquistar novos clientes e ter uma lucratividade maior com a data.

Como afirmamos acima, queremos te mostrar como fazer um restaurante faturar na Black Friday e os benefícios para o setor de alimentação fora do lar. E se esse termo "alimentação fora do lar" não te parece tão familiar, estamos falando de sorveterias, hamburguerias, pizzarias, bares, cafeterias, Food Truck etc.

Assim, vamos tratar quase que prioritariamente o seu estabelecimento como “restaurante”, ok?!

De 2010 a 2022: o cenário da Black Friday no Brasil


Aqui no Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, como um evento totalmente exclusivo e somente para o ambiente online. Cerca de 50 redes de varejo participaram da ação, oferecendo descontos pelo site próprio e lojas virtuais.

Por conta do grupo fechado de anunciantes, e sendo a primeira vez que a data movimentou o comércio no nosso país, o faturamento não passou de R$ 3 milhões de reais.

No ano seguinte, com a ideia já mais amadurecida, claro, e com base nos erros do ano anterior, o faturamento das ações da Black Friday 2011 somou R$100 milhões.

A partir daí comerciantes do varejo de diferentes nichos viram a oportunidade de aumentar as suas vendas. Ano após ano, mais anunciantes participam da ação, que é a mais lucrativa do país.

Em 2019, último ano em que tivemos uma Black Friday de aglomerações e grandes filas nas portas das lojas, o faturamento do varejo brasileiro superou os R$ 3,2 bilhões de reais.

Tomando como referência o ano de 2018, o faturamento da Black Friday 2019 representou um aumento de 23,6%. E só a venda de smartphones naquele ano (R$1,7 bilhão) foi maior que a soma do faturamento total dos 3 últimos anos anteriores.

Seria uma coincidência o aumento dos canais de vendas e muito mais anunciantes também no meio digital? Acreditamos que não.

Em 2020, o contato presencial e as portas físicas se fecharam. Mas, um novo mercado se aqueceu, se preparou e teve um dos melhores anos, registrando o maior volume de vendas já registrado no nosso país em todos os tempos: o e-commerce, a venda de produtos pela internet.

Sem sair de casa, os consumidores compraram ainda mais on-line e a venda de produtos e serviços pela internet avançou 41% naquele ano. Segundo a IstoÉ, esse crescimento do setor de e-commerce representa a maior alta em 13 anos.

A categoria "Alimentos e Bebidas" teve um crescimento de 59% do número de pedidos.

Já 2021 representou a retomada de diversos segmentos e isso se uniu a consumidores dispostos a investir mais, saindo de uma demanda de consumo que foi reprimida. Nisso, inclui-se também o consumidor de alimentos e bebidas.

Se a Black Friday de 2021, ainda com os reflexos da pandemia, já foi extremamente positiva para diversas empresas e empreendedores em todo o Brasil, dá para imaginar o quanto a Black Friday de 2022 também tem grandes expectativas considerando outros acontecimentos deste ano como a Copa do Mundo, não é mesmo?

De acordo com estudo realizado pela Plataforma Gente, apesar do cenário incerto causado por fatores como inflação, alta de juros e eleições, os consumidores brasileiros estão otimistas e 50% deles pretendem fazer compras, um crescimento de 3% em comparação com 2021.

E já adiantando aqui, uma das principais dicas para organizar e fazer seu restaurante faturar na Black Friday, é ter um bom planejamento de marketing e financeiro. E implantar medidas como:

  • Criar promoções atraentes para os pratos, drinks e cardápio;
  • Investir na divulgação;
  • Organizar o seu estoque;
  • Preparar seus colaboradores para o período de movimentação;
  • Ofertar atendimento, serviços e produtos de boa qualidade;
  • Estar atento às tendências do mercado.

Uma das maiores tendências, ou melhor, necessidades do setor de restaurantes é o delivery.

Se você já tem um sistema de delivery, ou pretende começar um, atente-se aos principais motivos que levam o seu cliente a comprar on-line: praticidade, melhores ofertas e frete grátis.

Nota: você só irá entender a importância das promoções se colocar toda a atenção do seu restaurante voltada para os seus clientes. É necessário oferecer promoções realmente vantajosas.

Você está preparado para fazer seu restaurante faturar na Black Friday?

Banner preto com mockups e chamada "E-book Black Friday Suave: atrair novos consumidores e vender muito mais. Baixe agora".

Vale lembrar, a Black Friday permite várias oportunidades tanto para aqueles que já estão ativos no segmento, e pretendem alcançar melhores resultados com o crescimento das vendas, quanto para quem pensa em iniciar seu próprio negócio.

E antes de qualquer coisa, é importante ter em mente como as promoções poderão gerar um retorno efetivo para o seu restaurante. Não adianta querer estar dentro de um movimento do mercado sem entender o valor que ele tem para o seu estabelecimento.

Sinta-se à vontade para adicionar a página nos seus favoritos, encaminhar esse conteúdo ou, sempre que quiser, acessar ele novamente aqui no Blog.

O gatilho da escassez para restaurante faturar na Black Friday


Gatilhos são grandes aliados do marketing, principalmente do marketing digital.

Com um planejamento e estratégias bem pensadas, os gatilhos mentais transformam e influenciam a decisão de compra dos clientes, o que faz o restaurante faturar na Black Friday ainda mais.

E como o nosso foco é aumentar as vendas do seu restaurante, é correto esmiuçar um pouco do que é o gatilho da escassez. Também, como ele funciona nas ações de Black Friday.

Você com certeza já usou, ou ouviu por aí, as seguintes frases:

  • "Reserve agora e garanta 40% de desconto”;
  • "Corra, últimas unidades";
  • "É só até amanhã";
  • "60% de desconto nos primeiros 15 pedidos de delivery";
  • "Enquanto durar o estoque";
  • "Promoção válida até 15h";
  • "Hoje, só R$9,99";
  • "Os 10 primeiros ganham um brinde exclusivo".

Esses estímulos trazem senso de urgência e passam a ideia do que é oferecido, não tem para todo mundo. Assim, seu cliente pre-ci-sa comprar de você naquele momento, ou até aquela data.

Portanto, ao ver um produto, serviço ou oferta limitada, o consumidor tende a agir rapidamente: efetuar a compra. Ele não quer se arrepender, ficar frustrado ou com a sensação de que perdeu a chance de aproveitar uma oferta exclusiva.

A tomada de decisão se torna imediata! Por isso, a estratégia faz tanto sentido em ações promocionais.

E como a Black Friday tem dia e hora para acabar, fica mais fácil entender por que o gatilho da escassez é tão usado nas campanhas de marketing nesse período.

"Você não quer ser a única pessoa na face da Terra a perder os descontos da Black Friday."

Podemos citar aqui alguns gatilhos comuns do mercado, e que você poderá aplicar no seu restaurante para comprovar a eficiência:

  • Sites com contagem regressiva para a compra de produtos, ou contagem das unidades;
  • Produtos com descontos que são desbloqueados após se adquirir outros;
  • Promoções no estilo "compre um e leve outro";
  • Queima de estoque de produtos durante uma live, com descontos exclusivos só para quem está assistindo;
  • Cupons de desconto que só funcionam em um determinado intervalo de dias;
  • Ofertas que duram apenas 24 horas;

Em resumo, se você souber utilizar a escassez de forma assertiva, certamente poderá potencializar as vendas no seu PDV, cardápio digital ou delivery.

Participar da Black Friday é uma forma de melhorar seus resultados de maneira efetiva, mas não apenas isso. É uma oportunidade de otimizar seus resultados a longo prazo também, como uma porta de entrada para um crescimento contínuo.

Acredite, as pessoas não gostam nem um pouco de perder uma oportunidade.

Quer aprender de vez como criar ofertas, promoções e descontos que encantem seus clientes e faça seu restaurante faturar na Black Friday? Preparamos um conteúdo infalível especialmente para você.

Clique no banner abaixo, preencha o formulário e receba agora esse guia promocional para alavancar as suas vendas.

Banner preto com mockups e chamada "E-book Black Friday Suave: atrair novos consumidores e vender muito mais. Baixe agora".

Você é sempre bem-vindo à nossa página e ter um feedback seu é muito importante para nós. Como podemos ajudar ainda mais o seu restaurante a crescer? Acesse nossas redes sociais e mande um direct pra gente.