SAIBA COMO MONTAR COMBOS ESPECIAIS NO CARDÁPIO DO SEU RESTAURANTE
Combos promocionais são a combinação de um ou mais produtos ou serviços juntos, com o intuito de trazer vantagem ao cliente. E diga-se de passagem: quem resiste ao bom combo especial?
Se engana quem acredita que combos são ações que geram lucro apenas para as grandes franquias.
Essa estratégia é ótima e ideal para qualquer restaurante que pretende aumentar as suas vendas.
Ao combinar os produtos mais vendidos ou até mesmo pensar em opções fora da caixa, você pode vender mais para os mesmos clientes ou atender novos públicos.
Além disso, combos especiais podem trazer ao seu cardápio um diferencial muito atrativo.
Então, caso ainda não esteja convencido de que combos promocionais são uma ótima aposta para o seu negócio, continue lendo esse artigo.
Quais são as vantagens dos combos especiais no cardápio do seu restaurante?
A ideia é que o consumidor economize cerca de 7% a 15% na compra dos itens em conjunto, os que fazem parte do seu combo promocional. Assim, comparado ao valor individual, essa se torna a compra perfeita para o seu cliente.
Os consumidores amam essa opção de poder economizar e ela pode trazer mais lucros do que imagina ao seu restaurante.
1. Produtos com pouca saída ficam mais atrativos
O cliente não irá comprar algo pelo qual ele acredite que não vale a pena, por isso você tem que oferecer algo importante.
E provavelmente passou pela sua cabeça: mas se preciso dar um bom atrativo como aumenta a venda dos produtos com pouca saída?
Associe produtos interessantes do seu cardápio aos que têm pouca saída.
Assim, seus combos promocionais vão agradar o seu público e render vendas sobre aquilo que você precisa dar mais giro.
Você precisa combinar bem para trazer a atenção do cliente para um produto que tem média baixa de venda. Combine de maneira criativa e certeira esses dois tipos de produtos.
Seu combo promocional deve ser bem pensado e analisado. Esse tipo de promoção deve trazer vantagens para o seu cliente e também valer a pena para você.
2. Aumentam o ticket médio
Para que você entenda melhor como isso acontece, vamos pensar assim:
Você tem clientes à mesa que chegaram ao seu estabelecimento para pedir um único item do seu cardápio. Eles pensaram em entrar e pedir algum petisco de entrada, dividir um prato principal e também compartilhar uma bebida.
Ao abrir o cardápio do seu restaurante ele se depara com um combo de 1 entrada + 2 pratos principais + 1 sobremesa pagando um pouco mais do que ele pediria inicialmente.
A opção do combo se torna bastante atrativa, certo? Afinal, porque levar apenas um se por muito pouco a mais ele pode ter o dobro e fazer uma refeição completa.
Assim, o valor que cada cliente gasta em seu estabelecimento aumenta. Pois, ele não vai resistir à vontade de economizar um pouco mais em porções ou em uma quantidade maior de produto.
Consequentemente, é aí que seu ticket médio aumenta.
3. Oferecem mais vantagens ao consumidor
Todo consumidor é facilmente seduzido pela vontade de pagar mais barato por algo que ele gosta ou deseja.
O que justifica o surgimento daqueles tradicionais combos Hambúrguer + refrigerante + batata, trazendo os produtos que todos amam em uma opção irresistível de levar os três de uma só vez.
Você pode adaptar isso da maneira que seja mais conveniente para o seu estabelecimento, proporcionando vantagens aos seus clientes.
Por isso, as estratégias de combos promocionais funcionam para todo tipo de estabelecimento, seja o seu uma pizzaria, hamburgueria, cafeteria, sorveteria ou açaíteria.
Lembre-se: Faz parte de uma boa relação com o seu cliente a prática de oferecer vantagens a ele, principalmente no que diz respeito à fidelização. E desse modo, fazer com que ele retorne ao seu estabelecimento.
4. Combos promocionais atraem novos clientes
Antes de efetuar um pedido ou uma compra, é bem comum que os clientes busquem maiores informações sobre um produto, sobre o restaurante que vão efetuar o pedido ou mesmo dos preços que são oferecidos. Junto a essa busca, claro, existe também um olhar mais atento para as promoções, principalmente quando se trata de delivery.
Se você oferece combos vantajosos, com certeza sairá na frente dos seus concorrentes e mais facilmente chamará a atenção de novos clientes.
E vamos combinar, ter clientes novos não é algo que se deve recusar. Então, capriche nas opções e cative esse público curioso e que está louco para conhecer o seu restaurante.
5. Maior satisfação dos seus clientes
A sensação de fazer só um pagamento e receber vários produtos anima demais o cliente. Isso, inclusive, está ligado a fatores psicológicos, como: economia nos valores individuais e receber vários produtos pagando pouco.
E um cliente satisfeito é o cliente que você quer e precisa pra toda vida no seu estabelecimento.
Agora, quer saber como montar combos sem sair no prejuízo? Então, veja como criar novas sugestões de produtos e aumentar suas vendas com o que você já tem no seu cardápio!
Como montar o cardápio do seu restaurante com combos especiais?
Entre as estratégias de atualização de um cardápio estão: criar variações do cardápio, excluir ou inserir novos pratos, trabalhar com promoções ou grupos de produtos.
Em termos da montagem de combos especiais, esses podem se apresentar também de diferentes formas, como:
- Combinações exclusivas do seu cardápio;
- Combos família, com produtos em maior quantidade que atendam três pessoas ou mais;
- Combos com edição limitada;
- Combo sazonal, como o combo da semana ou do dia.
Então, se você deseja montar um cardápio com combos promocionais e sem defeitos, confira essas dicas:
1 – Avalie os hábitos dos seus clientes
Uma das dicas mais valiosas para montar combos especiais é avaliar os hábitos e as preferências dos consumidores. Muitas vezes, as combinações inusitadas dos pedidos que acontecem no seu estabelecimento podem revelar novas ótimas sugestões.
Mas, para isso, é preciso não só acompanhar o volume total de pedidos diários, como também estar por dentro dos itens que saem em cada comanda e cada mesa.
Instrua sua equipe a fazer perguntas ou pesquisas simples com os clientes. O objetivo é descobrir como os produtos são consumidos, se a compra é para ele mesmo ou para outra pessoa, dentre outras informações.
A prática da observação no salão é indicada desde que não interfira na privacidade dos seus clientes.
Você pode também acompanhar tudo através de um gerenciador de pedidos, com relatórios específicos de vendas.
Esses insights podem ajudar a entender como os clientes costumam consumir seus produtos.
Pega essa dica: Você também pode pedir sugestões de novos combos do seu cardápio diretamente para os seus clientes, através das redes sociais. Usando a própria caixinha de perguntas dos Stories do Instagram, você abre as sugestões para uma discussão pública e seus clientes te darão o caminho das pedras... Ou melhor, dos lucros.
2 – Pense além das combinações de prato + bebida
As redes de fast food têm opções com combinações bem conhecidas: lanche + bebida + batata frita ou sobremesa.
Isso obviamente facilita os pedidos, já que os clientes têm menos variações para a escolha. Mas, por outro lado também pode limitar as vendas daqueles itens mais rentáveis do cardápio.
Geralmente, as bebidas apresentam margens de lucro maiores, no entanto, outros produtos também podem ser adicionados aos combos especiais.
Exemplo: combos só de bebidas, combo de adicionais, ou combos especiais para o delivery.
3 – Aproveite as datas comemorativas
Todo cliente se sente mais motivado em gastar em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Cliente, e etc. Com um bom combo promocional, essa opção fica muito mais irresistível. Por isso, não perca a oportunidade.
Invista nas datas que têm a ver com seu estabelecimento e divulgue tudo que irá acontecer durante o período promocional para que você cresça ainda mais as suas vendas.
4 – Teste uma, duas, três ou mais vezes
Você criou um novo combo e está em dúvida se ele terá saída com os seus clientes? dúvida se o novo combo que você criou terá saída? Teste.
Antes de alterar uma receita, de combinar produtos ou fazer grandes investimentos em materiais promocionais, faça testes.
Divulgue a novidade para que seus clientes conheçam sua nova oferta. Informe-os que a nova opção está em período de teste e aberta para avaliações. Defina também por quanto tempo o seu teste ficará no ar e qual a melhor métrica para avaliar se deu certo ou não.
E não se esqueça de pedir os feedbacks e sugestões dos seus clientes a respeito.
Caso você esteja pensando que vai ser o maior trabalho alterar seu cardápio impresso e muito oneroso imprimir todas as folhas diariamente, temos uma notícia para você:
Passou da hora de você investir em um cardápio digital.
Uma das maiores vantagens em ter o seu cardápio on-line é poder adicionar combos especiais em tempo real e sem nenhuma dificuldade, Ainda, personalizar e readequar o menu, colocando o produto em destaque.
5 – Capriche na hora inserir o combo no seu cardápio
Os combos promocionais normalmente são feitos para durar curtos períodos de tempo. Caso contrário, deixam de ser tão atrativos.
Há também a possibilidade de que um item acabe e você tenha que se explicar aos seus clientes que não consegue atender com determinado produto, se você ainda opera com um cardápio físico.
Sabemos que não é tão simples atualizar um cardápio impresso sempre e que isso gera muitos gastos. Mas, como já deixamos bem claro anteriormente, você precisa da solução de um cardápio digital.
Dessa forma, você consegue expor todos os seus produtos, atualizando os dados sempre que for necessário e sem transtornos.
Basta entrar no sistema e colocar as informações novas que deseja. Atualize a página de forma simples, fácil e em poucos cliques.
Com o cardápio digital da Yooga você cria um menu personalizado, com tudo que deseja oferecer aos seus clientes. Diferentes categorias, fotos atraentes, descrições criativas, promoções arrasadoras, programa fidelidade, cupons de desconto e muito mais.
E ainda há o diferencial de poder expor seu menu em forma de cardápio digital através de um link a ser enviado aos seus clientes ou fixado na bio das suas redes sociais, um QR Code na mesa e até mesmo por delivery.
Uma única solução que melhora a experiência dos seus clientes no atendimento e traz mais agilidade na hora de efetuar os pedidos. A satisfação do cliente é garantida.
6 – Divulgue seu cardápio sem medo
A estratégia de ter combos promocionais no seu cardápio é maravilhosa e tem tudo para dar certo. Mas, ela precisa daquele empurrãozinho de divulgação e do marketing. Principalmente, do marketing digital.
Sim, também existe o marketing voltado para restaurantes e ele segue as principais bases de qualquer estratégia de marketing tradicional.
Assim, use e abuse das suas redes sociais, do seu WhatsApp Business e do Google Meu Negócio. Deixe os clientes saberem a oportunidade que você está propondo a eles de consumirem mais e pagarem bem menos por isso.
Quanto cobrar pelos combos especiais?
O preço do seu novo combo também pode ser validado. Ou seja, pesquisado junto aos clientes e também a partir de uma observação da margem do seu concorrente.
Por se tratar de um combo, subentende-se que os preços são mais baratos. Mas, essa estratégia de precificação pode considerar também outras variáveis.
Combos especiais com preço fixos
Na venda com o “preço cheio”, o cliente saberá exatamente quanto irá pagar, já que não há variação nos preços dos itens que compõem o combo.
Vale destacar no cardápio e nos materiais promocionais o que pode ser alterado ou substituído, em termos de itens, sabor, dentre outros.
Isso evita insatisfação dos clientes, ajuda na decisão mais rápida e deixa claro que outras opções são pagas e adquiridas separadamente.
Combos especiais com preço variáveis
O preço dos combos especiais com adicionais varia conforme a customização do pedido. Portanto, partem do preço fixo, mas podem ser incrementados ampliando a receita.
Mensagens como “Turbine seu combo” ou “Turbine seu lanche”, são bem usuais nestas comunicações.
Combos especiais promocionais
As promoções podem ser traduzidas tanto em forma de descontos, como no tempo de duração dos combos especiais, se forem vendidos apenas durante períodos sazonais, por exemplo.
Essas opções costumam fazer bastante sucesso.
A ideia é fazer com que o cliente gaste menos, mesmo consumindo mais, aumentando assim o ticket médio ou que, de alguma forma, o ganho seja superior ao seu custo.
Alguns restaurantes inclusive apostam em brindes, descontos na próxima compra, dentre outros.
Você pode vender muito mais com Yooga
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Então você pensou em ter o Sistema de Gestão Yooga.
Com certeza você se pega pensando em como cativar mais os seus clientes e em melhorar a experiência deles no seu restaurante.
Por isso, a Yooga quer estar junto a você, para facilitar o seu dia a dia com uma gestão mais suave, deixando você livre para pensar nas melhores estratégias de fidelização, para o aumento das vendas e para gerar uma maior lucratividade.
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