COMO CALCULAR A TAXA DE ENTREGA NO DELIVERY
A taxa de entrega cobrada pelo delivery de alimentos ou itens em geral impacta diretamente no preço final de um produto e na decisão de compra do cliente.
Ela não pode ser muito abaixo da média para não gerar prejuízos ao restaurante, e nem muito alta, para não espantar a clientela.
Essa taxa de entrega equivale ao custo de transportar uma mercadoria de um ponto a outro, do estabelecimento até o consumidor.
É necessário estabelecer esse valor de maneira justa e correta para todos saírem satisfeitos. Hoje, você vai aprender como calcular a taxa de entrega para um sistema delivery e deixar seu produto com um preço mais atrativo e competitivo.
Podemos afirmar que a taxa de entrega do delivery é muito mais do que um valor cobrado para a reposição da gasolina. Esse fator é primordial para a qualidade e velocidade do serviço prestado, garantindo segurança para o restaurante, o entregador e, claro, o cliente!
Sendo assim, precisamos estar constantemente atentos aos aspectos que podem indicar satisfação ou insatisfação e fazer as coisas de uma maneira que agrade completamente a quem é atendido.
O delivery é um modelo de entrega que desperta dúvidas em donos e gestores de restaurante na hora de precificar. Com o cálculo adequado, você consegue determinar uma taxa de entrega que seja favorável para o restaurante e que não seja um problema para o consumidor.
E mesmo se o serviço de delivery for independente, com motorista freelancer ou terceirizado, existem alguns métodos de entrega que podem se encaixar perfeitamente na sua situação.
Confira como calcular todos os valores a serem cobrados e definir as taxas para os seus clientes!
Como escolher o melhor veículo para a entrega do meu restaurante?
Antes de analisarmos o cálculo, é interessante avaliar qual veículo se enquadra mais ao produto que precisa ser entregue, como também a rapidez com que os seus clientes precisam receber essa entrega.
- Moto
Essa é uma das maneiras mais utilizadas para fazer entregas, devido à agilidade e economia dos gastos com a manutenção e combustível.
A moto é um veículo ágil, econômico e de dimensões pequenas, bastante viável para desviar de problemas no trânsito e engarrafamentos.
Mas não se esqueça de contratar um seguro para o profissional e o veículo, já que é um veículo que não dá tanta segurança em casos de acidentes.
Se você não pretende organizar essa fase da entrega, que é selecionar os motoboys, você pode contar com empresas terceirizadas como a Loggi ou a Bee Delivery.
Basicamente essas empresas funcionam assim: você solicita a entrega através de app ou site, o entregar terceirizado aceita a corrida e realiza a entrega dos pedidos.
Lembrando, essa é uma saída para você que quer trabalhar com delivery, mas não pretende se vinculara motoboys próprios para o seu estabelecimento.
- Bicicleta
A escolha de ciclistas para o delivery é conhecida pela sustentabilidade, já que as bicicletas não poluem o ambiente e têm baixo custo de manutenção.
A bicicleta também é um recurso útil para a entrega, porém, como ela depende do esforço físico do profissional, a região de cobertura das entregas tem que ser menor.
Porque mesmo driblando boa parte do trânsito, o tempo de entrega pode ser um pouco maior que o realizado por motoboys. E esse deve ser um ponto a ser avaliado!
Que tal ter as duas opções de entrega, com ciclistas e motoboys?
- Carro
Usar um carro pode ser vantajoso para levar mais carga, e realizar um maior número de entregas de uma única vez.
Entretanto, esse é o meio de transporte mais caro em relação a combustível e manutenção. Além disso, as entregas estão mais sujeitas a enfrentar trânsito quando realizados de carro.
É um veículo não tão ágil devido ao trânsito que pode enfrentar dependendo do horário ou do local, suscetível a ficar preso em engarrafamentos ou aparentar problemas.
Além disso, consome muito mais combustível que as duas opções apresentadas anteriormente. Consequentemente, a sua taxa de entrega fica mais cara tendo a operação com carros para a entrega.
Como fazer o cálculo da taxa de entrega?
Para calcular a taxa de entrega do seu delivery você deve levar em conta vários pontos importantes que trouxemos logo abaixo.
Acompanhe essas dicas e também veja formas de facilitar a sua operação de delivery na sequência.
Inclua o custo com o transporte
Para definir o valor da entrega do seu delivery é preciso levar em consideração os custos com o transporte.
Qual será o tipo de veículo utilizado? Qual será o tipo de combustível? Há um consumo médio ou exagerado?
Estabelecer relações entre esses fatores é o ponto de partida para toda a definição.
Leve em conta a remuneração dos seus entregadores
A pessoa responsável por intermediar o processo de compra e venda, levando o produto ao consumidor, também deve ser valorizada.
Independentemente de esse profissional ser contratado ou terceirizado, como no caso dos aplicativos de pedidos pelo celular, é fundamental incluir na taxa uma parcela apropriada referente aos serviços do profissional.
Considere também o seguro e os benefícios desse colaborador.
O motoboy ou entregador é quem terá contato com os seus clientes, então mais que justo que ele tenha motivos para sorrir na hora de realizar a entrega.
Avalie o valor gasto de combustível por quilômetro
Para saber quanto o carro ou moto consome, você deve abastecer e, em seguida, zerar o hodômetro (o marcador dos quilômetros rodados do veículo).
Anote quantos foram os litros abastecidos e quando o combustível acabar, divida a quantidade de quilômetros rodados pelo volume consumido. O número que resulta dessa operação é o consumo médio de combustível por quilômetro rodado para as suas entregas.
E se você pretende saber o valor gasto de combustível para rodar cada quilômetro, basta multiplicar a média encontrada pelo preço do combustível.
Nota: Essa taxa pode sofrer variações devido à maior instabilidade e as constantes alterações no preço da gasolina, atualmente.
Não se esqueça dos custos operacionais
Você tem custos fixos mensais como o pagamento do entregador, do seguro e a distância percorrida.
Mas, sua operação também depende de outras despesas do veículo, como impostos e documentos, que são anuais.
Considere calcular esses valores em separado. Depois, você define uma média anual para cada um desses gastos. Ao final, basta dividir o custo anual total pelo número de entregas realizadas por dia.
Observe quanto a concorrência cobra no delivery
Uma boa dica para estabelecer um preço justo é olhar para a sua concorrência e ver qual é o valor cobrado por ela.
Assim, você pode colocar cifras mais atraentes na sua taxa de entrega, mas sem sair no prejuízo ao abaixar muito o valor do frete no seu delivery.
Dessa forma, todos saem ganhando: você e o seu cliente!
Dica quente: Entenda como a taxa de entrega gratuita pode ser um diferencial na hora dos clientes optarem pelo seu restaurante no delivery - Por que oferecer entrega grátis?
Conte com um sistema de gestão e delivery próprio
Todo o processo de entregas pode ser muito mais simples se você automatizá-lo com um sistema de gestão e delivery próprio, como a Yooga.
O aplicativo permite que você assuma o controle dos seus pedidos, com informações sincronizadas e atualizadas em todos os dispositivos automaticamente.
Além disso, o Delivery Próprio Yooga não cobra comissão pelas vendas realizadas, ou seja, é sem taxas. E essa é uma enorme economia para o seu estabelecimento.
Limite a área de entrega do seu restaurante
A distância também conta e nem sempre é viável fazer entregas em todos os cantos da cidade. Afinal, quanto mais longe for o destino, maior será o custo para a realização da entrega.
Por isso, é preciso delimitar a área que você quer atender, pensando no número de entregadores disponíveis e na qualidade dos pedidos a serem enviados.
Um destino mais longe pode afetar as condições do pedido até chegar ao cliente. Por exemplo, uma batata frita corre o risco de chegar fria, sem crocância e prejudica a experiência do consumidor com o seu restaurante.
Estabeleça raios de entrega nos quais determinado valor será válido e aumente progressivamente conforme a distância for crescendo.
Isso trata-se de um ponto essencial para a otimização de seus serviços!
Você pode utilizar a Yooga para facilitar os cálculos, ou definir valores fixos para as localidades que o seu restaurante atende.
Personalize o raio de entrega do seu delivery
Defina as regiões de entrega, com recortes personalizados de áreas no mapa, estabelecendo limites de bairros ou cidades próximas que o seu restaurante atende.
E indique a taxa de entrega de acordo com as regiões definidas ou a distância. Tenha todo o controle das entregas à sua mão!
Crie um mapa de agrupamento de pedidos
Personalize a rota de entrega que cada motoboy deve fazer para levar os pedidos aos seus clientes, definindo a taxa de entrega e identificando também os pedidos que são iFood e do seu Delivery Próprio.
O motoboy imprime a rota e acompanha todo o mapa que você definiu para a entrega. Ele tem acesso ao endereço, número do pedido e o que são os itens para a entrega.
É possível também criar um link direcionado para o Google Maps, estabelecendo o ponto de partida e todos os demais pontos de entrega por onde seu motoboy deve passar.
Gerencie todos os pedidos em um só lugar
Gestão integrada de todos os pedidos do seu restaurante no Gerenciador de Pedidos, incluindo os pedidos de marketplaces.
Com a integração, todas as entradas são facilmente direcionadas para a cozinha e permite você acompanhar em tempo real o pedido, a produção e a entrega até o seu cliente.
Além disso, você pode falar com seus clientes a qualquer momento para alertas ou dar qualquer informação do status do pedido: "Pedido a caminho!"
Com o gerenciador, seu cliente também pode agendar data e horário da entrega, de acordo com as particularidades que você definir.
Para um delivery sem falhas, dentro do prazo e que garanta uma boa experiência para os seus clientes, conte com a Yooga!