COMO CRIAR UM ORÇAMENTO DE MARKETING PARA O MEU RESTAURANTE

O sucesso de um restaurante depende de vários fatores. Mas, com certeza, ter um planejamento das promoções a serem feitas é um dos principais caminhos para o seu negócio.

Um planejamento é o que ajuda a otimizar as suas ações tanto a longo como a curto prazo.

Vale lembrar que, as constantes mudanças que temos passado levaram donos e gestores de restaurantes a refinar e reformular as suas estratégias de marketing.

Isso porque, agora mais do que nunca, o marketing voltado para restaurantes é fundamental para se atingir o sucesso.

Os restaurantes estão priorizando as comunicações com os clientes através das redes sociais para melhorar o posicionamento de suas marcas, ficando, também, mais próximos de seus consumidores.

E essa comunicação está cada vez mais criativa: gestores e proprietários de restaurantes estão usando o que têm para exibir continuamente seus itens do cardápio, tirando fotos bonitas e atrativas, promovendo assim seus negócios e reafirmando seu papel em suas comunidades locais.

Manter os clientes engajados digitalmente por meio de canais de marketing como redes sociais, e-mail, site e anúncios pagos é o que tem deixado as marcas na mente dos consumidores.

Com o marketing digital você será capaz de interagir continuamente e responder os seus clientes para fornecer a melhor experiência, mesmo à distância ou através de uma tela.

Como alcançar os melhores resultados de marketing para o meu restaurante?

Não há fórmulas exatas, uma vez que cada negócio tem as suas particularidades. No entanto, há considerações que podem ser levadas em conta por qualquer restaurante que esteja planejando o seu orçamento de marketing.

Quase todas as atividades de marketing podem ser feitas por um custo baixo ou podem exigir um orçamento extenso.

Por exemplo, você pode administrar seus canais de mídia social gratuitamente ou pode pagar para aumentar suas postagens e o seu alcance.

Portanto, é útil planejar cuidadosamente para que seu tempo e dinheiro não sejam desperdiçados.

Estar ciente de sua persona de cliente principal, juntamente com os canais de marketing que atraem esses tipos de clientes, é um bom ponto de partida.

Se você ainda não desenvolveu uma persona do cliente, agora é a hora de fazê-lo.

Limitar a persona do cliente ajudará você a entender onde seus clientes estão e o que estão procurando.

Depois de saber quem você deseja alcançar, experimente diferentes canais de marketing para ver onde você consegue mais o engajamento e também despertar o interesse dos clientes.

Você pode descobrir que as táticas de marketing que funcionam bem para você podem não ter os mesmos resultados para o seu concorrente.

Isso, porque realmente não existe uma abordagem única para o marketing para restaurantes.

Em que ações quero investir neste orçamento?


Esta é a grande pergunta a responder.

O mais importante é que os seus objetivos:

  • Sejam claros e específicos;
  • Possam ser medidos;
  • Sejam realizáveis, mesmo que suponham grandes desafios;
  • Impliquem bons resultados para o seu negócio;
  • Possam ser divididos em prazos de tempo (curto, médio e longo).

Garantir o melhor retorno do investimento é o principal objetivo do orçamento de marketing de um restaurante.

Conseguir investir nos recursos, estratégias e pessoal mais adequados para as necessidades da publicidade do restaurante é das principais metas de qualquer dono ou gestor nesses tempos de transformação digital.

O que não pode faltar em um orçamento de marketing

As ações para atrair novos clientes podem não ser as mesmas que as para os fidelizar, aumentar as vendas durante um horário específico ou melhorar a imagem de marca do restaurante.

Tratam-se de objetivos com diferentes caminhos e certamente diferentes orçamentos.

Conforme você conduz campanhas de marketing em seus canais, teste os gastos a mais ou a menos em certas iniciativas e veja o impacto que isso tem no envolvimento da ação com o seu cliente.

Nas circunstâncias atuais, seus gastos com marketing podem ser menores do que o normal.

Todos os canais listados abaixo, quando utilizados corretamente, também podem ter um grande impacto no seu negócio, mesmo sem colocar o poder de compra por trás.

Então, qual é o valor do marketing de restaurantes para o seu negócio?

Vamos dividir os diferentes itens que você deve levar em consideração para adicionar ao seu orçamento de marketing de restaurante e porque eles são importantes para as suas estratégias.

1) Orçamento de mídia social de um restaurante

Como as mídias sociais para restaurantes diferem de outros mercados? De muitas maneiras, não têm diferenças.

A maioria das práticas mais conhecidas de marketing voltado para as redes sociais se estende ao setor de restaurantes.

No entanto, há muitas maneiras pelas quais os restaurantes podem utilizar sua criatividade e talento para reforçar sua presença social e ampliar sua estratégia geral de marketing.

O Instagram, por exemplo, tornou-se fundamental para os restaurantes gerenciarem avaliações, divulgarem os pratos do dia e até mesmo atuarem na rede como um se esse fosse o seu site principal.

O marketing de redes sociais pode ser dividido em postagem orgânica (ou gratuita) e postagem paga.

O conteúdo orgânico é ótimo para gastos baixos e crescimento lento.

Mas, se o crescimento lento não é o que você está procurando ou se deseja alcançar um público maior, pode aumentar suas postagens orgânicas ou pagar para que mais clientes em potencial as vejam.

Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao pagar por marketing de redes sociais e criar caminhos para o tráfego pago no seu restaurante:

  • Tamanho e alcance do público

Um público maior requer um orçamento maior.

Se seu orçamento permitir, gastar mais fará com que suas postagens sejam vistas por mais pessoas e trará um maior retorno sobre o investimento.

Esteja atento ao público para o qual você direciona os anúncios e saiba se eles te darão o retorno necessário.

  • Frequência

Talvez um anúncio seja suficiente se você tem um grande evento único que está promovendo, mas se você acabou de abrir um novo local, pode ser necessário postar com mais frequência.

Use seu sistema de gestão PDV para analisar quando são seus horários mais lentos e envie seus anúncios em congruência com quando seu restaurante não está ocupado para direcionar o tráfego durante esses horários.

  • Imagens e conteúdo

Pode parecer simples, mas comunicar constantemente suas ofertas aos clientes é uma ótima maneira de colocar seu restaurante à frente dos seus concorrente e no centro das atenções.

Suas postagens nas redes sociais podem ser tão naturais e comunicativas quanto você deseja, ou você pode investir em uma sessão de fotos e um designer para fortalecer sua marca e identidade visual.

De qualquer forma, a criação de conteúdo atraente e empático destaca ainda mais a marca do seu restaurante. O que leva os seus clientes a comprarem de você.

Dica quente: Fotografe sempre a sua comida com luz natural!

Ao usar as redes sociais como forma de comunicar com os seus clientes, é essencial que você tenha todas as informações ao alcance dos seus seguidores:

Horário de funcionamento e abertura, números de telefone para contato, mesmo sendo o WhatsApp.

Expanda seu cardápio para incluir mais itens de varejo. E outra vantagem enorme para se destacar no meio on-line é ter um cardápio digital acessível e atraente.

2) Anúncios do Google e de mecanismos de pesquisa para restaurantes

Hoje, só o Google registra por volta 3,5 bilhões de pesquisas diariamente no mundo todo.

Ter anúncios no topo de um resultado de pesquisa em uma página do Google pode ser uma ótima maneira de exibir o nome do seu restaurante e seus produtos para os clientes que estão à procura.

O Google exige que você dê lances em termos de pesquisa. Por isso, é bom saber quais palavras-chave irão beneficiar mais o seu restaurante.

Geralmente, há duas áreas nas quais se concentrar para preparar o seu anúncio para o sucesso, bem como avaliar quanto você precisará gastar:

  • Especificidade de palavras-chave
  • Frequência com que a palavra-chave é pesquisada

O desafio é que cada vez que alguém clica em seu anúncio, você é cobrado, então é importante se concentrar nas palavras-chave que você acredita ter a maior probabilidade de atrair mais clientes.

Quais palavras-chave devo procurar?

Segmentar uma palavra-chave como "melhores lugares para realizar uma festa de feriado em Austin" pode parecer uma boa ideia, mas não é específica para restaurantes.

Então, você está enfrentando concorrência desnecessária.

Limitar suas palavras-chave para segmentar “melhores restaurantes para organizar festas de fim de ano em Vitória” teria um resultado melhor.

Você pode descobrir que apenas algumas pessoas pesquisam isso por mês e, portanto, não vai lhe dar muito retorno.

Você pode ampliar o termo de pesquisa para "melhores restaurantes em Vitória". Mas, ainda melhor seria identificar o maior número possível de termos para ranquear ao mesmo tempo.

Quanto mais termos de pesquisa específicos você escolher para fazer um lance, maior será a oportunidade de gerar mais reconhecimento para o seu restaurante.

Usando o Google Ads, você pode definir o orçamento do seu restaurante e escolher quais termos segmentar.

Você pode segmentar várias palavras-chave e o Google dirá quais delas provavelmente serão pesquisadas por seu público para ajudá-lo a determinar as melhores palavras-chave para dar um lance.

3) Marketing por e-mail para restaurantes

Usar o e-mail para comercializar seu restaurante pode ser um investimento relativamente fácil e barato, especialmente para pequenos restaurantes.

Você pode atingir um grande público de uma só vez, enquanto ainda cria uma experiência personalizada para cada destinatário.

Dependendo do software de marketing por e-mail que você utilizar, você pode usar as compras do cliente para sugerir itens do seu cardápio, enviar e-mails de retargeting para clientes que não estiveram em seu restaurante recentemente ou enviar cupons de aniversário parabenizando seus clientes e oferecendo um certo agrado pela dado.

  • Tamanho do público

A maioria dos programas de marketing por e-mail cobra mais por um número maior de membros do público.

Portanto, se você tiver alguns milhares de clientes, talvez você seja preciso fazer um orçamento um pouco maior.

  • Frequência

A frequência com que você envia e-mails é uma das maiores preocupações ao avaliar seu orçamento e estratégia.

Se você sobrecarregar a caixa de entrada do seu público, acabará rapidamente na caixa de spam, o que é ruim para o seu restaurante ou qualquer outro tipo de negócio.

Se um grande número de pessoas marcar seus e-mails como spam, sua pontuação de remetente também diminuirá. O que pode afetar a taxa de entrega de seus e-mails em todo o quadro de envio.

4) Eventos e patrocínios na comunidade local

Retribuir à comunidade e patrocinar eventos pode ser uma ótima tática de marketing. Porque os restaurantes, assim como a comunidade, são altamente e quase que exclusivamente locais.

Pode parecer difícil medir quanto você precisará gastar com um evento ou uma ação de patrocínio em comparação com as outras táticas de marketing já oferecidas aqui.

Afinal, seu restaurante pode doar R$ 100 para uma instituição de caridade local, ou sua franquia de restaurantes pode fazer uma parceria para arrecadar R$ 100 mil para uma instituição de caridade em todo o país.

Os orçamentos de patrocínio variam amplamente, mas sempre rodeiam a premissa do ganha-ganha, onde ninguém sai perdendo.

  • Alcance

É importante observar que o patrocínio muitas vezes vai muito além do próprio evento. Pois, se você decide patrocinar um evento, será incluído em toda a promoção e marketing que a organização fará, como comunicados à imprensa sobre o evento, anúncios ou até mesmo o famoso boca-a-boca.

  • Envolvimento

O envolvimento geralmente é maior se você alinhar seu restaurante com um evento que corresponda ao seu conceito.

Por exemplo, um anúncio social pago pode se dirigir a uma cidade com 50 mil habitantes a um custo baixo.

Mas, se você patrocinar um festival cheio de amantes de comida, eles terão mais probabilidade de se envolver com o seu patrocínio do que outros canais.

  • Valor de marca

Por último, e o mais difícil de medir, é o valor da sua marca por estar associada ao patrocínio.

Para muitas empresas já estabelecidas, o patrocínio pode não ter um bom retorno quanto ao valor de marca.

Mas, para restaurantes mais recentes ou em expansão, entrar como patrocinador de um evento pode motivar as pessoas a se envolverem com o seu negócio muito mais do que um anúncio nas redes sociais.

Participar de um evento enquanto patrocinador também está refletindo seus valores essenciais, e isso é importante para muitos clientes.

E ao participar de patrocínios ou eventos comunitários, você mostra aos seus consumidores que se preocupa com a comunidade local.

5) Vídeos para as redes sociais de restaurantes

Em 2019, estimava-se que 80% de todo o tráfego da Internet era baseado em vídeo.

Além disso, o conteúdo de vídeo gera 1.200% mais compartilhamentos do que um conteúdo baseado em texto e imagem.

E, claro, não podíamos deixar de destacar uma das plataformas que mais cresceu no último ano e que comporta apenas vídeos: o TikTok.

Você com certeza já ouviu essa palavra e quase que instantaneamente já imaginou uma dancinha, certo?!

O maior destaque dessa rede social foi a respeito das coreografias, dublagens e seus vídeos virais, e vem batendo recordes de downloads em todo o mundo.

Logo atrás, e não menos importante, também temos os Reels, que funciona de uma maneira que naturalmente já o destaca: no aplicativo Instagram existe um atalho exclusivo para que o usuário da plataforma explore os vídeos do Reels, permitindo assim que ele chegue a uma base maior de usuários, conquistando pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

Para essas duas plataformas já é possível trabalhar com anúncios e o alcance é extraordinariamente maior.

Há também a possibilidade de criar anúncios para o YouTube, que além da vantagem de custo quando comparados com anúncios para a TV, atingem muito mais públicos e de forma até segmentada para o seu negócio.

  • Produção de vídeos

A produção de vídeo pode variar desde o uso de um smartphone para a captura de um conteúdo rápido e autêntico, até histórias maiores que custam muito mais para serem produzidas profissionalmente.

A produção de um vídeo maior pode incluir storyboard, gráficos, atores, câmeras e equipamentos, uma equipe, adereços, um editor e muito mais...

O que pode rapidamente aumentar os custos do seu orçamento de marketing.

Geralmente, há uma forte correlação entre o valor gasto em alcance e impacto com o valor que você gasta na produção de um vídeo. Então, você pode ter certeza de que seu dinheiro está indo para o bem maior do seu restaurante.

  • Distribuição de vídeos

As duas formas mais frequentes de promover o seu vídeo são nas redes sociais ou através de anúncios de TV.

Para as redes sociais, você pode simplesmente colocar um orçamento em um vídeo que espera impulsionar em seus canais de redes sociais ou olhar para os anúncios do YouTube.

A televisão pode ser complicada. Como a maioria das opções de televisão tem um público amplo e diversificado, pode ser difícil para restaurantes pequenos e independentes colher os benefícios dos anúncios de televisão.

Embora grupos maiores certamente possam obter valor de anúncios de TV, restaurantes de localização única devem se concentrar em canais de televisão locais ou usar seu conteúdo de vídeo para ser reproduzido em formatos de vídeo localizados, como uma TV informativa de elevador executivo próximo ao restaurante, ou em um frontlight também na mesma região.

6) Anúncios impressos e mala direta para restaurantes

Anúncios de mala direta podem ser particularmente úteis para restaurantes, pois são um tipo de estratégia que funciona muito bem localmente.

Na maioria das vezes, os restaurantes enviam ou deixam cardápios em áreas residenciais.

Mas, a mala direta também pode ser usada para promover um evento único ou dar uma atualização do seu cardápio.

O custo é em grande parte o resultado do design, da impressão e da distribuição.

  • Design e impressão

O design é um custo único, mas as gráficas podem cobrar de centavos a centenas de reais, dependendo do arquivo a ser impresso, ou da quantidade.

Dado que a taxa de resposta para a mala direta é de em média 6%, o custo por cada envio pode rapidamente superar o benefício.

  • Distribuição

Para empresas maiores, você pode querer comprar uma lista de nomes de pessoas que atendem a certos critérios que você considera importantes, como proximidade com seu restaurante, faixa etária e muito mais.

Isso pode ajudá-lo a atingir o público certo e melhorar sua taxa de resposta. Você também terá que pagar por toda a postagem antes de enviá-la.

Muitos restaurantes com um único local podem achar que essa opção leva muito tempo e seu alto custo pode não valer a pena para o negócio. Em vez disso, você pode usar os motoboys do seu delivery para tal serviço.

Já imaginou que você também pode disponibilizar algumas promoções ou descontos exclusivos para os seus clientes?

É importante pensar em todos esses elementos ao selecionar o tipo de marketing mais útil para o seu restaurante.

Um ponto que consideramos chave hoje em dia, é ter em conta as tendências e mudanças que acontecem no setor na altura de se planejar o orçamento de marketing de um restaurante.

Os hábitos de consumo dos clientes estão em constante movimento, e o seu restaurante deve se ajustar a esse novos hábitos se quiser ter as mesas cheias a maior parte do tempo.

Podemos encontrar novos produtos que estão na moda, atualizações nas ferramentas das redes sociais, novas preferências no consumo de conteúdos digitais, etc...

E o orçamento de marketing para o seu restaurante sempre irá variar em função disso.

Hoje, por exemplo, sabemos que os vídeos gastronômicos e as imagens suculentas, geram maior interação que o texto. Mas, o que nos espera para amanhã?

Se você for cuidadoso em sua abordagem de planejamento e diligente em controlar seu orçamento, será capaz de gerenciar e investir no marketing do seu restaurante com sabedoria e notar o aumento de novos clientes.

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