COMO CRIAR UM PLANO DE MARKETING PARA O SEU RESTAURANTE
Manter contato com os clientes leais e transformar visitantes mais ocasionais em clientes regulares é 0 que define toda uma estratégia de marketing voltada para restaurantes.
E isso vai desde administrar os fundos e a frente da casa, até lidar com os muitos (muitas vezes inesperados) soluços de administrar um restaurante.
As tarefas são tantas que muitas vezes, a última coisa na mente de um operador é um plano de marketing.
E quem pode culpá-los?
Mas, por mais que dentro da mente do empreendedor isso não seja prioritário, a criação de um planejamento que envolve todas as ações e campanhas para que o estabelecimento, aumente suas vendas, é mais importante do que nunca nos dias atuais, em meio a um mundo cada vez mais tecnológico.
E tem mais… Essas ações e percepções vão muito além de belas fotos no Instagram e histórias interativos.
Requer estudo de público-alvo e definição de linha editorial - é preciso descobrir onde seus clientes passam o tempo online?
Qual é a faixa etária típica de cada um deles? Descobrir se melhor ir com o Instagram ou Tiktok.
Enfim, a partir do momento em que você identificar o seu cliente de sucesso, como as coisas começam a caminhar, mas apesar de parecer, não é preciso um alto investimento para causar um grande impacto .
O boca a boca pode ajudar muito, mas há um grande grupo de pessoas que nunca saberão sobre o seu restaurante sem marketing.
Porém, calma lá… Isso também não significa que você precisa veicular um anúncio no Super Bowl - é preciso entender que toda vez que você publica nas mídias, envia um e-mail com novidades sobre o cardápio e promoções, você já está promovendo o seu restaurante e criando um nicho de clientes.
E é aí que voltamos ao que já foi citado no início deste texto: não é necessário grandes orçamentos, basta ter planejamento.
Aprenda abaixo a criar um plano de marketing para a sua empresa:
Ideias:
- Descobrir sua persona, ou seja, o seu “cliente ideal” ou público-alvo, para definir qual ou quais redes sociais serão utilizadas.
- Se você for utilizar o instagram é interessante focar em fotos de “dar água na boca”, e colocar legendas criativas e atrativas que remetam, por exemplo, ao prato da foto.
- Também é interessante apostar nos stories, como uma forma de chegar ao seu público de uma forma menos formal.
- O Facebook tem diferentes formatos de postagem, como postagens baseadas em texto em formato longo, compartilhamento de links, fotos, vídeos e avaliações.
- É possível também implementar um bot de bate-papo para dimensionar sua estratégia de marketing e responder a perguntas simples de clientes sem ter um membro da equipe monitorando constantemente suas mensagens.
TikTok e YouTube
- TikTok é a última moda nas redes sociais e é fácil perceber porquê - os vídeos são curtos, divertidos e facilmente acessíveis - o que o torna um excelente meio para marketing de restaurantes. Você também pode baixar os vídeos que faz e reaproveitá-los em suas outras páginas de mídia social.
- Embora o YouTube promova mais conteúdo de vídeo de formato longo, é uma ótima maneira de se conectar com os clientes para aprofundar mais algum assunto.
Tráfego pago em mídia social
Pagar para promover seus anúncios do Instagram ou do Facebook é uma ótima maneira de levar seu conteúdo e transmiti-lo para um público maior.
Os anúncios pagos são personalizáveis, o que significa que você pode escolher quanto deseja gastar, por quanto tempo deseja que o anúncio seja veiculado e que tipo de público deseja atingir.
Envolva seus clientes com marketing por e-mail
Usar o e-mail para comercializar seu restaurante permite que você alcance clientes que se inscreveram para receber atualizações por e-mail "newsletter", ou que já estiveram fisicamente em seu estabelecimento.
Isso torna o marketing para eles relativamente fácil, mas ainda requer um planejamento cuidadoso.
Preencher as caixas de entrada de seus clientes com e-mails de spam não os impedirá de entrar.
Pesquisas de 2019 em restaurantes de sucesso mostram que 87% dos clientes desejam receber e-mails sobre promoções ou descontos, portanto, este é um ótimo lugar para começar a testar o marketing por e-mail.
Pense na frequência, no tipo de e-mail - como boletim informativo, promoção de cupom, mensagem de reengajamento ou atualização de fidelidade - e se sua mensagem tem realmente impacto para os clientes.
A consideração desses fatores o ajudará a permanecer nas boas graças de seus clientes e longe de suas correspondências indesejadas.
Otimize seu site para pesquisas do Google
Otimizar o seu site para o Google, famoso SEO, ou outros mecanismos de pesquisa garante que você esteja visível para todos os seus visitantes em potencial quando eles procuram um lugar para comer.
Para aumentar suas chances de ser visto pelo maior público possível, mantenha sua página do Google Meu Negócio o mais atualizada possível, dê lances em termos de palavras-chave, por Google Ads, que correspondam ao seu restaurante e inclua palavras-chave específicas e descritivas em seu site.
Crie anúncios em vídeo que promovam a cultura da equipe do seu restaurante
Os anúncios em vídeo oferecem muito espaço para criatividade e podem atingir um grande público muito rapidamente.
A escolha de criar anúncios para o YouTube ou para a TV depende do público que você está tentando alcançar.
Geralmente, o YouTube atinge mais pessoas de 18 a 49 anos, enquanto a TV é mais popular para aqueles com 50 anos ou mais.
Tente criar algo com significado que traduza a cultura de sua empresa para seus convidados.
Isso não significa que você tenha que gastar milhares de dólares em equipamentos de última geração - você pode até usar seu smartphone.
Considere entrevistar os membros de sua equipe perguntando o que torna seu trabalho agradável, entreviste clientes sobre sua experiência em seu restaurante ou peça que sua equipe de gerenciamento fale sobre os valores de seu restaurante.
Isso irá diferenciá-lo dos anúncios genéricos que inundam sua TV e internet, e permitirá que você se conecte com seus convidados em um nível emocional.
Ledger, um restaurante sofisticado em Massachusetts, usou o marketing de vídeo para apresentar um evento anual que eles organizam, onde sete dos melhores chefs de Boston (Estados Unidos) preparam um jantar de sete pratos e todos os lucros vão para a campanha "No Kid Hungry" do Share Our Strength.
O vídeo simples de um minuto mostra chefs preparando a comida. Não há bordões ou frases curtas, apenas belas imagens que retratam a paixão por trás do evento.
Envie e divulgue o QR Code do cardápio digital
Uma forma eficaz de divulgar o nome do seu restaurante é enviar material físicos e promoções aos clientes locais.
Essa estratégia de publicidade normalmente tem como alvo clientes a poucos quilômetros de seu restaurante.
Com o QR Code ele consegue acessar seu cardápio sempre atualizado, com descrição, preço, e fotos lindas que sempre atraem mais o seu cliente a comprar, seja comprando online ou indo até o seu restaurante.
As pequenas empresas enfrentam dificuldades, mas é possível competir com os melhores do setor, desde que você use o marketing estratégico.
Se você planejar, orçar e executar minuciosamente como táticas de marketing que alcancem seu público-alvo, seu marketing terá um grande impacto, não importando seu orçamento e tamanho.
Agora só falta pegar todo esse conhecimento e colocar em prática!
E aí, o que achou das dicas?