COMO FACILITAR A CONTABILIDADE DE RESTAURANTE

A transformação digital na contabilidade de restaurante facilita a emissão de notas e recolhimento e apuração de tributos.

COMO FACILITAR A CONTABILIDADE DE RESTAURANTE

Você consegue pensar em contabilidade de restaurante e não associar às questões burocráticas?

Como dono ou gestor, você sabe mais que ninguém que o seu negócio gera inúmeras movimentações financeiras. Mesmo quando as portas estão fechadas.

Impostos, legislação, questões trabalhistas, vigilância sanitária, além de mencionar sobre fluxo de caixa, controle das vendas e do estoque. A avaliação dos dados brutos do seu financeiro e um balancete mensal também são funções necessárias para o início de cada mês.

Sim, tudo isso é importante para o gerenciamento contábil do seu restaurante.

E o maior problema que existe, hoje, é não avaliar todas essas operações e atividades que acontecem diariamente e são parte da engrenagem que movimenta o seu restaurante.

Você precisa entender como é o fluxo financeiro do seu restaurante e pensar menos no "depois eu resolvo isso" ou "deixa a vida me levar". Principalmente sobre as obrigações fiscais e questões contábeis, que são como uma bola de neve. Quanto mais você enrolar, maior (pior) fica.

E para que tudo ande bem, todas as áreas precisam ser bem atendidas.

O controle da contabilidade de restaurante é um dos caminhos para o sucesso do seu negócio. E essa é uma questão onde o primeiro passo a ser dado é o seu!

A ideia principal é que você não faça nada dentro do seu restaurante por meio do "achismo". Em especial, se você for alguém que importa com a saúde financeira do seu negócio.

O que um contador faz?

Nem só de planilhas vive a organização de um restaurante (e até o final desse artigo provamos que você não precisa mais delas). Mas voltando ao fator principal dessa etapa da nossa conversa, o contador, ele também é uma peça importante e que deve ser usada para o desenvolvimento e crescimento das vendas do seu negócio.

E antes de aprofundarmos na necessidade de facilitar contabilidade de restaurante, melhor entendermos bem o que um profissional dessa área faz.

Afinal, o contador é quem fica responsável por toda a parte financeira, econômica e patrimonial do seu negócio:

  • Computação dos impostos;
  • Avaliação de riscos e perdas;
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
  • Elaboração de relatórios de desempenho;
  • Folhas de pagamento;
  • Identificação de oportunidades de crescimento;
  • Planejamento tributário;
  • Programação de novos investimentos;
  • Pró-labore dos sócios.

No geral, o contabilista é quem exerce as funções que elaboram as demonstrações contábeis dos patrimônios que compõe o seu restaurante. A partir dele é possível ter uma melhor visão do seu negócio, para adiante criar suas estratégias.

Bares, sorveterias e cafés menores podem optar por um contador terceirizado, seja ele autônomo ou que faça parte de uma empresa de contabilidade. Já para restaurantes maiores, com grande volume de vendas ou que tenham filiais, é importante ter um contador contratado internamente.

O objetivo é entregar essa área do seu estabelecimento para alguém que tem o conhecimento de todo o processo: o contador. Desse modo, dar mais tempo também para que você esteja focado em outras atividades do seu restaurante.

Automação das demandas fiscais e contábeis


Falamos no início sobre a burocratização das demandas fiscais e contábeis do seu restaurante. E essa área tributária tem exigido cada vez mais a padronização das informações exigidas: identificação, preenchimento e revisão.

Ambientes tributários exigem um número grande de declarações mensais, trimestrais e anuais. Principalmente no nosso país.

O Fisco, por exemplo, é altamente informatizado. O que o faz cada vez mais preciso na fiscalização. O órgão detém um volume gigantesco de dados, todos bem organizados.

Optar pela automação de demandas fiscais e contábeis é perceber a navegabilidade digital na movimentação de dados, para gerar relatórios exatos e prontos para a leitura.

A automação dos processos fiscais é uma alternativa de valor bastante acessível e nem um pouco complexa para restaurantes. É eficiente na redução dos custos com atividades padronizadas, repetitivas e que são baseadas em regras predefinidas. Garante maior assertividade, a melhoria de processos e dá mais velocidade às respostas.

As informações são sintetizadas e atualizadas para você definir o melhor caminho para o seu restaurante crescer.

Veja abaixo algumas das facilidades que podem ser geradas com a automação:

  • Aumento da produtividade do departamento fiscal e redução de custos - Reduz o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas de emissão da nota fiscal e calcula automaticamente os impostos e tributos das notas fiscais.
  • Eficiência no pagamento de tributos - Automatiza, agiliza e padroniza a obtenção de dados, normas, indicadores, fatores no cálculo de impostos e tributos, pertinentes e necessários ao departamento fiscal e tributário. Redução de erros com todas as obrigações realmente sendo cumpridas e garantidas.
  • Gestão fiscal, acompanhamento de indicadores em reports, dashboards e alertas - É possível fazer a gestão e visualizar os indicadores dos processos de emissão de nota fiscal.
  • Permite importar notas de seus fornecedores no site da Secretaria da Fazenda - Facilita e reduz o tempo para informar à SEFAZ. As notas fiscais de fornecedores, os arquivos XML e o DANFE são gerados automaticamente e enviados.
  • Integração entre as Prefeituras e outros sistemas fiscais - Por se tratar de um software, a solução realiza integração com qualquer site e órgão governamental. Se integra com qualquer sistema de geração do título para pagamento. E reduz qualquer perda de tempo com instabilidade no site de prefeituras, juntas, órgãos estaduais ou federais.

Além disso, a implementação de uma plataforma digital é realizada de forma muito rápida, sem a necessidade de projetos onerosos de integração.

Yooga tem Sistema Fiscal Completo, que reduz o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas de emissão de notas e calcula automaticamente os impostos e tributos das notas fiscais. Além dos repasses automáticos para as deduções necessárias com os arquivos XML.

Mais benefícios de um Sistema Fiscal Completo

A modernização do setor fiscal promove a transformação digital no departamento. Assim, é possível automatizar processos de emissão de nota fiscal, otimizar o tempo gasto pela equipe e por você para gerar os dados manualmente e reduzir possíveis erros no recolhimento dos impostos e tributos federais, estaduais e municipais.

Com um Sistema Fiscal Completo você elimina os processos manuais e repetitivos. Os cálculos são automáticos, assim como a importação de Nota Fiscal eletrônica dos seus fornecedores para o site da SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

E vamos combinar, são muitos os fornecedores.

Tem a feira diária, que garante as folhas frescas do dia, verduras e legumes. O fornecedor de produtos de laticínio. Tem também o que entrega a carne com cortes especiais que você acabou de contratar.

Ainda, podemos contabilizar as compras praticamente semanais de itens como açúcar, farinha de trigo, ovos, limpeza geral, higiene e etc. Dá para adicionar também os custos fixos como aluguel, gás, luz...?

Muitas compras e geram diretamente muitas notas. Impossível manter tudo isso organizado manualmente de forma rápida, prática e assertiva.

Lembra que mencionamos provar que você não precisa mais de planilhas para o controle fiscal, tributário e contábil do seu restaurante?

Pois bem, com o Sistema de Gestão Yooga você tem todas as funcionalidades para atender as demandas fiscais do seu restaurante e deixar o dia a dia muito mais tranquilo.

Uma única plataforma, de fácil acesso pelo tablet, celular ou computador, para a movimentação dos produtos, vendas, preços e estoques sincronizados. Além de oferecer soluções para o controle contábil e financeiro.

Entenda como o Sistema Fiscal Completo da Yooga facilita a contabilidade de restaurante para deixar todas as contas em dia.

Robô de Notas

Essa é uma solução do Sistema Fiscal Completo Yooga para o gerenciamento de XMLs (Nf-e) e CT-e (Conhecimentos de Notas Fiscais Eletrônicas) e CC-e (Carta de Correção Eletrônica) emitidas para o CNPJ do seu restaurante.

Basicamente, são robôs para o cumprimento de tarefas administrativas, como os cálculos dos tributos e emissão e gerenciamento de notas fiscais.

O Robô de Notas do Fiscal Completo Yooga:

  • Faz a análise tributária antes do recebimento do XML de mercadorias e transportes;
  • Verifica automaticamente a integridade dos arquivos XMLs;
  • Verifica status da NF-e junto a SEFAZ;
  • Verifica a situação cadastral do fornecedor na Receita Federal e Sintegra.

E caso tenha inconsistência dos dados, faz a solicitação da carta de correção ou cancelamento automático da nota.

Tudo através do Robô de Notas, com controle de 100% dos documentos eletrônicos emitidos. Lançamento automatizado para otimizar tempo e recursos. E ainda, prevenir possíveis erros.

NFC-e, NF-e e SAT

Geração imediata de notas fiscais de venda e apuração de impostos junto ao órgão regulador.

O Sistema Fiscal Completo Yooga é integrado e homologado ao SEFAZ para a emissão ilimitada de notas fiscais. Para isso, você só precisa do certificado digital e o equipamento exigido para a emissão.

Além disso, com Yooga, você elimina o trabalho dobrado de emissão de notas fiscais eletrônicas, já que a SEFAZ não tem um sistema voltado para essa operação.

E pode confiar, que todas as notas ficam arquivadas durante 5 anos, conforme pede a legislação.

Ter um Sistema de Gestão integrado ao Emissor de Nota Fiscal facilita e agiliza a emissão de Notas Fiscais no seu negócio. Sem esperas para os clientes e seu restaurante cumprindo as obrigações fiscais que legalizam a atividade.

Área do contador

Já imaginou todos os relatórios fiscais em XML serem encaminhados diretamente para o departamento contábil do seu restaurante? Ou para a contabilidade de restaurante terceirizada que toma conta do seu patrimônio?

Com Yooga isso acontece! Na Área do Contador, seu contabilista tem acesso aos arquivos XMLs para acompanhamento da dedução de impostos e relatórios para a leitura da saúde fiscal do seu restaurante.

Torna melhor o tempo dos gestores e facilita a vida do contador em apenas 1 clique.

Emissão de notas

Controle de escriturações fiscais para notas de entrada e saída, com emissão para todo o país.

Registro de contas a pagar e a receber e arquivamento na ordem em que cada nota é lançada. Yooga é mais segurança e confiabilidade, descomplicando todo o processo fiscal do seu restaurante.