COMO FAZER UM CARDÁPIO DIGITAL ATRATIVO

Escolha a melhor plataforma, tire boas fotos, crie sugestões de vendas e muitas outras dicas neste guia que vai fazer com o que seu cardápio seja o melhor do mercado.

COMO FAZER UM CARDÁPIO DIGITAL ATRATIVO

Os cardápios digitais estão com tudo no mercado food service e são uma excelente opção para quem trabalha com vendas presenciais e também no delivery.

Ter um cardápio digital que seja interativo e atrativo faz com que o cliente peça mais e, ainda, enxergue que aquele estabelecimento está atento às novas tecnologias e à melhor experiência do cliente.

Um cardápio digital, além de tudo, facilita o atendimento, melhora a operação e os processos internos, e gera grandes economias. Quando é integrado com um sistema de gestão como o da Yooga, então, nem se fala!

O menu virtual, no fim das contas, se torna um grande diferencial competitivo, onde os clientes podem acessar de forma rápida e prática todos os itens disponíveis no restaurante, bem como pedir combos, bebidas, complementos e ver outros destaques e promoções.

É mais autonomia e mais flexibilidade para que o seu público escolha o que quer, pelo seu próprio dispositivo móvel, e para que você possa vender mais!

Quer saber, enfim, como fazer um cardápio digital atrativo? É só acompanhar essa leitura!

Escolha uma plataforma

Para fazer um cardápio digital, você deve, antes de tudo, escolher uma plataforma para tal.

Você pode, por exemplo, fazer seu cardápio digital (ou contratar alguém para isso) pelo Adobe Photoshop, um dos mais famosos programas de edição e tratamento de imagens.

Caso queira algo mais simples e prático, uma opção é utilizar modelos gratuitos encontrados em ferramentas como o Microsoft Word e o Microsoft Powerpoint, que já vêm instalados, geralmente, no seu próprio computador.

Após concluído, é só você exportar o arquivo para o formato PDF e hospedá-lo na internet para que ele possa ficar disponível de forma digital e online. Uma dica é subir o arquivo para o Google Drive e colocar a visibilidade como Público.

Ah! Também existe o Canva, uma ferramenta gratuita de design gráfico online que você pode usar para criar posts para redes sociais, apresentações, cartazes, vídeos, e muito mais.

O Canva também tem vários modelos de cardápio disponíveis: escolha o que mais combina com o seu restaurante e com o que você gostaria de passar para os seus clientes!

Por fim, mas não menos importante, você pode também optar por um cardápio digital como o da Yooga!

Por ele, você pode adicionar uma capa personalizada, configurar fotos, descrições e valores de cada produto e complementos de uma forma fácil e integrada.

E tem mais: ele é integrado diretamente com o seu gestor de pedidos, então o seu cliente pode fazer o pedido de casa, pelo seu delivery próprio, ou do seu restaurante físico mesmo, e todos os pedidos chegarão em uma só tela, direcionando a produção para a cozinha e a entrega, se for o caso.

Pelo cardápio digital da Yooga, você também consegue criar cupons personalizados, programa fidelidade e o seu cliente é o seu cliente - e não de terceiros como o iFood ou o Rappi.

Se algum preço mudar, você mesmo consegue alterá-lo na hora - o que evita que você gaste com novos custos de impressão e substituição dos seus cardápios impressos.

Muito bom, né? Agora é só escolher o que faz mais sentido para o seu negócio!

Utilize boas fotos

Para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente, você pode adicionar no seu cardápio digital imagens, vídeos ou mensagens personalizadas.

Você deve também pensar nas cores que irá usar no seu cardápio digital. Escolha cores que seu restaurante ou delivery costumam usar. Na sua logomarca, nas embalagens ou em outros itens da sua identidade visual.

No caso das imagens, utilizar boas fotos dos pratos é primordial!

Invista em uma boa câmera (pode ser do celular mesmo!), ângulos estratégicos que causem, no seu cliente, vontade de comer aquele prato, e, ainda, não esqueça da iluminação adequada.

Fotos com luz solar e na própria ambientação do seu restaurante são sucesso garantido!

Caso não dê para ter uma boa luz natural, você pode comprar um ring light, aquelas “rodas de luz” que conectam na tomada que os blogueiros usam.

Ela garantirá que as fotos ganhem um tom mais profissional - o que não impede que você contrate também um fotógrafo gastronômico profissional, caso disponha desse capital.

Se não conseguir, ao final de todo o processo, tirar boas fotos, uma dica é pegar fotos liberadas na internet mesmo para compor o seu menu. Dica: prefira as com fundo branco.

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Organize a hierarquia das informações

Além de apresentar os itens de forma completa e eficiente, na hora de criar um cardápio digital, você deve considerar a lista geral de produtos do seu restaurante e a hierarquia das informações e mensagens que você gostaria de seguir.

Isso pode, inclusive, afetar as suas vendas!

Portanto, essa parte é de suma importância para que os clientes sejam atraídos pelos pratos do seu restaurante que você mais quer vender, seja pelo valor que eles proporcionam para o seu ticket médio, seja pelo simples fato de, talvez, você querer esvaziar o estoque de determinado item.

Sugira vendas

Sugerir o acréscimo de determinados itens e combos também têm uma parcela relevante na atração de clientes para o seu cardápio digital.  

Se você trabalha no delivery, você pode criar uma categoria que vá incentivar o seu cliente a pedir uma bebida, por exemplo.

Aí você coloca lá “escolha aqui uma bebida”, “não esqueça da bebida para acompanhar o seu produto”, “vai uma coquinha pra ajudar a descer?”, e por aí vai.

No combo, a mesma coisa. Por que sugerir apenas um bolo quando você pode oferecer um bolo + docinhos? Ou apenas um hambúrguer quando você pode oferecer hambúrguer + fritas + refrigerante?

Preste atenção na escrita, valores e na descrição dos itens

A melhor forma de escrita para cadastrar as categorias e as descrições dos produtos do seu restaurante é começar com a primeira letra de cada palavra em maiúscula, exceto as preposições (a, de, com, etc).

Ex: Coxinha de Frango com Catupiry.

Já a descrição dos produtos pode ser apenas com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula.

Escreva de forma clara, objetiva e detalhada. Caso a descrição ou o complemento comece com número, a próxima palavra pode começar com minúscula.

Ex. “200g de batata com cheddar e bacon” ou “Queijo prato, queijo muçarela e tomate”.

Ao terminar de escrever tudo, releia para que nenhum erro de português ou concordância passe despercebido.

Os valores também devem receber a devida atenção, afinal, qualquer deslize pode caracterizar, além de perda de caixa para o seu restaurante, propaganda enganosa, principalmente quando o valor que vai para o cardápio é menor do que o valor real.

De resto, você já sabe.

Conte com a Yooga para ter um cardápio digital atrativo e que vai fazer com que você venda muito mais e aumente a sua lucratividade!

#VemPraYooga

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".