COMO MONTAR UM CARDÁPIO PARA VENDER O ANO TODO

Dicas práticas de como montar um cardápio para a sua doceria, hamburgueria, bar, cafeteria ou açaiteria.

COMO MONTAR UM CARDÁPIO PARA VENDER O ANO TODO

Pensar em como montar um cardápio para um restaurante pode até parecer um mero detalhe, uma tarefa sem complicações. Muitos pensam que é só um “livro” que mostra todas as opções de pratos do estabelecimento, por isso nem precisaria de planejamento.

E é simples! Pra quem já tem todo o processo de identidade concluído, pratos já bem bolados com ingredientes já pensados de forma estratégica.

Mas este é um longo caminho, concordam?

Descubra qual o passo-a-passo de como montar um cardápio para restaurantes sem erro e maiores complicações por falta de planejamento.

Conheça os principais pontos de como montar um cardápio digital para vender o ano todo, seja na sua doceria, restaurante, bar, ou hamburgueria.

Pense melhor sobre o design

Você deve entender que como montar um cardápio apetitoso e bonito é essencial para um restaurante, por isso capriche no design.

Utilize letras simples, fotos bem produzidas e com layout moderno. Não utilize letras/fontes cheias de pernas e firulas.

Já existem ferramentas como o Canva que permitem que você mesmo crie um cardápio exemplar e de forma gratuita.

Utilize fotos reais dos produtos que oferece

Mais do que nunca, faça fotos bem produzidas dos seus pratos. As pessoas precisam sentir desejo ao ver os seus pratos no cardápio.

Essa regra vale para qualquer tipo de estabelecimento e seus cardápios.

Então é válido sim você ter algumas premissas básicas de como montar um cardápio para marmitex, como montar um cardápio de açaí, sorvetes e qualquer outro tipo de negócio da área da alimentação.

E não esqueça de outro detalhe importante: a arte do seu cardápio! A estética é um fator essencial de qualquer menu.

Leia também: dicas exclusivas para as fotos dos pratos do seu restaurante.

Pense em produtos exclusivos para o seu cardápio

Criar um produto e se destacar em qualquer segmento do ramo de alimentação é um desafio. Entretanto, não é impossível.

Muitas marcas conseguiram se posicionar no mercado ao oferecer produtos exclusivos. Essa é uma marca registrada e um diferencial que você também pode adotar na sua cafeteria, doceria, restaurante, bar ou hamburgueria.

Tem uma receita exclusiva? Fez a releitura de uma receita conhecida? Sua forma de apresentação é única?

Dica prática de como montar um cardápio: pense em como se diferenciar da concorrência. Você deve oferecer para os seus clientes uma experiência gastronômica exclusiva.

Lembre-se de que você não vende somente um produto. Se é uma hamburgueria, você não vende só hambúrgueres. Se é uma cafeteria, você não vende só café.

Disponibilize opções para viagem e sob encomenda

E se além de consumir na sua cafeteria, doceria ou restaurante, os clientes também puderem levar todo esse sabor para casa?

Estenda seu cardápio para uma experiência de consumo que vai além da presença do público no seu estabelecimento físico. Deixe que eles possam se deliciar dos seus produtos de qualquer lugar com um cardápio digital!

Seus ingredientes exclusivos podem ser vendidos separadamente? Você também pode atender sob encomenda? Então, ótimo!

Essa é outra forma de ampliar suas vendas, sem investir em um novo espaço.

Dica prática de como montar um cardápio para o seu restaurante: pense em produtos congelados, semiprontos ou em embalagens especiais que poderão ser utilizadas para o transporte dos produtos prontos. Ao trabalhar sob encomenda personalize as embalagens.

Lembre-se de que a embalagem também é um meio de promoção do produto que você oferece no seu negócio.

Delivery Próprio X Aplicativos de terceiros: entenda qual é a melhor opção para o seu negócio.

Como montar um cardápio: tenha sugestões de pedidos

Muitas vezes por não conhecer todo o seu cardápio, os clientes acabam fazendo as combinações mais comuns ou pedindo sempre as mesmas coisas.

Mas, certamente você poderá ajudar nas escolhas.

E a melhor forma de fazer isso é criando sugestões de pedidos, como em um cardápio que leva as "sugestões do chef", do dia ou da semana.

Assim como nos restaurantes tradicionais, no caso das docerias, cafeterias, bares e até mesmo açaiterias, você também pode trabalhar com a harmonização do cardápio.

Essa não é somente uma técnica de vendas muito eficaz e comprovadamente verdadeira, mas também uma boa opção dos seus clientes degustarem outros itens do seu cardápio.

Dica prática de como montar um cardápio: crie e ofereça combinações. Se estiver na dúvida sobre o que realmente vale a pena combinar, use a engenharia de cardápio para fazer essa avaliação.

Revise periodicamente os itens do seu cardápio

Sei que você está louco para que seus clientes vejam seu cardápio novinho.

Mas, é importante sempre revisar valores e itens do seu cardápio:

  • Primeiro: para saber se todos os preços estão compatíveis com o que irá oferecer para os seus clientes;
  • Segundo: para sempre avaliar os insumos que fazem parte dos seus pratos.

É importante que você sempre esteja atento aos preços dos insumos, controlando a ficha técnica dos itens do seu cardápio.

Só assim será possível acompanhar os índices de inflação e o aumento dos seus fornecedores, sem perder tanta lucratividade, ou perder vendas.

Entenda melhor sobre a atualização do seu cardápio no item abaixo.

Mantenha seu cardápio sempre atualizado

Geralmente, no cardápio de restaurantes, lanchonetes e até de pizzarias, as atualizações são feitas uma vez ao ano.

Esse procedimento não é o ideal se você pretende atrair mais clientes e melhorar as suas vendas a cada mês.

Reavalie os produtos mais vendidos e que devem ser mantidos no cardápio, bem como os que podem ganhar substitutos ou serem modificados.

E não se esqueça que os clientes gostam de novidades. Por isso, procure inovar sempre!

Dica prática de como montar um cardápio que vende o ano todo: crie sobremesas temporárias ou mesmo alguns pratos principais que não estarão disponíveis todos os dias. Além de surpreender seus a cada nova visita, essa também é a chance de conquistar novos clientes.

Invista em um cardápio digital interativo

A última dica que trazemos para você como montar  um cardápio que venda o ano todo é sobre oferecer a melhor experiência para os seus clientes.

O cardápio digital é uma solução essencial para quem quer se destacar entre os concorrentes.

Por meio dessa ferramenta é possível, através de um sistema para restaurante ou um delivery próprio, é possível automatizar algumas tarefas básicas, como:

  • Diminuir a quantidade de erros;
  • Aumentar o faturamento;
  • Proporcionar mais velocidade ao atendimento ao cliente;
  • Maior praticidade para que os seus clientes efetuem o pedido.

Para o caso de quem trabalha somente no Delivery há como montar um cardápio digital através de um link e seus clientes acessarem onde, como e quando quiserem.

A solução de um cardápio digital pode ainda trazer novos públicos para a sua doceria ou restaurante. É só levar em consideração principalmente os itens de 1 a 5 desse texto.

Para mais dicas, continue no Yooga Blog. São inúmeras as soluções para facilitar ainda mais a gestão do seu negócio, com temas para:

  • Atrair mais clientes;
  • Melhorar a sua operação;
  • Descomplicar o seu financeiro;
  • E, também, maneiras de usar a tecnologia ao seu favor.

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