COMO OTIMIZAR A OPERAÇÃO DE UMA SORVETERIA: O CASE 40 SABORES
Conheça a Rede de Sorveteria 40 Sabores e o seu sistema de gestão.
Sol, calor e aquele sorvete geladinho super saboroso!
Conseguiu sentir a refrescância aí?
Não há como negar, um sorvete cai muito bem para o nosso clima tropical. E se os ponteiros marcam além dos 30º C, essa é a hora em que as vendas das sorveterias disparam.
Você como gestor, sabe aproveitar bem esse momento de alta das vendas? Ou mesmo de uma data comemorativa, como o Dia do Sorvete, que está bem próxima? Mas, mantendo o equilíbrio da sua sorveteria, garantindo a saúde financeira do seu negócio e ainda tendo lucro ao final de uma ação ou no mês.
Se você não tem um controle das suas vendas, nem de quais sabores mais saem, ou mesmo quais são os gastos que tem com a sua produção de sorvetes, você chegou ao lugar certo.
Acompanhe abaixo esse projeto de sucesso chamado: 40 Sabores & Yooga.
A rede de Sorveteria 40 Sabores e a dificuldade com a gestão de vendas no passado
A 40 Sabores é uma marca de origem capixaba, hoje presente em 3 estados brasileiros, somando mais de 20 cidades. Se destaca por oferecer não apenas sorvetes, mas também outros diferentes tipos de sobremesas geladas.
A marca tem uma fábrica de produção própria e uma rede forte de licenciados. Presa pela qualidade do processo produtivo e pela satisfação de seus consumidores há mais de 30 anos.
A tradição dos sorvetes abriu espaço para a modernização dos produtos, mas as lojas da franquia ainda sofriam com uma gestão que ficou parada no tempo. A rede de Sorveteria 40 Sabores enfrentava um grande problema: gastava-se muito tempo com o controle manual das atividades diárias.
A maioria das lojas da rede não utilizava nenhum tipo de sistema de gestão ou controle. O gerenciamento do negócio de cada franqueado era manual, sendo na maioria das vezes realizado com anotações em cadernetas de papel e planilhas. Os que usavam algum tipo de sistema, era só para emissão de notas fiscais, por ser uma demanda obrigatória para o funcionamento da loja.
Os gestores se viam presos às operações diárias, com medo de furtos e precisando acompanhar presencialmente e sempre de perto para saber o resultado operacional do dia, da semana e do mês.
Vale frisar: Os próprios donos das franquias reconheciam a necessidade de mais tecnologia no dia a dia do gerenciamento, como forma de otimizar o tempo e as operações.
Assim, há pouco mais de 2 anos, a rede de Sorveteria 40 Sabores descobriu o Sistema de Gestão Yooga.
Primeiros passos para a implantação de um sistema de gestão para sorveterias
A credibilidade nas soluções Yooga foi fortalecida pelo fato de também ser uma empresa do estado do Espírito Santo. Além disso, por ter em sua essência a preocupação com o desenvolvimento e de realmente querer fazer a diferença no crescimento dos restaurantes que usam o sistema de gestão.
A rede 40 Sabores viu também a oportunidade de construir um projeto a quatro mãos.
As primeiras dificuldades que surgiram estavam relacionadas à leitura das balanças e a transmissão desses resultados para o computador. O que refletia também na parte de fechamento do caixa e acertar o controle de estoque de produtos consumidos por quilo, como os sorvetes.
Gabriel Secchim foi o primeiro contato da Yooga com a franquia 40 Sabores. E mesmo iniciando seu investimento com a rede de franquias, desde o começo já se preocupava com a saúde financeira e a boa gestão do seu negócio.
Antes de usar o sistema de gestão, Gabriel tinha pouquíssimo tempo disponível, e a operação dependia 100% da sua presença na empresa.
Atualmente, esse já não é mais um cenário que apresenta uma administração saudável de qualquer tipo de negócio no ramo alimentício. Seja sorveteria, bar, hamburgueria ou café, é ideal que você deixe as automações fazerem o trabalho massante por você. Enquanto isso, você foca na qualidade do atendimento, do trabalho de seus colaboradores, na saúde do seu negócio e na sua própria qualidade de vida.
Quando os conheci, estava em busca de um sistema de gestão que fosse prático, eficiente, com um bom atendimento... desde então sou cliente. Hoje tenho 3 negócios e em todos eles utilizo o sistema Yooga.
Gabriel Secchim
Primeiro franqueado 40 Sabores a utilizar o Sistema de Gestão Yooga.
A solução foi integrar as funcionalidades do sistema Yooga com a balança de peso dos sorvetes. Capturar o peso do sorvete, calcular o valor final e adicionar tudo ao pedido do cliente com apenas um clique.
A partir disso, foi possível trazer mais velocidade para:
- Controle de estoque;
- Vendas de produtos;
- Vendas por forma de pagamento;
- Vendas de sorvete pelo peso (Kg);
- Fiscal completo com emissão de notas fiscais.
A balança integrada ao sistema possibilitou a aplicação de uma plataforma única, moderna e atualizada de gestão, que atendia todo o processo de vendas automaticamente.
A implementação e as orientações adequadas garantiram que o projeto "40 Sabores & Yooga" fosse entregue com sucesso.
Antes e depois de uma gestão suave
O amadurecimento das franquias, da franqueadora e do Sistema de Gestão Yooga aconteceu mutuamente. Foi essencial entender as necessidades que a sorveteria tinha no dia a dia e moldar as soluções Yooga para atendê-los da melhor forma possível.
Após o primeiro cliente, Gabriel, como modelo, as demais negociações com as outras lojas da franquia ficaram ainda mais assertivas. Até o ponto de alguns franqueados chegarem até a Yooga atrás de um modelo de gestão mais suave para o seu negócio.
- Pedidos realizados junto à fábrica
Antes de ter um sistema de gestão, os pedidos para a fábrica eram feitos de forma desorganizada e descentralizada. O que gerava erros e atrapalhava até mesmo a reposição de produtos nas lojas.
Hoje os pedidos são realizados automaticamente através do Sistema de Gestão Yooga. O pedido de produtos chega com antecedência na fábrica e o gestor da franquia controla seus pedidos em aberto, faturas pagas, notas emitidas e o estoque.
2. Padronização e mapeamento
Antes, as lojas sofriam sem a padronização. E como não havia um modelo de negócio dado como o "certo", muitos se perdiam na gestão. Acarretando até mesmo o fechamento do negócio por problemas de gerenciamento financeiro.
Agora, todos os franqueados utilizam o mesmo sistema. E a franqueadora 40 Sabores pode auxiliar com o melhor direcionamento da gestão, já que é possível mapear erros e acertos em tempo real.
3. Um sistema além da emissão fiscal
No passado, como mencionamos aqui, “sistema” era só pra emitir nota fiscal. E essa era uma realidade apenas para alguns dos franqueados.
Atualmente, eles podem contar com a tecnologia para fazer uma gestão mais assertiva, muita mais prática e com direcionamento para a satisfação dos seus clientes.
4. Tempo para se dedicar ao crescimento da franquia de sorvetes
O gestor que em algum momento se viu preso às operações da sua franquia, hoje já não vive mais essa realidade.
Com a Yooga, a primeira grande contribuição foi permitir que essa gestão fosse feita de forma remota e simplificada, economizando tempo, e sobrando energia para investir em algo que concretamente fizesse o negócio crescer.
Assim como o Gabriel viu seus negócios prosperarem, outros franqueados também tiveram essa oportunidade. Iniciaram as atividades com uma loja 40 Sabores e já operam mais de uma hoje ou até mesmo outros negócios, que também utilizam o sistema Yooga na gestão.
Já imaginou gerir toda a sua sorveteria na palma da sua mão, pela tela do celular? Eles também não imaginavam, até conhecerem a Yooga.
Resultados positivos de uma parceria de sucesso: 40 Sabores & Yooga
A proximidade junto à sorveteria 40 Sabores foi fundamental para firmar o relacionamento e sustentar a parceira.
Duas empresas capixabas que se identificaram com a vontade de crescer e de criar um projeto que fosse além da lucratividade de um único estabelecimento.
Mais ainda, que oferecesse uma oportunidade aos gestores de dar foco no crescimento da sua franquia e até mesmo abrir oportunidades de iniciarem novos negócios.
Houveram inúmeros encontros presenciais, inclusive a instalação e o treinamento dos colaboradores na loja.
Naturalmente, os franqueados que utilizavam as funcionalidades de gestão, fiscal e delivery Yooga começaram a indicar para os seus parceiros de outras lojas. As soluções de uma gestão mais suave começaram a ser unanimidade entre os licenciados. Com isso, a própria fábrica chegou até a Yooga para que houvesse a implantação do sistema em todas as lojas.
Os caderninhos de mão e as planilhas de Excel foram abandonados. Deram espaço a um universo mais simplificado de gestão, que permite não só o controle das vendas, como também a facilidade para o fechamento de caixa, gerenciamento das vendas dos produtos e estoque.
Com a balança integrada ao Sistema de Gestão Yooga, foi possível evitar problemas como as filas e a demora no atendimento. Ainda, sem o uso do papel, não há mais a discordância de valores na comanda do cliente.
Por meio de um excelente trabalho desenvolvido no início, personalizando todas as demandas para o mercado de sorvetes, que hoje a Yooga está presente em 100% dos licenciados para pedidos diretos com a fábrica 40 Sabores e na franqueadora.
A construção entre a Sorveteria 40 Sabores e a Yooga foi tão assertiva, que, além de beneficiar os franqueados da rede, possibilitou que a Yooga entendesse mais do mercado e pudesse criar um projeto mais personalizado para gestores de sorveterias.
Hoje a Yooga atende mais de 100 sorveterias no Brasil, simplificando suas atividades diárias e levando uma gestão mais suave, prática e assertiva para esses estabelecimentos.
A plataforma de gestão da Yooga se adapta a diferentes tipos de negócios no segmento de alimentação.
É ideal para o controle de pedidos por Mesa, Comandas e Balcão, incluindo soluções para o Delivery. Além de facilitar a gestão e o fiscal de sorveterias, o sistema atende bares, pizzarias, lanchonetes e muito mais. Com evoluções constantes na criação de um produto completo e interface super intuitiva.