COMO VENDER MAIS NO DIA DO CLIENTE: CONFIRA IDEIAS IMPERDÍVEIS

Sugestões criativas e práticas para você não perder a chance de aumentar a sua receita em uma das datas mais importantes do comércio brasileiro.

COMO VENDER MAIS NO DIA DO CLIENTE: CONFIRA IDEIAS IMPERDÍVEIS

Seis meses depois do Dia do Consumidor, no dia 15 de setembro, o Brasil comemora o Dia do Cliente.

Apesar da pouca diferença na nomenclatura, este último, o Dia do Cliente, costuma ficar mais nas memórias das pessoas e das grandes empresas.

Isso porque a data, criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego como forma de estreitar o relacionamento entre clientes e empresas, se aproxima bastante, cronologicamente, da Black Friday.

Além disso, também é próxima da Semana do Brasil, ação organizada pelo Governo Federal que conta com descontos e promoções em diversas lojas do varejo brasileiro. Esta, popularmente, é conhecida como a “Black Friday brasileira”.

Já deu para perceber o quão grande é sua importância, né?

Por isso, se você tem um bar, restaurante ou qualquer outro negócio voltado para a alimentação, vale a pena não perder a oportunidade da data para aumentar as suas vendas.

Está na dúvida de como fazer isso?
Faltou criatividade na hora de pensar em ações bacanas?
Não sabe exatamente como atrair o seu público a partir da data?

Então confere essas ideias imperdíveis dos nossos especialistas do Yooga Blog!

Decoração personalizada

O Dia do Cliente é para ser uma data voltada para o cliente, seus gostos, preferências, sua família e amigos.

Por mais óbvio que isso pareça, é bom reafirmar. Tem empresa que esquece disso tudo e o cliente precisa saber que aquela data, aquela ideia especial, aquela ação é para ele.

Somente assim ele se sentirá valorizado e fidelizado a voltar e consumir naquele local.

Uma das formas de se fazer isso é através de uma decoração personalizada no seu estabelecimento.

Você pode experimentar colocar balões de festa, quadros comemorativos, bandeirinhas e até colar, na parede, letras de EVA ou MDF formando a palavra “CLIENTE”.

E que tal um tapete vermelho na entrada com chuva de prata para os primeiros 10 clientes do dia?

Ações aparentemente simples e fáceis de fazer, mas que já agregarão bastante valor frente aos seus concorrentes.

Atendimento especial

Que um bom atendimento deve ser regra em qualquer tipo de estabelecimento, isso você já está careca de saber.

Entretanto, para deixar a decoração sugerida no tópico anterior ainda mais atrativa, nada melhor do que um atendimento à altura.

Não são somente os pratos que irão fazer com que o seu cliente volte ao seu restaurante: é como ele será tratado por lá.

Assim, educação, gentileza e cordialidade devem estar no modus operandi da sua equipe, em especial no Dia do Cliente, da cabeça aos pés, passando, é claro, pelo sorriso.

Instrua a sua equipe para que ela dê o melhor de si nesse dia e faça com que o cliente realmente se sinta especial de estar ali!

Continue no assunto: Estratégias de fidelização para clientes de restaurantes

Cardápio de Dia do Cliente

Completando a tríade decoração-atendimento-cardápio, um cardápio exclusivo e limitado para a data é uma excelente forma de você lucrar mais no Dia do Cliente.

Ofereça um menu diferenciado no dia: pode ser um drink especial com o nome dos principais clientes, um menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa com combinações de pratos que ainda não foram feitas, e até mesmo com presentes pré-serviço e cortesias.

Como cereja do bolo, um cardápio QR code, como o oferecido pela Yooga.

Nele, o cliente acessa todos os produtos do seu cardápio, com descrições, fotos e valores.

Se você tiver a nossa Inteligência Artificial/Garçom Digital, é possível, inclusive, que ele faça o pedido direto da mesa e o encaminhe, de forma automática, para a cozinha.

E o principal disso tudo é que você consegue criar uma verdadeira experiência, encantando o seu público!

Combos, promoções e cupons de desconto

Quem não gosta de uma promoção? Ou de complementar um produto com outro que combine tanto quanto? E um descontinho?

O Dia do Cliente pode ser uma excelente forma de trabalhar com todas essas opções.

Se você trabalha com delivery, por meio do Delivery Próprio da Yooga, você consegue deixar tudo configurado no seu cardápio digital, de combos a promoções.

Ah! Pelo sistema, também há a possibilidade de criar, de forma ilimitada, cupons de desconto exclusivos, personalizados e segmentados para atrair mais clientes.

Os descontos, que podem ser na entrega, no primeiro pedido ou no pedido total, são automaticamente calculados na hora de fechar a ordem.

Alguns exemplos do que você pode promover na data:

  • Combos de hambúrguer com batata frita + refrigerante
  • Combos de hot dog com batata frita + refrigerante
  • Combos de doces em geral (brownie, bolo de pote, brigadeiro) + água
  • Leve 2, Pague 1 (esse é excelente de trabalhar com hambúrgueres e pizzas)
  • Cupons de desconto personalizados como CLIENTE15 ou CLIENTE20, para 15% e 20% de desconto, respectivamente
Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Programa Fidelidade

Um programa de fidelização oferece vantagens aos clientes que fazem pedidos recorrentes no seu estabelecimento e garante que eles retornem a ele, por mais vezes, para alcançar o prêmio final.

Você pode optar por criar um cartão fidelidade, com espaços que podem ser preenchidos e assinados ou carimbados, ou, melhor ainda, criar um no seu próprio cardápio digital.

Ofereça benefícios como uma sobremesa, uma entrega gratuita, uma refeição extra, ou alguns reais de desconto, em troca de mais pedidos.

Com o Programa Fidelidade Yooga, presente em nossa solução de Delivery Próprio, você consegue deixar tudo automatizado, gerenciando e mantendo todas as informações de cada um dos seus clientes em um só lugar.

Aproveite o Dia do Cliente para dar um toque especial ao seu restaurante e personalizar o seu programa de fidelização!

Leia mais: Programa Fidelidade no cardápio digital do seu Delivery Próprio

Sorteios

Imagina ir a um lugar bonito, organizado, com decoração personalizada, bom atendimento e, ainda, ser sorteado para ganhar um presente?

O cliente que passar por essa experiência com certeza vai se lembrar dela, de você e desse lugar - no caso, o seu restaurante - para sempre, recomendando-o para mais e mais pessoas.

O sorteio pode ser de presentes de baixo custo ou de alto, de uma camisa personalizada a um celular. Você pode buscar, ainda, uma direção de presente que seja mais voltada para despertar sentimentos e emoções positivas.

O importante é agregar valor à experiência, ao seu negócio e à data comemorativa!

Conteúdo rico

Para você que está em um nível mais avançado no marketing e nas redes sociais do seu restaurante, o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para captar possíveis clientes (leads) através do oferecimento de um conteúdo rico.

Um conteúdo rico é voltado para a educação dos seus clientes quanto à determinada pauta ou assunto. Mais aprofundado, ele responde as principais dúvidas e pode estar em diversos formatos, como e-books e infográficos.

O e-book Marketing Digital para Restaurantes, aqui mesmo da Yooga, é um exemplo de conteúdo rico.

Você pode trabalhar com um e-book que conte a história do seu restaurante, que mostre o processo de montagem de algum prato que você comercializa nele, ou qualquer outro assunto que não dê para retratar em sua totalidade em um vídeo de Instagram, por exemplo.

Lembre-se de ter uma página de destino e captura dos dados (como nome e telefone) desse cliente, as chamadas landing pages, e de realmente construir um relacionamento com ele após o envio do seu e-book.

Pesquisa prévia

Caso nenhuma dessas ideias combinem com o seu estilo de negócio ou com o seu cliente, vale fazer uma pesquisa prévia junto a ele, perguntando o que gostaria de ver ou ter no Dia do Cliente.

As respostas podem ajudar você a criar outras ações estratégicas e que irão te ajudar de igual maneira a vender mais na data.

Com o término do Dia do Cliente, a recomendação é para que você também aplique uma pesquisa de satisfação para entender os pontos positivos e negativos da ação.

Dessa forma, no ano seguinte ou em alguma outra data comercial similar, você consegue promover algo ainda mais assertivo e proveitoso para o seu negócio e, é claro, para o seu cliente.

Agora que você já conhece todas essas ideias incríveis, é hora de colocá-las em prática! Feliz Dia do Cliente!

Confira também: Como aproveitar melhor o feedback dos seus clientes

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".