APROVEITE O DIA DO FRETE GRÁTIS NO SEU RESTAURANTE
Todo dia 28 de abril se comemora, em todo o Brasil, o Dia do Frete Grátis.
A data, muito comum no e-commerce, surgiu em 2008, com o chamado Free Shipping Day, nos Estados Unidos.
A estratégia deu tão certo que, em alguns anos, os lucros dos e-commerces, na data, chegaram a ser maiores do que lucros de Black Friday.
Demais, né?
Mas por que oferecer frete grátis? De que forma aproveitar a data no seu restaurante ou delivery? É necessário oferecer o frete grátis somente no dia ou essa estratégia pode ser aplicada de outras maneiras e formas?
Continue lendo esse post para sanar todas essas dúvidas!
Por que oferecer frete grátis
São muitos os motivos para oferecer frete grátis no seu restaurante.
Atrair clientes que desistiram de comprar por conta da entrega
Um deles é pelo fato de que, muitas vezes, os clientes desistem de comprar um produto justamente por conta do preço da entrega. Inclusive, essa foi uma das razões principais pelo surgimento da data.
Campanhas relâmpago
Além disso, a estratégia é muito bem-vinda quando pensamos em campanhas relâmpago ou, ainda, em valores mínimos para a liberação da entrega grátis.
Todos esses são gatilhos extremamente importantes e podem ajudar a atrair ainda mais os clientes a consumir no seu restaurante ou delivery.
Afinal, pensa com a gente: quem não gosta de alguma coisa, qualquer que seja, de graça?
Aumento do seu ticket médio
A conta é simples: se você atrai mais clientes pelas iscas que falamos anteriormente, você aumenta o ticket médio de alguns pedidos com o crescimento deles.
Você pode achar que perde em um sentido, afinal, a entrega tem custos, mas você ganha em vários outros.
Comodidade dos clientes
Nada melhor do que não precisar sair de casa para ir até seu restaurante fazer um pedido, certo?
Por isso, a comodidade e o conforto dos clientes ao pedir no seu delivery são pontos altos entre os motivos de se trabalhar oferecendo frete grátis.
Como aproveitar a data para divulgar seus produtos
Mas não é só isso!
O Dia do Frete Grátis também pode ser uma boa oportunidade para você divulgar os seus produtos.
No Delivery Próprio da Yooga, por exemplo, você conta com um cardápio personalizado online, com lindas fotos e descrições dos produtos do seu restaurante montados pela nossa equipe.
Você também recebe todos os pedidos em um só lugar com uma gestão integrada e seu cliente pode agendar data e horário da entrega, de acordo com as particularidades que você definir, registrando o pedido sem baixar nenhum aplicativo.
Demais, não é?
Regras para frete grátis
Não é só porque você está oferecendo frete grátis que você não pode também colocar algumas regras para aproveitar ainda mais essa oportunidade.
Valor mínimo de compra
Ao definir um valor mínimo de compra, você consegue cobrir o preço da entrega, por exemplo.
Além disso, evita que pedidos que não valham a entrega, como, por exemplo, um pedido de uma lata de Coca-Cola no valor de R$ 4,50, entrem no lugar, como prioridade, de um pedido de um X-Tudo com Coca-Cola no valor de R$ 25,00.
Regiões estratégicas
Definir a entrega grátis em apenas algumas regiões estratégicas para você e seu negócio pode ser uma boa regra a ser definida também.
Como? É simples.
Suponhamos que você queira atingir o público de um bairro mais nobre da sua cidade, com maior poder aquisitivo. Com a entrega grátis, você tem mais um apelo para isso!
No Delivery Próprio da Yooga, você define as regiões de entrega, com recortes personalizados de áreas no mapa, podendo, inclusive, oferecer a taxa grátis em outras regiões, como de clientes com menor poder aquisitivo, para ganhar em volume de pedidos, por exemplo.
Tempo limitado
Nada como a escassez!
Oferecer frete grátis com o gatilho de "somente hoje", de "somente terça a quinta-feira" ou qualquer outro tempo limitado como regra também é uma boa estratégia na hora de aproveitar essa oportunidade do Dia do Frete Grátis.
Você também pode potencializá-lo divulgando a data comemorativa em suas redes sociais, fazendo lives de vendas, distribuindo folders, enviando brindes, entre outros.
Solte a imaginação, teste e lembre de registrar esses resultados para saber se a estratégia deu certo ou se não.
Produtos específicos
Sabe aquele produto que há tempos você vem tentando zerar o estoque?
Oferecer frete grátis para este e mais outros produtos específicos pode ser uma boa solução para isso.
Frete grátis e fidelização
Ao oferecer frete grátis para o seu cliente, principalmente no Delivery Próprio Yooga, você não paga taxas e não precisa repassá-las para o seu produto.
Assim, com um preço "normal" ou mais em conta, seus clientes tendem a comprar ainda mais no seu delivery e se tornarem clientes fixos.
Ou seja, a fidelização é garantida!
Mas não apenas isso: com o Delivery Próprio Yooga, além do frete grátis, você pode oferecer outros descontos ou brindes personalizados nas próximas compras dos seus clientes.
Que tal criar um Programa Fidelidade especial para quem gosta do seu negócio?
Outras vantagens do Delivery Próprio Yooga:
- Cupons: venda muito mais criando cupons exclusivos e segmentados para atrair mais clientes no seu delivery. As promoções são automaticamente calculadas na hora de fechar os pedidos.
- Pagamento online: facilidade para seus clientes na hora de pagar, praticidade para você na hora de receber. Tenha transações 100% seguras com Yooga Pay.
- Chat em tempo real: tenha um canal direto com os clientes que efetuaram os pedidos de entrega. Para observações sobre determinado produto ou status do pedido, faça em tempo real com o Delivery Próprio.
- Raio de entrega: defina as regiões de entrega, com recortes personalizados de áreas no mapa, estabelecendo limites de bairros ou cidades. E indique a taxa de entrega de acordo com as regiões definidas ou a distância. Tenha todo o controle das entregas à sua mão!
- Integração com marketplace: receba todos os pedidos de marketplaces diretamente no seu Gerenciador de Pedidos. A integração Yooga permite você acompanhar em tempo real o pedido, a produção e a entrega até o seu cliente.