DICAS EXCLUSIVAS PARA AS FOTOS DOS PRATOS DO SEU RESTAURANTE
O seu cardápio funciona como uma vitrine para a sua hamburgueria, pizzaria, bar ou restaurante. E as suas redes sociais podem se beneficiar e muito com fotos boas e bem tiradas dos pratos que oferece no seu estabelecimento.
As fotografias devem ser mais bonitas que o prato em si, chamando para que o usuário prove o prato, mas nunca enganosas.
Agora, se as fotos dos seus pratos são amadoras, o efeito pode ser contrário. Afinal as pessoas costumam primeiro “comer com os olhos”.
Claro que as fotos de comidas não vendem sozinhas o seu cardápio. É interessante que você aproveite o visual do cardápio para despertar também o lado emocional dos seus clientes.
Sabe como? Descrições dos pratos que dão água na boca!
Então, para começarmos com fotos mais profissionais para o seu cardápio, veja essas dicas de como extrair a melhor fotografia dos alimentos, baseadas em um conteúdo da editora e fotógrafa do Digital Photography School, Darlene Hildebrandt.
Essas dicas são ótimas para o seu cardápio, e muitos dos truques dados aqui servem também para as fotos de divulgação do seu restaurante nas redes sociais.
Acompanhe a leitura e já coloque esse conteúdo como um dos seus favoritos para voltar aqui sempre que você quiser ou precisar!
Vamos lá?
1 - Escolha ingredientes frescos
Se a casca/pele do alimento está enrugada, com marcas ou danificada de alguma forma, substitua o ingrediente por outro mais bonito ou mude o ângulo para não se ver o lado que está ruim.
Parece óbvio, não é?! Mas, isso é algo que é pode ser facilmente esquecido.
Se você pretende mostrar mais sobre os produtos que vende, geralmente vai fotografar bem de perto e mesmo as mais pequenas imperfeições se tornam visíveis.
Verifique os ingredientes de perto e seja bem criterioso na hora da compra ou como os seus fornecedores.
2 - Em uma foto ou vídeo, iluminação é tudo
A iluminação é a principal ferramenta para deixar as fotografias apetitosas.
Ela é também responsável por permitir que o vapor no alimento apareça na imagem. O vapor ou a fumaça terão destaque quando iluminado por trás.
Trabalhar com luz artificial ou flash?
Bom, se você tem uma boa luz para captar a comida e que a deixa ainda mais apetitosa e bonita, por quê não usufruir?
Tenha mais cuidado ao lidar com o flash para as fotos, sem estourar o branco do prato ou mesmo de alguns ingredientes do prato.
Perceba o ângulo de iluminação. Onde a luz incide mais e faça o balanço de luz na câmera o no celular.
Uma boa dica: faça várias fotos, teste os ângulos. Porque quanto mais treinar, melhor irá ficar.
Entenda melhor sobre a necessidade de variar ângulos no item 10 desse texto.
Observe abaixo que a segunda fotografia é bem mais apetitosa quando comparada com a primeira e, a única diferença é o ângulo da iluminação.
3 - O cenário da foto pode ser simples
Retire da mesa ou da bancada tudo aquilo que não é necessário para a foto.
A ideia é que você elimine as distrações do seu público, deixando toda a atenção da foto para o prato.
Dica: e se o prato não se mostra atraente por si só, tente ângulos de fotos ou recortes em que você mostra apenas uma parte dele.
Uma sopa, por exemplo, pode não ser tão atraente visualmente.
Neste caso, complemente com algumas especiarias, um queijo ralado por cima, ou mesmo uma salsinha salpicada sobre a sopa.
E se ainda assim estiver em dúvida, lembre-se que menos às vezes é mais. Muito mais!
4 - Você não precisa de acessórios luxuosos para as fotos dos pratos do seu restaurante
Pratos simples, talheres e alimentos crus são considerados bons acessórios para a fotografia.
O que você precisa pensar é em manter o conceito do seu restaurante nas fotos.
Para isso, você pode usar coisas do seu próprio estabelecimento para fazer a composição da foto.
Talvez uma planta, um objeto decorativo, ou mesmo alimentos crus.
Se você tem uma churrascaria, é interessante apresentar cortes bonitos de carne. Passa a ideia da qualidade do produto que você vende ou trabalha, como também a confiança que tem em seus fornecedores, optando sempre pelo melhor a oferecer.
Ou se você tem uma doceria e pretende fotografar uma torta de limão, que tal montar um cenário com alguns limões bem posicionados e uma tábua de corte ao lado da torta ou ao fundo?
Ao mesmo tempo que você cria uma composição para a foto com o intuito de chamar a atenção para o seu produto, você já dá a dica de qual ingrediente é a base do prato que você está fotografando.
Dica: utilize pratos e tigelas não padronizadas para manter o destaque no alimento.
5 - Antes e o depois das receitas do seu restaurante
Mostrar os passos de preparo de um alimento ou bebida, ajuda muito que os seus clientes entendam mais sobre a imagem final.
Ou seja, o prato servido à mesa ou entregue em casa no delivery.
Mostre uma imagem antes e uma depois do processo, ou o passo a passo de construção da receita.
Inclua o corte dos alimentos, o momento de acrescentar os ingredientes todos na panela ou mesmo destacar alguma outra parte do processo.
Dica quente: isso funciona muito bem quando algo não parece tão grandioso quanto é.
- Mise en place
Uma técnica perfeita para você começar a dar algumas receitas nas redes sociais do seu restaurante, ou mesmo para compor boas fotos do cardápio para atrair mais clientes só com o visual.
Mise en place (lê-se "misanplace") é um termo de origem francesa, com um significado bastante simples: colocado em ordem ou posto no lugar.
Basicamente, esse é o ato ou efeito de você separar os ingredientes de um determinado prato ou receita em pequenas porções.
As mesmas necessárias para você montar o prato que será servido.
Ele consiste na etapa inicial de preparação, separando tudo que é necessário, colocando fora da geladeira o que deve ser usado em temperatura ambiente, ou gelar o que precisa ser gelado.
A técnica ajuda também você a economizar tempo e dinheiro, principalmente para quem trabalha com confeitaria, doceria, padaria, ou massas diversas.
Além de ter todos os ingredientes organizados e à mão, você também deixa equipamentos e utensílios mais acessíveis.
6 - Mostre o prato sendo preparado
Muita vezes, mostrar apenas o prato em preparo é até melhor que o produto final. Para isso, vídeos são a melhor saída para você.
Um time lapse (várias fotos seguidas) de um fornada de pão de queijo assando pode provar quão boa a sua receita é. Um molho de tomate sendo preparado, temperado e adicionado ao prato ainda quente e soltado o vapor.
Deu até água na boca, né?! Essa é a intenção!
Por que não fazer?
7 - Humanize mais as sua fotos de comida
Adicionar uma mão mexendo o recipiente ou segurando o prato permite mostrar escala e adiciona o elemento humano que é muito mais apelativo e real para quem está visualizando.
Mesmo que seja só as mãos, para fazer a receita ou para saborear.
Vamos refletir juntos: se você tem uma porção de batatas fritas servidas com molho especial da casa para oferecer aos seus clientes, qual foto chamaria mais a atenção dos seus clientes?
- Opção 1: Batatas servidas no prato e o molho ao lado;
- Opção 2: Batatas servidas no prato e uma mão induzindo levar uma pequena porção ao molho ao lado.
A opção 2, claro, é muito mais atrativa.
E é esse tipo de foto que fará um novo pedido aparecer na tela do seu sistema de gestão após um cliente vê-la nas redes sociais do seu restaurante.
8 - Não cozinhe todos os ingredientes por completo
Se você pretende tirar fotos de pratos que levam carnes e legumes, é ideal que não cozinhe esses por completo para a sessão de fotos.
Estes tipos de alimentos continuam em processo de cozimento mesmo depois que são removidos do calor.
Então, para manter seus ingredientes com uma boa aparência e também mais suculentos, tire o prato do fogão ou do forno um pouco antes do prazo para ficarem prontos ou cozidos por completo.
Isso vai ajudar a não deixá-los com aparência murcha e passada, e prontos para uma boa foto para o seu cardápio ou para as redes sociais do seu restaurante.
E se houver a vontade de finalizar o cozimento, após as fotos, poderá voltar todos os pratos para o forno ou para o fogo.
Toque especial: para fazer os legumes brilharem, pincele-os com um pouco de azeite oliva, ou misture a salada com água. Isto vai fazer parecer fresco.
9 - Mantenha os pratos limpos
Outra dica que parece óbvia, mas é importante reforçar:
Os pratos e acessórios que vão os alimentos e bebidas precisam estar completamente intocáveis, limpos e livres de manchas.
Quando você vai tirar a foto de perto, qualquer imperfeição vai aparecer e dar a impressão que o prato está bagunçado, incompleto, sujo e feito às pressas.
10 - Teste ângulos variados para as fotos
Muitos fatores podem fazer ou quebrar sua fotografia de comida: problemas com iluminação, composição ou estilo de comida e acessórios têm impacto direto no resultado do seu trabalho.
Mesmo pequenas decisões nessas áreas podem fazer a imagem parecer um pouco “monótona”. Por isso, teste diferentes ângulos quando estiver fotografando.
Veja aqui alguns ângulos que você pode testar e depois optar pela foto que ficou melhor:
- Ângulo aéreo - tirando a foto diretamente de cima do prato;
- Inclinado - criando um ângulo de 45º entre a câmera ou celular e o prato;
- Ângulo reto - com a câmera e comida no mesmo alinhamento;
- Ângulo baixo - com a câmera um pouco abaixo do alinhamento da comida;
- Aproximado - dando um close bem perto dos ingredientes;
- Ângulo holandês - de cima, mas partindo da borda do prato ou da mesa;
Até é recomendado que você faça ao menos 3 destes ângulos. Afinal, é isso que a maioria dos fotógrafos profissionais faz.
O seu prato tem camadas, como um sanduíche? Ou é uma comida plana, como uma pizza? Com ângulos variados você cobre tudo sem perder nenhum detalhe.
Esse processo de pensamento permite que você tenha mais opções para oferecer nas suas redes sociais e para os seus clientes.
Além disso, pense onde você deseja colocar o foco principal de interesse. E a nossa recomendação é que você foque na frente dos alimentos.
11 - Coloque emoção nas fotos
A foto dos pratos do seu restaurante deve transparecer todo o cuidado, carinho e trabalho que você depositou ali para servir os seus clientes.
Porque isso de fato é especial: o momento em que você se dedica a executar o que está no seu cardápio.
Que tal apresentar seu prato também com a mesa já posta? Ou usar mais fotos humanizadas nas suas redes sociais, que demonstrem a sensação dos seus clientes enquanto consomem seus produtos?
Sempre priorize a comida que você está fotografando, seja criativo e tente mostrar o prato de visões diferentes daquelas que os seus clientes normalmente estão acostumados a ver quando vão ao seu estabelecimento.
E carregue um mantra com você: repita várias vezes a mesma foto!
Dica bônus: a melhor dica que podemos dar a você agora é que invista em um sistema de gestão, para sobrar tempo para pensar em boas fotos para o seu cardápio digital.
Conte também com a Yooga para cadastrar o seu cardápio digital inicial e tenha uma carta a mais na manga ao seu favor e em benefício do seu negócio.