INOVE O SEU RESTAURANTE JAPONÊS E ATRAIA MAIS CLIENTES

Seu restaurante japonês deve proporcionar interação, bons momentos e uma experiência mais completa aos seus clientes.

INOVE O SEU RESTAURANTE JAPONÊS E ATRAIA MAIS CLIENTES

Para inovar seu restaurante japonês não basta ter um bom cardápio, você precisa investir em diversos elementos para compor a sua proposta de restaurante.

Quando falamos em restaurante japonês, automaticamente vem em nossa mente opções de comidas mais saudáveis com maior variedade de legumes, verduras e peixes.

Tantas opções e a preocupação por uma vida mais saudável, gera uma verdadeira onda de popularidade, principalmente entre os mais jovens.

Pensando nesse mundo de possibilidades, como você pode inovar seu restaurante japonês em meio a tantos outros?

Para se destacar nesse ramo é necessário inovar sempre e, de forma simples, pode-se conseguir maior faturamento e fidelização dos clientes.

Ofereça uma experiência completa aos seus clientes


Nenhum modelo de restaurante pode ser mais rico em experiência do cliente como um Restaurante Japonês!

Pode acreditar, o pessoal já chega buscando as referências orientais e atendentes devidamente caracterizados.

Só com isso já é possível montar um espaço bem bacana para recepcionar os clientes, mas não se engane achando que é só isso!

A comida japonesa carrega consigo um conceito, cores, histórias e, acima de tudo, tradição.

Se você quer levar o seu cliente para uma experiência gastronômica, precisa valorizar cada detalhe da origem do seu produto.

Isso inclui mais do que apenas uma decoração temática, mas sim, um mergulho na culinária japonesa e tudo que a envolve.

Mais que isso, é preciso valorizar a aparência dos alimentos servidos e das suas embalagens, principalmente se a sua escolha for vender sushi a domicilio.

Você tem duas opções: vender sushi por um preço popular, ou vender para um público seleto com um valor mais alto.

As duas são possíveis, porém se você quer conquistar um espaço mais requintado, pode começar desmistificando alguns conceitos que muitos restaurantes japoneses adotaram ao longo do tempo.

  • Comida japonesa não é só sushi;
  • A decoração não precisa ser só vermelho, branco e preto;
  • Montar um restaurante sem pratos “abrasileirados” não é errado.

Vamos falar um pouco mais sobre isso nessas oito dicas para inovar o seu restaurante japonês!

1. Inove seus pratos e diversifique seu cardápio

Desde o momento em que a culinária japonesa chegou ao Brasil, passou por transformações para se adaptar ao paladar do público local e pela falta dos mesmos ingredientes utilizados no Japão.

Com isso, os tradicionais sushis foram sendo incrementados com cream cheese, couve picada frita e abacate, seguindo um estilo americanizado.

No Japão existe uma infinidade de opções de pratos e formas de elaborá-los.

São inúmeros sushis, sashimis, carnes e verduras cozidas, macarrão, sopas e muitos outros pratos do dia a dia que são muito populares por lá, como o karê.

Se o objetivo do seu restaurante é atrair autênticos japoneses invista em pratos tradicionais com uma apresentação impecável.

Já se o objetivo é abarcar uma clientela maior, com pratos e sabores mais abrasileirados, proponha diferentes misturas.

Mas, lembre-se sempre que manter a qualidade do seu produto é o essencial!

Capriche nas fotos dos pratos do seu cardápio, afinal, é o primeiro contato que o cliente tem com o que é servido no seu restaurante.

Atualize as fotos ou as retire sempre que for necessário.

2. Crie um clima oriental no seu restaurante japonês

O ambiente do restaurante japonês deve proporcionar interação e bons momentos aos clientes.

Sendo aconchegante, calmo e com um atendimento impecável, considerando a etiqueta da cultura japonesa.

  • Inspire-se em estabelecimentos de origem japonesa e crie sua versão, considerando o público que você pretende alcançar, ok? Invista em uma decoração com elementos da cultura japonesa como alguns instrumentos utilizados na cozinha.
  • Se você possui um restaurante japonês tradicional ou de rodízio, pense em cores e utensílios que componham o ambiente. Pode ser a madeira, papel de arroz (seda), cerâmica, leques, velas e quadros de gueixas e dragões. Combine com os tons de vermelho e branco pois fazem o cliente entrar no clima oriental e até influenciar no seu consumo e permanência na casa.
  • Para os mais modernos, o “cool” e sofisticado estão em alta. Invista em mesas baixas e cadeiras que encostem no chão; em detalhes ricos na ilha ou balcão do sushibar, e elementos da decoração que utilizem água e iluminação focada. Para esse estilo, vale a pena investir em cores com tonalidades mais suaves e tranquilas.
  • Fontes e tanques de água com peixes como carpas são ótimas variantes que lembram a tranquilidade da cultura japonesa. Em alguns lugares, por exemplo, a decoração torna-se o prato do dia, bastando que o cliente escolha um peixe do aquário e pronto! ?

Deixe sua imaginação fluir, mas lembre-se sempre de ser coerente com sua proposta de culinária e ter bem claro qual é o seu público.

3. Inovação visual, seu prato com a sua essência!

Por si só, o sushi já é uma comida linda de se servir, não é mesmo? Mas muito mais do que a aparência do próprio alimento, é preciso ter cuidado com o que lhe cerca.

Se o seu restaurante tem espaço de atendimento, a louça representa um ponto importantíssimo.

A maioria dos estabelecimentos nesta área apostam em cores básicas que lembram o Japão: vermelho, branco e preto.

Combina? Claro que sim. O fato é que isso se tornou um padrão seguido por praticamente todos os restaurantes, ou seja, nada de inovação!

Por isso, entre nossas dicas restaurante japonês, priorizamos a diferenciação da forma de apresentar o produto.

Optar por cores completamente fora da cartela convencional dos sushis é uma grande aposta!

E se o seu restaurante for um sushi delivery, vale a pena inovar também nas embalagens, com cores e materiais também diferenciados.

4. Invista em softwares de automação

Diversos restaurantes já contam com softwares de automação, como de nota fiscal e painel gerenciador de filas, por exemplo.

Atualmente, a tendência é investir em sistemas capazes de auxiliar no aumento da lucratividade, corte de custos e satisfação dos clientes.

Nesse sentido, cardápios em tablets são uma solução para estabelecimentos que têm por objetivo diminuir o tempo de espera dos clientes (pois o pedido é enviado direto para a cozinha), aumentar a lucratividade (é possível dar ênfase nos adicionais, fazer propagandas dos produtos em promoção, etc.) reduzir custos e organizar o cardápio.

Além disso, você poderá aposentar seus cardápios físicos e nunca mais gastar com impressões.

Outra vantagem é que um único funcionário consegue atender um número maior de mesas, até mesmo em dias de casa cheia.

E se você quem mais tecnologia aos atendimentos sem deixar o bom atendimento de lado, há a opção de oferecer um garçom digital aos seus clientes.

Uma Inteligência Artificial direcionada para o atendimento personalizado no seu restaurante japonês.

O Garçom Digital da Yooga interage com os clientes e envia os pedidos diretamente para a cozinha.

5. Divulgue a cultura japonesa no seu restaurante

Os clientes amam uma novidade e estão abertos a conhecer a cultura, ainda mais se são apaixonados pela comida.

Apresente, juntamente aos pratos, curiosidades sobre determinados alimentos, em qual data é consumido e seu significado em português.

Além disso, busque uma aproximação da cultura por meio da língua, mostrando que muitas palavras japonesas têm origem no português (os portugueses foram, por muito tempo, os únicos a se relacionarem comercialmente com o Japão).

Como as palavras abaixo:

Coloque as curiosidades em peças de papelaria, fale aos clientes ou deixe-as expostas no seu cardápio digital.

6. Sobremesas típicas

Além de pratos diferenciados, aposte em fornecer sobremesas típicas do Japão.

São poucos os restaurantes japoneses que têm essa opção e muitas pessoas nem sabem quais são essas sobremesas.

Dentre as opções disponíveis, você pode adicionar ao seu cardápio:

  • Sorvete de chá verde;
  • Taiyaki;
  • Doce de feijão azuki;
  • Crepe japonês;
  • Anmitsu;
  • Dorayaki;
  • Wagashi.

Teste algumas receitas com a cozinha do seu restaurante - ou considere contratar alguém especializado para esse propósito - e veja quais seriam de mais agrado aos seus clientes.

Você pode fazer uma noite de degustações para os clientes provarem e escolherem as favoritas para serem mantidas no cardápio.

Ou, ainda, você pode adicionar as sobremesas por tempo limitado no cardápio e ver quais têm mais sucesso de venda através de um sistema para restaurantes, assim, será fácil perceber quais devem ser mantidas efetivamente.

7. Tenha metas diárias e mensais

Ter metas é muito importante em qualquer tipo de restaurante, e decidimos colocar este tópico entre nossas dicas restaurante japonês porque ela representa muito impacto nos seus resultados.

Então, o que precisa ser feito é definir uma meta de vendas mensal, e quebrar o valor em vendas diárias.

Imagine que a sua meta diária é de R$ 1.000,00. Ao decorrer do dia, é possível observar se há chances do valor ser batido, ou não.

Nesse momento, você pode tomar duas iniciativas:

Agir estrategicamente para vender mais e bater o número (ou ao menos se aproximar da meta).

Entender que naquele dia as vendas não chegaram ao que você precisava e, frente a isso, desenvolver um plano de vendas agressivo para o resto da semana, a fim de compensar a falha.

8. Invista em marketing digital

Cada vez mais os restaurantes estão utilizando os meios digitais para divulgar seus serviços.

As redes sociais são o caminho ideal, principalmente se o público-alvo do seu restaurante for jovens adultos.

Algumas estratégias para ter um bom alcance e visibilidade para chamar clientes através do marketing digital são:

  • O público-alvo do restaurante (se jovens, adultos, famílias, casais, etc.);
  • Média de preços;
  • Pratos servidos;
  • Bebidas oferecidas;
  • Quais pratos saem mais (se possível).
  • Perceber quais os elementos que os clientes mais gostam no local e trabalhar na divulgação deles;
  • Fazer breves vídeos entrevistando chefes de cozinha, sushiman, dono do restaurante, etc.;
  • Um tour pelo restaurante, mostrando elementos marcantes do estabelecimento que valem a pena a visita para conferir ao vivo;
  • Realizar pesquisas de satisfação online (o Instagram é uma ótima plataforma que oferece a opção de enquetes nos stories, bastante práticas e divertidas de participar);
  • Compartilhamento de receitas da casa;
  • Criação de hashtags que podem ser usadas para ganhar descontos e prêmios se postadas nas redes sociais;
  • Utilize um pouco de humor nas postagens, um bom perfil de rede social precisa de três coisas: educar, interagir e divertir.

Invista nessas dicas e proporcione aos clientes uma experiência única!

Tem outras dicas de ideias para inovar um restaurante japonês? Não deixe de comentar com a gente nas redes sociais!

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