DICAS PARA DIVULGAR O SEU CARDÁPIO DIGITAL

Praticidade e eficiência para os seus clientes pedirem no delivery quando e onde quiserem.

DICAS PARA DIVULGAR O SEU CARDÁPIO DIGITAL

Ter um cardápio digital próprio traz muitos benefícios e vantagens para os restaurantes e seus clientes.

Com cardápio personalizado online oferecido pela Yooga, por exemplo, você enquanto gestor pode colocar fotos, descrição dos produtos de seu negócio e diversas outras funcionalidades.

Além disso, os clientes podem registrar o pedido sem ter que baixar nenhum aplicativo e você pode acompanhar tudo pelo Gerenciador de Pedidos.

Muito bom, não é?

Mas o uso do cardápio digital vai muito além, e deve estar também aliado a uma boa divulgação.

Quer conhecer formas variadas de você fazer isso? É só continuar lendo o post!

O que é cardápio digital

O cardápio digital nada mais é que uma versão online do seu cardápio físico (caso você tenha um) ou mesmo um link exclusivo e personalizado com todos os produtos disponíveis em seu restaurante para o delivery.

Através dele, você ganha espaço em frente à concorrência e consegue ter um controle melhor dos pedidos gerados em sua própria entrega.

Ele também garante uma maior autonomia ao seu cliente, o que faz com que as suas oportunidades de negócio consigam crescer ainda mais.

É a sua loja online!

Como anunciar meu cardápio digital

Mas, de nada adianta ter um lindo e organizado cardápio digital, sem divulgá-lo para sua clientela ou para possíveis clientes interessados em seu restaurante e entregas, não é mesmo?

Por isso, trouxemos algumas dicas de onde você pode anunciar o seu cardápio digital.

Vamos ver quais são?

WhatsApp

O WhatsApp atualmente é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos brasileiros.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Infobip, 99% das pessoas do país tem uma conta e aplicativo instalados em seu aparelho, e o número de usuários ativos no aplicativo de mensagens instantâneas já passa a casa dos 120 milhões.

Segundo a mesma pesquisa, 82% dos brasileiros usa o WhatsApp para buscar por informações, 68% para suporte técnico e 57% para a compra de produtos e serviços.

Sendo assim, não tem porque você não divulgar o seu cardápio digital lá, não é mesmo?

Uma dica é compartilhar o link do seu cardápio digital em conversas únicas com família, amigos, clientes já antigos, em grupos... As oportunidades são inúmeras.

Também é possível colocar o link na descrição de algum grupo que você participa ou mesmo no status do seu WhatsApp pessoal ou do restaurante. O status, para quem não sabe, são "os stories" do WhatsApp.

Ainda, outra oportunidade é acrescentar este link na opção "Recados", aquele espaço que fica abaixo do nome dos seus contatos, onde costumam colocar frases ou palavras como "Ocupado", "Disponível", "Somente chamadas urgentes".

Antigamente era esse espaço, inclusive, que era conhecido como status.  

Ou seja, bastante lugar para você divulgar o seu cardápio digital, certo? E isso porque só falamos do WhatsApp até então.

O mais importante nisso tudo é você saber como divulgar este link da melhor forma considerando todas essas possibilidades.

Na hora, vale sempre o bom senso.

Incomodar pessoas que não deram permissão para entrar em contato com elas só para mandar o link do seu cardápio digital não é a melhor das estratégias, tampouco ser alguém que gera incômodo toda hora nos grupos em que participa.

Tente sempre traçar uma estratégia com a melhor forma de utilizar esse canal!

Redes sociais

Sabe aquela história de "quem não é visto, não é lembrado?".

Se seu público está no WhatsApp, muito provavelmente ele também estará em alguma rede social.

Isso não quer dizer que você deva estar em todas elas!

Avalie com cautela onde o público do seu delivery está e priorize essa rede para uma maior divulgação do seu cardápio digital.

Você pode inserir o link do seu cardápio digital nos stories do Facebook e do Instagram, como figurinha/sticker, no espaço destinado à inserção de links na biografia do Instagram, no espaço destinado à descrição de sua marca em ambas redes sociais e também no YouTube, no TikTok, no Pinterest...

Mais uma vez, como oportunidades são inúmeras.

E, em todas essas opções, além de estar divulgando seu trabalho para mais pessoas, você também estará reforçando a sua presença digital.

Site

Nem todos os restaurantes possuem um site próprio (e tá tudo bem!), mas, caso seja este o seu caso, também considere anunciar o seu cardápio digital por lá.

As redes sociais são ótimas para relacionamento e divulgação de seu delivery, entretanto, pense nelas como "espaços alugados".

Caso uma delas saia do ar, você acaba ficando refém até que a conexão se estabeleça novamente. Já no site, o espaço é seu, a casa é sua, e você pode fazer o que quer, controlando e editando-o como quiser.

Você pode colocar o link para o seu cardápio digital no menu, inserir algum botão com um CTA (call to action ou chamada para ação) convidando quem está acessando o site a se dirigir ao cardápio digital ou mesmo criar uma janela pop-up (aquelas que saltam no meio da tela) com o seu cardápio digital.

Outra opção é colocar o link na página que fala sobre a sua empresa. Ali, seus clientes podem conhecer um pouco mais do seu negócio, sua história, e, de quebra, já clicar para experimentar suas delicias na prática.

Que tal?

QR Code

Os QR codes também têm ganhado cada vez mais espaço na vida do brasileiro.

O QR code é como se fosse um código de barras, esses que estamos acostumados a ver em embalagens de produtos, por exemplo, mas bidimensional, podendo ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

Assim, você pode transformar o link para o seu cardápio digital em um QR code e colocar em diversos lugares.

Na internet, é muito fácil encontrar geradores de QR code gratuitos e online. basta jogar "gerador de QR code" no Google e você encontrará diversas opções.

Cumprida esta primeira etapa, é apenas pensar, agora, como utilizá-lo da maneira mais estratégica.

Você pode colocar o QR code em materiais impressos, como folders, banners, outdoors ou embalagens de papel onde saem os seus pedidos.

Com a Yooga, também é possível, no caso de quem trabalha com restaurante que também possui sistema de mesas além do delivery, colocar o QR code com o cardápio digital na mesa.

Seu cliente senta à mesa, lê o código QR Code com o próprio celular e tem acesso ao cardápio completo do seu restaurante.

Fotos, descrição e valores sem baixar nenhum aplicativo. Inclusive, é possível você, como gestor, gerar o próprio QR code para o cardápio digital sozinho, no próprio sistema da Yooga.

Se você já é nosso parceiro e ainda não sabe como fazer isso, chama a gente no chat!

Achou uma boa pedida?

Benefícios do cardápio digital da Yooga e por que oferecê-lo

Se tudo o que falamos até agora não foi o suficiente para te mostrar o quanto ter um cardápio digital pode ser interessante para o seu negócio, para finalizar, trouxemos mais alguns benefícios e o porquê de você precisar oferecê-lo no seu delivery.

Com o cardápio digital oferecido pela Yooga, Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal Completo, você:

  1. Conta com praticidade e eficiência para os seus clientes pedirem no delivery quando e onde quiserem.
  2. Conta com um canal de vendas próprio
  3. Não precisa depender de marketplaces que cobram taxas grandes, como o iFood, por exemplo, para vender o seu produto
  4. Fica com todos os dados do seu cliente para você - o que faz com que você consiga trabalhar com diversas estratégias de fidelização em cima disso
  5. Aumenta a sua lucratividade

Depois de todas essas dicas e benefícios, ficou mais fácil saber porquê ter um cardápio digital e como você pode tirar o maior proveito possível dele, não é mesmo?

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos ou pessoas que precisam entender o quanto ter e divulgar esse canal de vendas é importante!

#VempraYooga!