ERROS DE GESTÃO NA HAMBURGUERIA: SAIBA COMO EVITAR

Esses erros de gestão e operação na sua hamburgueria são prejudiciais para a lucratividade e o crescimento.

ERROS DE GESTÃO NA HAMBURGUERIA: SAIBA COMO EVITAR

Um novo negócio deve ter tempo de dedicação e principalmente de trabalho.

Existem alguns erros de gestão que são comuns em restaurantes e que muitos empreendedores da alimentação acabam repetindo. Isso acontece tanto por falta de experiência no ramo quanto por julgarem que esses erros não são tão prejudiciais quanto parecem ser.

Porém, o fato é que alguns erros podem até mesmo impedir o sucesso da sua hamburgueria. Ou, fazer com que você feche as portas cedo demais.

E infelizmente, isso é algo que acontece com bastante frequência.

Justamente por esse motivo, é fundamental que os donos e responsáveis pela gestão de restaurantes estejam atentos.

Ao iniciar um novo negócio, você deve estar preparado financeiramente e também disposto a trabalhar as inúmeras surpresas que vão aparecer ao longo dos próximos meses.

Às vezes o planejamento financeiro pode oscilar, há percalços pelo caminho e possivelmente esses primeiros meses serão os mais turbulentos, principalmente para a saúde financeira do seu negócio.

Por mais que você tenha um planejamento estratégico e um plano de negócio a seguir, nem tudo sai como o esperado.

Obs.: Não falamos aqui que você não precisa se planejar. Até porque isso também seria um erro e que você vai entender melhor ao longo da leitura!

Acredite, é melhor ter um planejamento para o qual você sempre volta para se estruturar e se apoiar, do que não ter nada em mãos para algum momento de instabilidade ou de desenvolvimento.

Você deve acompanhar sua nova hamburgueria todos os dias e estar por dentro dos gastos.

O sábio aprende com o erro dos outros, é o que dizem. Então venha conferir a lista dos 8 erros de gestão mais comuns em hamburguerias que consideramos prejudiciais para o sucesso do seu negócio.

1) Trabalhar sozinho


Quando você trabalha sozinho, se dedica muito na execução para entregar o mínimo ao seu cliente.

O tempo de organizar os estoques, seja pra buscar o pão, comprar as verduras, ou mesmo selecionar o fornecedor certo, são trabalhos do dia a dia. E se você trabalha sozinho, após todos esses dias ainda deve fazer o atendimento do salão, do delivery e também o preparo dos hambúrgueres.

Não parece possível, não é mesmo? Uma hora realmente não será mais viável.

As compras são diárias e você vai se ver sem tempo para se dedicar à operação: ao financeiro, ou a outras áreas, ou mesmo elaborar estratégias de vendas, promoções e alcançar mais clientes.

Se focar somente na execução, você não consegue observar o seu próprio negócio de ponta a ponta e também não terá tempo para analisar onde estão os erros de gestão e os acertos até o momento.

O operacional também precisa de uma atenção a mais. Por isso, não trabalhe sozinho! Seu negócio precisa de tempo e dedicação em todas as áreas para conseguir crescer e gerar lucro a cada mês.

2) Ignorar seu plano de negócio

Ter uma boa ideia e capacidade financeira para botá-la em prática é um passo importantíssimo para abertura de um novo negócio.

O problema é querer empreender sem a estruturação prévia de um plano de negócios, sem mensurar os riscos, a viabilidade econômica e analisar se existe demanda para o seu produto no mercado.

O planejamento é a base de qualquer negócio e se não for bem elaborado, você pode sofrer sérios prejuízos financeiros por não estruturá-lo, ou não segui-lo.

Dessa forma você irá compreender de maneira mais simples o desempenho do seu estabelecimento com a melhora da organização das informações, possibilitando identificar pontos de melhorias em seu estabelecimento, auxiliando nas tomadas de decisão.

A falta de planejamento de negócio é o calcanhar de aquiles de muitos donos de restaurantes.

Ter visão de negócio a curto e longo prazo, traçar metas e planejar ações para alcançá-las é essencial para o alcance dos resultados e para o seu crescimento.

Além de disso, o planejamento também é essencial para:

  • fazer estimativas de custos e investimentos;
  • prever e se preparar para diferentes cenários;
  • evitar prejuízos;
  • planejar marketing, financeiro, entre outros.

Portanto, o planejamento é a base de qualquer negócio na área da alimentação.

Não fazê-lo é comum entre os donos de restaurantes, mas é um erro que deve ser evitado!

Dica: Se você tem uma ideia de negócio e quer empreender, primeiramente estruture um plano de negócio, e só depois parta para a execução. Caso você já possua um restaurante, mas ainda tem dificuldades em controlar seu negócio, considere investir em um sistema de gestão.

Gif rosa e azul com "Sua pizzaria/seu restaurante/sua sorveteria/sua cafeteria precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre erros de gestão em hamburguerias, do Yooga Blog.

3) Não ter um planejamento financeiro


Sim, alguns donos de restaurantes não fazem o controle financeiro do próprio negócio. Ou tentam fazer, mas ainda usam ferramentas manuais que são falhas, como planilhas.

Fazer a gestão financeira é imprescindível para manter seu restaurante operando de maneira sustentável e competitiva. Principalmente, quando o cenário econômico for um momento de crise.

Quanto mais investimento, mais oxigênio seu negócio terá. Mas, para saber o que investir, sem comprometer os gastos e custos do seu negócio, você precisa de um controle financeiro.

Você precisa separar os valores.

O lucro que entra deve ser reinvestido no seu negócio novo, porque o ideal é reinvestir no seu negócio e fazer com que ele cresça mais rápido.

O seu lucro também deve ser separado da sua conta pessoal.

Com outras pessoas te ajudando na operação do seu negócio, você pode direcionar melhor para onde estão indo os custos.

Diante da crise, alguns empreendedores podem tomar decisões erradas na tentativa de reduzir custos para garantir a saúde financeira do negócio. Um dos erros de gestão mais frequentes é a substituição dos produtos de qualidade por similares de menor custo.

Em um mercado cada vez mais competitivo, e com clientes cada vez mais exigentes, essa decisão pode sacramentar a falência do seu negócio.

Dica: Quando houver a necessidade de reduzir gastos, opte pela redução das despesas ao invés dos custos de produção. Avalie os processos de seu negócio, e compare se a substituição dos insumos garantirá de fato o melhor custo benefício, pois em alguns casos, outros cortes pontuais como por exemplo a redução das porções dos pratos, pode ser mais eficiente sem comprometer a satisfação do cliente.

Confira agora o Jeito Yooga Podcast, com o episódio "Gestão estratégica", um case de sucesso compartilhado pelo parceiro Yooga, Restaurante Casa da Ilha, que conta como superou um dos maiores desafios dentro do seu estabelecimento: o início da pandemia.

É essencial analisar os desafios, definir as estratégias e aplicar o necessário para o crescimento e fortalecimento junto aos seus clientes.

4) Contar apenas com os clientes que aparecem à sua porta

Hoje, a divulgação é uma das ferramentas mais poderosas do mercado. Porém, ainda é comum que os donos de hamburguerias não invistam nela.

Vamos supor que você trabalhe somente com hambúrgueres. Você tem clientes fieis todos os dias?

É essencial que você conquiste e capte os clientes, porque além de você competir com outras hamburguerias, tem várias outras pessoas vendendo o mesmo produto que você.

São diversas as opções de escolhas e o que faz também o seu cliente por optar por uma delas: o tamanho, o valor, o sabor, a aparência, a localidade, por preço, tamanho, ou tipo de sanduíche. São várias as opções para o seu cliente não escolher você.

E o que você faz para chamar a atenção dele, para você não perder a venda.

Um novo negócio precisa de clientes novos todos os dias!

Por isso, você precisa anunciar e começar com as opções de tráfego pago para atrair mais clientes na sua hamburgueria.

Basicamente, é você não depender apenas do público físico que passa em frente ao seu estabelecimento. Você chega até essas pessoas para falar um pouco mais do seu negócio e mostra o que de fato você oferece.

São várias pessoas vendendo o mesmo produto

Você pode também optar por panfletagem ou mesmo um influencer, mas esses são caminhos para começar.

A divulgação atrai e conquista clientes para o seu restaurante!

Por isso, é tão importante divulgar nas redes sociais, no Google e  no WhatsApp.

ainda pode criar um cardápio online e um site Delivery!

Explore as redes sociais. Essa é a diferença em você vender e esperar as pessoas aparecerem para você começar a vender.

Você também pode usar algumas estratégias de marketing de baixo custo para ajudar a manter a sua hamburgueria junto ao seu público e atraindo cada vez mais clientes.

5) Não investir no delivery

Bom, é notável que a procura por hamburguerias delivery é alta e cresce cada dia mais, principalmente para os pedidos efetuados de forma on-line.

Esse processo funciona como uma ponte, unindo marca e cliente, e é fundamental para a sua fidelização. Mas quando se trata de escolher como incorporar a entrega em suas operações e gestão, os donos de restaurante têm duas opções:

  1. Efetuar a inscrição com um fornecedor terceirizado de delivery para facilitar o processo de entrega em seu estabelecimento.
  2. Construir seu sistema de delivery próprio por meio de um site ou telefone, e a disponibilidade de um cardápio digital.

Quer uma mão a mais para te ajudar a decidir qual rumo tomar para o seu negócio? Assista o vídeo abaixo e entenda qual método de delivery se encaixa melhor para a sua hamburgueria.

Pode ser que você opte pelos dois e tá tudo bem! Afinal, ambos oferecerão vantagens ao seu negócio.

6) Não se preocupar com a qualidade do seu produto


Desde lanchonetes até restaurantes de luxo, o objetivo é servir alimentos saborosos e de qualidade. Para isso, os ingredientes que abastecem a cozinha devem refletir esse objetivo.

O que acontece, na prática, é que o profissional responsável pelas compras pode pensar antes nos custos, enquanto o chef exige qualidade.

Em um cenário contraditório, é preciso equilibrar as necessidades das duas áreas para não comprometer o desempenho financeiro, prevenir desperdício de alimentos e evitar a insatisfação dos clientes.

Por outro lado, se a estratégia do seu negócio é oferecer pratos mais elaborados, os custos devem ser assimilados porque vão interferir na política de preços.

Você deve escolher boas marcas de produtos para oferecer o seu hambúrguer

O mais importante é você trabalhar com produtos de qualidade.

7) Copiar o preço dos seus concorrentes

Você sabe o valor do seu trabalho.

você deve ter uma pesquisa de mercado, ou mesmo uma análise de concorrentes para saber o preço correto dos seus produtos. Mas também não deve esquecer de valorizar o que você faz.

Deve manter o equilíbrio, não sendo injusto com o seu cliente, muito menos com o seu negócio.

Seu hambúrguer deve ser gostoso e acessível, e não tem problema ser mais simples, fora os gourmets ou com carnes especiais. A maior diferença será na hora do teste da receita para passar o conceito real do seu negócio.

Para precificar corretamente você deve verificar as suas despesas, os seus custos e sua margem de lucro. Por isso, leve em consideração também o valor do produto na região do que você vai oferecer.

Entenda melhor sobre como calcular a porcentagem de custo dos alimentos da sua hamburgueria com a fórmula do custo dos alimentos.

8) Não ter controle do seu estoque e de entradas e saídas

O estoque é um pilar de extrema importância para os restaurantes. Entretanto, na maioria das vezes, o controle de estoque é feito de forma ineficiente. Ou, pior ainda, não é feito.

Esse erro deve ser evitado a todo custo, pois ele pode levar seu restaurante à falência!

A maneira mais eficaz de controlar seu estoque é automatizá-lo com um sistema de gestão.

Se a compra de muitos produtos pode ocasionar o excesso em estoque, resultando em desperdícios de alimentos pela perecibilidade e consequentemente prejuízo financeiro.

A compra de poucos pode gerar a perda de um cliente por não dispor dos ingredientes necessários para reproduzir o prato desejado, afetando sua imagem e lucratividade.

Ter um controle de estoque é essencial para o restaurante conseguir atender às necessidades dos clientes. Ser capaz de controlar a quantidade correta de mercadoria que deve ser comprada é um desafio para os donos de negócios do food service.

Com a Yooga, além de automatizar a sua gestão de estoque, você pode criar a ficha técnica dos seus produtos. Assim, o controle é feito de forma automática, simples e prática!

Dica: para evitar esse problema, analise o fluxo de vendas do seu negócio e busque trabalhar com estoque enxuto. Além disso, uma boa alternativa já usada por muitos restaurantes é a automação dos processos de seu negócio investindo em um sistema de gestão que auxilie no controle do seu estoque, evitando desperdícios e prejuízos financeiros.

Evite erros de gestão na sua hamburgueria, pizzaria, cafeteria ou açaíteria com o sistema de gestão da Yooga!

Gif rosa e azul com "Sua pizzaria/seu restaurante/sua sorveteria/sua cafeteria precisa de um sistema de gestão integrado" ilustra post sobre erros de gestão em hamburguerias, do Yooga Blog.