MOTIVOS PARA CRIAR OPÇÕES DE CARDÁPIO INFANTIL

Apesar de pequenos, as crianças têm grande influência no processo de tomada de decisão em uma família. Entenda porque criar um cardápio infantil no seu restaurante.

MOTIVOS PARA CRIAR OPÇÕES DE CARDÁPIO INFANTIL

Além da preocupação constante dos pais em incluir toda a família na programação, as crianças vêm ganhando cada vez mais atenção de diferentes tipos de empreendimentos.

Setores voltados exclusivamente para o público infantil movimentam quantias enormes de dinheiro e mercados como o de moda kids continuam em expansão, apesar da crise econômica e do cenário desfavorável para investimentos.

Mesmo não tendo uma temática infantil ou com foco exclusivo neste tipo de público, o seu restaurante pode aumentar o fluxo de clientes e a sua lucratividade explorando as possibilidades que existem para agradar as crianças e as suas famílias, é claro!

Por isso, hoje trouxemos excelentes motivos para criar opções de cardápio infantil no seu restaurante. Uma grande oportunidade de faturar mais, sem a necessidade de grandes investimentos. Acompanhe!

Cardápio infantil para atrair famílias e mais clientes para o seu restaurante

Quando seu restaurante tem opções de cardápio infantil, que facilitam bastante a vida dos pais e mães de plantão, ele acaba se tornando uma opção interessante para um programa em família.

Um ponto interessante no direcionamento de um negócio para as famílias, é que elas tendem sempre a trazer outros familiares e amigos. O que deve se refletir no fluxo de clientes do seu estabelecimento com o passar do tempo.

Demonstre preocupação com o bem-estar das crianças

Crianças adoram comida! Principalmente quando sabem que foi preparada especialmente para elas.

Um cardápio infantil é mais interessante para os pequenos e facilita a vida de pais e mães que não precisam se preocupar em ficar em casa para preparar um prato do jeito que seus filhos gostam.

Pratos especiais para crianças também têm as porções adequadas para elas, o que preserva a saúde e deixa seus responsáveis mais tranquilos à mesa.

Aumente o ticket médio do seu restaurante com um cardápio infantil

Mesas de famílias em restaurantes costumam ficar mais cheias e movimentadas do que mesas com casais sem filhos e pequenos grupos de amigos.

Além do mais, crianças adoram guloseimas e sobremesas, o que ajuda a aumentar ainda mais o ticket médio do seu restaurante!

Fidelize os clientes mais exigentes

Algumas famílias são bastante exigentes com a alimentação das suas crianças.

Por isso, é ideal que você ofereça versões kids dos pratos do cardápio normal do seu restaurante, para que as crianças tenham a oportunidade de desfrutar da mesma diversidade do menu dos adultos, mas com quantidades e apresentação adequadas à sua faixa etária.

Oferecer opções de comida infantil mais saudáveis, indo além da batata frita, pode ser um grande diferencial no seu restaurante. E um ponto garantido com os clientes mais exigentes.

O cardápio infantil é mais lucrativo que o cardápio comum

Basicamente, opções do menu infantil são adaptações dos pratos já existentes no seu cardápio, com alguns ajustes no tamanho das porções, apresentação e uma ou outra adaptação de componentes.

Ou seja, não é preciso comprar itens diferentes e modificar a sua compra de ingredientes, o que facilita a rotina da sua cozinha.

Além disso, proporcionalmente, os preços de pratos especiais para crianças são mais lucrativos para o restaurante. O que normalmente acontece quando se reduz as porções de determinados produtos, visando o público infantil.

Por exemplo, para um prato com 50% do peso normal, é possível cobrar de 60% a 70% do preço original.

Em uma dinâmica de mercado que exige a cada dia a aproximação dos negócios com os anseios do público, os estabelecimento que atendem às exigências dos seus consumidores de forma satisfatória, certamente ganham mais destaque em meio à concorrência.

E o seu restaurante, já oferece opções de cardápio infantil?

Como criar um cardápio infantil para o seu restaurante?


Apesar de pequenos, as crianças têm grande influência no processo de tomada de decisão em uma família.

Ter a preocupação de montar um cardápio infantil em restaurantes voltados, inicialmente, aos adultos é um diferencial em um mercado tão competitivo.

“A preocupação com a saúde assusta os pais e faz com que eles se comprometam com a qualidade da alimentação das crianças. Antes, as pessoas iam ao restaurante e pediam pratos que não tinham em casa, sem se preocupar se eram saudáveis. Existia a ideia de que em festa e final de semana tudo estava liberado. Agora, como muitas refeições são feitas fora de casa, essa atenção é maior”, afirma Ana Beatriz Barrella, nutricionista da RG Nutri.

1- Porções proporcionais ao apetite infantil

O tamanho do prato é o primeiro ponto de atenção. Para melhorar a relação custo-benefício e evitar o desperdício, as porções devem ser adequadas ao apetite das crianças.

É possível repetir alguns pratos do cardápio geral, tirando temperos e molhos mais fortes e incluindo acompanhamentos mais saudáveis.

Outra opção é criar um cardápio infantil, cheio de cor, sabor e nutrientes, sempre combinando verduras e legumes, alguma proteína como carne, peixe ou frango, e um carboidrato, sendo macarrão, arroz ou batata.

“A ida ao restaurante é um momento em família. É legal que as pessoas tenham pratos parecidos. Há muitos itens do menu tradicional que satisfazem as crianças. Um prato bonito, colorido e bem montado aumenta a curiosidade sobre o alimento. O cardápio infantil não tem de ser tão amarelo, só com macarrão, batata e nuggets”, comenta a nutricionista  Ana Beatriz Barrella.

2 - Troca inteligente no cardápio: saladas, legumes e assados ganham espaço

Há algumas adaptações simples de serem feitas pela cozinha. Escolher legumes cozidos ou assados em substituição às frituras é uma delas.

Priorizar alimentos naturais e evitar os processados também. O menu infantil em restaurantes pode conter a batata de verdade no lugar da batata sorriso, que é um alimento processado.

Restaurantes, bares e padarias podem investir em um cardápio que pareça comida de casa, com a qual os pequenos já estão acostumados. O arroz com feijão tem ótima aceitação das crianças.

Pizzarias e hamburguerias também podem trabalhar com porções menores e a adaptação de itens. Pode ser uma minipizza com saladinha e fruta ou um hambúrger pequeno com batata assada bem crocante.

Promover essas alterações no cardápio não costuma ser complexo e não impacta a dinâmica da cozinha ou as contas.

Em contrapartida, o restaurante se apresenta como uma opção “Family Friendly”, aumentando a simpatia e a fidelidade de adultos e crianças pelo local.

Não adianta incluir pratos com chilli, chimichurri ou páprica defumada no cardápio infantil.

Lembre-se que as crianças têm um paladar diferente dos adultos. Sendo assim, evite pimentas, ervas fortes, molhos encorpados e aposte em sabores familiares do dia a dia.

3 - Apresentação divertida e colorida dos alimentos

Para chamar a atenção, os pratos podem ganhar nomes e o cardápio, fotos que mostrem a estética divertida de cada opção.

O arroz branco, por exemplo, ganha vida com a inclusão de cenoura e ervilha. Pequenas fatias de legumes também podem ser inseridas nos pratos para compor a decoração.

Quem sabe elas também despertem a vontade de experimentar um novo alimento? O menu infantil em restaurantes pode ter uma função educativa e propiciar várias descobertas!

No caso das bebidas, para deixar o refrigerante sem espaço, uma boa estratégia é combinar a escolha de água mineral, suco natural ou chá. Um copo bacana que irá para casa de presente, um incentivo extra à escolha saudável.

As sobremesas também podem ser saudáveis. Prefira oferecer frutas ao invés de doces processados e opções com muito açúcar refinado.

Pense em uma salada com alface, tomate, ervilha e ovos. Como apresentar essa salada de forma que ela se torne atrativa aos olhos de uma criança?

Se você inserir no cardápio os componentes da salada, dificilmente a criança irá pedir por ela. Mas e se ela se chamar "salada do circo" e chegar à mesa apresentada no formato do rosto de um palhaço? Bem mais atrativo e interessante, não?

Outro exemplo é colocar um bonequinho modelado com arroz flutuando no meio da sopa e, no clássico arroz e feijão, por que não usar um prato no formato de algum bicho?

Use sua criatividade na hora de pensar nos nomes e apresentações porque irá valer muito a pena

4 - Incentive as escolhas mais saudáveis

Dê um desconto para aqueles que optarem por suco natural ao invés do refrigerante e ofereça uma fruta de cortesia para as crianças.

Mostre que está preocupado com a alimentação dos pequenos, assim como os pais. O importante é ter opções, mesmo que os responsáveis não as escolham.

Tente, ao máximo, fugir dos clichês. Montar um cardápio infantil em restaurantes é mais simples do que aparenta. Tenha a sensibilidade de se colocar no lugar dos pais e das crianças ao mesmo tempo, tentando encontrar um equilíbrio entre os gostos de ambos.

Esse é o tipo de investimento e cuidado que aumentará o seu número de clientes, assim como a respectiva fidelização.

Conte com a Yooga para trazer mais lucratividade para o seu estabelecimento e muito mais agilidade na gestão do seu bar, restaurante, hamburgueria ou pizzaria.

Sistema de Gestão completo para gerenciar suas vendas, pedidos, estoque, clientes, financeiro e fiscal. De ponta a ponta do seu negócio, Yooga te possibilita uma gestão mais suave e que facilita o seu dia a dia.