10 COISAS QUE PODEM E NÃO PODEM APARECER NAS FOTOS DE SEUS DOCES
Se torne uma expert em fotografia com essas dicas da especialista Lorena Moura.
Durante o evento Doceria Lucrativa, a especialista em fotografia de comida, Lorena Moura, além de um maravilhoso workshop de fotos e vídeos para docerias, mostrou o essencial para criar um ambiente fotográfico que encanta os clientes e otimiza a experiência através do olhar.
Como te contamos neste post, Lorena é graduada em Design de Moda e apaixonada por fotografia, e está neste mercado há 10 anos.
Desde então, faz fotos e ensina empreendedoras a fazerem fotos que despertam desejo.
Além de todas as excelentes dicas dadas pela profissional no dia, ela trouxe 10 coisas que podem e não podem, 5 de cada uma, aparecer nas fotos de quem tem uma doceria ou confeitaria.
Vamos ver quais são elas?
5 coisas que podem (e devem!) aparecer na sua foto de doce
1) Pratos bonitos
Esses os clientes amam - e as confeiteiras também, vai?
Nada melhor do que a sensação de chegar em um lugar, fazer um pedido, e recebê-lo em um lindo prato, não é mesmo?
E eles ficam maravilhosos nas fotos!
A escolha do prato certo é fundamental para destacar o seu doce na foto, confeiteira.
Um prato bonito não precisa ser extravagante: às vezes, a simplicidade de um design minimalista, com bordas suaves ou até uma corzinha neutra, são suficientes para realçar as cores e texturas da sua criação deliciosa.
Pratos com desenhos delicados ou bordas ornamentadas podem dar um toque clássico, enquanto pratos modernos e de formato irregular passam uma ideia mais contemporânea.
Ah! E cuidado com o tamanho, viu?
Um prato muito grande pode fazer com que o doce pareça perdido, enquanto um prato muito pequeno pode gerar aquele desconforto visual que ninguém gosta.
2) Talheres
Já os talheres, tal como os próprios doces e as fotos, ajudam a contar uma história, tendo um papel maior do que apenas decorativo.
Por exemplo, uma colher com um pouco do seu pudim ou pavê pode sugerir que eles já estão sendo saboreados - falamos um pouco disso durante o workshop, inclusive.
Vale lembrar que a posição que esse talher está pode, de igual maneira, fazer toda a diferença.
Geralmente eles são colocados ao lado do prato, mas podem estar dentro do mesmo, dando a impressão de que o doce está sendo degustado, como no exemplo que demos há pouco.
Só cuidado para que eles não chamem mais atenção que o doce, hein?
Eles são coadjuvantes, não os protagonistas.
3) Potinhos
E o que dizer dos nossos amados potinhos? Eles também podem vir na foto do seu produto!
De cores variadas, podem vir carregados do recheio do seu doce, de granulado, confete, jujuba ou qualquer outro complemento utilizado nele, de forma direta ou mesmo ilustrativa.
Tente usá-los em suas versões de vidro e transparente, se possível, para que se consiga ver direito o conteúdo.
Outra coisa super bacana dos potinhos é que eles podem criar camadas na fotografia, dando mais profundidade a elas.
Legal, né?
4) Tecidos
Os tecidos são como os cenários que ficam por trás do doce ou embaixo.
Eles podem ser de verdade, de algodão, linho ou outro material, e até mesmo impressos. Até a Lorena os vende em seu Instagram!
Fora esses maiores, guardanapos, toalhas de mesa e panos de prato também podem entrar neste tópico para compor a sua foto.
Somente a cor que deve ser escolhida com cautela, complementando os tons do prato e do doce e criando contraste ou continuidade, dependendo da proposta.
Nada de estampas ou cores que chamem mais a atenção do que a estrela principal!
5) Ingredientes
Por fim, os ingredientes.
Quando você os mostra, você valoriza a autenticidade das suas criações e reforça a qualidade da receita.
Por exemplo, se o doce é de morango, que tal espalhar alguns morangos frescos ao redor ou usá-los como decoração no prato?
Da mesma forma, você pode usar pedaços de chocolate, castanhas, paçoca, entre outros, para reforçar os elementos-chave da receita.
Durante a sua fala, Lorena ainda explicou que os ingredientes ajudam a criar camadas e enriquecer a composição do registro, especialmente quando são usados para preencher espaços vazios de maneira intencional.
Além disso, eles despertam o apetite, pois remetem diretamente à experiência sensorial do sabor e aroma.
Que delícia, deu até fome!
5 coisas que não podem aparecer de jeito nenhum nas fotos de seus doces
Já no que tange à questão dos aspectos negativos, Lorena também trouxe uma lista de 5 coisas que não devem aparecer em uma foto de doce, de jeito nenhum.
Bora ver quais são!
1) Ingredientes passados ou estragados
Ai que nojinho!
Ei, confeiteira, evitar ingredientes passados ou estragados é uma regra básica para garantir a atratividade da sua foto, viu?
Frutas murchas, amassadas ou com manchas, por exemplo, podem transmitir uma sensação de descuido e comprometer a percepção de frescor do doce.
Da mesma forma, ingredientes com texturas ou cores alteradas indicam baixa qualidade, afastando o público.
Você não quer isso, quer?
2) Tecido sujo
Segundo Lorena, tecidos sujos, manchados ou com fiapos podem arruinar completamente a composição de uma foto, desviando a atenção do doce para algo negativo.
No Doceria Lucrativa, ela explicou que, por mais sutil que pareça, uma mancha pode ser percebida pelo cliente e dar aquela impressão chata de desleixo ou amadorismo, sabe?
“E no caso de acidentes?”, você pode estar se perguntando.
Bem, se houver algum acidente durante a preparação, como respingos ou sujeira, troque imediatamente o tecido ou reposicione os elementos para evitar que essas imperfeições fiquem evidentes na imagem, combinado?
3) Algo fora do contexto
Imagina encontrar um controle remoto no meio da foto de um doce?
Ou mesmo uma chave perdida perto da sua sobremesa carro-chefe da casa?
Fora o fato de não acrescentar nada à imagem, esses objetos - como outros fora de contexto - podem tirar o foco principal da mensagem que ela quer passar.
Portanto, certifique-se sempre de que o cenário escolhido esteja em sintonia com o tema do doce e da foto!
Se tiver algo perdido por ali, retire.
4) Estampas marcantes
Lembra do que falamos lá em cima sobre as estampas e cores muito marcantes e exageradas?
Pois bem.
Elas tinham que entrar aqui também, para evitar que você se esquecesse e para que reforçássemos de que não deve haver competição entre os outros elementos da imagem e o doce.
Tecidos ou louças com estampas muito chamativas podem roubar a cena e desviar a atenção dele, que, como sabemos, deve ser o centro das atenções.
Assim, prefira sempre usar estampas discretas ou lisas, que o complementem, ok?
Lorena também recomenda que, se for utilizar estampas, você opte por algo sutil, como listras finas ou padrões monocromáticos, que adicionam textura sem sobrecarregar a composição.
Equilíbrio é tudo!
5) Louças quebradas e/ou com lascas
Por fim, essa aqui nem precisamos dizer muita coisa, né?
Qualquer descuido nesse sentido pode comprometer toda a estética da foto e até mesmo fazer com que o seu cliente fique preocupado de receber um pedido com algo quebrado, uma lasca, um caco de vidro…
Imagina?
Por isso, use sempre louças bonitas e bem conservadas para as suas fotos, confeiteira!
Elas reforçam a ideia de capricho e qualidade, atributos que devem sempre estar associados à sua fotografia.
Fica a dica!
E aí, gostou do conteúdo?
Aproveite que está por aqui e confira também este conteúdo relacionado: Quais são as novas funcionalidades do Instagram?