FURTO DE FUNCIONÁRIO: VOCÊ PASSA POR ISSO NO SEU RESTAURANTE?

A situação, por incrível que pareça, é mais comum do que se imagina em bares e restaurantes. Como você se protege por aí?

FURTO DE FUNCIONÁRIO: VOCÊ PASSA POR ISSO NO SEU RESTAURANTE?

Imagine a seguinte situação: você sonha em abrir um restaurante, se prepara durante anos para isso, pega aquele empréstimo suado no banco já com a perspectiva de quando terá lucro e irá conseguir pagá-lo, e quando os bons ventos começam a soprar no negócio…

Boom! A bomba! A surpresa!

Você pega um dos seus melhores funcionários te furtando!

Já aconteceu com você ou conhece história similar?

Pois é. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

E pode acontecer com você ou qualquer outro empreendedor do food service.

Quer saber as implicações disso perante a justiça e como evitar que situações como essa aconteçam, tendo mais segurança e controle do dinheiro que entra no seu restaurante?

Então esse post é pra você! Vem com a gente!

Furto de funcionário: o que fazer ao flagrar ou descobrir

Ninguém gosta de ser furtado, não é mesmo?

Quando é por alguém que a gente confia, bem debaixo do nosso nariz, então, vish… A sensação de impotência é gigantesca, a gente sabe.

Dá vontade de fazer mil coisas ao mesmo tempo!

Ainda assim, vale lembrar que flagrar ou descobrir um funcionário furtando o seu restaurante, antes de tudo, é uma situação delicada, portanto, requer uma abordagem cuidadosa da sua parte.

Primeiro, mantenha a calma.

Respire fundo e tente esfriar a cabeça antes de tomar qualquer medida, combinado?

Se possível, evite fazer contato visual com a pessoa, mandar mensagem ou qualquer outro tipo de confronto.

Em seguida, certifique-se de ter evidências sólidas.

Podem ser vídeos de câmeras de segurança, testemunhas e até um sistema de gestão com acessos diferenciados para cada funcionário, que exija senha para realizar determinadas ações, como o da Yooga.

Ao invés de confrontar o funcionário imediatamente, tente conversar com ele em particular, em um ambiente discreto, para evitar constrangimentos desnecessários.

Dê a ele a oportunidade de explicar sua versão da história. Muitas vezes, podem haver mal-entendidos ou outras circunstâncias desconhecidas por você por trás da história.

Então não dá pra sair apontando o dedo por aí, ok?

Se confirmado o furto, aí, sim, será a hora de você tomar as medidas necessárias!

Advertências, suspensões, demissão ou até mesmo ações legais, dependendo da gravidade do furto e das políticas do seu restaurante, são algumas das decisões que podem ser tomadas.

Lembre-se de manter um registro da conversa, seja por escrito, no WhatsApp, ou falado pessoalmente, com uma gravação.

As declarações feitas por você ou pelo funcionário podem ser usadas como prova do furto, que é crime, como veremos em seguida.

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As implicações perante a lei

Um furto, na concepção da palavra, é a apropriação indébita de bens ou propriedade de outra pessoa ou empresa sem a devida autorização, e com a intenção de permanecer com esses bens de forma permanente ou temporária, privando o proprietário de seu uso.

Então, sim, ele é um crime, caso ainda não tenha ficado claro!

Se comprovado, pode-se configurar, dentre outros, além do próprio delito de furto, apropriação indébita ou estelionato, que estão previstos, respectivamente, nos artigos 155, 168 e 171 do Código Penal.

Além da justa causa, a lei diz que o funcionário que for pego furtando não terá o direito às verbas rescisórias, como a multa de 40% do FGTS depositado, aviso prévio, férias e décimo terceiro salário proporcionais.

Também existe pena com reclusão de dois a oito anos, e multa.

Fora o fato de que o funcionário pode ficar mal-falado e “queimado” perante o mercado.

Quando se fala do ramo food service, onde grande parte dos empreendedores e donos de restaurantes se conhece, em especial em cidades menores, para o colaborador, esse ato pode acabar saindo “pior do que a encomenda”.

Afinal, por motivos óbvios, ele não será mais indicado para outras vagas, o que poderá arruinar o seu networking.

Entendendo como funciona o seu fluxo de caixa

Mas, afinal, como evitar que isso aconteça?

Ou conseguir descobrir que algo está “faltando” e que um funcionário pode estar te furtando mesmo que você não veja pelas câmeras ou pelo sistema?

Uma das formas é através do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é, basicamente, uma ferramenta voltada para gerenciar as finanças do seu restaurante, monitorando todo o dinheiro que entra e que sai, e garantindo a sua saúde financeira.

Nele, devem estar registradas todas as fontes de receita do seu restaurante - de vendas presenciais e delivery de refeições e bebidas a qualquer outra fonte de renda -, todas as despesas operacionais - como compra de insumos, aluguel e mão de obra -, contas a pagar e previsão de receitas e despesas futuras.

É claro que existem vários outros pontos e cálculos que podem ser incluídos aqui, até porque existem também fluxos de caixas diferentes, como o operacional, o direito e o indireto, de acordo com a sua necessidade e do que o seu restaurante mais precisa controlar.

Porém, a questão aqui é entender que ter um bom e controlado fluxo de caixa, nas suas mãos, pode evitar os dissabores de um furto, te dar mais controle sobre o seu restaurante e, ainda, aumentar a sua lucratividade.

Para não ter que fazer esse controle na mão, uma dica é utilizar o sistema de gestão da Yooga.

Além do fluxo de caixa, por ele, você tem todas as ferramentas necessárias para a sua gestão financeira, incluindo relatórios e dashboards atualizados em tempo real com todas as informações sobre o seu restaurante que você precisa.

Como ter mais segurança e controle do seu dinheiro

Ter um controle completo das finanças do seu negócio é essencial.

Uma plataforma unificada proporciona uma visão consolidada de todas as transações, incluindo valores recebidos, taxas de entrega e relatórios de vendas em um único lugar.

Isso simplifica o fechamento de caixa e oferece relatórios detalhados para avaliar o desempenho do restaurante e tomar decisões informadas com facilidade.

E essa plataforma é claro que também só poderia ser Yooga.

Um sistema prático, intuitivo e simplificado que vai ajudar você a ter mais segurança e controle do dinheiro do seu restaurante.

Além de tudo o que citamos por aqui até então, com Yooga, você também consegue configurar acessos personalizados para cada colaborador do seu restaurante, liberando que ele veja apenas o que você quiser que ele veja, e colocar senha para cancelamento de venda e pedidos do balcão, por exemplo.

O vídeo abaixo e os que você conferiu ao longo deste conteúdo mostram como fazer isso:

E aí? Gostou?

Chega de sofrer com furto de seus funcionários, né?

Existe um jeito mais fácil de gerenciar o seu restaurante, ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça.

Fale com um de nossos especialistas!

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