COMO TER UMA GESTÃO ESTRATÉGICA NO SEU RESTAURANTE

Trabalhar com estratégia é essencial para o alcance dos seus objetivos e resultados.

COMO TER UMA GESTÃO ESTRATÉGICA NO SEU RESTAURANTE

Fazer a gestão de qualquer estabelecimento não é tarefa fácil.

Quando se trata de um restaurante, então, que trabalha com comida e insumos não perecíveis e perecíveis, então, mais ainda.

A questão se torna ainda mais desafiadora ao falarmos de gestão estratégica.

Você sabe o que é uma? Quais os principais pontos de uma gestão estratégica? E quais as melhores dicas de como ter e aplicar uma gestão estratégica no seu restaurante?

É o que você vai descobrir neste post! Já pega o seu papel e caneta para anotar tudo e não perder nada!

O que é uma gestão estratégica

Como o nome já adianta, uma gestão estratégica é uma gestão que combina a gestão como a que já conhecemos, o ato em si de gerir, com a estratégia.

Quando pensamos em gestão estratégica, devemos pensar em uma gestão focada em planejamento, metas, execução e resultados.

Ao falarmos sobre ela, também devemos levar em consideração o estudo de métricas, e ter relatórios completos com dados que auxiliem na tomada de decisões.

Com o Sistema de Gestão da Yooga, por exemplo, você tem acesso a relatórios completos, descomplicados e um dashboard em tempo real personalizado para você.

Por ele, você pode saber quais itens geram mais vendas, quais são os melhores horários de funcionamento, ou mesmo o desempenho dos seus garçons.

E isso tudo faz parte de uma gestão estratégica!

Principais pontos de uma gestão estratégica

Uma gestão que combina estratégia nas suas tratativas conta com alguns pontos relevantes para serem levados em consideração.

Pesquisa de mercado

Antes de tudo, pesquise o seu mercado. Quem são seus concorrentes? O que eles fazem? De que forma se comunicam? Quais são seus diferenciais e vantagens competitivas? E os defeitos?

Com essas respostas em mãos, você consegue se estruturar estrategicamente quanto à sua gestão, identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, a chamada Análise SWOT, que já falamos neste post.

Importante deixar claro que este movimento de pesquisa deve ser um movimento constante.

Até porque, ele também servirá como identificador de tendências e te permitirá tomar decisões importantes, se antecipando ao seu concorrente e também agregando mais valor ao seu cliente.

Planejamento

A ideia de ter uma pesquisa de mercado anterior ao planejamento é justamente para você saber onde atacar.

O seu planejamento é o seu plano de ação. Ele deve conter suas metas e todo o passo a passo de como você vai fazer para alcançá-las.

Com esse guia de ações, você já tem um norte e não fica fazendo "por fazer".

É uma grande referência para você como gestor e por quem é gerido por você, de seus colaboradores a suas ferramentas e até mesmo os seus equipamentos utilizados na cozinha, na sala e outros cômodos do restaurante.

Tarefas e processos

Após a pesquisa de mercado e a elaboração do planejamento, passamos para a parte de tarefas e processos.

Aqui, principalmente ao falarmos de tarefas, devem ser refletidos sobre quem irá fazê-las, quais os prazos para cumprí-las e o que será entregue em cada uma delas.

E, para fazê-las rodá-las, também é necessário processos bem definidos. Com um processo bem definido, a ideia é que a tarefa flua de uma forma muito mais tranquila.

Importante: o fato de você ter um processo bem definido no seu restaurante não quer dizer que ele e as tarefas que surgem dele não precisem ser revisados com frequência também para saber se continuam se adequando aos objetivos.

O mercado muda, os objetivos mudam, as pessoas mudam, e de vez em quando você precisará fazer revisões - sempre, claro, pensando no melhor para o seu restaurante, sua lucratividade e, o principal nisso tudo, o seu cliente.

Investimento em ferramentas

Por fim, considere, em sua gestão estratégica, o investimento em ferramentas.

Otimizar o seu trabalho através delas é um grande passo para você alcançar suas metas.

O Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal Completo são ferramentas oferecidas pela Yooga e feitas justamente para isso, otimizar o seu trabalho e levar a você uma gestão simples, suave e descomplicada do seu negócio.

O melhor de tudo é que esse investimento cabe no seu bolso!

Dicas de como aplicar no seu restaurante

Agora que você já sabe o que é gestão estratégica e quais os seus principais pontos, vamos a algumas dicas rápidas de como aplicá-la no seu negócio.

Estratégia de cardápio

Como você pensa e define o seu cardápio?

Uma dica, a partir de tudo o que falamos anteriormente, é trabalhar com uma estratégia que você consiga atender operacionalmente e também atraia e fidelize seus clientes.

A Amanda, por exemplo, uma das grandes parceiras da Yooga, do Restaurante Casa da Ilha, trabalha com dias temáticos no estabelecimento, onde cada dia o restaurante trabalha um cardápio diferente de acordo com o tema.

Ex: Segunda-feira é dia de massas, terça-feira é dia de comida árabe, e por aí vai.

Além disso, outra estratégia trabalhada por ela é a de ter um restaurante self-service, mas, no delivery, ter um cardápio a là carte.

Legal, né?

No episódio #013 do Jeito Yooga Podcast, ela conta um pouco sobre sua experiência desde à chegada ao restaurante e dá dicas incríveis de gestão estratégica, como essas que citamos anteriormente.

Assista abaixo!

Datas comemorativas

Muito interligado com o que falamos no tópico anterior, está o aproveitamento da oportunidade presente em datas comemorativas.

Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, e até o mesmo o aniversário do restaurante são algumas dicas de datas comemorativas onde você pode trabalhar com uma boa estratégia.

Seu restaurante já trabalha com algum tipo de planejamento nesse sentido? Que tal considerar?

Gestão de conteúdo

Com tantas coisas legais acontecendo no seu restaurante, vai ser praticamente impossível você não ter um registro disso, certo?  

Assim, uma excelente dica é tirar fotos, fazer vídeos, colher depoimentos de colaboradores e clientes, e compartilhar nas suas redes sociais, umas das grandes vitrines do seu negócio.

E é possível fazer uma boa gestão de conteúdo sem gastar tanto! Aprenda como fazer um marketing de baixo custo.

Agora que já sabe tudo o que é e como fazer uma gestão estratégica no seu restaurante, só falta agora vir pra Yooga!