CONTROLE SUAS VENDAS COM UM GESTOR DE PEDIDOS PARA RESTAURANTES

Aumente suas vendas e tenha mais agilidade no seu negócio com um gestor de pedidos para restaurantes.

Quem tem um bar ou restaurantes e vê as vendas aumentando de uma hora para outra, pode ter que encarar um novo desafio: organizar todos esses pedidos.

Mas, graças à tecnologia essa atividade pode ser facilmente executada com o uso do gestor de pedidos ou gerenciador de pedidos para restaurantes.

Para alcançar um bom nível de agilidade, e se tornar competitivo é primordial automatizar a gestão dos pedidos.

Implementar um gestor de pedidos para restaurantes que melhor atenda o seu negócio, irá aumentar a produtividade e reduzir custos.

Por isso, contrate os serviços de uma plataforma prática, objetiva e com comunicação clara, de maneira a facilitar o processo de implantação e adaptação da equipe e dos clientes.

O que é um gestor de pedidos para restaurantes?


O gestor de pedidos funcionará como uma central virtual para recebimento, confirmação, conferência ou despacho dos pedidos que podem ser feitos por seus clientes tanto no salão, quanto no delivery, drive thru ou takeaway.

Seu principal objetivo é dar uma melhor visão sobre o volume de vendas, tipo de pedido, faturamento e andamento do processo, ajudando como o próprio nome sugere, na gestão operacional do restaurante.

Quando você decide implementar o serviço de delivery no estabelecimento, é preciso tomar algumas decisões:

  • como será a entrega;
  • reajustes nos valores;
  • quais embalagens utilizar;
  • como vai receber e administrar os pedidos.

O processo de administrar pedidos é chamado de gerenciamento de pedidos, consiste em acompanhar a compra em todas as etapas até sua conclusão e no pós-venda.

Existe uma série de fases necessárias para que funcione de maneira eficiente, e o monitoramento delas é essencial para garantir a satisfação do cliente.

Em um restaurante, por exemplo, o pedido é recebido, produzido, embalado e enviado em um curto período, após confirmado o recebimento do cliente o estabelecimento ganha feedbacks.

Parece uma tarefa simples observando dessa maneira, mas a complexidade vem quando este mesmo restaurante recebe um fluxo de vários pedidos simultaneamente, no atendimento presencial, delivery e para a retirada.

Quanto maior o fluxo de vendas, complexidade do cardápio e variedades de serviços de atendimento, mais difícil se torna o gerenciar todos os pedidos. pedidos.

O melhor caminho para quem deseja sustentar o crescimento do seu negócio é investir em um gestor de pedidos para restaurantes.

O crescimento exponencial do setor de delivery trouxe também uma grande quantidade de gerenciadores de pedidos, cada um com métodos, vantagens e custos particulares.

E, é claro que a forma que esse gerenciamento é feito, interfere e muito na qualidade do seu serviço prestado.

Por isso, a escolha do parceiro que irá fornecer a tecnologia necessária para o gerenciar os pedidos do seu estabelecimento é uma decisão que deve ser criteriosa.

Atenção aos valores

Ao pesquisar os serviços de um gestor de pedidos para restaurantes observe todos os encargos envolvidos, como mensalidades e taxas sobre vendas.

Alguns canais de vendas como o iFood, Rappi e outros aplicativos terceirizados de entrega cobram taxas sobre cada uma das vendas geradas através desses aplicativos para o seu estabelecimento.

Essa conta, lá na frente pode não trazer bons resultados financeiros, ainda mais se você não souber trabalhar a sua margem de lucro e a precificação correta dos seus produtos.

Produto

É comum precisar reajustar o valor do produto para as vendas via delivery e, assim, aliviar o peso das taxas de vendas desses serviços terceirizados.

Considere seu público-alvo e o mercado em que você está inserido antes de repassar os valores para os seus clientes.

Seu negócio não pode ficar em desvantagem, mas seu consumidor também não tem que pagar o preço.

Estrutura do negócio

Pensar na estrutura do seu negócio também é importante.

Avalie a maneira como você estrutura os produtos no seu cardápio, se possui muitas opções de personalização dos pratos ou mesmo o fato de você possuir frota própria para a logística de entrega.

Considerando estes fatores, faça uma escolha bem pensada. Com certeza seu estabelecimento irá se beneficiar bastante.

Descubra as principais dicas para ter um cardápio que vende o ano todo. Acesse o episódio "cardápio vendedor" do Jeito Yooga Podcast.

Automatize o recebimento dos pedidos no seu restaurante


A complexidade do processo de gerenciamento de pedidos exige que haja um grande investimento em atendimento e logística ou um investimento bem menos oneroso em automação.

Ao adotar a automação do serviço de delivery, você terceiriza o seu atendimento a uma tecnologia feita especialmente para dar agilidade ao processo de entrega.

O gestor de pedidos para restaurantes não se limita a atender o cliente e processar os pedidos, ele traz diversas outras vantagens que permitem ao seu estabelecimento a economia com atendimento, agilidade e crescimento.

Veja quais são as vantagens de de ter um gestor de pedidos para restaurantes


Ajuda a acompanhar do histórico de pedidos

Uma das maiores facilidades dessa solução é a de avaliar o histórico de pedidos.

Seja para uma simples conferência de rotina durante um dos dias de vendas ou até mesmo para a conciliação financeira.

O gestor de pedidos para restaurantes ajuda a criar uma lista de todas as vendas realizadas durante determinado período.

Esses relatórios geralmente trazem informações úteis como:

  • data;
  • número do pedido (ou da ordem/mesa);
  • nome do cliente (ou número da mesa/comanda);
  • tipo de venda (entrega, retirada ou salão);
  • status do pedido;
  • quantidade de itens pedidos;
  • valor total da compra.

Dessa forma, é possível consultar, imprimir ou ainda exportar esses dados para outras análises.

Ao contratar um gestor de pedidos para restaurantes, você ganha em eficiência e principalmente em agilidade no atendimento.

Mais agilidade no processo

Quando você recebe uma ordem de pedido e ela não é repassada rapidamente para a produção, você e o seu restaurante perdem um tempo que é extremamente valioso.

Com um gestor de pedidos para restaurantes esta etapa do processo é instantânea, além de permitir a mesma velocidade às respostas para as dúvidas do cliente.

Comunicação interna

A comunicação dos pedidos e suas etapas no processo fica muito mais ágil. O que melhora o fluxo de informações entre os setores e torna todo esse processo quase que a prova de falhas.

Quanto mais integrativo for o sistema escolhido para a gestão dos pedidos, melhor será a comunicação entre os setores e pessoas envolvidos na operação do seu estabelecimento.

Banco de dados aperfeiçoado

Quem trabalha com vendas sabe a quantidade de informações que um único pedido pode gerar. Essas informações precisam ser repassadas para as várias áreas do seu negócio: cozinha, garçom, entregadores, caixa, e etc.

Um gestor de pedidos para restaurantes faz o trabalho de unificar esses dados e permite o acesso de todos os colaboradores envolvidos no processo.

Otimização de processos

O sistema de gerenciamento de pedidos reduz a necessidade de intervenções manuais nos procedimentos desde o recebimento do pedido até sua finalização.

Saiba como obter feedbacks dos clientes

De maneira eficiente, você consegue pesquisar a satisfação dos seus clientes e colher feedbacks.

Ainda, é possível categorizar como negativos ou positivos para ajudar o seu restaurante a melhorar seu trabalho e sua reputação.

Relatórios facilitados

Por ser um processo muito automatizado, é também um registro muito efetivo de informações.

Um bom gestor de pedidos para restaurantes transforma esses dados em relatórios de fácil compreensão para ajudar você a visualizar como está a situação do seu restaurante.

E também auxiliará você na hora de tomar decisões de melhoria e crescimento.

Todas essas vantagens poderiam ser alcançadas de maneira manual, mas precisariam de um esforço enorme da sua equipe. O que demandaria tempo, retrabalho e muito feedbacks negativos por conta da "lentidão", acredite!

Gestor de pedidos para restaurantes integrado ao iFood

Com um gerenciador de pedidos integrado ao iFood, você recebe todos os pedidos efetuados no marketplace em um só lugar e os direciona facilmente para a produção e entrega.

A cozinha recebe todas informações necessárias para a produção assim que o cliente faz o pedido em casa e o seu motoboy entrega com muito mais rapidez e exatidão de produtos e nos endereços.

E mais, você acessa todas as vendas efetuadas pelo iFood, puxa relatórios de produtos e sabe o que os seus clientes gostam de pedir mais no delivery.

Nesse caso, dá até para aplicar promoções exclusivas para fidelizar os clientes que mais compram de você.

Ou, caso eles tenham parado de comprar de você no delivery, esse é um bom motivo para puxar assunto e oferecer novamente algo a mais para eles, com uma boa promoção nos próximos pedidos.

Vender nunca mais será um problema para você com o gestor de pedidos para restaurantes da Yooga!

Para saber mais, fale agora com um de nossos especialistas ou faça um teste grátis no sistema.