GOOGLE MEU NEGÓCIO PARA RESTAURANTES

Insira informações importantes sobre o seu restaurante, receba avaliações e muito mais nessa ferramenta gratuita do Google.

GOOGLE MEU NEGÓCIO PARA RESTAURANTES

É como dizem por aí: "quem não é visto, não é lembrado".

E, nos dias atuais, ter uma gestão de marketing digital é fundamental para isso, para alavancar as vendas do seu restaurante no meio digital e aumentar a sua lucratividade.

Afinal, você precisa aparecer para quem procura você e a seu restaurante na internet!

O Google Meu Negócio vem para contribuir - e muito! - com esse objetivo.

Você já conhece a ferramenta? Sabe das suas funcionalidades e como ela pode te ajudar?

Continue com a gente nesse post então!

O que é

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, oferecida pelo Google, que serve para você realizar o cadastro de informações relevantes do seu negócio.

Por meio dela, você consegue inserir uma descrição do seu negócio, seus horários de funcionamento, seu endereço, fotos internas e externas, receber avaliações e comentários de clientes, e muito mais!

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas funções?

Descrição

A descrição é onde você vai colocar a que o seu restaurante veio.

É como uma seção "Sobre" onde você vai poder colocar mais informações sobre sua missão, visão e valores, sobre sua história ou a história de sua família (caso seja um negócio familiar), seu slogan ou similares.

Aqui não é um espaço para vender e colocar "compre agora". É onde você vai se apresentar para quem ainda não conhece o seu negócio.

Horários de funcionamento

Esta é uma seção extremamente relevante, principalmente em fins de semana e feriados onde a tendência é que as pessoas busquem mais locais para pedir comida ou comer fora.

É onde você irá configurar todos os horários de funcionamento do seu restaurante, de acordo com os dias de semana e os horários de fechamento e abertura.

Horários de pico

Os horários de pico são definidas de forma automática pelo Google com base nas visitas para o seu restaurante.

"Mas como o Google vai saber quem está indo lá?", você pode se perguntar.

O buscador nessas horas leva em consideração a quantidade de pessoas buscando pelo seu estabelecimento, o horário dessas buscas e também o quanto que elas tem utilizado o Google Maps para chegar até ele.

Endereço

No endereço, você vai dar todos os detalhes e informações possíveis sobre onde seu restaurante está localizado.

Rua, avenida, número, bairro, CEP, ponto de referência. Quanto mais completa essa seção puder estar, melhor.

Ao configurar o seu endereço no Google Meu Negócio, ele automaticamente já é inserido também no Google Maps após aprovação e verificação (continue lendo para entender mais a respeito e qual a importância disso).

Fotos

Nesta seção, você pode adicionar registros do seu ambiente interno e/ou externo, bem como fotos dos pratos do seu cardápio, ou mesmo do seu cardápio.

Certifique-se de que as fotos estejam em boa qualidade antes de colocá-las nessa seção, pois elas podem ser cruciais na decisão de ir ou não até seu estabelecimento.

Neste post, falamos um pouco mais sobre esse assunto. Confere lá!

Logomarca

A sua logomarca é o seu negócio traduzido em uma identidade visual, e também há espaço para ser inserida no Google Meu Negócio.

Esta seção não é extremamente relevante para o seu restaurante, mas pode ser interessante considerando que provavelmente ela estará na sua fachada, no seu cardápio, entre outros materiais.

Quanto mais completas as seções puderem estar, melhor!

Avaliações

As avaliações são feitas pelos usuários e clientes que visitam o seu restaurante e podem variar de 1 a 5 estrelas.

Não é possível apagá-las após a publicação e podem vir acompanhadas de comentários ou não.

Portanto, capriche no seu atendimento, nos produtos e no serviço oferecido pelo restaurante!

Lembre-se que essa também será a sua vitrine e porta de entrada para outros clientes.

Comentários

Bem como as avaliações em estrelas, os comentários não podem ser apagados e também são feitos por usuários e clientes que já te visitaram.

Além do que falamos no tópico anterior, é importante também considerar o quanto essa seção é importante como feedback.

Muitas vezes, os clientes possuem sugestões de melhorias que podem ser aplicadas imediatamente no seu restaurante e é aqui que eles vão deixar essas sugestões.

Conheça 8 estratégias para aproveitar melhor o feedback dos seus clientes.

Qual a importância

Ter um Google Meu Negócio do seu restaurante é importante e vantajoso por diversos motivos.

Pesquisas por proximidade

Hoje em dia, as pessoas usam o Google para pesquisar de tudo, inclusive sobre estabelecimentos próximos a elas. Uma das principais pesquisas do buscador é, justamente, "restaurantes perto de mim".

É nessas horas que você e o seu negócio, já configurados corretamente, aparecerão para as pessoas que podem vir a se tornar suas clientes.

Sugestão de rotas no mapa

Além disso, como falamos anteriormente, ao configurar o seu perfil no Google Meu Negócio, ele automaticamente já é inserido também no Google Maps, o que também facilita na hora das pessoas saberem como faz para chegar até o seu estabelecimento e jogarem, por exemplo, no GPS do carro.

Ah! E tem mais: você mesmo já deve ter feito isso que a gente sabe.

Boca a boca

Quem nunca chegou e pesquisou diretamente pelo nome de um restaurante no Google para ver as suas avaliações?

Pois é.

Nessas horas, é ainda mais relevante ter um perfil configurado por lá corretamente.

Sabe aquela história de o boca-a-boca ser a alma do negócio? Então: aqui isso funciona na prática.

Ao verem avaliações e comentários positivos de outros clientes no perfil do seu restaurante, mais pessoas se sentirão inclinadas a visitá-lo para conhecer. Quer coisa melhor do que isso?

Fonte para diversos aplicativos

E por fim, mas não menos importante, também existe uma outra grande vantagem ao cadastrar o seu perfil no Google Meu Negócio.

O Google é uma importante fonte de dados para diversos aplicativos, como o Instagram, por exemplo.

Sabe aquela foto que você tira em um lugar e marca a localização no feed ou nos stories? Essa localização vem do Google!

Portanto, se quiser aumentar o número de pessoas fazendo isso, para, assim, aumentar a visibilidade do seu restaurante e reforçar a sua marca, cadastre-se hoje mesmo!

Como cadastrar

Para se cadastrar no Google Meu Negócio é muito fácil.

Basta ir até a página oficial da ferramenta clicando aqui e, em seguida, clicar no botão "Gerenciar agora".

O processo todo é bastante intuitivo, basta ir seguindo os passos descritos, colocando nas etapas seguintes o nome, o segmento do seu restaurante e o endereço.

Também é possível dar detalhes relacionados a entrega do seu delivery, por exemplo.

Depois que o perfil de seu restaurante for criado, começará o seu processo de verificação.

Essa verificação pode acontecer de forma automática, por uma ligação ou SMS, ou mesmo com o envio de uma carta com um código do Google.

Com esta etapa concluída e o perfil verificado, você terá acesso a uma página com tudo que preencheu até então e mais campos para completar caso queira, como o campo relacionado à adição de fotos do seu restaurante, como já citamos anteriormente sobre sua importância.

Está feito! Agora seu restaurante está configurado corretamente no Google Meu Negócio e já começará a aparecer nas pesquisas do buscador.

#VemPraYooga