FRANQUIA DE RESTAURANTE: VALE A PENA INVESTIR NESSE SETOR?

A franquia de restaurante ideal para você é aquela que combina com seus objetivos não só financeiros, mas de vida.

FRANQUIA DE RESTAURANTE: VALE A PENA INVESTIR NESSE SETOR?

Se você é apaixonado por cozinhar ou tem o objetivo de mudar de vida, abrir uma franquia de restaurante pode ser um grande passo.

É a chance de unir o útil ao agradável e transformar sua carreira profissional.

Não importa onde você vá, onde esteja, sempre vão existir restaurantes à sua disposição.

Afinal, o setor de alimentação é um dos que mais lucra no Brasil.

Mas, mesmo diante dessa concorrência, há espaço e cliente para todo mundo! Especialmente se você optar por abrir uma franquia de restaurante.

Uma franquia é sua a melhor chance de conseguir bons resultados, retorno financeiro e atenção do público logo nos primeiros meses.

No mercado, existem diversas marcas querendo expandir sua atuação.

Mas, uma franquia exige dedicação. Mesmo que o negócio não exija a presença do dono em todos os momentos, é preciso ficar atento às demandas para garantir que tudo saia como o esperado.

Dessa forma, é preciso ter tempo para se dedicar ao seu negócio, para avaliar o dia a dia e tomar as decisões corretas que garantem a boa performance.

E antes de aprofundar mais ao assunto, já te adiantamos aqui: vale sim a pena investir em uma franquia de restaurante!

Acompanhe a leitura e descubra as possibilidades e as vantagens disponíveis para esse setor.

Quais as vantagens de abrir uma franquia de restaurante?


Apostar em uma franquia de restaurante traz uma variedade de benefícios e vantagens, principalmente para quem gosta do setor de alimentação.

E antes de adentrar aos benefícios, é preciso destacar algo muito importante: para aproveitar de forma real e assertiva todas as vantagens de uma franquia de restaurante é essencial que você tenha cuidado com a sua escolha.

Esteja atento ao empreendimento ou segmento que optou para atuar e não leve em consideração apenas os resultados financeiros.

Ser responsável por uma unidade de franquia exige tempo e dedicação muito maiores do que você certamente imagina ou espera ter que se doar.

Lembre-se: entrar em um negócio apenas pelas questões financeiras, deixando de lado suas vontades, tem altas chances de o seu estabelecimento não ir pra frente ou passar por grandes dificuldades.

Pense na afinidade que você tem com o ramo da alimentação ou mesmo se está disposto a estruturar um negócio que exige tanto do seu tempo.

Assim, você terá uma base mais resistente para enfrentar tudo que vier pela frente. Incluindo acordar todos os dias e se sentir motivado a desenvolver o seu negócio, a sua equipe e sempre encantar os seus clientes.

Está certo que esse é o ramo que quer seguir?

Veja aqui algumas das inúmeras vantagens que você pode ter ao abrir uma franquia de restaurante, seja a sua ou alguma já existente.

1) O ramo da alimentação cresce a cada dia

O segmento da alimentação é um dos mais fortes que existem na economia brasileira.

De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising - ABF, no primeiro semestre de 2020 as franquias do segmento registraram o maior faturamento. Foram quase R$ 11 bilhões para se ter uma ideia.

Inclusive, o título de ramo mais rentável vem se fortalecendo ao longo dos anos.

No mesmo período, em 2019, houve um resultado superior a R$ 12 bilhões. Mesmo com a queda de 11%, o setor tem conseguido registrar bons resultados sem parar.

Apesar da crise de 2020, as marcas de franquia de restaurante conseguiram se reinventar e passaram a apostar em outras frentes para manter a alta nas vendas. Um dos principais movimentos foi o de delivery.

No geral, o setor conseguiu crescer mais de 23% no primeiro semestre de 2020.

Assim, com base nos números e resultados, fica fácil identificar porque abrir um restaurante é algo tão promissor para quem gosta do ramo.

2) Público-alvo amplo e diversificado

Outra vantagem que transforma uma franquia de restaurante em algo realmente vantajoso é a amplitude do seu público-alvo.

Não importa o tipo de comida que você oferece, sempre haverá clientes para você atender.

Restaurantes podem ser vistos como uma solução para quem busca um lugar para jantar, almoçar, comemorar ou apenas passar o tempo.

Não importa a idade ou o tamanho da família, se a comida for boa, você terá público.

Agora, uma questão que precisa ser muito bem avaliada é o caso das comidas típicas, que acabam limitando um pouco mais o seu acesso.

Afinal, nem todo mundo gosta de japonês, mexicano, árabe, chinês etc. O mesmo vale para os doces.

Isso quer dizer que não é uma boa abrir esses estabelecimentos e o ideal é o famoso “arroz com feijão”?

Não, muito pelo contrário. Essa é apenas uma perspectiva para saber que, na sua localidade, podem existir nichos com maior aceitação do que outros.

3) Variedade de produtos para oferecer

Quando falamos em franquia de restaurante, outra coisa que acaba chamando a atenção dos futuros empreendedores é o cardápio variado.

Mesmo os estabelecimentos de comida típica oferecem de tudo e mais um pouco para seus clientes.

Todos os locais tentam explorar o que há de mais chamativo na culinária.

São poucas as pessoas que entram em um local decididas do que querem comer. O mais comum é o consumidor chegar, estudar o cardápio e aí sim fazer o pedido.

Nessa hora ele vê um pouco como o seu restaurante funciona.

Como resultado, ele poderá voltar no futuro para comer outras coisas, por exemplo.

O mesmo vale para as sobremesas, bebidas etc. Essa é uma vantagem que dificilmente você verá em outros segmentos.

E nem todos possuem a condição de oferecer tanta variedade assim.

Então, é importante fazer uma visita para conhecer o cardápio antes de escolher qual franquia você vai abrir.

Assim como as instalações-padrão do restaurante e o sabor dos pratos. Esses podem ser fatores muito importantes para sua tomada de decisão.

4) Reconhecimento da marca pelo público-alvo

As franquias são empreendimentos que nascem pela necessidade de uma determinada marca expandir sua área de atuação.

Para isso, ela utiliza seu know-how para atrair empresários terceiros e permite que eles explorem comercialmente seus serviços ou produtos.

Dessa forma, o franqueado tem a chance de utilizar a marca e padrões de uma empresa reconhecida no mercado para atrair o público da sua região.

Ao mesmo tempo, tem acesso a boas condições de fazer seu negócio funcionar sem grandes problemas, mesmo nos primeiros meses.

Afinal, a tendência é que os consumidores se mantenham fidelizados a algo que já conhecem.

Ou seja, ao abrir uma franquia você conta com uma marca que vai atrair as pessoas, porque ela já atuava antes.

5) Suporte da franqueadora para manter a saúde financeira do restaurante

Outra grande vantagem de apostar em uma franquia de restaurante é ter acesso ao suporte oferecido pela marca.

O sistema de franchising obriga que as franqueadoras ofereçam toda ajuda possível para que seus franqueados, os empresários, consigam desenvolver um bom trabalho.

Então, você vai poder contar com treinamentos e auxílios para a tomada de decisão, por exemplo.

Graças a esse fator, qualquer pessoa tem a condição de se tornar um empresário de sucesso.

Basta seguir todas as recomendações e ter as características de um bom empreendedor, como persistência, disposição para aprender, resiliência e dedicação.

Dica bônus:
Você tem dificuldade em gerenciar o seu próprio dinheiro?

Você termina o mês com a conta negativa ou tem dificuldade em poupar dinheiro? Então muita atenção antes de comprar uma franquia!

Para ter um negócio é essencial ter uma boa saúde financeira tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

No dia a dia do negócio, vai precisar gerenciar bem o caixa para conseguir ter bons resultados. E nunca vai poder misturar os gastos da empresa com seus gastos pessoais.

Tipos de franquias de restaurante para você investir em 2022


Dentro da enorme variedade de franqueadoras de restaurantes, existem alguns modelos de estabelecimentos que podem ser abertos.

Cada um deles possui u, seja de produto ou de público, e essas características precisam estar alinhadas com o seu objetivo profissional.

Veja algumas abaixo:

  • Loja física de atendimento presencial

As franquias de restaurante que atendem com loja física em atendimento presencial são as mais tradicionais do mercado.

São estabelecimentos que encontramos em centros comerciais, shoppings ou nas ruas da cidade.

Para uma franquia de restaurante de atendimento presencial é necessário um ambiente para os clientes se alimentarem, tendo cadeiras e mesas disponíveis e que acolham esse cliente para passar o tempo que achar necessário.

Pensando no tempo maior do cliente dentro do estabelecimento, os cardápios que esse tipo de franquia de restaurante disponibiliza é mais extenso.

E, geralmente, requer quadro de funcionários mais robusto, com pessoas específicas atuando em cada área do atendimento ou da operação.

  • Quiosques de alimentação ou bar

As franquias de quiosques têm espaços reduzidos e, normalmente, não têm quase nenhum lugar para o cliente se sentar e aproveitar a refeição.

Essa não é uma regra, considerando que há espaços que permitem alguns bancos e um pouco mais que meia dúzia de mesas.

Mas, exatamente pelo espaço reduzido, o cardápio não costuma ter tantas opções variadas, tendo também alternativas de lanches e refeições mais rápidas, dando mais giro ao atendimento.

Mas, existem grandes vantagens nessa opção de franquia de restaurante. E entre elas está o quadro de funcionários reduzido e o baixo custo para abrir e manter o esse tipo de empreendimento.

  • Marmitas e franquias fitness

Para o empreendedor que busca trabalhar com a alimentação fitness, existem franquias de restaurante apenas para esse nicho.

Comumente elas aparecem no formato de quiosques, mas também existem algumas com espaços mais extensos e que se assemelham muito ao primeiro tipo de franquia que apresentamos aqui.

Além disso, as franquias de restaurantes de receita fitness podem oferecer marmitinhas de comida congelada e, também, expandir a operação para o delivery.

  • O delivery é uma grande aposta

O delivery chegou para ficar e já se tornou mais que uma tendência para os restaurantes. É uma obrigação, em muito casos.

Além de definir formas de expansão do negócio com um novo canal de vendas, o delivery foi uma solução extraordinária que se fortaleceu gigantemente no início de 2020, quando tivemos as primeiras recomendações de isolamento durante a pandemia.

E o sucesso do delivery é tamanho que há marcas que oferecem apenas esse serviço.

Ou seja, o empreendedor de uma franquia de delivery precisa apenas de uma cozinha para preparar os alimentos, embalagens para fazer a entrega e funcionários que estejam nessas funções para fazer acontecer a operação.

Entenda mais sobre a solução de cozinhas fantasmas, as chamadas Dark Kitchens que operam via delivery!

  • Franquias de comida congelada

Outros empreendimentos acabam optando por um serviço cujo franqueado deve apenas entregar a comida congelada para seus clientes.

Não há a necessidade de ter um quadro de funcionários, uma grande estrutura ou saber fazer alguma receita.

Neste caso, a franqueadora entrega as marmitas e o empresário é responsável apenas pela venda e entrega.

Apesar da limitação, esse formato oferece as mesmas vantagens que conseguimos identificar ao longo do texto.

São diversos fatores que tornam o ramo alimentício atrativo para qualquer empreendedor.

Porém, para que isso funcione, é muito importante que você goste da área e conheça a fundo a marca em que irá comercializar.

Qual é a franquia de restaurante ideal para começar a investir?


A franquia de restaurante ideal para você é aquela que combina com seus objetivos não só financeiros, mas de vida.

Por isso, faça sempre as análises abaixo, sobre:

  • Os custos e valores da franqueadora;
  • O suporte que é oferecido ao franqueado;
  • O nicho de mercado no qual a franquia de restaurante se insere;
  • Os prêmios concedidos pela ABF para a franquia;
  • Qual tipo de ideia é vendida;
  • Qual é o público-alvo que o produto atende;
  • O nível de satisfação dos franqueados;
  • E o seu posicionamento nas redes sociais.

Veja se todos esses indicadores realmente combinam com você, afinal, o relacionamento franqueador - franqueado tende a durar longos anos quando existe o chamado match perfeito.

Além disso, você pode tornar o seu negócio atual em uma franquia ou mesmo em um rede de atendimento. Já pensou nisso?

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Além disso, o franqueado pode contar com a nossa Equipe de Sucesso para manter a saúde financeira da sua franquia ou rede de restaurante sempre no azul.