COMO DEIXAR O CLIENTE SATISFEITO COM O SEU PRODUTO
Não é difícil perceber que as experiências dos clientes em restaurantes diversos mudaram após a chegada do COVID, em 2020.
Mais do que nunca eles querem ser bem atendidos e se sentirem confortáveis no ambiente.
O seu restaurante, os colaboradores e você são os grandes responsáveis em proporcionar isso.
Aqui estão 20 maneiras comprovadas - algumas voltadas para a sua equipe de colaboradores, outras voltadas para a tecnologia - de fazer os clientes sempre felizes no seu restaurante.
Ao final dessas dicas, atente-se a uma sessão bônus que preparamos para você oferecer no Dia do Cliente!
1. Dê boas-vindas genuinamente aos seus clientes
Os clientes são a força vital do seu negócio. São eles que movimentam a indústria em geral e o que mantém o seu restaurante em funcionamento.
Portanto, certifique-se de que eles se sintam importantes assim que entram em contato com o seu estabelecimento. Seja via chat ou presencial.
Treine sua equipe para fornecer uma recepção real, calorosa, genuína e feliz ao ver ou falar com os clientes. Assim como oferecem em suas próprias casas.
2. Ofereça um presente de pré-serviço
Ofereça um bônus aos seus clientes no momento em que sentam à mesa - um Welcome Drink ou um mini aperitivo especial da casa.
Isso não é apenas para estabelecimentos de luxo, ok?!
Restaurantes diversos podem oferecer um símbolo de generosidade para definir o tom certo e fazer seus clientes se sentirem bem-vindos.
Ainda, isso dá um gostinho a eles do que está por vir. Para tanto, esteja atento ao custo dos alimentos e não deixe a ação pesar a sua gestão financeira.
Essa prática ajuda também a tornar o tempo de espera mais agradável para o seu cliente, entre um prato e outro ou no tempo de preparo dos pedidos.
3. Chame seu cliente pelo nome
É comprovado: não há palavra que gostamos mais de ouvir do que nossos próprios nomes.
Trate os clientes pelo nome, mas não exagere. O que você menos quer é que seu atendimento não pareça natural.
O que é exagerado demais pode repelir, em vez de atrair. Dizer o nome deles uma ou duas vezes durante a refeição já é perfeito.
4. Treine seus colaboradores para vender cada prato
Tudo é venda, saiba disso! Desde o momento que seu cliente entra em contato com a sua marca, um ideal já é vendido a ele ali.
Aprenda a acrescentar adjetivos aos seus pratos do cardápio e às falas dos seus colaboradores:
Se um sanduíche é descrito como "um sanduíche de bife com molho aioli e rúcula", soa como uma descrição de dicionário.
Se esse mesmo sanduíche é descrito mais detalhadamente: 'O bife é marinado durante a noite e recebe tratamento especial da casa. É servido no pão de ciabatta crocante com rúcula fresca, acompanhado do nosso famoso molho de alho."
Palavras são importantes e aqui você venderá não somente um sanduíche, como também uma experiência.
E se você quer que os seus colaboradores falem bem de algum produto do seu restaurante, deixe eles experimentarem.
Nada melhor que retratar a experiência real do sabor da carne marinada à noite, ou do melhor vinho que pode acompanhar o prato.
A sua equipe verá as degustações como um investimento de conhecimentos de comida e bebida, e serão capazes de vender com mais autenticidade cada produto.
5. Atente a equipe sobre restrições alimentares e alergias
Certifique-se de que os colaboradores conheçam o cardápio por dentro e por fora.
Eles sabem indicar algo do menu que não leva leite, ou que não vai nozes? Ainda, se aquele prato não tem nenhum tipo de carne, sem perguntar antes à cozinha?
A ideia de verificar na cozinha automaticamente cria uma dúvida sutil no seu cliente, abaixando o nível da experiência.
Com Yooga você inclui todos os ingredientes em cada detalhe do item do cardápio, dando esse acesso aos seus colaboradores.
E também aos seus clientes, se tem um atendimento ou cardápio digital, diretamente na mesa ou de casa, para pedidos on-line.
6. Permita a degustação de bebidas para os clientes
Esta é uma pequena ação que pode te levar longe: se um cliente pedir uma amostra de vinho ou cerveja, esteja disposto a entregar essa degustação a ele.
Melhor ainda: ofereça antes que ele pergunte. Saber antecipar os pedidos dos seus clientes é uma forma de mostrar um excelente serviço.
E se você está lançando um drink especial no seu bar, ou uma cerveja diferente na sua cervejaria, dê uma amostra aos seus clientes.
Além de se sentirem beneficiados com a prova, você pode estimular a venda desses produtos.
7. Criatividade para bebidas não alcoólicas
Você precisa melhorar suas vendas de bebidas?
Nada aumentará sua média de verificação mais rápido do que gengibre, limão e hortelã em um dia quente de verão. Será de longe o item mais barato de se fazer em seu menu.
Opções criativas sem álcool oferecem alternativas emocionantes de bebidas para sua clientela sóbria, que muitas vezes se sente ignorada.
Vá além da água com gás, gelo e limão.
O motorista da rodada também merece ser bem atendido. Afinal, é por ele que a galera está no seu restaurante. E, provavelmente, será por ele que as pessoas da mesa permanecerão mais tempo.
8. Use tecnologia móvel para agilizar os pedidos
Sabe esse pequeno computador que você carregue no bolso? Ele vai além de atender ligações.
Permite que você execute tarefas de todas as formas e tamanhos, e acessa instantaneamente um vasto mundo de informações, tudo na palma da sua mão. Imagine se essa tecnologia existisse para restaurantes.
Bem, ela existe!
O Sistema de Gestão Yooga oferece aos restaurantes a funcionalidade completa para lançamento de vendas e conferência através de celulares e tablets.
Seus colaboradores podem receber e verificar pedidos, enviar para a cozinha, receber pagamentos de forma rápida e prática.
Seus clientes também podem fazer pedidos e solicitar pagamento sem sair da mesa, só usando seus próprios celulares através do cardápio digital ou QR Code.
Restaurantes que adotam dispositivos móveis em suas operações diminuem o tempo de giro das mesas, aumentam a receita e oferecem aos clientes uma experiência prática e personalizada de forma consistente.
Já se foi o tempo em que colaboradores iam e vinham da mesa para o caixa ou cozinha, na esperança de lembrar o pedido de cada cliente, as modificações ou quem pagava o quê e em qual cartão.
Yooga oferece solução simplificada e uma forma mais suave de gerenciar seu restaurante.
9. Experimente quiosques de autoatendimento
O autoatendimento via quiosque é uma opção viável e sustentável para conceitos de atendimento rápido.
Os famosos "to go", onde o seu cliente só quer acesso rápido ao cardápio e retirada. Ainda tem a possibilidade do totem de registro de pedidos para as pessoas comerem à mesa. Podemos ver algumas grandes redes usando o serviço, como Jerônimo Burger ou Mc Donald's.
Forma clássica de agilizar o atendimento e ver a satisfação estampada no rosto dos clientes.
10. Configure um programa de fidelidade ou de pontos
Recompensar os clientes mais leais ao seu restaurante é uma maneira infalível de transformá-los em fãs para toda a vida.
Quanto mais você investe no crescimento de sua base de clientes recorrentes, menos terá que investir na obtenção de novos clientes.
E convenhamos, é muito mais barato para você fidelizar os atuais clientes, que focar apenas na captação dos novos.
Um programa de fidelidade eficaz é aquele que possui um componente de Customer Relationship Management (CRM), pois permite manter contato com seus clientes e personalizar suas experiências futuras, centralizando os dados de preferência do cliente.
A plataforma Yooga oferece um programa de recompensas integrado ao seu sistema de delivery.
Você pode utilizar para aumentar a frequência de pedidos dos seus clientes no seu estabelecimento, além de personalizar os benefícios para o seu público.
Você acompanha os dados do cliente, personaliza bônus de compra, define taxas de acúmulo e resgate, oferece prêmios de aniversário e muito mais.
Assim que o usuário abre o seu cardápio digital, tem acesso ao programa fidelidade sugerido pelo seu restaurante.
Seja para acumular pontos nos pedidos e ganhar um novo produto após uma pontuação acumulada, ou com descontos específicos após atingir a pontuação estipulada.
Faça uso dessa tática para que os clientes voltem posteriormente, resgatem seus prêmios e, consequentemente, consumam mais.
11. Invista em novas ofertas de produtos
Se você está planejando trocar algumas cervejas, adicionar um item no cardápio ou renomear pratos, envolva seus clientes nessa operação.
Publique suas atualizações propostas nas redes sociais e convide-os para contribuições.
Monte enquetes, tire dúvidas, pergunte a eles o que seria um produto ideal. Ou melhor, se eles comprariam o que você pretende oferecer.
A partir daí, crie uma promoção de lançamento e esteja preparado para o estouro das vendas.
12. Melhore os pedidos on-line
O mercado de pedidos on-line se tornou uma necessidade com a chegada da pandemia. Estima-se que o segmento ultrapasse US$ 76 bilhões de dólares até 2022, no mundo.
Clientes esperam poder pedir comida on-line para retirada no restaurante ou para a entrega no conforto de casa.
Ao contrário dos pedidos de chamada tradicional, um software de pedido on-line é mais fácil, rápido e preciso.
Além disso, se ele se integrar ao seu sistema, você poderá atender aos pedidos com mais rapidez e visualizar a análise de pedidos on-line em seu sistema.
13. Ofereça o serviço de entrega
Dadas as tendências atuais de serviços de entrega, há uma grande oportunidade de aumentar suas vendas ao oferecer o serviço de delivery no seu restaurante.
Uma alternativa é começar com plataformas terceirizadas de entrega, como iFood ou UberEats.
Elas também funcionam como canais de marketing eficazes com seus próprios usuários leais e uma oportunidade de atingir novos clientes.
Outra opção é manter a entrega como um serviço próprio do seu restaurante. O Sistema de Delivery Próprio Yooga permite a integração dos pedidos de entrega aos seus canais de pedidos existentes.
Isso otimiza seus custos com taxas pagas a entregas terceirizadas e dá controle total às margens e dados dos usuários.
Permite também que você encante seus clientes com uma experiência de entrega mais segura e contínua.
Quer saber de uma vez por todas qual sistema de delivery compensa mais para o seu restaurante? Assista o vídeo completo.
14. Permita reservas on-line
As reservas on-line são mais fáceis de organizar do que as reservas feitas por telefone e registradas à mão em um livro de reservas.
Ao mover os recursos de reserva do seu restaurante on-line, você também pode registrar e salvar dados sobre cada cliente e integrá-los à plataforma de CRM do seu estabelecimento.
Facilidade para a gestão do seu negócio e praticidade para os seus clientes.
Pensando em mais praticidade, que tal permitir o agendamento também das entregas para pedidos on-line?
Tenha essa funcionalidade com o Sistema de Delivery Próprio Yooga.
15. Ofereça cartões-presente, melhor ainda se for digital
Uma maneira fácil de impulsionar a receita de curto prazo é oferecer cartões-presente, tanto on-line quanto pessoalmente.
Clientes que fazem uma compra usando um cartão-presente gastam mais do que o valor do cartão-presente.
Certifique-se de que eles podem ser usados por telefone, ao fazer pedidos on-line, ou pessoalmente no sistema de PDV, balcão ou mesas ou usando um QR Code sem contato.
16. Aproveite a tecnologia do chat em tempo real ao seu favor
Os pedidos de delivery chegam ao seu sistema de gestão e a Yooga libera automaticamente o chat em tempo real para a comunicação com o seu cliente. Seja pra informações sobre o pedido, tirar dúvidas ou o status da entrega.
Nesse momento, seja sempre gentil e cortês, colocando em prática a primeira dica que trouxemos aqui.
17. Publique a receita do seu prato carro-chefe
Ter uma cultura de restaurante transparente pode fazer seu estabelecimento se destacar e conecta mais profundamente com seus clientes.
Uma ideia: dê a receita do seu prato carro-chefe. Faça com que seu chef compartilhe como é o preparo e ganhe as redes sociais.
Este é um bom uso do Instagram ou do Facebook Live como estratégia de marketing de baixo custo.
Seus clientes farão pedidos do prato em seu restaurante. E podem até encomendá-lo com mais frequência.
18. Implemente um espaço para o feedback dos clientes
Aplicativos de viagem como Uber enviam aos usuários um prompt “avalie sua viagem” e pedem feedback instantâneo sobre sua experiência com o serviço.
A mesma estratégia pode (e deve!) ser aplicada ao seu restaurante.
O melhor momento para ter um feedback honesto de seus clientes é logo após eles visitarem seu restaurante, enquanto a experiência gastronômica ainda está fresca em suas mentes. Mas sobre isso, falaremos melhor no tópico em sequência!
Há muitas maneiras de obter feedback, e mesmo aqueles cartões de comentários antigos são muito melhores do que não fazer nada.
Você aí não teria mais probabilidade de se tornar um cliente frequente se o proprietário de uma empresa demonstrasse que realmente se preocupa com seu feedback?
Avalie regularmente todas as respostas enviadas no Google, redes sociais, chats de conversa ou direct e procure tendências:
O que você pode aprender com o feedback geral do seu cliente?
Se houver algo notório que você pode corrigir, entre em contato com o cliente e agradeça a honestidade do comentário.
Ainda, convide-o a voltar para ver ou experimentar a melhoria por si mesmo.
19. Ofereça wi-fi social no seu restaurante
Você passa horas e horas no seu celular? Com seus clientes não é diferente. Eles também têm a necessidade de acessar as redes sociais, ler uma notícia, publicar uma foto, conversar com os amigos.
Já pensou ele estar à vontade fazendo isso no seu restaurante? O Wi-Fi Social é a forma de agregar a melhor experiência aos seus clientes.
É também uma maravilhosa estratégia de mobile marketing para você conseguir feedbacks, mais vendas e informações dos seus clientes.
Você pode pedir a cada cliente para curtir ou seguir as redes sociais do seu restaurante quando acessam a internet gratuita que você oferece.
Ou, para que ao saírem da conexão, avaliem o seu serviço.
Como foi mencionado antes, esse é o melhor momento para ele falar da boa experiência que teve com o seu estabelecimento.
A lembrança ainda está bem viva na sua memória e com certeza irá expressar com mais autenticidade tudo que viveu ali.
20. Traga novidades sazonais para o seu cardápio
Afinal, a arte de encantar os clientes não consiste apenas em dar a eles o que desejam. É dar mais do que eles esperam.
É sobre antecipar o que eles querem, exceder suas expectativas e criar fãs delirantes que voltarão felizes.
Escolha frutas da estação para criar drinks especiais, ou acrescente na salada de entrada.
Aplique diferentes acompanhamentos aos seus hambúrgueres, como onion rings ou crispy de alho poró.
Crie uma massa de cor diferente, usando beterraba ou outras verduras carregadas de cor.
O leque de possibilidades é grandioso. Encontre maneiras de incorporar esses pequenos toques em seu restaurante, pois é o caminho para fazer seus clientes mais satisfeitos.
Apoie-se na tecnologia para otimizar seu tempo com um sistema de gestão integrado e, assim, se dedicar profundamente em um objetivo: cativar seus clientes.
Promoções para praticar no Dia do Cliente
Criamos um bônus para você se preparar melhor para o Dia do Cliente e oferecer uma experiência mais cativante aos seus consumidores.
Você pode iniciar essas promoções para a data comemorativa, mas nada impede que elas estejam no seu planejamento de marketing para o ano todo.
Fique atento: é importante saber o quanto você pode dar de desconto em cada promoção para não ter prejuízos.
Cupons de desconto
Vouchers ou cupons são grandes atrativos em um estabelecimento.
Você pode disponibilizar de inúmeras maneiras: para clientes que frequentam o restaurante, em plataformas on-line de descontos ou participar de ações pontuais (como a do Dia do Cliente).
Para atrair a sua própria clientela, envie os cupons por e-mail, mensagens de texto, ou WhatsApp e conte com a plataforma Yooga para garantir os desconto aos seus clientes.
Os valores podem iniciar em 10% e ir até o “pague um, leve dois”– o que garante uma boa procura de clientes acompanhados, sejam casais ou grupos de amigos.
Brindes para compras acima de um valor "X"
Descontos acima de um valor "X" no seu cardápio podem ser definidos para qualquer item do menu. E os melhores a serem trabalhados com os clientes são: entradas, sobremesas e bebidas.
Como exemplo, 4 drinks iguais para a mesma mesa tem 20% de desconto no valor final. Ou, pedindo 3 porções de batata frita, o cliente ganha mais um molho especial da casa.
Estipule um valor de compra e ofereça benefícios aos seu público.
Happy Hour estendido
Para atrair clientes nos dias de semana, especialmente se você quiser aumentar sua movimentação.
As pessoas procuram por lugares para comer e beber, mas sem pagar muito, principalmente por ser meio da semana.
Defina um dia e hora para oferecer desconto de 10% em todos os pedidos ou em produtos específicos do seu cardápio.
Quando falamos de happy hour, dê prioridade para as porções e bebidas em dobro.
Os termos "dobro" ou "metade do preço" são características atraentes para o público que procura por esse tipo de promoção.
E como é o Dia do Cliente, você quer gerar algo a mais para quem vai visitar seu estabelecimento. Que tal estender esse horário?
Combos promocionais
Crie combos atrativos para aumentar suas vendas.
Combos Promocionais são combinações de produtos selecionados tendo e vista a vantagem para acomprado cliente. E é uma solução muito boa você, sequer aumentar suas vendas.
O famoso "1 hamburguer + 1 refri + 1 batata" com um preço mais em conta que a compra dos produtos separados.
E uma das formas de otimizar e conduzir melhor os preços do seu cardápio é usar mais carboidratos. Demos essa dica aqui na fórmula de custos dos alimentos.
Entrega grátis
Se você já tem um sistema de delivery, seja próprio ou terceirizado, verifique se dentro do orçamento é possível oferecer Um Dia de Entrega Grátis para os seus clientes.
Vai chamar mais a atenção do público para o seu restaurante e atingir novos consumidores.
Não se esqueça de informá-los sobre a promoção do dia. Divulgue com antecedência, publique nas redes sociais do seu estabelecimento, faça Stories e esteja atento a quem resposta sobre a sua marca.
Ter o aval do público é uma excelente prova social.
Gostou desse conteúdo? Conta pra gente através das redes sociais. Adoraríamos saber como ajudamos você a tornar seu restaurante mais lucrativo.