PASSO A PASSO OBRIGATÓRIO PARA UM BOM ATENDIMENTO

Um bom atendimento em um restaurante exerce um papel fundamental no processo de encantar e fidelizar os clientes.

Nesse contexto, o garçom torna-se essencial para que a satisfação seja garantida.

Um atendimento ao cliente em restaurante de qualidade é imprescindível para assegurar a satisfação do consumidor e garantir que ele sempre volte, e é assim que a equipe que presta o serviço se mostra uma peça fundamental para o sucesso do seu restaurante.

Nesse contexto, o garçom em conjunto com todo o resto da equipe, torna-se uma pessoa influente na percepção final que o consumidor terá do seu estabelecimento. Esse profissional é quem se relaciona diretamente com o cliente desde o pedido até o encerramento da conta.

E por ser tão essencial para o desempenho positivo de um restaurante vamos abordar a seguir algumas formas de potencializar as suas vendas e garantir a satisfação do cliente no restaurante, com a ajuda do atendimento do seu estabelecimento.

Foco na qualidade para um bom atendimento


Ter em mente a importância do atendimento é o primeiro passo para se trilhar o caminho rumo à excelência, mas muito ainda precisa ser feito para se chegar no topo.

É de extrema importância dispor de uma equipe preparada e bem treinada para solucionar os problemas que podem surgir. Além disso, é preciso fazer o possível para sempre manter todos os seus colaboradores bem motivados e dispostos a trabalhar.

Procure criar uma linha de comunicação com os seus consumidores. Essa é uma boa ideia para se ter um retorno e saber qual a percepção geral que o público tem do seu estabelecimento.

Dica: Uma pesquisa de mercado costuma ser uma boa ferramenta para essa necessidade.

Atenção nos detalhes


Um bom garçom tem que ser atencioso e sempre estar um passo à frente do cliente. E ter conhecimento profundo do cardápio é fundamental para que possa fazer sugestões e se mostrar confiável e proativo durante o atendimento.

Ter a capacidade de observar os seus clientes e fazer o possível para prever as reações e vontades que possam surgir no futuro também é uma característica esperada, e ainda atribui a qualidade de bom vendedor ao garçom.

Também é interessante procurar sempre se manter no campo de visão dos seus clientes para se mostrar presente.

Não de uma forma invasiva, mas sim para passar segurança e disponibilidade para atender a todos e garantir a satisfação de quem visitar o seu restaurante.

Por fim, é importante ressaltar a importância que toda a equipe de serviço desempenha na percepção final do consumidor e como a forma de trabalho e os valores do seu negócio atuam em conjunto para satisfazer o cliente.

Educação e gentileza sempre na hora de atender


Cordialidade é o caminho certo para conquistar o cliente. Assim, o ideal é se mostrar gentil e interessado desde o primeiro contato. No entanto, é importante tentar não forçar uma simpatia exagerada, pode acabar soando falso e constranger o seu cliente.

Educação é o básico que se espera de qualquer pessoa, mas principalmente de um bom garçom. Ter um controle emocional e não deixar que fatores externos interfiram no seu trabalho também é o desejado.

Um cliente bem atendido é um cliente satisfeito e é mais um cliente que retorna ao seu negócio!

Conheça o passo a passo obrigatório para um bom atendimento no seu restaurante


1. Dê boas-vindas aos seus clientes

Essa é a primeira impressão que seus clientes terão de seu restaurante. Dar as boas-vindas implica em recebê-los e conduzi-los até uma mesa no local de sua preferência.

Nesse caso, o garçom pode se apresentar pelo nome e informar que o atendimento da mesa será feito por ele.

Essa primeira recepção, quando não é bem feita, pode fazer com que os clientes desistam de permanecer no estabelecimento e procurem outro local.

Portanto, capriche! A primeira impressão é sempre a que fica.

Dica: Não há palavra que gostamos mais de ouvir do que nossos próprios nomes. Portanto, chame seu cliente pelo nome. Diga o nome dele uma ou duas vezes durante a refeição e já é perfeito.

2. Ofereça uma entrada para a espera do prato principal

Ainda que seja algo simbólico como um prato ou um drink, ofereça uma entrada antes que o prato principal fique pronto.

Essa atitude fará uma grande diferença durante a espera dos seus clientes pelos pedidos. Dá a impressão de que o tempo de espera é menor e faz com que os clientes se sintam muito mais especiais no seu estabelecimento.

3. Anote com atenção todos os pedidos

Na hora de registrar os pedidos dos pratos principais, principalmente em mesas que possuem um grande grupo de pessoas, eles devem ser anotados com muita atenção.

Isso ajuda a evitar erros na hora de entregá-los e a evitar a insatisfação do cliente.

Se você ainda usa caderninhos ou papéis para anotar os pedidos dos seus clientes, é provável que esteja passando por algumas reclamações na hora de direcionar os pratos para cada um das mesas.

Uma ótima saída para você e que os seus clientes vão amar (e retornar) é usar um sistema de gestão para o lançamento e gerenciamento de pedidos.

Conheça a solução Yooga para ajudar você a dar o melhor atendimento aos seus clientes.

O Sistema de Gestão Yooga oferece aos restaurantes a funcionalidade completa para lançamento de vendas e conferência através de celulares e tablets.

Seus colaboradores podem receber e verificar pedidos, enviar para a cozinha, receber pagamentos de forma rápida e prática. Seus clientes também podem fazer pedidos e solicitar pagamento sem sair da mesa, só usando seus próprios celulares através do cardápio digital ou QR Code.

4. Retorne à mesa e verifique se seus clientes precisam de algum atendimento

Depois que o prato principal e as bebidas foram servidas, de tempos em tempos o garçom deve voltar à mesa e perguntar se os clientes desejam mais alguma coisa — principalmente bebidas.

Essa checagem periódica ajuda a garantir que nenhuma mesa passe muito tempo sem atendimento ou aguardando para fazer um novo pedido.

5. Ofereça uma sobremesa após a refeição

Caso o seu restaurante trabalhe com sobremesas, ofereça as opções ou leve-as até a mesa para que os clientes possam escolher. Essa também é uma forma de prestar um bom atendimento.

6. Ofereça um café ao final do atendimento

Outro ponto que conta muito em um bom atendimento é o fato de oferecer café gratuitamente na saída do restaurante.

Muitas pessoas possuem o hábito de tomar café ou substituí-lo pela sobremesa após as refeições. Vale tomar o cuidado de oferecer opções com e sem açúcar, assim é possível agradar ainda mais o público.

7. Se despedir adequadamente

Em alguns lugares existem uma preocupação muito grande com o atendimento que o cliente recebe durante o tempo que permanece no estabelecimento.

Mas, acaba negligenciando o tratamento final, principalmente depois que a conta é paga.

Uma boa despedida, assim como a recepção marcante, ajuda a fazer com que os clientes se sintam muito bem tratados e aumenta sua satisfação com relação ao serviço que o restaurante presta.

Como podemos ver, para garantir um serviço de qualidade, a satisfação e conforto do cliente devem ser sempre o foco.

A atenção, a cordialidade e a hospitalidade fazem parte de um atendimento de excelência e contribuem para que seus clientes vivenciem uma experiência diferenciada.

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