POR QUE SEU RESTAURANTE PRECISA DE UM CARDÁPIO DIGITAL INTERATIVO?

No momento atual, em que as pessoas estão extremamente conectadas à internet e que usam seus dispositivos móveis para praticamente tudo, é essencial que os restaurantes entendam e atendam às demandas e tendências tecnológicas dos clientes.

Muitos gestores já estão conscientes disso e implementaram tecnologias para o sistema de pagamento, gestão de estoques etc.

O que muitos ainda não atentaram é para a possibilidade de ir além e disponibilizar também um cardápio digital interativo.

Quer entender o que é isso e como esse modelo de cardápio pode ser uma ferramenta estratégica?

O uso da modernidade em favor dos restaurantes é um item essencial para conquistar novos clientes. Além de ser uma importante tendência, esse tipo de recurso pode facilitar o atendimento, melhorar os processos internos e gerar grandes economias.

Portanto, investir em um cardápio digital interativo trata-se de um diferencial competitivo fundamental na manutenção do seu negócio.

No geral, o menu virtual é uma ferramenta na qual os estabelecimentos inserem as informações por meio de um sistema operacional personalizado.

Com isso, os clientes podem acessar de forma instantânea todos os pratos disponíveis, bem como conferir os destaques, as promoções, itens adicionais e muito mais.

Ficou interessado em descobrir por que implantar essa tecnologia em seu restaurante? Então, conheça os principais benefícios dessa estratégia. Boa leitura!

O que é um cardápio digital interativo?


O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica recente que já está sendo utilizada em diversos restaurantes no Brasil e no mundo.

Esses estabelecimentos têm optado por usar dispositivos móveis para que seus clientes escolham suas bebidas e pratos com mais autonomia e flexibilidade.

Além da eficiência e da rapidez que esses equipamentos promovem, há também uma melhora na interação do cliente com o estabelecimento.

Quais são as vantagens do cardápio digital interativo?


Esse tipo de cardápio pode exibir os itens do menu através de imagens, vídeos ou mensagens personalizadas. Por isso, esses benefícios tornam os cardápios digitais uma das, ou quem sabe, a melhor alternativa para os estabelecimentos voltados para a alimentação apresentarem seus pratos.

Indo diretamente ao ponto: o cardápio digital interativo irá revolucionar o seu negócio, porque existem vantagens que o seu restaurante ou delivery não poderá deixar de lado.

Investir em um cardápio digital interativo pode ser uma alternativa interessante, especialmente aos empreendedores que buscam ampliar a experiência do cliente em seu estabelecimento.

Além de apresentar os itens de forma completa e eficiente, é possível sugerir dicas sobre pratos, bebidas e acompanhamentos, impactando diretamente na qualidade do atendimento e satisfação dos seus consumidores.

Veja, a seguir, 5 bons motivos para apostar nesse tipo de tecnologia.

1. Cardápio mais atrativo

Normalmente, a lista geral de produtos de um restaurante possui uma função muito importante no seu negócio, podendo inclusive afetar as vendas dependendo de sua exposição.

Dessa forma, é fundamental que o menu seja utilizado de maneira bastante estratégia.

Isto é, deve ser pensado e disponibilizado de modo a atrair os clientes, entregando as informações que eles precisam para escolher um prato em seu restaurante ou pedir pelo delivery.

2. Venda de combos e adicionais no pedido

Para aumentar a demanda do seu estabelecimento é fundamental aplicar uma variação de produtos.

Em outras palavras, deve-se permitir que os consumidores possam escolher pratos, bebidas e demais alimentos de acordo com suas preferências ou melhores combinações.

Neste sentido, o cardápio digital interativo oferta grandes possibilidades de combinações de venda (combos), o que pode fazer com que o consumidor a adquira sempre algo a mais em seu estabelecimento, aumentando assim o ticket médio.

Além disso, a adição de imagens atraentes pode corroborar ainda melhor com esse tipo de abordagem, aumentando as vendas consideravelmente.

3. Aumento do faturamento

O uso de pontos de autoatendimento pode ser considerado uma estratégia efetiva na atração de consumidores. Isso porque, o atendimento personalizado aumenta as vendas e o consumo em seu estabelecimento.

Seja em tótens, em tablets ou até mesmo pelo smartphone, esse tipo de recurso permite a inserção de descrições completas sobre os pratos, além de imagens de cada um dos produtos.

Mas, além de ser um menu eletrônico, faz com o cliente peça sozinho e possa agilizar seu próprio atendimento.

Oferecer uma experiência de compra, de self checkout satisfatória também contribui para o aumento dos lucros e faturamento.

4. Redução de custos com marketing

Outra razão para investir em um cardápio digital interativo é a economia gerada.

Como o seu cardápio digital interativo passará a receber atualizações on-line em tempo real e com menor custo, não há mais a necessidade de gastar com reimpressões e novos encadernamentos.

Ou seja, expor os produtos nesse tipo de sistema virtual, tornará bem mais simples o processo de divulgação da marca do restaurante e ainda evita gastos desnecessários.

5. Retorno do investimento garantido

Ao implementar o cardápio digital interativo, são grandes as oportunidades de que o seu restaurante tenha lucro sobre o investimento aplicado.

Os consumidores deixarão de aguardar pelo atendimento ou em longas filas de espera, o giro do seu salão será mais rápido, dentre outros motivos.

Imagine que com a mesma estrutura operacional e de equipe você poderá vender muito mais, em menos tempo ou faturar mais ao longo do dia.

No fim das contas, investir em um cardápio digital interativo é uma excelente forma de conquistar novos públicos, fidelizar os clientes e aumentar o faturamento do seu restaurante.

Portanto, se deseja obter resultados semelhantes, não perca mais tempo e comece a investir nesse tipo de tecnologia hoje mesmo!

Você ainda está em dúvida se deve ou não adotar essa ferramenta? Veja outras ótimas vantagens que um cardápio digital interativo pode proporcionar ao seu restaurante:

  • Rapidez da escolha por parte dos consumidores;
  • Menores chances de erros nos pedidos;
  • Flexibilidade para renovar o cardápio;
  • Facilidade para que os clientes visitem com frequência o restaurante;
  • Permite que a avaliação do atendimento seja feita em tempo real;
  • Possibilidade de disponibilizar o cardápio em outros idiomas.

Em síntese, é inquestionável que o cardápio digital interativo oferece várias vantagens ao permitir que o gestor controle os pedidos, o setor financeiro, emita cupom fiscal, entre outras funcionalidades que possibilitam uma solução completa.

Como implementar um cardápio digital interativo no seu restaurante?


Este post procurou mostrar como o cardápio digital interativo proporciona praticidade, redução de custos e tempo, além de maior flexibilidade.

Isto é, para quem está em busca de inovação que tenha um impacto global, nada melhor do que investir no cardápio digital. Com ele, é possível melhorar desde a experiência do cliente até a organização da cozinha e do estoque.

Depois de conhecer todas essas vantagens, você está disposto a inovar optando pelo cardápio digital interativo?

O que não pode faltar em um cardápio digital interativo?


Além de se preocupar com o sabor dos pratos, também é importante estar atento à aparência do alimento. Por exemplo, se seus clientes veem um prato no cardápio e recebem outro, seja no estabelecimento ou em casa, o seu negócio terá grandes chances de receber críticas.

Por isso, ao criar um cardápio digital interativo, pense em:

  • Nas cores: Escolha cores que seu restaurante ou delivery costuma usar. Na sua logomarca, nas embalagens ou em outros itens;
  • Imagens atrativas: Em um cardápio, um dos fatores mais importantes são as imagens dos pratos já prontos para servir. Garanta para que eles fiquem atrativos;
  • Vendas sugestivas: Um dos fatores que aumentam as vendas, são as sugestões. Um hambúrguer pode ser vendido separadamente, mas quem sabe criar um combo com batatas fritas e um refrigerante? Além de melhorar a experiência do cliente, isso também vai aumentar o seu faturamento;
  • Descrições bem escritas: Ao criar as informações que vão juntos aos pratos, se preocupe em descrever item por item. E ao terminar de escrever, releia para que nenhum erro passe.

Quais são os tipos de cardápios digitais interativos?


Atualmente, existem diversos formatos e modelos de cardápios digitais. Veja quais são os principais!

Cardápio digital interativo no delivery

É uma versão digital do cardápio físico do seu restaurante. Normalmente, ele é exibido em sites ou páginas de redes sociais. São úteis para o estabelecimento que dispõe de serviço de delivery ou de retirada no balcão.

Esse é um formato que substitui o cardápio em papel, mas funciona da mesma forma. O atendimento segue o mesmo padrão. A vantagem é que esses cardápios podem ter fotos atrativas e descrições elaboradas.

Além disso, eles podem e devem ser utilizados para a sua opção de delivery. Onde o seu cliente acessa o menu através do link, seleciona os produtos, escolhe a forma de pagamento, finaliza a compra e aguarda a entrega do pedido no conforto de casa.

Cardápio QR Code

Essa é a versão cujo cardápio é acessado através do código de barras. A ideia aqui é deixar o código de barras na mesa, protegido por um acrílico ou outro meio até mais criativo.

Basta o cliente utilizar a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code e ter acesso ao cardápio completo.

Além de muito prático, do ponto de vista do restaurante, evita o compartilhamento de menus físicos ou tablets entre os clientes. Em tempos de pandemia e reabertura dos restaurantes, o compartilhamento de objetos faz parte das diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Cardápio integrado ao sistema de gestão

Essa é de fato a maior inovação, pois apresenta uma solução completa.

O tipo de cardápio integrado integrado ao sistema de gestão não apenas exibe o menu, como possibilita que o cliente faça o pedido e acione o garçom.

Essa integração acontece com todos os ambientes do seu restaurante: cozinha, salão e caixa se conectam.

Uma versão mais atualizada desse formato é a disponibilidade de um sistema KDS.

Crie seu cardápio digital interativo e entenda todos os benefícios dessa ferramenta na prática!

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