FORMAS DE APLICAR A REDUÇÃO DE CUSTOS PARA O SEU RESTAURANTE

O primeiro passo é analisar os seus gastos atuais e depois colocar as dicas que damos aqui em prática.

FORMAS DE APLICAR A REDUÇÃO DE CUSTOS PARA O SEU RESTAURANTE

Pensar em redução de custos para o seu restaurante é uma prática essencial, principalmente quando os gastos estão atrapalhando a lucratividade.

Ainda mais, quando esses custos têm a ver com desperdícios ou falta de atenção em alguns pontos estratégicos da operação do seu negócio.

E essa prática de avaliação é corriqueira e sempre presente no seu dia a dia e de quem optou por empreender no ramo da alimentação.

Inflação, alta de preços dos insumos, taxas e impostos ao longo dos anos, insumos sazonais ou mesmo uma reforma que foi necessária em um determinado momento, são gastos e custos que podem refletir no que você pretendia lucrar com o seu restaurante no final do mês.

Por isso, para ter sucesso na sua empreitada, é necessário sempre revisar os processos. E faz parte disso mudar certos procedimentos e criar novos hábitos.

Entenda nesse texto as principais dicas e formas de redução de custos para o seu restaurante, coloque em prática e veja resultados a curto e médio prazo.

Formas de redução de custos para restaurantes


A saúde financeira de um restaurante não depende apenas de estratégias para focar nos lucros ou em vender mais, mas também e formas de trabalhar a redução de custos diariamente.

Como já mencionamos, aqui você entenderá como pequenas atitudes podem gerar grandes diferenças na conta final do seu negócio.

Afinal, quem não quer ficar com a conta bancária e o financeiro no azul, não é mesmo?

1) O regime tributário correto também representa redução de custos no negócio

A escolha do regime tributário é uma das etapas iniciais de qualquer negócio.

Nela, o empreendedor irá escolher qual será o sistema de tributação para o próximo exercício fiscal do seu restaurante.

Fazer a escolha errada pode significar pagar mais percentuais de impostos e cargas tributárias de forma desnecessária.

Antes de fazer a escolha do regime tributário, é recomendado contratar um profissional que realize todas as contas e estude qual é o mais apropriado para seu restaurante.

Saiba mais sobre: como reduzir a carga tributária de bares e restaurantes.

2) Avalie os gastos do restaurante

Pra começar, mapeie todos os gastos atuais do seu restaurante. Faça o levantamento dos custos fixos e variáveis da sua operação e que afetam diretamente ao seu financeiro.

Assim, é possível identificar os consumos mais importantes que mantêm o seu restaurante funcionando. Como também, aqueles que de uma forma ou outra são gastos além do normal e que podem ser deixados de lado, ou reduzidos significativamente.

Não pule esse momento, porque ele pode ser essencial para classificar esses custos.

3) Dê atenção aos seus fornecedores

Em momentos de instabilidade economicamente, acontece também a instabilidade do preço de compra de produtos.

A partir do momento que o cultivo de certos insumos começam a ficar caros para o seu fornecedores, isso reflete diretamente no seu restaurante.

Recentemente estamos passando por aumentos no petróleo, carne e principalmente em verduras e leguminosas. Como não dá para ficar sem comprar, o certo é tentar negociar novos acordos ou renegociar os já existentes.

Converse sobre preços e prazo com os seus principais fornecedores, como uma das formas de redução de custos na sua hamburgueria, doceria, pizzaria ou outro tipo de negócio.

Dica quente: essa medida é mais eficiente com aqueles fornecedores de uma longa parceria. Ou seja, aqueles que já se conectam com você e o seu restaurante há um tempo.

Por já conhecerem a sua forma de trabalho e quererem manter a parceria, é mais provável que esse fornecedores mais antigos aceitem uma renegociação de contrato.

Outra forma de negociar bons descontos com os seus fornecedores para a redução de custos do seu restaurante é aumentar a quantidade de pedidos dos insumos. Ou, avaliar aqueles fornecedores que podem se tornar seus clientes e, assim, realizar uma permuta.

4) Economia com os custos fixos pode gerar economia

Grande parte dos custos fixos de um restaurante estão ligados ao consumo de água, luz e gás. Que vamos combinar, é impossível operar um restaurante sem esse trio de consumo.

Mas, mesmo em gastos essenciais é possível se avaliar melhor o que é consumido diariamente.

Para uma redução de custos mais eficiente, que inclui os custos fixos do seu restaurante, talvez seja preciso implantar uma cultura organizacional. Treinamentos e até mesmo lembretes distribuídos pela área interna são ótimos para lembrar os seus colabores de certos hábitos, como:

  • "Saiu, apague a luz";
  • "Economize papel na impressão";
  • "Não deixe a torneira aberta";
  • "Faça uso correto das válvulas de descarga";
  • "Não desperdice os alimentos".

Acredite, medidas simples como essa de lembretes para boas práticas podem ajudar nessa redução de custos e de consumo.

5) Planejamento de consumo pode evitar a sobra de alimentos

Aposte em um controle de estoque que vai além do esforço repetitivo humano da conferência diária. E isso quer dizer que você pode usar a tecnologia ao seu favor.

Com um sistema de gestão que oferece o controle de estoque é possível automatizar a saída e entrada de produtos, ter relatórios de gastos mais assertivos e até mesmo avaliar itens que não fazem sentido estar mais no seu cardápio, porque só representam gastos e não têm saída.

Porque, além de controlar o estoque, você também gerencia todas as vendas que são realizadas.

Planejar o consumo para evitar as sobras também inclui uma observação e controle interno do desperdício na cozinha. E importante que você saiba quanto de insumo gasta em cada prato, para saber como otimizar esses gasto.

E um fator essencial para a operação da sua cozinha é fazer uso da ficha técnica de pratos e bebidas.

Leia também: saiba como fazer a ficha técnica de pratos e bebidas no seu restaurante.

Apesar de a tecnologia ajudar, ela não substitui a observação e o controle interno do desperdício da cozinha. É importante que você saiba o que e quanto está jogando fora todos os dias e implantar medidas para reduzir as sobras.

6) Foque na manutenção preventiva

Algumas despesas inesperadas podem acontecer, mas podem ser evitadas estabelecendo uma rotina de manutenção de equipamentos.

Freezers, geladeiras e fogões devem passar constantemente por inspeções, a fim de verificar pequenos problemas. Uma borracha de vedação solta ou já bastante usada, um motor sujo ou mesmo muito antigo, podem se tornar grandes dores de cabeça com o tempo.

Ou até o comprometimento total desses aparelho.

Essas despesas inesperadas se traduzem em um aumento significativo dos custos. Por isso, mudar hábitos e processos é a melhor forma de redução de custos no seu restaurante.

Reserve um tempo para analisar o que é possível fazer para manter o bom desempenho da operação ao menor custo possível e envolva toda a sua equipe nessa etapa de mudança.

Os resultados serão significativos!

7) Otimize a rota de entrega dos motoboys

Planejar a rota de entrega dos sues motoboys pode ajudar na economia de tempo e também na economia com o combustível.

Com o agrupamento de pedidos do Delivery Próprio, você otimiza a rota de entrega e ainda deixa seus clientes mais satisfeitos, recebendo os pedidos no prazo, ou mesmo antes e em ótima apresentação para o consumo.

A rota é criada por você, através do gerenciador de pedidos, que leva a um link diretamente para o Google Maps. O entregador acessa e se guia traçando o melhor caminho para as entregas.

Você já adota alguma dessas medidas de redução de custos aí no seu estabelecimento ou no delivery? Tem alguma outra dica que já pratica e quer nos passar?

Compartilhe sua opinião nas nossas redes.

E se quiser otimizar ainda mais seus custos e ter mais controle do seu negócio, conheça o modo de Gestão Suave da Yooga!