A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONTABILIDADE

Em parceria com o CRC-ES, Yooga realiza evento sobre como a tecnologia pode facilitar o trabalho do contador.

A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONTABILIDADE

Nessa semana, foi realizado o evento "Tecnologia a favor da contabilidade", onde a Yooga, Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal Completo se colocou ao lado de contadores e empreendedores interessados em facilitar a contabilidade da empresa e das pessoas envolvidas na operação para o cumprimento das obrigações fiscais.

O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo, e contou com a presença de Walterleno Noronha (Vice Presidente CRC-ES), Ricardo Frizera (Apresentador do Espírito Startups e Advisor da Apex Partners) e Vinicius Melo (CEO e Fundador da Yooga).

Os convidados expuseram dados e movimentos do mercado, como também falaram sobre avanços que a tecnologia vem trazendo para a contabilidade, seja na otimização de processos, como também na hora de tornar procedimentos menos burocráticos ou demorados.

O apoio ao novo empreendedor


O primeiro da rodada a falar com os convidados presentes foi Bruno Vivas, responsável pelo hub Brooder, onde foi realizado o evento.

E deixou claro o papel do espaço em se posicionar ao lado de novos empreendedores.

Um dos primeiros investimentos da companhia foi a Yooga, quando ainda era possível que a atividade ocupasse metade de uma mesa para dez pessoas.

Essa trajetória de potencialização e crescimento se mostra hoje com a Yooga já somando mais de oitenta colaboradores e atendendo milhares de empreendedores pelo Brasil.

Bruno firma que a trajetória do Brooder é muito similar ao caminho que a Yooga tem trilhado como empresa capixaba no modelo SaaS: acreditar no mercado e, principalmente, acreditar nas pessoas que estão aqui no Estado e poder incentivar isso.

Outro ponto levantado por Bruno foi que o investimento em novos negócios não tem barreiras.

E tudo se tornou possível com a tecnologia!

Enquanto empresa que investe em novos empreendedores, ele afirma que pensar globalmente, fazer pontes e se conectar com públicos externos permite levar novos negócios capixabas para fora do Estado e até mesmo do país, como também trazer esses novos negócios para cá.

"A gente precisa estar cada vez mais perto da galera que quer investir, que quer empreender e assumir o risco de ser empresário, porque não é algo simples."
Bruno Vivas - Brooder

A empresa capixaba soma investimentos no Estado do Espírito Santo e São Paulo, no Brasil, e no exterior está conectada a novos negócios em Portugal e na Holanda.

O apoio aos novos negócios está aberto para quem está disposto a fazer o exercício de se reinventar e readaptar, afirma Bruno.

Porque apoiar e assumir o risco junto ao empreendedor é o que o Brooder oferece.

A contabilidade na era da digitalização


Walterleno Noronha deu continuidade ao evento chamando a atenção dos presentes para o trabalho da contabilidade tradicional, aquela que estamos acostumados a acompanhar o estereótipo apresentado em filmes, ou que é trazido de forma cômica nos desenhos.

Mas será que esse é o cenário ideal?

Pilhas de papéis e calculadoras sobre as mesas, armários extensos de documentos ou inúmeros disquetes para a baixa de arquivos.

Já te adiantamos aqui que isso é só para quem não se adequou ao mercado e às novas tecnologias e, também, não é algo que o CRC-ES tem em mente para os profissionais da contabilidade.

Durante sua fala, Walterleno lembrou das suas primeiras experiências na área contábil, onde usava ainda a máquina de datilografar para preencher os formulários de trabalho, no departamento pessoal, fechando folhas de pagamento e usando impressoras matriciais.

Foi das inúmeras papeladas que não aceitavam erros, como as de seguro-desemprego, passou pela era dos disquetes, os malotes de arquivos e chegou até o modelo de contabilidade ideal.

"Esse conceito de contabilidade tradicional, de gerar documentação e relatórios físicos, não é uma realidade".
Walterleno Noronha, vice-presidente CRC-ES.

Avaliar documentos físicos e livros contábeis de empresas já não é uma realidade.

E o que mais marca essa mudança é a quantidade de papéis e mesas de arquivos que sempre fizeram parte do cenário contábil.

Antigamente, o Sintegra tinha uma obrigação acessória para pegar o empresário nas falhas que o mesmo cometia, através do cruzamento de informações.

Hoje, com o Sped Fiscal, são mais de 300 registros, para o cruzamento dessas informações e controle comparativo para que a autuação seja mais eficiente.

Apertand0 um botão, o Fisco cruza os dados de uma compra, descobre um problema, oportuniza a atenção, aplica correções e o autos de infrações.

A otimização das obrigações toma projeções interessantes, porque saber lidar com a tecnologia, tanto o contador, como também o empresário, possibilita poder olhar melhor para o seu negócio.

Sem a operacionalização é possível que o gestor ou dono de restaurante e o seu contador sejam capazes de pensar no planejamento tributário ano a ano.

"A tecnologia está agregando valor ao trabalho fiscalizatório e não tem porque o empresário deixar o seu negócio na era da pedra."
Walterleno Noronha, vice-presidente CRC-ES.

O profissional que usa a tecnologia a favor da contabilidade é aquele que ajuda na hora de tomar uma decisão mais assertiva, avalia formas de pagar menos tributo e ajuda a fazer um planejamento tributário e financeiro.

Qual a importância do Sped Fiscal para o controle de produtos?

Além de ser uma obrigação acessória, o Sped Fiscal serve também como um bom controle gerencial, pois para que o arquivo seja entregue é importante estar com um cadastro de produtos correto e o controle de estoque adequado, para o imposto não ser apurado incorretamente.

A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Sintonia entre área fiscal e contabilidade

Considerando que as informações entregues no Sped Fiscal devem ser bem consistentes é essencial que a área fiscal da organização esteja em total sintonia com a contabilidade, seja ela interna ou externa, para que assim as informações fiquem de acordo com a legislação vigente.

É pertinente destacar que as informações devem estar consistentes, uma vez que a cada ano o Fisco aperfeiçoa sua forma de fiscalizar os arquivos, onde todo processo de fiscalização é eletrônico, obtendo assim todos os resultados rapidamente.

Por isso é oportuno que a empresa tenha um sistema de gestão e fiscal completo que atenda bem todas essas exigências, além de possuir colaboradores bem treinados e que estejam atentos às constantes mudanças na legislação.

A contabilidade na era da digitalização vem mostrando que é necessário se abrir para as novas possibilidades e as oportunidades que o mercado dá.

E a forma de trabalho que o mercado vem se conduzindo ao longo dos anos está mudando.

Quem não se adequa ou acompanha, não se destaca.

A tecnologia vem agregando valor ao trabalho do profissional de contabilidade, afirma Walterleno, e com o CRC não é diferente.

A fase atual do CRC-ES é a de implementar ações para facilitar a vida dos contadores.

Um aplicativo vem sendo estudado para que os profissionais possam acessar ou tirar sua certidão, emitir um boleto ou acessar informações do Conselho de forma mais prática e rápida.

Pautando a tecnologia e a informação


Ricardo Frizera entrou para mostrar porquê é necessário apoiar e valorizar quem inova na área da tecnologia.

A tendência que não tem volta é essa criada durante o período da pandemia, o modelo de compras na internet.

O que era para ser uma alternativa, mostrou que é um novo canal onde pessoas acessam produtos de desejo.

O uso de varejo on-line puxou fortemente esse mercado não só aqui, como no mundo. E inspirar o desenvolvimento do Espírito Santo, investindo e dando voz a quem está envolvido nesse mercado.

O cenário de inovação no mundo se move cada vez mais rápido para a emergência do mercado de tecnologia.

Mas, você já parou para pensar por que hoje a Tesla, por exemplo, vale mais que qualquer outra montadora do mercado automobilístico?

Por que grandes investidores enxergam tanto as startups, empresas de tecnologia e deixou de lado as empresas tradicionais?

E o que diferencia essas empresas de tecnologias dos negócios tradicionais?

A resposta está no novo framework de gestão somado a tecnologias disruptivas. Isso é o que traz todo o valor desses novos negócios.

Relatórios e resultados são vistos em tempo real, com dashboards mais intuitivos e de maior disponibilidade de informação.

Hoje a medição de indicadores é realizada com mais agilidade e revisada constantemente, para se conectar de fato com o momento de cada.

Ricardo levantou as três principais ideias que mudaram o rumo do empreendedorismo tão fortemente de 2015 para o ano atual.

  1. Empresas devem ter objetivos grandes que impactem a sociedade e motivem o time: ter propósito transformador em massa;
  2. Objetivos estratégicos em lugar de experimentação: as várias páginas de explicação dos valores, visão e objetivos da empresa em longos prazos hoje estão abandonadas o e o que toma o lugar são Ciclos curtos de revisão de estratégias, com feedbacks e OKR's trimestrais para medir;
  3. Pessoas, e não mais produtos, são o foco das empresas: tecnologias que geram valor exponencial dependem de atividade humana, consequentemente, precisam de programadores.

Mas, esse é um movimento que começou lá nos anos 2000 e que se mostrou de fato exponencial após 2015.

O mercado de tecnologia vem descolando muito do mercado tradicional e o que o torna exponencial, se descolando do linear, é justamente isso, a tecnologia, sem deixar de lado a ideia de transformação.

Voltando ao exemplo da Tesla, o seu crescimento está na transformação e é aí que está seu valor.

A empresa vem mudando a forma como nos movimentamos através do combustível, substituindo o uso pelo CO2.

O ensinamento que fica é que o cliente não é mais quem tem um produto enfiado goela abaixo.

As empresas que se destacam são as que vêm seus clientes como um agregador ao produto e ao negócio como um todo.

Ele é quem ajuda a construir e a desenvolver ainda mais o produto criado. Esse crescimento é em conjunto e se faz muito mais necessário que empresas sejam conscientes aos conceitos de comunidade.

Yooga é tecnologia a favor da contabilidade


Vinicius Melo foi o último palestrante do dia, fechando o evento "Tecnologia a favor da contabilidade" e chamando a atenção dos contadores e empreendedores presentes para o propósito da Yooga.

"A gente tem uma proposta de oferecer simplicidade na forma como as empresas fazem a gestão."
Vinicius Melo, CEO e fundador Yooga.

Vinicius posicionou a empresa como um serviço que traz facilidades de gestão micro e pequenos empreendedores conciliadas ao controle financeiro do negócio.

E que está no mercado para simplificar o dia a dia do empreendedor.

Com foco no desenvolvimento de seus parceiros, a Yooga oferece também serviços não escaláveis, possibilitando criar relacionamento e confiança com todas as pessoas envolvidas na operação.

E se posicionar ao lado do empreendedor, com certeza também é estar ao lado do seu contador.

A solução Yooga oferece dashboard para contador, que acessa inventário, relatório por CFOB, XML de entrada e de saída, traduzindo informações essenciais para que as obrigações fiscais sejam cumpridas, mantendo contato direto com contadores.

Sendo um ERP de food service, todas as legislações são atualizadas sempre que é necessário estar de acordo com as exigências fiscais.

Ao final da sua fala, Vinicius frisou que existe um fornecedor do lado de cá que quer ajudar.

E esse fornecedor é a Yooga, se posicionando ao lado de contadores alimentícios para colocar, de fato, a tecnologia a favor da contabilidade.

O convite que fica aqui é para os contadores de empresas alimentícias: vamos juntos construir um valor fiscal para o seu cliente?