VANTAGENS DA DARK STORE PARA O SEU NEGÓCIO
Tendência desde meados de 2019 na Europa e na América Latina, as dark stores ganharam ainda mais relevância durante a pandemia do coronavírus e chegaram para ficar no Brasil.
Como mostra essa reportagem da BBC, gigantes do varejo como Walmart, Amazon e Target já tem várias dark stores espalhadas pelo o mundo.
E é possível que você, empreendedor do ramo food service, também tire maior proveito dessa inovação.
Quer saber como? É só continuar lendo esse post!
O que é uma dark store
Uma dark store é o nome em inglês para “loja escura” ou “loja fantasma”.
De forma direta, ao invés dos grandes centros de distribuição, com largas metragens, produtos, máquinas e funcionários, essas lojas são menores, com média de 150 metros quadrados, mas apostam na ocupação do espaço apenas com estantes e produtos.
Uma dark store do Rio de Janeiro, por exemplo, com essa mesma metragem, consegue armazenar 1.500 produtos diferentes para delivery.
Geralmente localizada em pontos estratégicos de uma cidade ou região, ela funciona como um mini centro de distribuição a portas fechadas, sem visitação ou colaboradores.
Além do delivery, é possível utilizá-la também para entregas de e-commerce ou mesmo para extensão do estoque da empresa.
Vantagens de uma dark store
São várias as vantagens de se ter ou investir em uma dark store:
Economia de custos
Os custos de uma dark store são reduzidos uma vez que o espaço para manutenção é menor e, consequentemente, seu aluguel e contas como água e luz.
Loja fechada
Uma dark store é uma loja fechada, assim, não recebe clientes.
O empreendedor que investe em uma loja como essa não precisa investir em recepção, hall de entrada, caixas, carrinhos, mesas, cadeiras ou mesmo uma cozinha ou refeitório.
Redução de time de funcionários
Dark stores não precisam de muitos funcionários operando nelas além de quem irá repor o produto, muitas vezes o próprio empreendedor, ou buscá-lo, que pode ser o próprio serviço de entrega e logística ou o motoboy contratado.
Melhor logística
Por estarem estrategicamente localizadas, um dos principais ativos de uma dark store é a sua logística. É bom para quem busca e bom para quem recebe os produtos, no caso, o seu cliente!
Ampliação do horário de funcionamento
Como os produtos ficam disponíveis 24 horas por dia, com uma dark store é possível ampliar o horário de funcionamento e atender o cliente nos momentos em que ele achar mais conveniente.
Abertura de uma segunda operação
Muitos negócios enxergam as dark stores como extensão de seus estoques e lojas. Quando há colaboradores ou responsáveis operando, é praticamente como se houvesse a abertura de uma segunda operação, alcançando novos públicos.
Rapidez e agilidade na entrega ou retirada
Com menos funcionários, organização do espaço otimizado e uma localização estratégica, logicamente, os produtos disponíveis em uma dark store chegam mais fácil e rápido na casa do cliente.
Existem dark stores, até autônomas, que também permitem a retirada do produto pelo próprio cliente ou pela chamada recolha na calçada, onde ele busca o produto neste local da rua.
Quer comodidade melhor do que essa?
Melhor experiência do cliente
E, com tudo isso junto, a experiência do cliente fica ainda melhor, afinal, o produto estará bem mais perto do cliente.
Segundo pesquisa da E-commerce Brasil, 49% das pessoas estão focadas na disponibilidade do produto antes do seu preço (36%) e qualidade (34%). Ainda de acordo com o estudo, 78% dos consumidores valorizam a conveniência mais do que antes da pandemia.
Portanto, é preciso estar atento às suas necessidades!
Aumento da lucratividade
Trabalhar com dark stores, expandindo os negócios, oferecendo uma segunda operação para eles e garantindo uma experiência incrível é a fórmula perfeita para mais vendas realizadas e um aumento da lucratividade.
Diferenças entre dark store e dark kitchen
Com tantas novidades e termos diferentes no mercado, é comum que possam surgir algumas dúvidas.
Por exemplo: qual a diferença entre uma dark store e uma dark kitchen?
Apesar de também ter vantagens similares como economia de custos e redução do quadro de funcionários, a dark kitchen, diferente da dark store, não é uma loja fechada, mas, sim, uma cozinha fechada.
Uma dark kitchen também não dispõe de espaço físico aberto a clientes e seu aluguel é mais barato, no entanto, este tipo de modelo de negócio é voltado para a operação de cozinha.
Para operar em uma, o empreendedor só precisa de um cozinheiro, chapeiro ou outro funcionário que desempenhe a função de preparar o produto que irá ser comercializado (quando não é ele mesmo) e um aplicativo de entrega.
Já a dark store, como visto anteriormente, é voltada para a operação logística de entrega e/ou retirada.
Saiba mais: Investir em dark kitchen é caro?
Dark stores no Jeito Yooga Podcast
Recentemente, as dark stores e os desafios de logística foram tema do Jeito Yooga Podcast.
Recebemos novamente nossos parceiros da Kitchenfy, Donaldo Fontes e Rodrigo Lomeu, para falar sobre o que são dark stores e como elas e a empresa como um todo tem contribuído para a expansão dos negócios de centenas de parceiros.
A Kitchenfy, para quem ainda não sabe, é o primeiro coworking de dark kitchens e dark stores do Espírito Santo.
E como ela pode ajudar o seu negócio do ramo food service? É simples! Armazenando os seus produtos e operando o seu delivery para você! Tudo isso também com a ajuda da Yooga, o seu Sistema de Gestão, Delivery Próprio e Fiscal Completo.
“São doces, sorvetes, produtos já prontos, marmitas congeladas, bebidas… A gente armazena todos esses produtos e opera, literalmente, o delivery desse parceiro, fazendo com que ele tenha um ponto a mais de venda, alcance novos públicos e venda mais”, explica Donaldo.
Vale o play!
Outras vantagens da Kitchenfy e sua operação de dark stores:
- Infraestrutura necessária para te dar mais rapidez e menos preocupações
- Assinatura por quanto tempo quiser, sem burocracias e sem fiador
- Limpeza geral do ambiente comum, com coleta de lixo, dedetização e controle de pragas
- Reparos e manutenção da loja
- Segurança 24 horas por dia
Agora que você já sabe todos os motivos para ter uma dark store, aproveite também para garantir uma entrega mais ágil, com um gerenciador de pedidos integrado e relatórios de custos e ganhos para acompanhar o desenvolvimento da sua operação de delivery.