VANTAGENS DO PAGAMENTO ONLINE PARA O MEU RESTAURANTE DELIVERY

Ao fechar a conta, seu cliente paga na hora através do aplicativo ou no balcão e escolhe entre as várias formas de pagamento online disponíveis.

VANTAGENS DO PAGAMENTO ONLINE PARA O MEU RESTAURANTE DELIVERY

Os meios de pagamentos digitais não são algo novo. Afinal, há tempos já efetuamos transações através de cartão de crédito e as maquininhas de cartão.

Mas, a atual revolução na forma de pagamento se faz com as carteiras digitais, dando opções de pagamento ainda mais facilitadas e práticas aos consumidores.

O uso do dinheiro como conhecemos hoje vem sendo transformado ao longo dos anos. Em um futuro breve as carteiras convencionais darão lugar as “carteiras digitais” e a meios de pagamentos digitais.

O pagamento online para restaurantes já é uma realidade e saber como adaptar o seu negócio pode criar diferencial competitivo e trazer ainda mais conveniência para os consumidores.

Com o aumento das vendas no delivery e takeway, seu restaurante passa a estar também onde os clientes estão. Em casa, no local de trabalho, em um local de lazer, em momentos com a família.

Facilitar esses pedidos e ainda oferecer opções de pagamento online, podem fazer com que seu restaurante também consiga atender outros consumidores. E, ao contrário do que se pensa, não somente os jovens, afinal pessoas de qualquer idade hoje tem dispositivos conectados à internet.

Outra boa notícia é que muitas também já tem suas finanças, nas palmas das mãos!

Então, aproveite para saber quais são os principais benefícios do pagamento online para restaurantes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), publicada na Forbes, o percentual de empresários que usam o delivery subiu de 54% para 66% durante a pandemia do coronavírus.

Além disso, o número de restaurantes que aderiram aos aplicativos de entrega e plataformas digitais subiu de 25% para 72%.

Nessa onda de crescimento do delivery e dos apps, o pagamento online vem se tornando o método preferido do consumidor pela sua rapidez e comodidade.

Como funciona o pagamento online para o seu delivery


O pagamento online funciona de forma muito simples: o cliente paga na hora de fazer o pedido pelo aplicativo ou plataforma digital, em vez de pagar na entrega. A transação pode ser realizada por meio de um site, marketplace ou aplicativo próprio.

Assim, quando o pedido chega até o cliente, ele só precisa recebê-lo, pois o pagamento já foi feito no momento de confirmação no sistema.

Por exemplo, um cliente pode baixar o app de delivery de uma pizzaria, colocar os itens desejados no carrinho virtual e fazer o checkout instantâneo, escolhendo se prefere pagar com cartão de crédito, débito em conta ou carteira digital.

Diferente de negócios de assinaturas, com pagamento recorrente no modelo, as compras e pedidos online precisam oferecer uma experiência ímpar em checkout.

Dessa forma, o estabelecimento recebe o pedido já pago e só precisa preparar e enviar a pizza por meio do motoboy. Quando o entregador chega, o cliente simplesmente pega seu pedido e não precisa perder tempo passando cartão ou recebendo troco.

Ou seja: o pagamento online facilita a vida de todo mundo e torna as entregas mais ágeis.

Principais formas de pagamento online


Dependendo do sistema utilizado pelo restaurante, o cliente terá diferentes formas de pagamento online à disposição.

Confira as principais:

  • Cartão de crédito: é o meio mais usado em compras online pela sua praticidade, pois permite que o cliente digite o número do cartão uma única vez e memorize no sistema para continuar pagando suas compras em um clique
  • Cartão de débito: é usado pelo cliente para pagar à vista nos apps e plataformas, debitando o valor diretamente de sua conta corrente
  • Débito em conta corrente: é uma opção interessante para sistemas com integração direta a determinados bancos, além de permitir o débito automático para vendas recorrentes
  • Carteira digital: é um meio muito popular atualmente, pois funciona como uma carteira virtual com dados de cartões do consumidor (Ex: Mercado Pago, PayPal, PicPay, etc.)
  • Pix: é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central que permite fazer transferências em até 10 segundos.

Obviamente, o boleto bancário não pode ser usado como meio de pagamento online no delivery. Afinal, seu prazo de compensação é de até 3 dias úteis.

Vantagens de receber pagamento online no delivery


São muitas as vantagens de receber pagamentos online no delivery, tanto para o cliente quanto para a empresa.

O pagamento online no delivery vem ganhando a preferência dos clientes pela rapidez e praticidade.

Afinal, nada mais cômodo para o consumidor do que pagar o pedido na hora pelo site ou app, poder escolher entre vários meios de pagamento e não ter que se preocupar em passar o cartão ou conferir o troco quando o entregador chega.

Para o restaurante, o pagamento antecipado também é uma grande vantagem, pois agiliza as entregas e proporciona mais segurança.

Neste conteúdo, vamos explorar os benefícios do pagamento online no delivery e ajudar você a implementar essa solução no seu negócio. Continue lendo e veja por que vale a pena receber suas vendas pela internet.

Vale ressaltar: Cada um dos benefícios apresentados aqui também valem para o atendimento presencial do seu restaurante.

Conheça agora os principais benefícios desta modalidade de pagamento:

1 – Ampliação do atendimento

Oferecer diferentes opções de pagamento para os seus clientes é pensar também na possibilidade de aumento das vendas. E mais do que isso: se o pagamento puder ocorrer online, isso significa também mais economia de tempo.

Ao permitir que seus clientes façam pedidos e paguem online você pode vender para quem ainda não é cliente. Isto é: alcançar novos clientes que são adeptos a tecnologia e pagamentos digitais.

O dinheiro de papel como conhecemos não vai sumir, mas certamente dará lugar a outras alternativas mais inclusivas.

2 – Maior comodidade e praticidade para os clientes

Tanto para o se bar ou restaurante, quanto para os clientes que podem fazer e pagar os pedidos online. Ou seja, de ponta a ponta.

E isso, mesmo que não tenham dinheiro na carteira ou sem a necessidade de ter que ir até um banco para sacar dinheiro.

Dessa forma, os consumidores podem pedir e pagar de onde estiverem. Por cartão de crédito, de débito, vale-refeição, saldo em carteiras digitais ou da forma como for mais conveniente.

Oferecer o pagamento online no delivery é uma forma de ampliar as opções disponíveis para o cliente e proporcionar mais conveniência.

Hoje, a diversidade de formas de pagamento é um critério importante para a decisão de compra, e pode gerar muitas oportunidades para o negócio.

3 – Rapidez na recepção e entrega dos pedidos

Desde a liberação até a entrega. O pagamento online para restaurantes facilita inclusive a operação. Assim, tanto a venda, a partir da confirmação da transação, quanto a entrega podem ser agilizadas.

Outra vantagem neste sentido é que não há necessidade de se preocupar com troco, conferência de troco, uso de maquininhas de crédito.

Como o pagamento é confirmado antecipadamente e, em tempo real, na entrega o motoboy ou entregador não precisa ficar esperando. É só entregar o pedido e partir para a próxima entrega.

4 – Aumento da segurança para os entregadores

Se pensar que um entregar, muitas vezes, roda a cidade com um determinado valor em espécie no bolso, eliminar o uso do dinheiro pode evitar, por exemplo, que estes sejam vítimas de furtos nas ruas.

O mesmo é válido para o momento da entrega do pedido já que, geralmente, esses profissionais ficam mais expostos – independente de ser em área de risco ou não.

Os seguros cobrem danos e extravios de bens, mas não é possível repor o dinheiro levado.

5 – Operação mais independente

Nada de depender do sinal de internet ou do celular para receber um pagamento. Embora as redes digitais e coberturas têm sido ampliadas, os sinais ainda podem ser precários dependendo da região.

Mesmo aquelas que tem antenas de comunicação mais próximas, podem sofrer em função da sobrecarga ou oscilação.

Bem diferente é o uso da conexão em rede privada que, geralmente ocorre no domicílio ou local de trabalho. Até quando os consumidores utilizam as redes dos celulares 3G ou 4G as operações são realizadas mais facilmente.

6 – Redução da burocracia e custos

Dependendo do meio de captura, o processo é mais simples e menos burocrático. Além disso, os custos também podem ser menores já que alguns cartões cobram taxas mais em conta, incluindo as operações de antecipação de recebíveis.

Se o pagamento é integrado ao sistema de pedidos, o trabalho também fica mais rápido e fácil de ser gerenciado. A conciliação financeira pode ser realizada com poucos cliques.

Ter o controle financeiro visível e acessível para quando precisar ajudará no planejamento financeiro do seu bar ou restaurante.

E seu o restaurante já opera online? Você já vende e recebe os pagamentos via internet? Se ainda não, pense em todas as vantagens do pagamento online que apresentamos para o seu restaurante nesse conteúdo.

Se ainda está somente no mundo offline, experimente canais e ferramentas mais populares, em ter uma presença nas redes sociais e conquistar novos públicos para vender muito mais.

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