YOOGA PRESENTE NO MAIOR EVENTO DE INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Uma imersão ao universo de possibilidades tecnológicas para o micro e pequeno empreendedor. Conheça o maior evento de inovação do Espírito Santo: ESX 2021.

YOOGA PRESENTE NO MAIOR EVENTO DE INOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

"Venha ver e viver o futuro".

Esse foi o convite que o ESX - Espírito Santo Experience Innovation 2021 o maior evento de inovação do Estado fez aos capixabas e visitantes da cidade de Vitória-ES no início do mês de Dezembro.

O evento foi um grande encontro para falar sobre empreendedorismo, tecnologia e negócios. Além disso, reuniu todo o ecossistema de inovação que conecta o estado do Espírito Santo ao restante do Brasil e do mundo.

O ESX 2021 aconteceu entre os dias 2 e 5 de dezembro de 2021. E foram por volta de onze mil e quinhentos visitantes em uma estrutura de mais de cinco mil metros quadrados, montada na Praça do Papa, em Vitória.

O evento de inovação uniu conhecimento e entretenimento em diferentes espaços e atrações divididos entre palestras, desafios, painéis, criações de games, robótica aplicada ao dia a dia, shows e outras programações. Mais de setenta especialistas trouxeram temas ligados à inovação e experiências imersivas a esse universo.

Com realização e organização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e o Governo do Estado do Espírito Santo, o evento teve apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), e já é um marco para o ecossistema de inovação capixaba.

“Nosso objetivo principal é aproximar a inovação do dia-a-dia dos capixabas, tornando-a acessível para empresas, academia e sociedade em geral. Queremos estabelecer esse contato e promover uma experiência memorável através de conteúdo relevante durante os 4 dias de evento. Este evento confirma o compromisso do Sebrae/ES com o fortalecimento do ecossistema de inovação capixaba”, destaca o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, em entrevista durante a abertura do evento.

Por dentro do evento de inovação ESX 2021


Além de nomes como Arthur Igreja e Martha Gabriel, que palestraram durante o evento, também se fez presente o CEO do Rock’in Rio, Luis Justo. Ao todo, foram mais de trinta painéis, e setenta especialistas das áreas de inovação, marketing digital, startups e outros.

O público representou a diversidade que orbita o ecossistema de inovação e o destaque foi a participação ativa de crianças e adolescentes, que se encantaram com projetos de robótica e lotaram as oficinas de programação e games.

As atividades dos espaços interativos começaram de fato na sexta-feira, mas no dia da abertura oficial já foi possível conhecer todos os ambientes:

Arena de Inovação e Conhecimento

Palco principal do ESX, teve como objetivo fortalecer o pensamento criativo e inovador, com palestrantes de renome nacional. Ali aconteceram doze palestras com o especialistas convidados e as apresentações dos pitchs das startups presentes no evento e seus cases de inovação.

Novos Mercados

Espaço que trouxe workshops e seminários temáticos sobre mercados em ascensão, com temas voltados para Economia Sustentável, Podcast, ESG e a transformação de empresas tradicionais.

Arena Gamer

Os visitantes testaram jogos desenvolvidos por empresas capixabas, para desktop e mobile, em uma ilha preparada para receber os gamers, que viveram a experiência junto ao público.

Arena Robótica

Aquela imagem tradicional do robô e a ideia de que apenas grandes empresas podem se beneficiar deles foram desconstruídas nessa arena. Afinal, muitas das nossas tarefas cotidianas, como limpar a casa ou enviar uma mensagem, podem ser auxiliadas por robôs através da automação e de novas tecnologias e dispositivos.

O objetivo dessa arena foi apresentar ao público as diversas possibilidades dentro da robótica. Também foram apresentadas soluções inovadoras desenvolvidas no estado Espírito Santo.

Hackamusic

Nesse espaço, músicos, compositores e outros profissionais se reuniram para criar, compor e receber mentorias durante os quatro dias do evento de inovação. O resultado desse trabalho, que teve como foco o desenvolvimento e a divulgação de produtos culturais, foram as músicas apresentadas durante um show no último dia do evento, domingo.

O evento ainda contou com a presença de palestrantes de destaque no cenário da inovação, como Dennis Wang, ex VP de operações do Nubank e co-CEO da Easy Taxi; Amanda Graciano, head de relacionamento com startups do maior hub de inovação da América Latina, o Cubo Itaú; e Roni Bueno, ex-diretor da Netshoes e vice-presidente do portal Terra.

Após participar das atividades, os visitantes ainda poderiam relaxar ao som de música ao vivo na praça de alimentação do evento de inovação, que contou com oito opções de food trucks capixabas de lanches e cervejas artesanais.

A experiência Yooga no ESX 2021


Quem visitou o evento de inovação ESX 2021 pode conhecer e ainda vivenciar um pouco das soluções Yooga, desenvolvidas para facilitar o dia a dia do micro e pequeno empreendedor.

Na exposição, o visitante pode lançar na hora pedidos em um sistema KDS, interagir com o garçom digital, fechar uma venda e até mesmo ganhar brindes, como o cupom de desconto para a hamburgueria Backstage, impresso ali na hora, em uma impressora de pedidos personalizável.

Ainda, pode conhecer todas as características distintas que fazem o Sistema de Gestão Yooga ter escalado consideravelmente o seu número de clientes. São mais de dois mil empreendedores hoje, no Brasil, que operam com uma gestão mais suave.

A startup conta ainda com clientes em Portugal, EUA e já tem um projeto em finalização no México.

Dúvidas, testes, curiosidades e a oportunidade de conexões diversas marcaram os dias de estande em que a Yooga esteve presente no ESX 2021.

Pontos marcantes da Yooga no evento de inovação

A Yooga dividiu o espaço de estandes voltado para as “Startups Capixabas” e se destacou com a apresentação e experiências oferecidas para os mais de onze mil e quinhentos visitantes que passaram pelo evento durante todos os dias.

A escala de colaboradores possibilitou que cada um pudesse contribuir energicamente e ativamente na apresentação das soluções.

Para o atendimento no estande durante o evento de inovação ESX 2021, a equipe Yooga, que hoje conta com sessenta colaboradores, se dividiu e programou uma escala para entregar sempre o melhor a quem se dispôs a visitar o estande.

Durante os quatro dias, mais de vinte colaboradores contribuíram para o sucesso do estande no evento. O que chamou a atenção também dos produtores, já que até o último minuto cada um estava ali pronto para atender e tirar qualquer dúvida que surgia a respeito da tecnologia, funcionalidade, aceitação e operação do Sistema de Gestão Yooga.

"Foi uma experiência diferente, porque a gente fica o dia inteiro dentro do escritório e a gente não consegue ver como as outras startups atuam. E eu que trabalho com tecnologia, nunca tenho esse contato com o cliente final. Foi um divisor de águas participar do evento de inovação, porque provei para mim mesma que posso conversar com o cliente e explicar para ele sobre o sistema que desenvolvo." Karol Rosse - Scrum Master de Tecnologia Yooga.

Ficou claro que o estande foi uma forma suave de levar a Yooga a tantos outros olhos curiosos que observavam as telas demonstrando toda a interface do produto.

Além disso, os visitantes ainda podiam levar a garrafinha de água, que foi o destaque do estande Yooga. Elas ficaram tão famosas, que durante os quatros dias do evento não tinha um visitante que não passava e não pedia uma para levar.

''Participar de um evento como o ESX foi algo único e emocionante. Me sinto feliz e muito orgulhoso em poder ter tido a chance de representar a Yooga lá, levando um pouco do que somos, desse nosso jeito suave e descontraído no contato com as pessoas. A feira foi incrível e tivemos uma ótima recepção do público que passou por lá.'' Felipe Cioli - Equipe de Onboarding Yooga.

Dois outros grandes momentos de destaque onde a Yooga teve participação, foi ao palco da Arena de Inovação e Conhecimento do ESX 2021, quando, no sábado, Vinicius Melo - CEO Yooga dividiu o palco com outros grandes empreendedores capixabas para falar do “Ciclo de vida das startups”.

O terceiro momento de destaque e que está na memória de todos ali presentes, foi o espaço de apresentação dos pitchs das startups, também no palco Arena de Inovação e Conhecimento, que aconteceu no domingo.

Esse seria um momento de expor o crescimento das startups presentes no espaço “Startups Capixabas” e Vinicius conseguiu chamar a atenção até mesmo do palestrante que entraria em seguida, muito esperado pelos visitantes do evento de inovação, Bruno Nardon.

No momento do pitch, Vinicius trouxe uma forma diferente de falar da Yooga, mostrando aos presentes o “Porque a Yooga existe”.

Não foi um discurso com slides de apresentação para demonstrar números de faturamento ou de crescimento.

A Yooga existe não para se comparar aos seus concorrentes. E, sim, para empoderar o pequeno empreendedor, e fortalecer a ideia de que ele pode ter lucratividade. O papel da Yooga no evento de inovação ESX 2021 foi passar uma mensagem otimista para quem quer empreender e dizer que é possível, sim, o micro e pequeno empreendedor ter sucesso.

Em seu discurso, Vinicius deu foco a um dos parceiros Yooga, convidado para participar da praça de alimentação, o Crispy Chicken, dizendo que ele quem deveria estar ali no palco naquele momento para falar de empreendedorismo, ou um dos mais dois mil clientes Yooga.

Pois, eles estão diariamente lutando para manter seu estabelecimento vivo, sem apoio, sem parceiros e sem um holofote ou um microfone voltado para eles.

“Quem tem que tá aqui no meu lugar é o Leon, dono da Crispy Chicken, porque ele é o cara que não tem parceiro, não tem apoio e que apanha todos os dias para empreender no nosso país para manter o negócio dele vivo. E a Yooga quer estar ao lado dele para isso. E não só dele, como também de outros tantos pequenos empreendedores do Brasil. O nosso sonho a ser compartilhado é a vontade de que a Yooga chegue a cada cidadezinha desse país, para manter ativo o estabelecimento do pequeno empreendedor. Ele precisa entender que é possível, sim, ter um negócio que gere lucro, que venda bem e que possa ser administrado com mais facilidade.” Completa Vinicius Melo, fundador Yooga durante o pitch de startups no evento ESX 2021.

Vinícius finalizou seu discurso defendendo que o dia a dia de uma startup também é realizar negócios não escaláveis, como oferecer um suporte 24 horas, uma visita a um parceiro, ou mesmo cadastrar os produtos do cardápio dos seus clientes. Uma realidade para quem opta por utilizar o Sistema de Gestão Yooga.

Da experiência com as soluções Yooga

Nesses quatro dias de ESX 2021, o estande da Yooga mostrava todas soluções oferecidas pelo sistema, como Gestão, Fiscal Completo e Delivery Próprio, seja em uma conversa com o visitante, esclarecendo dúvidas ou mesmo para ele testar o produto em tempo real.

O visitante se tornou usuário da solução Yooga e pode vivenciar:

  • O Sistema KDS

Com um Sistema KDS o processo fica mais ágil e simplificado, encaminhando cada pedido para o seu destino de preparo. Mesa, balcão e delivery chegam em tempo real na cozinha, todos organizados na mesma tela.

Você acompanha pelo tablet, smartphone ou no desktop e promove uma entrega pontual e de qualidade para seus clientes.

  • O Cardápio Digital do Backstage Burger

Um cardápio personalizado on-line, com as fotos e as descrições dos produtos do seu restaurante. No caso do estande, os visitantes puderam navegar pelo cardápio digital da hamburgueria Backstage.

Com um cardápio digital seu cliente registra o pedido sem baixar nenhum aplicativo e você faz o acompanhamento pelo Gerenciador de Pedidos.

  • A inteligência Artificial

O Garçom Digital interage com os clientes e envia os pedidos diretamente para a cozinha. É uma Inteligência Artificial direcionada para o atendimento personalizado no seu restaurante.

  • Integração com o sistema de impressão

Um cupom de desconto para ser aproveitado durante o evento era gerado na hora em uma impressora personalizável e integrada ao Sistema de Gestão.

O cupom deveria ser usado entre os quatro dias do evento para o Backstage Burger, um exemplo de “skin in the game” Yooga.

O evento de inovação ESX 2021 confirmou o compromisso do Sebrae com o fortalecimento do ecossistema de inovação capixaba e da Yooga em estar ao lado dos empreendedores para levar uma gestão simplificada, ágil e suave para o dia a dia.

Após o encerramento do ESX 2021, os organizadores já preveem uma edição ainda maior no próximo ano.

“Podemos caminhar para uma expansão desse evento em Vitória, um grande centro de encontro desse evento, para outros movimentos que pretendemos fazer em outras regiões do Espírito Santo. Vamos seguir pensando em como impulsionar e de fato democratizar o tema inovação, para trazer a sociedade para a discussão do que nós podemos inovar na sociedade brasileira”.