APRENDA A IMPLEMENTAR ACESSIBILIDADE NO SEU RESTAURANTE

Garanta a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no seu negócio a partir dessas super dicas do Yooga Blog.

APRENDA A IMPLEMENTAR ACESSIBILIDADE NO SEU RESTAURANTE

Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o Brasil conta com mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a cerca de 24% da população do país.

Pensando nisso, é importante que você atenda também, da melhor forma possível, essa parte da população no seu bar ou restaurante.

Aliás, não apenas por esses números. É também seu dever enquanto gestor garantir toda a acessibilidade necessária. Isso porque ela está prevista na Constituição e é lei.

Quer saber mais sobre acessibilidade, o que diz a lei e como você pode implementá-la no seu negócio? É só continuar a ler este conteúdo!

O que é acessibilidade

Quando se fala em acessibilidade para pessoas com deficiência, logo o que se vem à cabeça da maioria da sociedade é algo relacionado a acessos e a espaços físicos: rampas, calçadas construídas com as sinalizações adequadas, entre outros.

Entretanto, o conceito de acessibilidade é muito mais amplo, assim como as pessoas com deficiência, que possuem deficiências distintas e não apenas físicas.

De acordo com a Universidade Federal do Ceará, referência entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras no que diz respeito à promoção de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência:

“A acessibilidade é condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social. É, portanto, condição fundamental e imprescindível a todo e qualquer processo de inclusão social, e se apresenta em múltiplas dimensões, incluindo aquelas de natureza atitudinal, física, tecnológica, informacional, comunicacional, linguística e pedagógica, dentre outras."

Na prática, ter um restaurante acessível, de acordo com o conceito de acessibilidade, significa incluir, de diversas formas, maneiras e ferramentas, pessoas com deficiência, seja ela física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou múltipla (quando reúne mais de uma).

É também, como pontua a UFC, questão de atitude, o que requer a “identificação e eliminação dos diversos tipos de barreiras que impedem os seres humanos de realizarem atividades e exercerem funções na sociedade em que vivem”, e questão de direito, como foi falado no início do post, sendo ele garantido por lei.

Leia também: Como aproveitar melhor o feedback do cliente

O que diz a lei

Homologada no ano 2000, a Lei 10.098 ou Lei da Acessibilidade, estabelece “normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos ou privados de uso coletivo, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação”.

Assim, ainda que não sejam espaços que possam ser considerados públicos, bares, restaurantes, padarias, pizzarias e outros estabelecimentos do ramo da alimentação fora do lar, se enquadram dentro da lei, afinal, são espaços privados, mas de uso coletivo.

Gif rosa e azul com texto "Seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

Por que oferecer acessibilidade no seu restaurante

Para além do fato de ser lei e você, enquanto empreendedor, ter que cumpri-la para evitar multas e sanções legais, oferecer um ambiente acessível para os clientes com deficiência ou mobilidade reduzida garante que o seu negócio seja considerado um negócio que levanta a bandeira da diversidade e da inclusão.

Além disso, faz com que você promova a melhor experiência e o melhor atendimento para os seus clientes.

Como se sabe, proporcionar isso tudo vai além de simplesmente ter um bom cardápio com preços atrativos.

É preciso realmente encantar os clientes e suas famílias e amigos.

Gentileza, educação, sorriso no rosto, paciência e, principalmente, atenção a todos os detalhes faz toda a diferença para quem quer ter um restaurante bem-sucedido. E garantir a acessibilidade está justamente nessa atenção aos detalhes.

Já pensou se um cliente vai embora por não conter uma vaga adequada e destinada a ele no estacionamento do seu negócio?

Por não conseguir subir a escada que leva até a sua entrada?

Ou, ainda, por não ser capaz de ler o cardápio?

Não ter um restaurante acessível, por fim, mas não menos importante, faz com que você deixe dinheiro na mesa e possa perder possíveis clientes!

Repare que não é simplesmente sobre uma oportunidade de lucrar a qualquer custo, você precisa entender que ir ao seu restaurante irá garantir momentos felizes, de alegria, descontração e bem-estar aos clientes que possam apresentar algum tipo de deficiência.

Mas é relevante também falarmos sobre as oportunidades de negócio e de aumentar o ticket médio que você pode estar perdendo, porque eles continuam sendo clientes ao final do dia. É um ótimo diferencial estratégico!

Já parou para refletir sobre isso?

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Como oferecer acessibilidade no seu restaurante

Para que você consiga oferecer acessibilidade no seu restaurante da forma adequada, além de consultar a lei já citada, você pode também consultar o Estatuto da Pessoa com Deficiência, de 2015.

Ela institui, por exemplo, que bares e restaurantes que contam com estacionamento devem ofertar 2% do total de suas vagas para pessoas com deficiência, e estas devem estar sinalizadas de acordo com as normas da NBR 9050.

Nesta mesma norma, estão as orientações em relação aos banheiros exclusivos e adaptados para pessoas que usam cadeira de rodas que você deve ter no seu estabelecimento.

Esses banheiros, como você já deve ter visto em algum lugar, devem ter espaço interno suficiente para a locomoção da cadeira (bem como todo o restaurante), possuir barras de apoio instaladas, e vaso e pia adaptados para esta parte da população.

A entrada de cão-guias e rampas de acesso ou elevadores caso haja mais de um andar também são obrigatórias.

A lei prevê ainda que o seu estabelecimento ofereça um cardápio em braile, sistema de escrita com pontos em relevo utilizado pelas pessoas com deficiência visual.

Uma alternativa muito recomendada é adquirir um cardápio digital online, como o oferecido pela Yooga, no seu restaurante.

Atualmente, existem centenas de aplicativos que transcrevem os textos em áudios, voltados principalmente para este público e para que ele consiga ouvir o que está escrito. Com o cardápio Yooga isso é possível.

Fica a dica!

Abrace a causa e faça a diferença na construção e atendimento do seu restaurante você também!

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