10 IDEIAS DE ANÚNCIOS CRIATIVOS PARA RESTAURANTES

Você precisa de ideias de anúncios criativos para marketing de restaurantes? Saiba como atrair clientes e fazer com que eles voltem ao seu estabelecimento com essas 10 ideias.

10 IDEIAS DE ANÚNCIOS CRIATIVOS PARA RESTAURANTES

As expectativas dos consumidores aumentaram e os restaurantes mudaram rapidamente para oferecer opções gastronômicas frescas e convenientes.

E aqui em 2022 (e além), seu restaurante enfrenta cada vez mais pressão para se adaptar e competir efetivamente com os seus concorrentes que já deram um passo a frente.

O que pode diferenciar você dos demais restaurantes é a jornada que você cria para o seu cliente:

  • Como você promove seu restaurante;
  • Como você se comunica com os seus clientes;
  • Como oferece a melhor experiência aliada a uma excelente comida e serviço. Mesmo que à distância, no seu delivery.

A publicidade costuma ser a primeira etapa dessa jornada porque geralmente é a primeira interação que um cliente potencial tem com o seu restaurante.

O marketing de restaurantes por meio de anúncios criativos direcionados pode ajudar você a atrair novos clientes, com o objetivo final de gerar pedidos recorrentes, a aproximação com os consumidores e a fidelidade a longo prazo.

Não é segredo que as pessoas acessam a internet para descobrir novos restaurantes, escrever avaliações, navegar em cardápios diversos e fazer reservas. Os estímulos vêm de todos os lados.

Por isso é cada vez mais difícil chamar a atenção dos consumidores.

Nesse cenário, como fazer publicidade para restaurantes? Ou, por onde começar? Sem dúvida, essa etapa se inicia com a criatividade.

Você precisa de ideias criativas de marketing de restaurante para atrair clientes e fazer com que eles voltem ao seu restaurante. Então, continue a leitura e confira o que preparamos para você.

Como ser mais criativo?


Você já se deu conta de quantas atividades executa no “piloto automático” todos os dias? Essa adaptação acontece porque pensar requer energia, e o cérebro é programado para poupar o máximo possível.

Nesse sentido, ser criativo exige esforço.

Para desconstruir padrões, primeiro precisamos desafiar nossos hábitos: se você sempre lê os mesmos tipos de conteúdo, frequenta os mesmos lugares, escuta as mesmas músicas e assiste aos mesmos programas de TV, não conquistará nenhuma referência nova para pensar de forma diferente, fora da caixa.

Que tal começar a seguir contas diferentes no seu Instagram, que não sejam apenas os restaurantes concorrentes?

Ou, quem sabe, começar a observar o que restaurantes renomados de outros lugares, fora da sua região aplicam em suas redes sociais... Ou como atendem seus clientes. Ou mesmo, como oferecem benefícios aos seus consumidores.

Ser criativo não é um bicho de sete cabeças, mas exige dedicação e muita busca. No início pode até gerar certo desconforto, mas o desconforto diante do desconhecido é totalmente normal e bastante positivo (diga-se de passagem)!

A partir disso, podemos pensar em alguns princípios que ajudam bastante nesse desafio. Veja quais são a seguir.

Aqui estão 10 ideias criativas de publicidade de restaurantes para você começar.

1) Anúncios criativos de localização no Facebook Ads

Com o gerenciador de anúncios facilmente personalizável do Facebook, você pode criar diversas campanhas de anúncio e com objetivos diferentes.

Por exemplo, você pode criar um anúncio potencial cujo objetivo principal seja coletar os endereços de e-mail de clientes interessados em sua promoção mais recente.

Os anúncios de localização também permitem que você segmente clientes em potencial dentro de um determinado raio do seu restaurante e rastreie se eles viram seu anúncio e visitaram seu restaurante após o fato.

Esse retorno do investimento facilmente rastreável permite que você avalie o sucesso dos seus anúncios e também faça os ajustes necessários de acordo com os objetivos da sua campanhas.

Como a troca da imagem, alteração da frase ou para experimentar um novo público-alvo diferente.

2) Anúncios criativos para restaurantes no YouTube

O YouTube tem mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo, o que representa cerca de 79% dos usuários da Internet.

Se sua estratégia de marketing de restaurante não inclui o YouTube, você com certeza está perdendo espaço.

Mostre seu vídeo em todos os seus canais sociais e site, mas também certifique-se de considerar a publicidade no YouTube como algo a ser testado.

O YouTube funciona em um modelo pay-per-view, então você só paga quando as pessoas estão assistindo ao seu vídeo.

Você pode até direcionar os anúncios para que eles apareçam apenas para pessoas em sua área, assim como o Facebook Ads permite.

  • Mostre seu cardápio com um anúncio em vídeo: Os vídeos permitem que você se aprofunde mais do que as fotos e podem envolver clientes em potencial e tornar mais fácil para eles consumir informações.
  • Use tecnologia emergente: A Target lançou recentemente um anúncio com uma imagem em 360° ​​graus de sua loja. Isso permite que os clientes da loja interajam com seu anúncio, aumentando o engajamento e tornando a experiência do anúncio muito mais divertida!

3) Anúncios de pesquisa do Google

Search Engine Marketing é o ato de leiloar certas palavras-chave, como “restaurante italiano em Vitória”, para aparecer na primeira posição dos resultados de pesquisa Google.

Existem certas palavras-chave que podem fazer sentido para o leilão, como “melhores restaurantes italianos em Vitória”. E outras não, como “melhores restaurantes”.

Quanto maior o volume de pesquisa de uma palavra-chave, mais cara ela é. Na maioria dos casos, portanto, execute um teste em palavras-chave locais específicas que atingem o ponto ideal.

Recomendamos o Planejador de palavras-chave do Google para a sua pesquisa de palavras-chave, pois você pode iniciar uma campanha a partir daí.

4) Anúncios criativos no Instagram

O Instagram pode ser a rede social mais importante para o seu restaurante.

Os clientes adoram postar fotos de sua comida no Instagram com hashtags como #food, #foodporn ou #instafood. Na cultura de amantes da comida do Instagram significa que as fotos do seu restaurante serão bem recebidas pelos usuários.

É por isso que faz todo o sentido que seu restaurante anuncie no Instagram, promovendo suas melhores fotos de itens do seu cardápio. Por resultado, chamando a atenção dos clientes para o seu cardápio digital ou para o site de reservas.

Você não deve apenas postar em sua própria página do Instagram, mas também pode investir em suas melhores postagens para que elas apareçam para um público mais amplo, mas também é um ótimo lugar para anunciar em outras páginas de grande alcance.

Eles usam sua página como uma plataforma de anúncios para aumentar a visibilidade dos restaurantes locais, com sorte direcionando o tráfego de pedestres para esses locais.

Banner azul e rosa com texto "Sua hamburgueria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre anúncios criativos para restaurantes.

Dica bônus: entenda como funcionam as hashtags

Hashtags são uma ótima ferramenta para ter em sua caixa de ideias criativas de marketing de restaurante.

Por que as hashtags são importantes para o seu restaurante?

Eles podem ajudar a desenvolver o conhecimento da marca, aumentar o envolvimento e fazer com que os clientes entrem em sua casa.

Criar reconhecimento para sua marca é uma das chaves para o sucesso. Quando os clientes em potencial veem o seu logotipo ou o nome do restaurante, você deseja que eles saibam imediatamente:

  • O que o seu negócio representa;
  • Qual é o tipo de comida que você serve;
  • Onde seu cliente deve te encontrar.

Se o seu restaurante usa uma hashtag de forma consistente, isso incentivará seus seguidores a usá-la também. Isso aumenta o engajamento e constrói uma comunidade de clientes.

Assim que sua hashtag ganhar popularidade, você começará a aumentar sua base de clientes e a fazer com que seus seguidores on-line entrem em sua casa!

Pensar na ideia de mesclar usos populares em sua área e também a hashtag da marca pode aumentar a descoberta das suas postagens e ajudar você a ganhar seguidores.

Isso aumenta a descoberta de suas postagens e os ajuda a ganhar mais seguidores.

Use hashtags de nicho combinadas com as hashtags mais populares.

Se você usar apenas hashtags populares, sua postagem se perderá junto a tantas outras. Desse modo, use hashtags locais para que suas postagens apareçam em sua área geográfica.

Afinal, é mais do que provável que você planeje atingir as pessoas que estão mais próximas ao seu restaurante ou à sua área de entrega.

Nota: você deve monitorar o número de hashtags que usa. Quando é demais, podem ser irritantes e diminuir o engajamento. E usar poucas hashtags pode ser ineficaz.

5) Crie desafios ou concursos nas redes sociais

Todo mundo adora ganhar coisas grátis e um concurso nas redes sociais é uma maneira divertida de promover sua marca.

Experimente um concurso de sorteio onde você pede às pessoas para marcarem seus amigos favoritos, que convidariam para um jantar.

Isso pode ajudar você a ganhar mais seguidores, aumentar a visibilidade de sua marca e fazer com que mais clientes verifiquem sua empresa. Se o vencedor nunca jantou com você antes, isso dará a ele a chance de experimentar o seu restaurante sem riscos.

6) Anúncios no Twitter

Você já ouviu falar que o Domino's agora permite que você peça pizza por meio de um emoji no Twitter? Com mais de 330 milhões de usuários ativos no Twitter todos os meses, seria uma loucura não aproveitar esse público.

Poncho nº 8, em Londres, promoveu sua grande inauguração por meio de anúncios no Twitter, convidando as pessoas a segui-los e visitar o restaurante no dia de para “brindes e comida incrível”. Anúncios criativos para restaurantes no Twitter são uma ótima maneira de obter exposição em sua área local.

7) Conteúdo gerado pelos clientes do seus restaurante

O conteúdo gerado pelo usuário pode tornar sua vida muito mais fácil! Ao usar o conteúdo postado por seus seguidores, você pode economizar tempo e dinheiro.

92% das pessoas confiam nas recomendações de outras pessoas em relação ao conteúdo de marca. As pessoas não gostam de conteúdo de vendas de profissionais de marketing. Eles confiam em seus pares. Portanto, use o conteúdo que as pessoas comuns publicam para promover sua marca.

A melhor parte disso é que você pode usar o conteúdo de graça! Como um restaurante, você provavelmente terá toneladas de conteúdo gerado pelo usuário, porque as pessoas adoram tirar e postar fotos de sua comida.

O conteúdo gerado pelo usuário é normalmente um indicador de uma marca confiável ou confiável. Se outras pessoas estão promovendo sua marca, isso é basicamente como se elas lhe dessem um ótimo comentário!

Usar o conteúdo de seus seguidores ajuda você, como marca, a se conectar com as pessoas de forma mais humanizada e autêntica.

Vamos reunir essas primeiras ideias criativas de marketing de restaurante.

Em 2014, a Starbucks queria criar um novo design para sua xícara de café de edição limitada. Mas decidiu que em vez de perder tempo e dinheiro projetando, eles se voltariam para seus consumidores leais para criar uma para eles!

Eles pediram aos usuários que enviassem fotos de seus copos com a hashtag #whitecupcontest. O vencedor receberia US$ 300 (trezentos dólares) e também teria o seu copo em destaque.

A Starbucks combinou um concurso com conteúdo gerado pelo usuário e uma hashtag de promoção.

8) Patrocine uma equipe local, grupo escolar ou organização de teatro comunitário

Falando em oportunidades de publicidade local, não podemos ignorar essas oportunidades de mídia offline.

Muitas cidades têm equipes esportivas locais que precisam de patrocínio para equipamentos, uniformes e assim por diante. Esta é a oportunidade perfeita para o seu restaurante contribuir, além de colocar seu logotipo nesses uniformes.

Outra oportunidade de publicidade local que os restaurantes podem aproveitar é comprar um espaço na peça da escola da região ou do teatro comunitário da sua cidade.

9) Faça anúncios criativos no TikTok

TikTok é a rede social de crescimento mais rápido de todos os tempos, com mais e mais jovens se engajando com o aplicativo todos os dias.

Os restaurantes podem lucrar com essa rede de duas maneiras: criando seus próprios vídeos em um perfil ou comprando anúncios.

O TikTok facilita a maximização do ROI, garantindo que seus públicos mais importantes vejam seus anúncios e acompanhem seu desempenho em tempo real, com suas análises.

O algoritmo do TikTok é famoso por sua segmentação precisa que acontece por meio de interações, interesses e locais do usuário. Então você pode ter certeza de que os anúncios criativos para restaurantes atingirão o seu público-alvo.

10) Google Meu Negócio

O Google costuma ser o primeiro lugar onde os clientes em potencial vão quando decidem procurar um lugar para comer.

Aproximadamente 43% de todas as pesquisas do Google são locais ou baseadas em uma localização. E mais de 50% das pesquisas feitas via celular são locais ou baseadas também em localização.

Ou seja, seu restaurante precisa estar no Google Meu Negócio!

Nota: certifique-se de que seu perfil do Google Meu Negócio está atualizado com o horário, local, menu e link para pedidos on-line corretos.

Embora seja muito simples, faz uma grande diferença na experiência dos seus futuros clientes ter essas informações ao alcance e sempre de fácil acesso.

Confira o post completo: Como configurar o Google Meu Negócio no seu restaurante

Banner azul e rosa com texto "Sua hamburgueria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre anúncios criativos para restaurantes.

Comece agora a usar anúncios criativos para restaurantes

Pequenas mudanças podem resultar em grandes recompensas quando se trata de anunciar o seu restaurante. Assim, uma das ideias criativas de marketing de restaurante mais importantes que podemos lhe dar é: permaneça flexível!

Às vezes, as estratégias e táticas que você usar podem não funcionar. Então não fique preso a uma única ideia. Se algo não estiver funcionando, mude.

Aproveite a gama enorme de ideias criativas de marketing para restaurantes que você pode utilizar em suas campanhas de marketing.

Mas, seja qual for o método que você escolher, mantenha a criatividade, a flexibilidade e a autenticidade em mente. Se uma plataforma não funcionar para você, mude e tente outra.

Uma das mais importantes possibilidades do marketing é o teste. Então, se algo não deu certo, não desista. Apenas olhe por um outro ângulo, ou melhor, por uma outra rede social ou plataforma para divulgar seus anúncios criativos para restaurantes!

Existem possibilidades infinitas... Seja criativo e vá em frente!

E para você ter tempo de pensar em ótimas estratégias e táticas de marketing para o seu restaurante, tenha um sistema de gestão que te possibilita mais tempo no

Desenvolvimento, do que algo que te consome o tempo todo com dores de cabeça.

Use a tecnologia ao seu favor e automatize as principais operações do seu restaurante, de forma prática, ágil e segura!

#VemPraYooga

Banner azul e rosa com texto "Sua hamburgueria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre anúncios criativos para restaurantes.