QUANTO CUSTA E POR QUE TER UM APLICATIVO DE DELIVERY?

O mercado de delivery cresce um pouco mais todos os dias.

Segundo informações da plataforma de dados Statista, o Brasil representa 1,51% da receita mundial do setor, que movimenta US$ 1,40 trilhão em todo mundo.

Além disso, o estudo afirma que, por aqui, ele deve crescer mais de 7% ao ano até 2029.

E, com isso, fica aqui a pergunta: você está aproveitando o delivery tanto quanto poderia? Tem o seu próprio aplicativo de delivery? Ou está vendo os seus lucros serem desviados em taxas e comissões absurdas cobradas por outros aplicativos de entrega e marketplaces?

Bora aprofundar mais sobre esse assunto, o que é um aplicativo de delivery e o quanto ele custa?

O que é um aplicativo de delivery?

Um aplicativo de delivery é uma ferramenta (normalmente no celular) que permite que o cliente faça pedidos de comida direto do restaurante, sem precisar ligar ou ir até o local.

Existem dois tipos principais de aplicativo de delivery:

1. Apps de terceiros (como iFood, Rappi e 99food)

Estes são os marketplaces, que citamos há pouco: o cliente entra, vê vários restaurantes e escolhe um, com o restaurante pagando uma comissão por venda (falaremos mais sobre isso abaixo).

Tem uma alta capacidade de alcance, mas muita concorrência.

2. App próprio do restaurante

Este é só seu: o cliente entra direto no seu restaurante, sendo ele ideal para fidelizar o público e vender com mais lucro.

Pode estar ligado ao cardápio digital, ao WhatsApp com robô ou ao site próprio.

Exemplo prático:

Imagina um cliente que abre o iFood e vê 30 pizzarias.

Ele pode escolher a mais barata ou a mais rápida.

Agora, se ele tiver o app ou link do seu restaurante no celular, ele pede direto de você, sem distrações.

Viu a diferença?

Quanto custa ter um aplicativo de delivery?

Em resposta à crescente demanda citada no início do texto, os restaurantes têm recorrido a todo tipo de aplicativo para se conectar com os consumidores que procuram fazer pedidos de refeições online, os de terceiros e os próprios.

Mas isso, geralmente, tem um custo!

Além da mensalidade, grande parte dos aplicativos de delivery cobra, dos donos de restaurantes, uma parte significativa de suas receitas em taxas.

Os especialistas afirmam que, em média, os restaurantes perdem de 25 a 30%, ao mês, somente com elas.

No iFood, por exemplo, esse valor vai de 12% (no Plano Básico) a 23% (no plano com a Logística iFood).

Por aqui, a gente não concorda muito com isso...

Além de todos os outros diferenciais que a Yooga oferece, como a gestão do PDV, balcão e mesas, não há taxas cobradas pelas vendas feitas no seu aplicativo de delivery próprio - sim, no nosso caso, nos encaixamos como próprio.

Isso mesmo!

O que o 99Food e o Rappi - outros aplicativos de delivery/marketplaces - têm buscado fazer agora para acabar com o monopólio do iFood, colocando taxa zero para os restaurantes, a Yooga já faz desde o dia em que nasceu.

Por que ter um aplicativo de delivery?

Aumento da receita

Quem já tem um restaurante físico e não tem um aplicativo de delivery, está deixando dinheiro na mesa.

Com um, o restaurante consegue aumentar a sua receita e alcançar diversos públicos, em especial se for um aplicativo de delivery próprio, que até pode ter uma taxa ou outra, mas geralmente não tão cara quanto as taxas de fornecedores externos.

Captura dos dados do cliente

Os dados impulsionam qualquer tipo de negócio.

Esteja você administrando um restaurante, uma loja de varejo ou uma empresa de software, quanto mais informações você tiver sobre seus clientes, melhor.

Apesar de sua capacidade de estenderem o alcance online de um restaurante, a maioria dos marketplaces não fornece ao restaurante acesso aos dados dos clientes que pedem nele.

O cliente do iFood, por exemplo, é somente do iFood.

Mas quem tem um aplicativo de delivery, em especial se for próprio, como quem tem Yooga, tem todas as informações do cliente, como endereço, telefone e até data de aniversário.

Geração de visitas repetidas

Os marketplaces são ótimos para ajudar os restaurantes a atraírem novos clientes que, de outra forma, poderiam não os ter encontrado.

Entretanto, depois dessa transação inicial, eles não querem saber muito mais sobre o negócio.

É por isso que quem tem seu próprio aplicativo de delivery consegue fazer com que esses clientes se tornem recorrentes, comprando sempre mais e mais com o restaurante, caso gostem da experiência.

Controle da marca

A marca de um restaurante é construída com base na qualidade da comida, serviço e experiência geral do cliente.

Os pedidos online de restaurantes, desta forma, são uma extensão da marca e dos seus valores.

A experiência de pedido online afeta diretamente a forma como sua empresa é vista, sendo uma oportunidade de ser consistente e encantar os clientes além das paredes do restaurante.

Com apps de delivery terceirizados, os donos de restaurantes estão basicamente abrindo mão do controle sobre sua marca.

A maioria dos fornecedores, como o iFood, declara, em seus termos de serviço, que têm licença completa para comercializar e posicionar seus restaurantes parceiros como acharem mais adequado.

Mas quem tem um aplicativo de delivery próprio geralmente não passa por isso.

No da Yooga é possível personalizar os itens, foto de capa, fotos de produtos, descrições, valores e tudo o mais como o dono de restaurante bem entender.

Demais, né?

Como atrair o seu cliente de um aplicativo de terceiros para o seu aplicativo de delivery próprio?

  • Divulgue o link do seu cardápio nas redes sociais e grupos do WhatsApp
  • Mande um folder com QR code ou um íma de geladeira que fale sobre o seu cardápio na bag do pedido
  • Destaque as principais vantagens do cliente pedir no seu aplicativo de delivery próprio, como mais opções no cardápio ou preços mais em conta

Até quando você vai perder a oportunidade de investir no seu aplicativo de delivery?

Ter um aplicativo de delivery hoje não é mais luxo, é uma estratégia de sobrevivência e crescimento no mercado food service.

Com o aumento constante do uso de aplicativos para pedidos, restaurantes que ainda não estão nesse jogo estão, literalmente, perdendo dinheiro, como você viu durante o post.

E mais: estão deixando de conhecer melhor seus próprios clientes, entregar uma experiência personalizada e construir uma marca forte e memorável.

A dependência de apps de terceiros gera altos custos e pouca liberdade, como vimos.

Já com um aplicativo de delivery próprio, como o da Yooga, você tem controle total do seu negócio, mais lucro, fidelização e pode vender com a sua cara, do seu jeito.

Se o seu restaurante ainda não tem um canal próprio de pedidos, talvez essa seja a virada de chave que você estava esperando.

Bora aproveitar essa oportunidade e transformar o seu delivery em uma máquina de vendas? 🚀

Fale com um de nossos especialistas!