AUMENTE AS VENDAS NO ALMOÇO DO SEU RESTAURANTE

Para a maioria dos trabalhadores, o almoço é um período especial no dia, uma chance de fazer uma pausa no meio do dia de trabalho. Conheça essas estratégias e aumente as vendas no almoço.

AUMENTE AS VENDAS NO ALMOÇO DO SEU RESTAURANTE

Para a maioria dos trabalhadores, o almoço é um período especial no dia – uma chance de fazer uma pausa no meio do dia de trabalho.

E esse o momento perfeito para o seu restaurante ser criativos para conquistar os clientes e aumentar as vendas na hora do almoço.

Vamos começar com as boas notícias: as vendas de restaurantes estão crescendo novamente.

Os consumidores estão ansiosos para se presentear com coisas novas, e um bom almoço em um restaurante pode desempenhar esse papel de forma fundamental.

Atrair pessoas ao seu restaurante na hora do almoço também pode ter um impacto significativo na receita.

Os consumidores brasileiros são famosos por prestar atenção no que acontece ao seu redor. Se eles começarem a ver um aumento na atividade do seu restaurante, com certeza ficarão curiosos para saber o que estão perdendo.

Então, a verdadeira questão é: como seu restaurante pode construir uma base de fãs da hora do almoço?

Vem entender melhor com essas dicas feitas para você que pretende ter mais lucro no almoço.

Conheça quem é o seu público

Se você deseja aumentar as vendas do seu almoço, o primeiro passo é conhecer seus clientes do horário de almoço, para que possa atender de forma eficaz às suas necessidades.

A maioria deles mora fora do bairro e só visitam durante a semana para trabalhar? Se for esse o caso, você pode precisar fazer esforços extras para apelar a eles.

Quem sabe enfeitando sua aparência externa na calçada e colocando seu menu onde eles possam lê-lo facilmente, como na calçada.

Outra questão: seus clientes, nesse horário, tendem a almoçar em grupos ou são, em sua maioria, sozinhos? Isso pode afetar a configuração dos assentos. Por exemplo, você pode criar espaços onde os clientes que almoçam sozinhos não se sintam constrangidos.

Por mais que seja possível, recomendamos personalizar suas ofertas de almoço de acordo com o seu público-alvo.

Criatividade é um ponto alto para o menu do almoço

Uma maneira infalível de atrair o público do meio-dia é criando descontos ou promoções que economizam dinheiro.

Uma oferta "compre um, ganhe outro" geralmente é eficaz para fazer com que um cliente regular atraia um novo cliente em potencial.

Além disso, ofertas especiais para grupos – como um almoço para seis pessoas – podem despertar o interesse e aumentar os lucros.

Um cardápio com preços fixos torna um bom almoço especial devido à sua conveniência e simplicidade.

Oferecer opções simplificadas para os clientes, poderá permitir que a equipe da cozinha concentre sua atenção na preparação de menos itens durante o serviço de almoço.

Muitos clientes se conscientizaram da importância de consumir alimentos nutritivos ao meio-dia para obter o máximo de produtividade.

Se o seu restaurante está localizado perto de uma academia ou estúdio de ioga, você pode oferecer almoços especiais “hora da energia”, com proteínas extras ou reforços de vitaminas, por exemplo.

Os pratos do seu restaurante devem ser personalizados. As pessoas precisam olhar para o prato e sentir muitas emoções positivas: o cheiro deve ser delicioso, a aparência precisa estar muito atrativa e ele deve estimular o apetite.

Por isso, solicite ao chef para criar um padrão de porções e de pratos, assim, todos mantêm a linha de montagem, o que permite mais agilidade na cozinha e oferece ao cliente uma boa experiência.

Ofereça opções de pratos executivos

Pode-se dizer que é uma refeição completa já pronta em um prato, conhecido também como prato comercial ou prato feito.

O almoço é uma das refeições mais importantes do brasileiro, sendo fundamental para dar energia para enfrentar o dia a dia. Porém, restaurantes que oferecem o prato feito precisam também trazer opções variadas para os clientes.

O arroz e feijão são os queridinhos, mas deve-se levar em consideração que, para fidelizar um cliente, é necessário ofertar outros complementos para que o consumidor não enjoe do prato da casa e acabe trocando o local de almoço.

Os pratos executivos são muito comuns em restaurantes, padarias, lanchonetes e hotéis. Isso porque é uma boa pedida de almoço completo, barato e rápido, sem necessitar de buffet para ser oferecido aos clientes.

  1. Strogonoff
  2. Bife à milanesa
  3. Filé de frango
  4. Bife à parmegiana
  5. Filé de peixe
  6. Bife bovino ou suíno
  7. Macarrão ao molho quatro queijos

Cardápio digital para agilizar os pedidos

Muito do movimento de um restaurante que oferece a opção de almoço está ligado ao fluxo de pessoas que trabalham por perto e procuram um local de refeição rápida para se alimentar.

A gente sabe que tempo é dinheiro. E às vezes esse profissional tem um horário de almoço bem corrido.

Se você abre o seu estabelecimento para recebê-lo, você não pode demorar muito para a produção e entrega desse pedido. Porque só terá mais um cliente insatisfeito à mesa e pronto para não indicar o seu restaurante para os colegas de trabalho, amigos e familiares.

Com um cardápio digital você dá mais autonomia para os seus clientes e ainda atende com muito mais rapidez e praticidade

Seu cliente senta à mesa, lê o código QR Code com o próprio celular e tem acesso ao cardápio completo do seu restaurante. Fotos, descrição e valores sem baixar nenhum aplicativo. Yooga é mais praticidade para você e para o seu cliente.

E se você quer surpreender seu clientes, use a tecnologia ao seu favor, com a opção do garçom digital para atender seus clientes.

A inteligência artificial da Yooga interage com seus clientes e envia os pedidos diretamente para a cozinha. Você acompanha tudo em qualquer dispositivo e promove uma entrega muito mais pontual aos seus clientes do almoço.

Invista na divulgação

Não importa quantas ideias inteligentes e pratos especiais de almoço o seu restaurante tenha, se ninguém souber sobre eles.

Se você está em posição de investir em alguma publicidade, uma campanha paga direcionada por região pode ajudar a espalhar sua marca para clientes em potencial.

Mas, na verdade, você não precisa gastar dinheiro para divulgar os seus pratos especiais de almoço.

Felizmente, plataformas como Instagram e Facebook facilitam a postagem de fotos de seus pratos mais saborosos.

Mostre sua comida, seus pratos especiais, seu restaurante e seus clientes satisfeitos em todos os seus canais sociais.

Ainda há outras maneiras de divulgar seus pratos especiais de almoço. Você pode divulgar seu estabelecimento nos locais de trabalho, com panfletos, por exemplo.

Você nunca sabe qual canal funcionará com um cliente específico, por isso é bom cobrir todas as bases e causar uma boa impressão em todos os lugares possíveis.

Todo mundo sabe que nós “comemos com os olhos”. Cabe a você aproveitar isso a favor do seu negócio. Invista em fotos profissionais dos seus pratos para colocar no cardápio, nas redes sociais e em outras plataformas de divulgação. Isso vai aguçar a vontade das pessoas experimentarem aquilo que estão vendo na propaganda.

Por isso, é fundamental manter o mesmo padrão nas apresentações. Quem nunca se sentiu um protagonista do filme “Um dia de Fúria” quando, por exemplo, a foto da propaganda do hambúrguer não correspondia ao produto real.

Preocupações pensando no pós-pandemia

Especialmente durante os meses mais quentes do verão, a oportunidade de comer fora pode dar um apelo adicional ao almoçar no restaurante – e pode ajudar a aliviar quaisquer preocupações pós-pandemia para os clientes também.

O ar fresco e o sol adicionam outra camada de diversão a toda a experiência gastronômica.

Considere colocar mesas na calçada se você ainda não tiver uma área de pátio ao ar livre. Realizar uma refeição ao ar livre é ótimo para observar as pessoas e é uma maneira inteligente de aumentar seus resultados financeiros.

Os assentos adicionais aumentam a capacidade do restaurante, permitindo atender mais clientes e vender mais comida.

O delivery é uma ótima saída

Não importa o quão atraente seja o almoço no seu restaurante, sempre há aquelas pessoas que simplesmente não querem sair do escritório.

Elas podem estar presas em uma reunião ou apenas tentando fazer seu trabalho o mais rápido possível .

Para maximizar suas vendas de almoço, não importa onde seus clientes optem por comer, apenas certifique-se de ter serviços de entrega.

Isso vai permitir que você adicione a entrega on-line e ou a retirada em seu próprio estabelecimento.

Já para operações mais suaves e fluxos de trabalho mais previsíveis, incentive seus clientes a agendar seus pedidos e fazer pedidos com antecedência. Dessa forma, você pode evitar erros nos pedidos e longas filas.

Se antes os clientes tinham que ligar no estabelecimento ou entrar em sites e redes sociais, isso mudou.

Agora, para ver o cardápio do seu restaurante, eles recebem um link exclusivo do cardápio digital.

Você precisa investir em estratégias para aumentar as vendas presenciais no seu restaurante. Contudo, jamais pode se esquecer de investir no delivery.

Isso porque muitas pessoas chegam em casa cansadas do trabalho e não têm disposição para sair novamente. Ao mesmo tempo, querem desfrutar de uma alimentação diferenciada e saborosa — além da grande vantagem de não precisar cozinhar.

Por isso, uma das estratégias é ter um valor acessível para o delivery. Invista em boas embalagens personalizadas e contrate um serviço de motoboy que seja de confiança e que trate com muito carinho e higiene os seus produtos — já imaginou a comida chegar toda misturada ou fria na casa do cliente? Lembre-se, sem embalagem adequada, o delivery não decola.

Promoções e descontos no almoço

É essencial que o seu restaurante tenha um pacote promocional com descontos. Isso chama a atenção das pessoas, porque elas enxergam uma vantagem grande em comparecer ao seu estabelecimento (e não ir à concorrência). Algumas ideias são:

  • Oferecer o “prato do dia” com um descontão;
  • Acima de 2 refeições ganha uma garrafa de vinho;
  • Pague 2 e leve 3 (por exemplo: 2 pratos adultos e ganha um prato para a criança);
  • Descontos para estudantes;
  • Descontos para grandes grupos;
  • Descontos para aniversariantes;
  • Promoções nas mídias sociais (compartilhar o post, marcar um amigo, fazer check-in no Facebook);
  • Promoções nas principais rádios da cidade e mídia impressa (tais como: quiz e outros jogos de perguntas e respostas);
  • Programas de fidelização.

Falamos aqui muito sobre formas de agilizar e dar mais praticidade aos serviços que oferece, certo? A boa experiência dos seus clientes são um motor para o crescimento do seu restaurante.

E para você focar realmente no que importa, você precisa de um sistema de gestão que facilite o seu dia. Teste Yooga gratuitamente por 7 dias e veja na prática todas as vantagens e os benefícios de ter uma gestão suave.