TUDO O QUE ROLOU NO EVENTO FUTURO DO DELIVERY
"Delivery não é só falar de hambúrguer, é questão de experiência e oportunidade". (Vini Melo - CEO Yooga)
Foram mais de 3 horas de imersão, ao vivo, com os gigantes do mercado de delivery, cases de sucesso e muitos insights para quem já tem ou pretende ter um delivery em breve.
O evento Futuro do Delivery, o primeiro inteiramente promovido pela Yooga, na última terça (17), foi um verdadeiro sucesso.
Fora todo o alcance e engajamento nas redes sociais, e-mails marketing, grupo no WhatsApp e outros canais de comunicação, o vídeo com a live completa, que ultrapassou a marca de 300 pessoas assistindo, simultaneamente, no dia da transmissão, já soma quase 2.000 visualizações, em apenas dois dias, no YouTube.
E se você perdeu ou gostaria de relembrar um pouco de como foi esse dia histórico para a mais querida, não tem problema!
Separamos aqui, neste post, algumas das principais falas e aprendizados que vão fazer você enxergar a operação do seu delivery de outra maneira.
Afinal, o que move o seu delivery? E qual o futuro do delivery?
Vem com a gente!
Por que fazer um evento de delivery?
Foi com essa pergunta que o CEO da Yooga, Vini Melo, começou a apresentação do Futuro do Delivery.
E, para respondê-la, antes de chamar os principais convidados para o primeiro painel do evento, “Inovação e Experiência do Consumidor”, o empresário trouxe alguns dados importantes sobre este importante mercado do ramo food service, como:
- No Brasil, já são mais de 1,6 milhão de negócios de food service ativos;
- O segmento de bar já conta com 145 mil unidades;
- Nos últimos três meses, 227 mil lanchonetes foram abertas em todo o país;
- O delivery representa 39% do faturamento de bares, lanchonetes, restaurantes e café;
- Pedir comida online já se tornou um hábito para mais de 60% dos brasileiros; e
- 80% dos consumidores aumentariam a frequência dos pedidos se as entregas fossem até 25 minutos.
“Nosso principal objetivo com esse evento é fazer com que você, empreendedor, empreendedora, saiba responder a essas duas perguntas: ‘o que eu preciso saber sobre o futuro do delivery?; e ‘como eu me preparo para o futuro do delivery’”, explicou Vini.
“Aceite que o erro vai fazer parte”
Após a introdução, Vini chamou os primeiros palestrantes da tarde para a imersão. Um time de peso composto pelos principais players do mercado: iFood, Zé Delivery, Rappi - e Yooga, é claro!
Em sua fala, a Gerente de Expansão da Oferta de Multi Categorias do iFood, Bianca Torres Tschaffon, contou um pouco sobre a sua trajetória na plataforma, que começou com o foco em sua expansão para todas as regiões do Brasil, até vir o convite para a construção de projetos disruptivos, como o Shopping do iFood.
Com presentes e itens de conveniência diversos, a área hoje já conta com grandes marcas no aplicativo, voltadas para perfumaria, lingerie, papelaria, entre outros.
Ao falar de inovação e sobre como inovar, a gerente foi categórica:
“Seja humilde. Saiba errar. Aceite que o erro vai fazer parte e que você só vai acertar na hora que você acertar nos modelos, que não serão os que você já tem”.
Em seguida, foi a vez do Head of Last Mile do Zé Delivery, Fábio Glazer.
Além de trazer um contexto sobre como a marca nasceu, cresceu e se aprimorou ao longo dos anos, Fábio falou bastante sobre a experiência do consumidor no delivery de bebidas.
“Experiência é tudo. A gente está falando de um mercado [o de bebidas] de baixo custo e frequência alta, então a gente precisa garantir velocidade na entrega. O “Zé” [Delivery] é capaz de fazer isso porque os distribuidores cadastrados estão perto do cliente. Mas algo que é muito importante pra gente é a temperatura da cerveja - e isso é uma grande dificuldade”, comentou.
Testes, testes e mais testes
Algo que foi muito ressaltado durante todo Futuro do Delivery, ao longo das palestras e painéis, foi a relevância de se arriscar e testar dentro do próprio negócio.
Ainda sobre a temperatura da cerveja citada no tópico anterior, o Head da marca da Ambev citou algumas tentativas de fazer com que a “gelada” estivesse, literalmente, gelada.
“Isso passa pelo espaço para gelar a cerveja, qual cervejeira está sendo utilizada… As respostas não são óbvias. Testamos colocar gelo no saco plástico, por exemplo, e não deu certo. O cliente reclamou que ficava pingando. Até limão cortadinho pra botar na Corona [cerveja] a gente está fazendo, baú refrigerado e tudo o mais. A intenção do teste é sempre deixar esse cliente mais satisfeito”, revelou Fábio.
Os testes também foram pauta do discurso do Diretor Executivo do Rappi, Rodrigo Oliveira.
Após relembrar a história da empresa no Brasil e o fato do nosso país ser líder de mercado, junto com o México, o profissional trouxe o teste sob a perspectiva do Rappi Turbo, onde certos itens são entregues na casa do cliente em até 10 minutos.
“O Brasil foi o que se saiu melhor no teste. Esse é um produto que nós já temos várias operações no país e é o que tem o maior nível de satisfação do cliente. Teste sempre e tenha a perseverança de que aquela oportunidade existe. Falando especificamente sobre futuro de delivery, acho que cada vez mais as pessoas irão procurar por produtos e serviços mais rápidos, então o empreendedor vai ter que se adaptar”, previu Oliveira.
Controle seu dinheiro
Chegada a hora do painel 2, “Controle seu dinheiro”, foi a vez do Coordenador de Trade Marketing da Unilever, Rodrigo Tibiriçá, reforçar sobre a importância de se fazer uma boa análise de dados para um melhor controle financeiro.
“O empresário precisa almejar um sistema para entender o que está rolando, ele precisa ver esses números para, daqui uns anos, não ver que está perdendo dinheiro. O controle, em um primeiro momento, é deixado de lado, quando deveria ser almejado logo no dia 01”, advertiu.
Trazendo para o seu contexto dentro da Unilever, onde Rodrigo atua diretamente com a Kibon, o coordenador contou, ainda, que essa análise de dados não se restringe apenas ao controle financeiro: ajuda também na escolha do enxoval de produtos.
“As empresas vão estar sempre preocupadas com quem vai mostrar o produto. Hoje, nenhuma decisão é tomada sem dados, sem gestão. Neste lugar, eu vendo mais Tablito ou Magnum? Eskibon ou Kibon? Sem sistema que dê um suporte para essa decisão, não rola”, explicou Rodrigo.
Em tempo: sabia que o sistema da Yooga conta com relatórios e dashboards atualizados em tempo real e que podem ser acessados de onde você estiver e de qualquer dispositivo? Dá um check aqui para saber mais!
“Pessoas têm ligações com pessoas, não com marcas”
Já nos painéis 3 e 4, “Maximize as suas vendas” e “Otimize a sua operação”, o assunto que dominou a rodada foi o marketing de influência e como utilizar as redes sociais para vender mais no seu delivery.
Afinal, não é só sobre vender mais, é também sobre vender mais para os mesmos clientes e estar nas ferramentas digitais que eles usam.
Para falar sobre o tema, a parceira da Yooga e sócio administradora do Club da Esfiha, Marina Teixeira, um baita case de sucesso nas redes sociais, foi uma das convidadas.
E discorreu sobre a importância de ter processos mesmo na criação de conteúdo:
“Eu aprendi a ser a melhor funcionária da minha empresa. O seu negócio quem entende é você e, para que a coisa ande, você tem que criar esses processos. Eu falo ‘iFood vende muito bem pra quem não tem rede social e não tem marketing bem estruturado’. Vender na Yooga é ter o seu público com você. Se você engajar sua rede social, vender ela bem, colocar a cara, tirar boas fotos, sua Yooga vai bombar”.
O sócio-proprietário da Junior’s Chicken e Junior’s Chan, Rondelson Júnior, concorda.
Também palestrante do evento e parceiro Yooga, que, por sinal, é responsável por 90% das suas vendas mensais, ele compartilhou uma dica para quem está começando.
“Eu invisto bastante na embalagem, porque meu foco é que o cliente curta a experiência, tire uma foto, marque a gente. As pessoas tem que ver que você está em movimento na sua rede social. Elas têm ligação com pessoas, não com marcas. A marca da sua empresa não é a coisa mais valiosa dela, são as conexões. As conexões têm mais valor”, recomendou.
Os seis pilares de um delivery de sucesso
Para finalizar, o CEO da Yooga, Vini Melo, voltou ao microfone e foi o responsável por encerrar o evento Futuro do Delivery, com o painel “O que move o seu delivery?”.
Para ajudar na resposta desta e das perguntas feitas no início dos painéis, Vini revelou os seis pilares de um delivery de sucesso.
São eles:
- PDV
- Delivery para quem pede e para quem vende
- Cozinha
- Gestão
- Emissão fiscal
- Comunidade
Vamos conhecer um pouco mais sobre o que se deve ter em cada um deles?
PDV
- QR code para cardápio de mesas
- App para Garçom
- Integração com Smart POS
- Controle de usuários e senhas
- Histórico de ações
- Programa fidelidade
- Integração com maquininha da Stone e do Mercado Pago
Delivery para quem pede
- Robô de WhatsApp e mensagens personalizadas
- Pagamento online (PIX, PicPay e cartão de crédito)
- Cupons ilimitados
- Programa fidelidade
- Agendamento de pedidos
Delivery para quem vende
- Integração com iFood
- Integração com Rappi
- Mapa de entrega por raio
- Controle de taxa de entrega por motoboys
- Rotas automatizadas
- Campanhas de disparo
- Pagamento online (PIX, PicPay e cartão de crédito)
- Pixel do Facebook
Cozinha
- KDS
- Ficha técnica
- Impressão em rede
- Controle de estoque
- Entrada de mercadoria
- Precificação
Gestão
- Relatórios de vendas
- Dashboard em tempo real
- Boletim diário e semanal
- Contas a pagar e a receber
- Suporte 24 horas
- Treinamentos ilimitados
- Implantação gratuita
Emissão fiscal
- DRE
- Integração com contabilidade
- Entrada de notas automáticas
- Emissão ilimitada de notas fiscais
Comunidade
- Webinários exclusivos
- Acesso a especialistas do ramo alimentício
- Conexão com empreendedores de todo o Brasil
- Diagnóstico do negócio
Muito bom, não é?
E o melhor de tudo é que existe um plano na mais querida Yooga que reúne todos esses seis pilares para um delivery de sucesso.
Um plano completo, que se adequa às necessidades do seu negócio e da sua operação, e que pode fazer o seu restaurante decolar ainda mais!
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E você, gostou de como foi a programação do Futuro do Delivery? Atendeu às suas expectativas?
O post de hoje foi só um pouco do que rolou no evento, que, é claro, foi muito além do que trouxemos aqui! Se você perdeu, não se preocupe: em breve, teremos mais oportunidades de estar juntos como essa.
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