COMO MONTAR UMA MARMITARIA DELIVERY

As marmitas estão em alta e se tornaram um grande facilitador de quem tem uma rotina corrida, não tem o costume de cozinhar em casa ou mesmo prefere comprar por sair mais em conta em alguns casos.

Com esta forte demanda, restaurantes físicos que trabalham com marmitas e marmitarias delivery têm crescido dia após dia.

De 2019 a 2021, os estabelecimentos que oferecem serviços com alimentos embalados para consumo, como as marmitas, e restaurantes delivery, saltaram de 59.176 para 104.531, de acordo com uma pesquisa da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Se você está de olho neste mercado ou tem o sonho de montar uma marmitaria delivery, provavelmente já até ouviu da família e dos amigos que “nossa, você cozinha muito bem, devia trabalhar com isso”, separamos o passo a passo do que você precisa para abrir a sua própria.

O que antes era uma alternativa ou uma complementação da renda para muitos, pode se tornar o seu principal ganha-pão e o melhor: investindo pouco!

Escolha um tipo de cardápio

Para começar, é importante você se planejar e definir qual tipo de cardápio você irá oferecer na sua marmitaria delivery.

Geralmente, todo bom brasileiro não abre mão do clássico: arroz, feijão, salada e uma carne.

Entretanto, você pode inovar e oferecer variações baseadas neste cardápio, seguindo o que o seu público-alvo mais gosta.

Aliás, o público que você deseja alcançar é quem vai definir o seu cardápio.

O que ele almeja? Quais são os seus hábitos? Como ele se alimenta? Quais tipos de guarnições ele prefere? São pessoas solteiras, casadas, com filhos?

Essas perguntas são importantes e, apesar de parecerem simples, irão dar um bom norte para você.

Exemplo: Supondo que o seu público-alvo seja de pessoas que possuam uma vida saudável. Logo, oferecer um cardápio de marmitas saudáveis ou fitness pode ser uma boa pedida.

Você também pode escolher um segmento que soube que está em tendência e que é a nova “pedida do momento” e investir nele como marmitaria delivery.

Vamos supor que, daqui a alguns anos, as pessoas só passem a comer tomate em suas dietas. Assim, um negócio que ofereça somente pratos feitos com tomate há de se considerar, certo?

No geral, os cardápios de marmitarias delivery oferecem pratos de cunho:

  • Saudável/Fitness
  • Vegano
  • Caseira
  • Somente de saladas
  • Gourmet
  • De acordo com a origem do país - marmitarias voltadas para a comercialização de comida árabe, italiana, japonesa, etc. em marmitas

Contrate um sistema de delivery

Uma marmitaria delivery requer, é claro, um bom sistema de delivery e entregas ágeis para que o cliente não fique com fome ou atrase o seu horário de almoço.

A não ser que as suas marmitas sejam marmitas congeladas, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para almoçar ou até jantar, não é?

Por isso, o seu sistema deve organizar todos os pedidos de forma simples e, de preferência, bastante visual, para que você não perca nenhum detalhe do que é importante na operação da sua marmitaria.

Um delivery com gerenciador de pedidos garante agilidade no serviço, aumento da sua produtividade, reduz possíveis erros, centraliza processo, otimiza o tempo da sua gestão e, de quebra, melhora a experiência do seu cliente.

E isto é válido e importantíssimo mesmo que seja somente você trabalhando na sua marmitaria!

Além disso, algo a ser considerado na hora de contratar o seu sistema de delivery é se ele oferece cardápio digital para que seus clientes consigam fazer o pedido de uma forma fácil e rápida sem, por exemplo, precisar te incomodar via telefone ou WhatsApp.

Uma dica de sistema de delivery é o oferecido pela Yooga.

Ele reúne não só essas soluções comentadas acima, como a possibilidade de você oferecer cupons, programa fidelidade, conversar com seu cliente via chat online, definir suas entregas por raio de entrega ou bairros, e muito mais!

Inclusive, a entrega de qualidade é fundamental na hora de montar uma marmitaria delivery.

Ter um sistema que consiga facilitar e trazer uma gestão suave como a trazida pela Yooga é garantia de entregas de sucesso e aumento da sua lucratividade enquanto empreendedor.

Isso também é planejamento!

Leia mais: Aumente a lucratividade com um programa de pedidos e vendas

Invista em bons equipamentos

Investir em uma marmitaria delivery não custa muito caro e pode trazer uma alta margem de lucro.

Com apenas R$ 700 reais iniciais você consegue dar o pontapé inicial no seu negócio. Isso dependendo do porte que você esteja querendo alcançar.

Há investimentos em marmitarias delivery que chegam a R$ 18 mil reais!

Porém, para quem está começando, uma boa geladeira, panelas e fogão já são o suficiente.

Para facilitar o seu trabalho, recomendamos utensílios como ralador, descascador de alho, lavador e secador de saladas e um bom triturador ou processador de alimentos.

Eles darão agilidade no preparo de suas marmitas e permitirão que você produza em média e larga escala.

Confira os equipamentos básicos e necessários para começar um delivery e entenda o que se adequa melhor a você e à sua proposta.

Mas lembre-se de que uma boa rotina estabelecida também faz toda a diferença nessas horas, afinal, você não estará cozinhando somente para você.

Defina o tipo de embalagem

A definição do tipo de embalagem é outro ponto de relevância, cada um com seu melhor custo benefício.

De pequena, média a grande e muito grande, você precisará escolher se suas marmitas serão de:

  • Alumínio
  • Isopor
  • Plástico
  • Com ou sem divisória

Neste quesito, você precisará revisitar os tópicos anteriores e entender o que o seu público alvo deseja, bem como o seu tipo de marmitaria.

Isso porque, marmitas congeladas, por exemplo, são levadas direto ao micro-ondas. Assim, o material delas deve ser o plástico - neste caso, o polipropileno, que é resistente e não libera toxinas como os demais plásticos.

Já se você for trabalhar com marmitas e entregas diárias, talvez a embalagem de alumínio seja a ideal.

Na Comunidade Yooga Edu, formada por diversos empreendedores do ramo alimentício de todo o Brasil, existem conversas diárias sobre este assunto, melhores fornecedores e dicas para quem está começando.

Participe!

Tenha uma boa divulgação

De nada adianta cardápio escolhido, sistema para delivery contratado e bons equipamentos e matérias-primas nas embalagens de marmitas, se você não divulga a sua marmitaria delivery.

Portanto, como dizem por aí, a divulgação é a alma do negócio!

Você pode trabalhar com folders, panfletos, imãs de geladeira e divulgar nos grupos de WhatsApp que participa sobre a empresa.

Pense em um nome bacana, que represente você, o negócio e/ou sua história, com uma boa logo - na internet você consegue encontrar até alguns modelos prontos, para não precisar gastar muito -, e tenha sempre em mente a importância disso na atração dos seus novos clientes.

As redes sociais, logicamente, não devem ser deixadas de fora, pois são elas que serão a vitrine da sua marmitaria delivery.

Tire fotos boas, otimize sua bio do Instagram, mudando seu perfil de pessoal para comercial, crie um cronograma de publicações, e corra para o abraço!

Se estiver com dúvidas, este post tem o passo a passo completo de como utilizar as redes sociais ao seu favor no negócio.

Continue no assunto: Como fazer marketing de baixo custo em restaurantes

Calcule o preço de forma adequada

Precificar os produtos é sempre um desafio.

Você precisa considerar o atual momento econômico, o perfil social do seu público-alvo, o dia do mês e as datas de recebimento de salário, além de custos como água, luz, aluguel, equipamentos, motoboys e entregas, entre outros.

Isso porque não citamos a sua margem de lucro!

Pensando nisso, é imprescindível uma organização que fuja dos caderninhos e planilhas comuns.

São tantos números que o risco de se perder com o que entra e o que sai é gigantesco! Se aquela folha importante pega uma chuva então, já era!

Por isso, para oferecer um preço justo em suas marmitas e garantir a sua renda mensal, a recomendação é um sistema de gestão que consiga te dar todos os seus dados sobre estoque, ficha técnica, o que você está gastando e o que está entrando de dinheiro.  

O oferecido pela Yooga te dá tudo isso, com controle total da sua operação e, ainda, relatórios completos e descomplicados e um dashboard em tempo real personalizado para você.

Por ele você pode saber o que vendeu mais e os melhores horários de funcionamento, por exemplo, na palma da sua mão, no celular, onde quer que você esteja.

Isso pode te dar, inclusive, informação preciosa na hora de você criar combos de marmita ou uma promoção relâmpago em um dia especial.

Ouça seus clientes

Para finalizar, a orientação que não pode faltar é para que você ouça os seus clientes.

Apesar de ter muito a ver com o que falamos anteriormente sobre público-alvo, vale aqui mais uma vez a ressalva de que são eles que devem estar no centro de tudo.

Uma boa experiência e um bom atendimento são pontos-chaves e decisivos para a prosperidade da sua marmitaria delivery.

Pense em brindes, balinhas ou pequenas sobremesas que podem ser enviadas juntos da sua marmita. Isso irá encantá-los e fazer com que lembrem sempre de você na hora de pedir.

Cupons de desconto e programa fidelidade também são bem-vindos!

Ainda não tem clientes? Não tem problema!

Converse com seus amigos, familiares e vizinhos. Com certeza alguém entre eles consome marmitas ou conhece alguém que consome. Todos são clientes em potencial.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para montar a sua marmitaria delivery, conte com a Yooga para garantir o sucesso ainda maior dela.

Atendimento 100% humanizado, 24 horas por dia, 7 dias por semanas, e sem a cobrança de taxas e comissões pelas suas vendas.

#VemPraYooga