SEU RESTAURANTE ESTÁ PREPARADO PARA A BLACK FRIDAY?
A cada Black Friday, se torna mais comum encontrar consumidores que passam um bom período do ano se preparando para fazer suas compras durante o evento.
Fazem suas listas de compras, desenvolvem um planejamento financeiro para os gastos, juntam as economias, tudo para aproveitar esse período de grandes descontos.
E acredite, esse público que se prepara para a Black Friday, não está somente atrás de um bom desconto, mas também de um bom atendimento e um excelente pós-venda.
Para o caso de um restaurante (o seu caso), o pós-venda aqui é o retorno desse consumidor em um outro momento.
A experiência que esse consumidor tem durante sua jornada de compra é fundamental para definir se ele voltará ou não ao seu restaurante ou delivery para realizar uma nova compra.
Mais importante ainda, isso define se ele indicará a pizza ou o hambúrguer que saboreou para mais pessoas, ou se levará os amigos e familiares para conhecer o seu estabelecimento.
É um fato comprovado!
Se um cliente vai até o seu bar ou restaurante por conta do preço, mas é surpreendido com uma experiência de consumo incrível, é bem provável que torne a comprar com você, ou até mesmo se tornar fiel a sua marca.
E então, você está preparado para proporcionar boas experiências ao clientes do seu restaurante na Black Friday?
Fique tranquilo, pois ainda dá tempo de implementar muitas melhorias na sua operação, especialmente no atendimento ao cliente. Mas, vamos começar agora!
Para te ajudar, hoje vamos compartilhar dicas valiosas para você planejar a Black Friday no seu restaurante.
Como planejar a Black Friday do seu restaurante?
Começamos falando sobre consumidores que se planejam para comprar durante a Black Friday.
E esse mesmo consumidor é o que gosta de comparar preços, condições de pagamento e entrega, e conhecer as marcas antes de efetuar suas compras.
"Conhecer? Como assim? Ele virá antes da Black Friday no meu restaurante?"
Não, ele irá te procurar nas redes sociais. Porque é onde ele terá uma resposta rápida sobre quem é você e o que você oferece.
Antecipar todo esse preparo evita o risco de queimar a imagem e reputação do seu restaurante por escolhas equivocadas e despreparadas.
Por onde começar uma Black Friday para restaurantes
O primeiro passo para se preparar para esse evento importantíssimo do varejo, sem dúvida, é investir em um bom planejamento estratégico.
Planejar com muita antecedência e adaptar a estrutura e logística do seu restaurante para garantir a boa experiência.
A grande maioria dos empresários que participam da Black Friday começa o seu planejamento desde o evento realizado no ano passado.
Esse tipo de atitude se dá porque mais de 70% das pessoas que compram ou têm a boa experiência dentro do período de promoção, voltam a comprar.
Então, se você participou do evento no ano passado, já temos um grande aprendizado para partir para os próximos passos.
Entenda, antes de tudo, quais são os objetivos do seu restaurante ao participar da Black Friday.
Conquistar mais clientes, divulgar sua marca ou aumentar o faturamento do mês são algumas das opções.
Depois de definir aonde você quer chegar, é hora de traçar estratégias para atingir o seu objetivo.
Se a sua meta é tornar a marca do restaurante mais conhecida, uma ideia é investir em embalagens personalizadas para delivery, marcando presença na memória dos consumidores.
Para realizar um atendimento mais ágil e que supere as expectativas desses novos clientes, conte com um sistema de gestão para o gerenciamento dos pedidos, mesas, cozinha, estoque e delivery.
Faz parte do processo de fidelização fazer com que o cliente se sinta acolhido no ambiente e tenha uma experiência agradável.
Por fim, é de extrema importância que o seu restaurante permaneça na mente do consumidor de forma positiva. A boa experiência é o que garantirá o seu retorno.
Selecione as promoções de Black Friday do seu restaurante
Chegou o momento de definir quais serão as promoções que o seu restaurante fará para a data.
Você pode avaliar opções como “compre um prato e leve outro gratuitamente”, "descontos de 15% nas compras acima de" ou “compre uma refeição e ganhe um brinde exclusivo”.
Seja como for, é essencial que elas estejam alinhadas com os objetivos que você definiu dentro do seu planejamento estratégico.
Além disso, também é preciso avaliar se o seu restaurante está preparado financeiramente para realizá-las e o retorno que você espera ter com a ação.
Delivery para a Black Friday
Seria uma oportunidade definitivamente perdida não estender as ações da Black Friday também para pedidos de delivery do seu restaurante.
Criar uma promoção específica para a data e para os clientes que fazem pedidos de entrega é um tiro certeiro para aumentar as suas vendas e conquistar novos consumidores.
Seu restaurante deve garantir a mesma qualidade no sabor e apresentação dos pratos e levar o sistema de delivery muito à sério, viu?
E para que os seus clientes tenham uma experiência mais pessoal, personalizada e inesquecível, tenha um sistema de delivery próprio.
Além de você ter acesso às informações da base de clientes, já que eles estarão cadastrados no seu sistema, com os dados você consegue evoluir e trabalhar a fidelização desses clientes através dos cupons ou um programa fidelidade.
Foque nas vendas digitais: no seu site, no seu cardápio digital e no seu delivery próprio.
A Black Friday é um período para atrair clientes de forma barata. O foco não é o seu branding, e sim o giro do seu estoque, a criação de mais públicos para o seu restaurante e a conquista dos clientes.
Vale lembrar: promoções como da Black Friday são importantes tanto para os clientes que visitam o seu estabelecimento quanto para os que pedem no delivery.
Invista na divulgação da sua Black Friday
Preparar a Black Friday do seu Restaurante conta também com um outro ponto importante: a divulgação.
Crie um plano de ação para divulgar as promoções do seu negócio.
Afinal, para ter o retorno esperado dessa Black Friday, você precisa colocar em evidência o que o seu restaurante está fazendo.
Tanto para a sua clientela, como também para os consumidores que pretende atrair.
Uma forma fácil e barata de divulgar a Black Friday do seu restaurante é utilizar o e-mail marketing e as redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e o queridinho da vez, o TikTok.
Você pode usar de campanhas mais criativas para essa divulgação ou apenas ter o interesse de disponibilizar o material promocional nas redes sociais do seu restaurante.
Mantenha uma boa gestão financeira durante a Black Friday no seu restaurante
Na rotina comum do seu restaurante, ter uma boa gestão financeira é indispensável para manter o seu negócio saudável. Em períodos promocionais, ela se torna obrigatória.
Não só para deixar as contas no azul, como também para definir se uma ação promocional foi ou não um bom investimento.
Durante a Black Friday não seria diferente, principalmente para saber se você repetirá as ações no próximo ano (esperamos muito que sim).
Após a definição dos seus objetivos com a Black Friday para o seu restaurante, você deve criar um estudo minucioso com base nos números, garantindo que não haverá perda de dinheiro.
Logo, o preço de venda de cada item do cardápio promocional também deve ser bem pensado.
Para isso, sugerimos que você saiba de fato os custos dos alimentos e esteja sempre apoiado à ficha técnica do seu restaurante. Eles serão o manual de instruções de cada prato, com a quantidade e os custos que você precisa saber.
Mas, de nada adianta estudar seu financeiro de ponta a ponta e saber exatamente o preço a ser cobrado, se você não tiver um estoque que seja suficiente para cumprir todas as demandas da sua ação.
Por isso, vamos repetir: planeje-se!
Fazer compras em cima da hora definitivamente não é a melhor saída para o seu restaurante.
Você não encontrará bons preços e é possível que pague além do normal, já que é algo urgente.
Além disso, pode adquirir produtos de baixa qualidade.
Dê uma atenção especial ao seu estoque para a Black Friday e crie uma previsão de quanto espera vender. Pense no seu estoque de insumos e também de embalagens para delivery.
Ressaltamos: há a necessidade de calcular desde a remuneração dos clientes com cupons exclusivos para a data à possibilidade de oferecer frete gratuito.
E chegando o dia, ou os dias, das suas tão esperadas vendas de Black Friday, retome o cuidado com o seu financeiro: é muito importante trabalhar com as formas de pagamento mais utilizadas pelas pessoas: dinheiro, cartão, PIX etc.
Mas, ter o controle de tudo o que sai de produto e o que você recebe de pagamento é ainda mais importante.
Conte com um sistema de gestão para efetuar as vendas de forma rápida, segura e prática.
Dessa maneira, você disponibiliza mais tempo para você e para sua equipe se dedicarem a dar mais atenção aos clientes e a um excelente atendimento.
Como é possível notar, a Black Friday para restaurantes também pode ser um sucesso, mas desde que você esteja preparado para isso.
Se você chegou até aqui, já entendeu como é essencial se preparar para a Black Friday! Mas, certamente viu que não é algo tão simples, certo?
Então, comece o quanto antes!