COMO VENDER MAIS PARA OS MESMOS CLIENTES
As melhores dicas para você aumentar o ticket médio do seu restaurante junto do seu próprio público atual.
Vender mais não necessariamente significa dizer gastar mais ou mesmo ter mais clientes.
Você pode, por exemplo, vender mais para os mesmos clientes de sempre do seu restaurante!
E como fazer isso?
É, pode até parecer algo simples, mas a verdade é que muitos empreendedores hoje em dia “empacam” na hora de traçar uma estratégia como essa.
Alguns até, muitas vezes, nem dão a devida importância para o assunto, focando apenas na atração, na atração e, novamente, na atração de novos clientes.
Mas, como dissemos no bem-sucedido evento promovido pela Yooga recentemente, o Futuro do Delivery: “não é só sobre vender mais, é também sobre vender mais para os mesmos clientes e estar nas ferramentas digitais que eles usam”.
E a gente pode te ajudar nessa tarefa!
Quer saber como?
Dá uma olhada nessas dicas úteis - e práticas! - que separamos para você!
Invista em um bom serviço de pós-venda
O pós-venda é aquele serviço que, como o nome já pode adiantar, vem depois da venda, e tem o objetivo de reter, fidelizar e encantar ainda mais o seu cliente com a experiência do seu produto ou serviço, agregando também mais valor à empresa.
Já diria Philip Kotler, uma das maiores referências de marketing do mundo, “conquistar um novo cliente custa até 7x mais do que manter um antigo”.
Por isso, um bom serviço de pós-venda pode fazer toda a diferença.
E ele não precisa ser super elaborado não, viu? Basta ser funcional!
É uma cartinha, feita à mão, que você recebe quando chega um produto pedido pela internet em casa, uma pesquisa de satisfação, um desconto para a próxima compra…
Todas essas estratégias podem ser consideradas como estratégias de pós-venda, e você também pode aplicá-las em seu restaurante fazendo as devidas adaptações.
Os estudos mostram que, só de você aumentar a sua taxa de retenção, ou seja, a sua capacidade de reter um cliente por mais tempo, em apenas 5%, os seus lucros também podem aumentar de 25% a 95%.
E você não vai ficar de fora dessa, vai?
Crie programas fidelidade para atrair os seus clientes de volta
De acordo com dados da consultoria McKinsey, programas de fidelidade podem aumentar em até 15% o ticket médio das vendas e até 10% na receita anual de uma empresa.
Funciona assim: à medida que o seu cliente realiza uma compra no seu restaurante, ele vai acumulando um ponto, um carimbo, um adesivo e por aí vai. Ao completar determinada quantidade de pontos, em um determinado período de tempo, ele pode trocá-los por descontos, uma bebida, uma nova refeição, entre outros, de graça.
E quem não gosta de ganhar “mimos” como esse, não é mesmo?
Por exemplo, um churrasquinho que tenha programa fidelidade e, a cada 10 compras, os clientes ganham um pão com carne.
Deu pra perceber o quanto esse trabalho pode ser importante para o seu negócio?
Ele vai, literalmente, fazer com que o seu cliente queira voltar mais e mais vezes para completar todo o programa.
No sistema da mais querida Yooga, por exemplo, você pode configurar diversas regras para o seu programa fidelidade, dando descontos ou brindes personalizados nas próximas compras dos seus clientes e mantendo-os fidelizados.
O melhor de tudo?
É tudo online e personalizável de acordo com a estratégia a ser definida por você. Em poucos cliques, você pode mudar tudo ou mesmo criar novas regras, brindes e prêmios, de forma fácil e rápida!
Chega de ficar imprimindo aqueles cartõeszinhos e gastando dinheiro, né?
Promova eventos que chamam realmente a atenção
Happy hour, show ao vivo ou noites temáticas - de Halloween, Carnaval, Natal, Copa do Mundo - podem ser boas formas de vender mais para novos e também para os mesmos clientes do seu restaurante.
Eventos que chamam realmente a atenção e que são bem divulgados, seja pelas redes sociais ou pela própria equipe, fazem toda a diferença.
Por isso, não negligencie essa parte também, afinal, “o boca a boca é a alma do negócio”!
E não precisa ir muito longe não, tá?
Você pode promover iniciativas relativamente mais “simples” e que não envolvem ter mais custos - como com a contratação de um cantor ao vivo, por exemplo, ou com a decoração temática.
Que seja uma noite apenas de produtos que você já teria em estoque, como uma noite de caldos e vinhos, ou um “welcome drink”, com um drink pequeno liberado para todo mundo que entrar no seu espaço físico.
Você, em tese, não gasta mais, não ganha menos por trabalhar com produto com desconto ou de graça como no happy hour, e todo mundo fica feliz e com uma experiência memorável na cabeça.
Mais do que eventos, o importante é você ter e promover diferenciais e locais onde as pessoas se sintam bem! #FicaADica
Crie cupons atrativos
E os cupons, hein?
A gente duvida que você já não tenha recebido inúmeras notificações e/ou e-mails, de diversos nichos e segmentos, com cupons para garantir tantos por cento de desconto no final da compra, descontos em reais, no carrinho de compras, no app, cupons de entrega grátis, entre outros.
Mas você sabia que esses cupons também podem ser excelentes maneiras de você vender mais para os mesmos clientes no segmento food service?
Inclusive, que tal criar um cupom exclusivo só para quem já é cliente recorrente?
Ou mesmo para um influenciador da região que você contratou para divulgar o seu negócio?
Dessa forma, até mesmo a mensuração dos dados se torna mais fácil - e, com Yooga, você consegue acompanhar tudo, em tempo real, através dos nossos relatórios, pelo tablet, computador ou celular.
Aliás, vale lembrar que quem tem Delivery Próprio Yooga, cria cupons ilimitados, exclusivos e segmentados para reter e atrair mais clientes no delivery.
Ah! E as promoções são automaticamente calculadas na hora de fechar os pedidos!
Ouça o seu cliente
Por fim, mas não menos importante, não esqueça de ouvir o seu cliente!
Ele gosta de se sentir valorizado e amado - e quem não?
Além disso, ouvir o seu cliente, seja por meio de avaliações nos apps, em comentários nas redes sociais, mesmo pessoalmente ou por WhatsApp, permite que você conheça mais dele, criando uma relação de confiança e credibilidade.
Na verdade, mais do que isso, ouvi-lo irá trazer oportunidades e insights do que pode ser melhorado. O que ele não gosta, o que gosta, quais aprendizados e lições você pode tirar disso…
A lista é extensa e pode ser muito proveitosa para o seu restaurante!
Por isso, lembre-se sempre de se manter próximo ao seu cliente, combinado?
Para mais conteúdo sobre esse assunto, confira também 8 estratégias para aproveitar melhor o feedback dos seus clientes.