COMO FAZER A CONTABILIDADE PARA BARES E RESTAURANTES

A contabilidade para bares e restaurantes passa por particularidades e depende de uma série de fatores a serem considerados. Saiba mais nesse conteúdo!

COMO FAZER A CONTABILIDADE PARA BARES E RESTAURANTES

A contabilidade para bares e restaurantes passa por particularidades e depende de uma série de fatores a serem considerados, como os investimentos em estrutura e equipamentos, o pagamento de impostos, fornecedores, produtos e colaboradores, além de um conjunto de bens, direitos e obrigações que interferem diretamente no seu negócio.

Quando você entende quais as obrigações contábeis do seu estabelecimento, é possível perceber que elas são fundamentais para o bom funcionamento do seu restaurante.

Porque será muito mais fácil e prático garantir os pagamentos em dia, organizar melhor as tarefas diárias com informações mais claras e até mesmo planejar os objetivos futuros para a sua operação.

Esses são os elementos básicos para tomadas de decisão mais assertivas.

Mas, para ter todo esse controle do seu negócio, é preciso tomar algumas atitudes e colocar certas atividades em prática, como:

  • Fluxo de caixa;
  • Registros contábeis;
  • Levantamento dos custos;
  • E a ajuda profissional.

Tenha em mente que para fazer a contabilidade do seu negócio é preciso entender que o local também precisa lucrar e se organizar.

Por esse motivo, é muito importante que você cuide do seu financeiro, fazendo assim, controle dos seus gastos e investimentos futuros para o seu estabelecimento

Se você ficou interessado em como fazer a contabilidade para bares e restaurantes, acompanhe a leitura abaixo e se aprofunde ainda mais nas melhorias para a saúde financeira do seu restaurante.

Importância do fluxo de caixa

O primeiro passo de como fazer a contabilidade para bares e restaurantes é cuidar do fluxo de caixa.

Por isso vamos explicar o que é o fluxo de caixa:

Essa ferramenta é utilizada para que você consiga controlar as transações financeiras do seu restaurante.

Portanto, é importante anotar todo o valor que entra e sai do seu caixa.

É necessário que você verifique o fluxo de caixa do seu restaurante periodicamente (diário, semanal ou mensalmente).

E quanto menor for o tempo que se leva para fazer, mais fácil de identificar erros fica.

Anote todas as informações do seu caixa: saldo inicial, entradas e saídas.

Fazer essas anotações é necessário para que você consiga saber ao final do dia o saldo disponível, que é a diferença entre o que se recebe e o que se paga.

E, no final disso tudo, calcule o saldo final: soma do saldo inicial com o saldo disponível.

É muito importante para o seu negócio, que seu recebidos e despesas estejam sempre controlados.

Cuide das despesas do seu restaurante, como os custos com os produtos, com os salários, aluguel... Enfim, todas as despesas que houver.

Ter um contador no seu negócio é importante para que,  no futuro, você possa enxergar quanto precisará faturar, para que seu negócio seja lucrativo.

Os registros contábeis na contabilidade para bares e restaurantes

Para fazer a contabilidade para bares e restaurantes, é necessário que você mantenha atualizadas as informações sobre as vendas, os impostos, as suas despesas e a folha de pagamento.

A saúde financeira do seu negócio depende da sua gestão. Portanto, fique por dentro da vida contábil do seu restaurante.

Uma das formas para que a contabilidade do seu negócio dê certo, é saber separar o que é seu dinheiro pessoal, do dinheiro do seu restaurante.

Faça um controle do seu estoque periodicamente. É importante que você, como proprietário ou gerente do restaurante, fique alerta quanto a esse assunto.

Ter o controle e conhecimento do seu estoque pode lhe gerar economia.

Faça um controle de custos de alimentos e da mão de obra do seu restaurante.

Tenha organizado informações do que adquire dos fornecedores, o que você vende e o que há de desperdício, que seus clientes não consomem.

A contabilidade do seu restaurante também passa e tem relação com a mão de obra do seu restaurante.

Independente da forma que você faz a contratação dos seus funcionários, faça o controle de gastos.

Há restaurantes que contratam pessoas e pagam por dia de trabalho, como há outros que pagam por hora, tenha tudo isso registrado.

Fique atento aos custos fixos

Custos fixos são despesas que se repetem todos os meses e que devem ser pagas independente de tudo.

É por conto disso que estes dados eles devem fazer parte da contabilidade para restaurantes.

Veja abaixo mais informações:

Aluguel

Ter esse gasto no orçamento, muitas vezes, é significativo. Manter um ambiente que chame a atenção do público não é barato.

Então, essa despesa pode impactar na contabilidade do seu restaurante.

Contas

Os valores de mês para mês podem até variar, mas a despesa dessas contas são fixas. São elas: água, luz, telefone, internet.

Então, tenha controle das contas, para não esquecer de pagar nenhuma delas.

Salários

Um dos custos fixos mensais de maior relevância dentro de um restaurante é a folha de pagamento.

Não há como economizar no salário dos funcionários, pois você precisa se igualar ao mercado.

Entretanto, além do salário você também terá despesas com os benefícios dos seus colaboradores, como vales-transportes e convênio médico.

Por isso, se informe e busque valores mais em conta.

Impostos para bares e restaurantes

É fundamental estar atento aos impostos para que não haja problemas legais e você consiga manter o bom funcionamento do seu estabelecimento.

Para isso, é importante contar com a ajuda de uma boa contabilidade para analisar os impostos pagos e verificar se você está realizando a declaração da forma correta ou então se não está pagando impostos desnecessários.

Entre alguns impostos de um restaurante ou bar podemos destacar:

  • ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza)
  • ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)
  • CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido)
  • PIS/Cofins
  • Contribuição Sindical
  • FGTS
  • INSS

Sabemos que os valores tributários no Brasil já são bem conhecidos por serem altos e demandarem esforços para cumprir com todas essas obrigações. Por isso, esteja sempre atento a datas, valores e documentações que precisam estar em dia.

Com isso, você elimina problemas maiores e garante a segurança operacional.

Contabilidade para bares e restaurantes: peça a ajuda de um contador

A contabilidade para bares e restaurantes não é algo tão simples quanto parece. As vezes são altos os valores que entram no seu negócio.

E além do mais, muitas vezes lhe falta tempo para cuidar efetivamente e dar a devida atenção da contabilidade do seu negócio.

Portanto, a ideia é que você peça a ajuda de um profissional que cuide exclusivamente dessa organização

Mas isso não é um aval para que você se descuide do controle contábil ou deixe de praticar as dicas que passamos neste artigo.

A ideia de contratar um contador para o seu restaurante é que esse profissional cuida das questões burocráticas, voltadas a vida financeira do seu negócio.

As funções de um contador para o seu restaurante

Impostos, legislação, questões trabalhistas, vigilância sanitária são umas dessas questões burocráticas que fazer contabilidade para restaurante implica.

O objetivo de entregar essa área do seu restaurante para alguém que conhece esse processo, é de dar mais tempo para que você cuide das outras partes do seu restaurante.

Entregar a contabilidade do seu restaurante para um contador, lhe dará, inclusive, mais tempo de cuidar das dicas que passamos nesse texto.

Provavelmente o que levou você a abrir um restaurante foi sua paixão pela gastronomia. Então, para que tudo ande bem no seu restaurante, é importante que todas as áreas estejam sendo bem atendidas.

Mas, não esqueça, o controle da contabilidade para bares e restaurantes é um dos caminhos para o sucesso.

E o sucesso do seu negócio depende de você!