DESCUBRA DE UMA VEZ POR TODAS COMO APLICAR A CURVA ABC NO SEU ESTOQUE
Se você é dono de um bar ou restaurante, sabe que gerenciar o estoque é uma tarefa fundamental para o sucesso do seu negócio, não é mesmo?
A falta de produtos pode frustrar os seus clientes, enquanto o excesso de itens também pode acabar comprometendo o seu capital de giro.
É aí que a curva ABC entra em cena como uma ferramenta valiosa para otimizar a gestão de estoque!
Você já a conhece?
Se ainda não, no post de hoje, a gente te explica!
Acompanhe a leitura!
O que é a curva ABC
A curva ABC é uma técnica de classificação que irá te permitir identificar a importância dos itens no estoque do seu restaurante.
Ela é baseada no Princípio de Pareto, que afirma que 20% dos itens são responsáveis por 80% dos resultados. Ou, ainda, que esses 20% são as causas e 80% os seus efeitos.
Essa metodologia divide os produtos em três categorias:
Nos itens A, temos os produtos mais importantes em seu estoque e representam cerca de 20% do total de itens, mas geralmente contribuem com 80% da receita.
São produtos de alto valor e alta demanda, que você deve monitorar de perto, combinado?
Já nos itens B, você irá incluir produtos de médio valor e demanda moderada.
Eles representam aproximadamente 30% do total de itens e contribuem com cerca de 15% da receita. Gerenciar esses itens é importante, mas eles não têm a mesma prioridade que os itens da categoria A.
Por fim, os itens C trazem os produtos de menor importância em seu estoque. Eles constituem cerca de 50% do total de itens, mas representam apenas 5% da receita.
Atenção: embora numerosos, sua gestão não deve demandar tanto tempo e atenção quanto os itens A e B!
A importância da curva ABC para o seu estoque
Mas por que, afinal, a curva ABC pode ser tão importante para o estoque do seu restaurante?
A resposta para essa pergunta é linear, onde um ponto vai levando a outro.
Primeiro de tudo, ela ajuda você a priorizar os produtos mais importantes do seu estoque, permitindo que você dedique mais atenção aos itens A, enquanto otimiza o tempo gasto com os itens C, por exemplo.
Ao fazer isso, você já ganha em outros dois pontos:
- Redução de custos: onde você, ao aplicar a curva ABC no seu estoque, ajusta os seus pedidos e evita ter excesso de itens por lá, que podem acabar estragando e fazendo você perder dinheiro - além de ocuparem espaço;
- Melhoria no atendimento do seu cliente: ao garantir que os itens A estejam sempre disponíveis, você pode melhorar a satisfação do seu cliente, evitando que eles fiquem chateados devido à aquele prato especial estar em falta.
Fora isso, aplicar a curva ABC no seu estoque fornece informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas.
Com ela, você pode ajustar seu mix de produtos, definir preços e negociar com fornecedores de forma mais eficaz!
E quem não quer isso, não é mesmo?
Como fazer a curva ABC
Tá, agora que você já sabe o que é a curva ABC e o quão ela é importante para o seu restaurante, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!
Para começar a aplicar a curva ABC no seu estoque, primeiro, você precisa reunir todas informações sobre os produtos em seu estoque, registrando informações importantes como o valor de custo e de venda.
Em seguida, com esses dados em mãos, é a hora de classificá-los em A, B ou C, com base no que falamos no início deste conteúdo.
Para isso, você pode contar com a gestão de estoque da Yooga. Em poucos cliques, você já tem todos esses dados na mão e consegue fazer essa classificação de forma fácil e intuitiva.
Dá uma olhadinha no vídeo abaixo!
Depois disso, algo que você pode fazer é definir políticas de estoque.
Com a sua curva ABC em mãos, você pode criar políticas específicas para cada categoria. Por exemplo, para os itens A, você pode definir um nível mínimo de estoque e monitorá-los de perto.
O sistema de gestão da mais querida Yooga também te ajuda nisso!
Por fim, lembre-se de que a curva ABC não é estática, combinado?
Ela deve ser revisada regularmente, pois as condições de mercado e a demanda podem mudar ao longo do tempo.
Pronto! Agora você está preparado ou preparada para ter a melhor gestão de estoque do mundo com a curva ABC!
Não foi tão difícil, né?
Gestão de estoque é com a mais querida
A gestão de estoque é um pilar fundamental para o sucesso de bares e restaurantes.
Além de evitar desperdícios e garantir que você não jogue fora aquele produto que já venceu, uma boa gestão reduz custos - inclusive de armazenamento -, melhora a eficiência do seu restaurante e também a satisfação dos seus clientes, que não irão se deparar com a falta de um item e ainda terão os seus pedidos atendidos de forma fácil e rápida.
Anteriormente, ao final do tópico anterior, falamos que você, agora, já estava preparado ou preparada para ter a melhor gestão de estoque do mundo com a curva ABC!
Mas, nós nos enganamos.
Para ter a melhor gestão de estoque do mundo, você deve ter também o melhor sistema de gestão do mundo: o da Yooga, é claro.
Com a nossa gestão de estoque, complementos e produtos, você tem total controle das mercadorias armazenadas no seu restaurante, gerencia os itens de estoque mínimo para a reposição e ainda consegue criar ficha técnica de insumos de cada produto.
Bom demais, não é?
Além disso, pode contar também com:
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E muito mais!
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