DIA DO CACHORRO-QUENTE: COMO INOVAR NAS RECEITAS DA SUA DOGUERIA
Dia 09 de setembro é o dia do hot dog, do podrão, do dogão... Ou, simplesmente, o Dia do Cachorro-Quente!
Amado por muitos em todo mundo, essa iguaria pode vir com milho, ervilha, com passas, ovo de codorna, batata palha, bastante catchup, maionese, purê de batata... A lista de complementos é extensa!
Como é o seu preferido?
Tem gente também que gosta dele prensado e até puro, sem molho!
Que delícia, né? Você já experimentou assim também?
Pra gente comemorar essa data tão especial, nada mais justo do que falarmos do que é tendência nas doguerias Brasil afora!
Até porque, antes de sermos consumidores e amantes do lanche, somos também empreendedores, não é mesmo?
E a Yooga, como boa apoiadora destes, que fazem a nossa economia girar e criam centenas de empregos, não deixaria essa data passar batida!
Vem conferir como inovar nas receitas da sua dogueria neste Dia do Cachorro-Quente!
Origem do cachorro-quente
A origem do cachorro-quente é uma incógnita até hoje.
Tem gente que fala que o sanduíche surgiu nos Estados Unidos, por volta dos anos 1880, quando um imigrante alemão decidiu colocar a famosa - e muito comum na Alemanha - salsicha dentro de um pão.
Entretanto, há quem diga, ainda, que o hot dog nasceu até mesmo antes de Cristo, quando a galera da Antiga Babilônia, onde hoje é o Iraque, juntou os dois alimentos para se alimentar.
Ah! E tem também uma história de um certo cozinheiro, também da Alemanha, que tinha um cachorro da raça Basset - o salsichinha.
Boatos que viram semelhança entre a raça e o processado e, por isso, apelidaram a mistura pão + salsicha de hot dog (ou cachorro-quente, em inglês).
Independente da origem verdadeira, o que importa é que o negócio ficou bom e, como a gente sabe, deu muito certo!
No Brasil, não há dados sobre o número de estabelecimentos (entre restaurantes, carrocinhas, food trucks e outros) que vendem o sanduíche, mas a refeição está entre os alimentos mais consumidos em nosso país, em especial no delivery.
Como inovar nas receitas da sua dogueria
Agora que já passamos rapidinho pela história do cachorro-quente - não poderíamos deixar de fazê-lo! - chegou a hora de irmos direto para o principal assunto deste post: como inovar nas receitas de cachorro-quente da sua dogueria (ou outro estabelecimento que o comercialize).
Como vimos anteriormente, o lanche é um dos mais consumidos, portanto, a concorrência é grande e é preciso sempre se reinventar para não ficar para trás.
Além disso, ao inovar nas suas receitas, você atrai novos clientes e fideliza os mais antigos.
Um Programa Fidelidade também é ótimo nessas horas!
Vamos dar uma olhada em como deixar o seu hot dog mais criativo e único?
Varie nas salsichas
É claro que a salsicha tradicional também é uma delícia, mas você sabia que ela é feita de sobras de cortes de boi, frango e porco, tudo junto?
Calma, a intenção não é você deixar de comer ou comercializá-la por conta disso, até porque essa informação, você provavelmente já sabe.
Mas que tal focar em uma salsicha de apenas um desses cortes? Como uma salsicha de frango? Ou só de carne de porco? E que tal uma salsicha premium, de cordeiro?
Experimentar diferentes tipos de salsichas - e até linguiças - pode agradar os mais distintos paladares, inclusive aqueles que são vegetarianos - no mercado, há algumas opções saudáveis de salsichas vegetarianas disponíveis.
Isso vai fazer com que mais público seja atraído até o seu negócio!
Já parou para pensar nisso?
Crie molhos exclusivos
O seu diferencial pode estar em diversos lugares, da salsicha ao atendimento, passando também pelas embalagens, entregas e pelo que quase todo mundo ama: os molhos.
Quais os que você oferece no seu restaurante ou dogueria?
Criar molhos caseiros únicos pode dar um toque especial aos seus cachorros-quentes e ser um grande diferencial para o seu cardápio digital, ainda por cima se for um molho 100% exclusivo e de criação sua.
Está sem ideias ou criatividade para isso?
Não tem problema: experimente molhos que todos já conhecem, mas dificeis de serem encontrados em todos os lugares, como molho de abacate, molho de mostarda e mel, molho de alho ou um molho à base de pesto, por exemplo.
Certeza que seus clientes também vão amar!
Forneça complementos que ninguém mais oferece
Ovos de codorna, milho, presunto e batata palha todo lugar oferece como complemento...
Porém, e se você oferecesse chips de batata? Ou cogumelos salteados?
Já pensou em picles caseiros? Cebola caramelizada?
Fornecer complementos que nenhuma outra dogueria oferece pode ser uma solução simples, mas poderosa, para a sua dogueria lucrar mais e lucrar muito!
Monte seus cachorros-quentes com pães especiais
A mesma lógica vale para o pão de cachorro-quente.
Por que usar somente o tradicional se você pode usar outras opções mais interessantes, como pão de pretzel, pão de milho, pão integral ou até mesmo pães de diferentes culturas, como pão sírio ou pão brioche?
Parece algo simples, mas isso também é inovação e irá te destacar frente aos seus concorrentes!
Aproveite as oportunidades
As oportunidades estão aí para serem criadas e aproveitadas!
Está chegando a festa junina? Prepare um cachorro-quente de festa junina com milho e queijo coalho.
O outono acabou de começar? Dê uma opção exclusiva e por tempo limitado de um cachorro-quente com purê de abóbora e nozes.
Com o gatilho de escassez bem utilizado - utilize palavras e expressões como "por tempo limitado", "últimas unidades" - seus clientes não irão querer deixar a oportunidade de provar essas delícias passar! Escutem o que estamos dizendo!
Planeje combos que sejam realmente atrativos
Quem não gosta de comprar mais e pagar menos?
Na mesma linha do que falamos acima, não se esqueça de planejar combos impossíveis de serem ignorados para a sua clientela.
Vira e mexe damos essa ideia por aqui no Yooga Blog, e quem adere a ela não se arrepende!
Por isso, crie combos especiais que incluam um cachorro-quente, uma bebida e uma porção de acompanhamento exclusivo, por exemplo, como batatas fritas com temperos especiais ou onion rings.
Vale também oferecer promoções sazonais, como o "Cachorro-Quente do Mês" ou mesmo um "Happy Hour de Cachorro-Quente", onde de, por exemplo, de 18h às 20h, quem comprar um cachorro-quente ganha uma cerveja ou mesmo o sanduíche em dobro.
Tenha Yooga
E para quem quer inovar na sua dogueria de fato, lógico que não pode faltar toda a tecnologia oferecida por um sistema de gestão como o da Yooga!
Além de, por ele, você conseguir fazer tudo o que citamos neste conteúdo, como criar combos ou programa fidelidade, você também tem todo o controle da sua dogueria de um jeito fácil, rápido, prático e intuitivo.
Apenas quatro cliques e pronto: um pedido já é lançado!
Fora toda as outras funcionalidades muito relevantes para quem tem esse modelo de negócio, como controle de estoque e de complementos, cardápio QR code, rota de motoboys (caso você atenda via delivery), integração com iFood, gestor de pedidos integrado, e muito mais!
Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a inovar ainda mais na sua dogueria!