AFINAL, ENTREGADOR É OU NÃO É OBRIGADO A SUBIR NO APARTAMENTO?

O que diz a legislação, a posição das plataformas de delivery e mais sobre este importante e polêmico tema.

AFINAL, ENTREGADOR É OU NÃO É OBRIGADO A SUBIR NO APARTAMENTO?

O boom dos aplicativos de delivery trouxe praticidade e comodidade para a vida das pessoas, mas também gerou dúvidas e debates sobre as responsabilidades de cada parte envolvida no processo.

Com isso, o que mais vem dando o que falar ultimamente na mídia são os casos de clientes que agridem, de forma física e verbal, entregadores que se recusam a subir nos seus apartamentos para fazer a entrega.

Mas, afinal: o entregador é ou não obrigado a subir no apartamento para entregar o pedido?

Existe alguma legislação específica sobre o assunto? As plataformas de delivery possuem regras próprias? Quais os riscos e desafios que os entregadores enfrentam ao subir em apartamentos?

E ainda: como encontrar um equilíbrio entre a comodidade do cliente e a segurança do entregador, encontrando alternativas para evitar constrangimentos e garantir a entrega do pedido?

A resposta para essas e outras perguntas estão no post de hoje!

Continue lendo para saber mais!

O que diz a legislação

Quando falamos de legislação, a verdade é que ainda não há uma em específico que fale sobre esse assunto.

Atualmente, o que temos de leis sobre os entregadores são apenas àquelas voltadas à contratação dos profissionais, que falam sobre idade mínima para pilotar a moto, qual categoria de CNH ele é obrigado a ter, possíveis multas e direitos à auxílio-doença, pagamento de INSS, adicional noturno, hora extra e outros.

No entanto, como já te explicamos aqui, existem alguns direitos e deveres do consumidor, previstos no Código de Defesa do Consumidor, que, apesar de não se aplicarem neste caso em específico de subir no apartamento, são importantes de se saber.

Você sabia que, por exemplo, o cliente tem direito a receber o pedido dentro do prazo e recusá-lo caso chegue depois? Ou que ele tem direito também a cancelar esse pedido sem ônus e recebendo o dinheiro de volta?

Caso sua resposta tenha sido não, te convidamos a ler o post completo: Quais os direitos e deveres do consumidor de delivery?

O que dizem as plataformas de delivery

No entanto, ainda que não tenhamos uma legislação em específico sobre o tema, existe um consenso entre as plataformas de delivery de que não, o entregador não é obrigado a subir no apartamento para entregar o pedido ao cliente.

Segundo o vice-presidente de estratégias e finanças do iFood, um dos grandes líderes no segmento:

“A obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato que existe na residência da pessoa. Se for no condomínio, esse ponto é a portaria. Essa é a recomendação dada para os entregadores e a comunicação passada para os consumidores. Dessa maneira, temos mais agilidade não só na entrega em si, como uma demonstração de respeito ao trabalho do entregador ou da entregadora, que só pode fazer a seguinte entrega depois de finalizar aquela”.

Em nota oficial sobre a questão, emitida após muitas polêmicas e notícias tristes de entregadores sendo ameaçados e agredidos, o marketplace ainda complementou:

“Descer para receber o pedido em vez de pedir para o entregador ou entregadora subir até o apartamento traz mais segurança para todos. Além disso, é uma das gentilezas que podemos fazer no nosso dia a dia”.

Banner rosa e azul com texto "Sua sorveteria/cafeteria/hamburgueria/restaurante/pizzaria precisa de cardápio digital" ilustra post sobre entregador ser obrigado a subir no apartamento, do Yooga Blog.

Os riscos corridos pela categoria

Pode parecer besteira, mas a categoria de entregadores/motoboys corre alguns riscos ao fazer uma entrega e ao subir no apartamento do cliente.

Além de serem alvos frequentes de crimes, especialmente em áreas de risco, subir no apartamento os coloca em maior vulnerabilidade até mesmo dentro do prédio, com escadas, elevadores e corredores mal iluminados, e animais soltos que podem acabar os atacando.

Fora isso, nem sempre o entregador encontra o apartamento facilmente, principalmente em condomínios grandes, com muitos blocos, ou com a numeração confusa.

A dificuldade em encontrar vaga para estacionar a bicicleta ou moto na rua pode, de igual maneira, atrasar a entrega, ainda mais com moradores que não atendem o interfone ou demoram para abrir a porta.

Por fim, mas não menos importante, caso ocorra algum problema no edifício, com danos e depredações ao patrimônio, por exemplo, ou moradores relatando desconforto ou assédio, o primeiro acusado sempre será o entregador, concorda?

Dessa maneira, é melhor evitar!

Como chegar a um equilíbrio

No fim das contas, a verdade é que o bom senso deve prevalecer nessa e em todas as horas, não é mesmo?

Os clientes também devem ter em mente que o entregador é um colaborador ou um prestador de serviço do restaurante ao qual ele fez o pedido, e não um funcionário dele.

Para complementar, o iFood sugere algumas boas práticas direcionadas aos usuários da plataforma, como:

Descer para pegar o pedido: agiliza o trabalho do entregador, que só pode pegar um novo pedido após finalizar o atual, e facilita a entrega, especialmente se o entregador tiver dificuldade em estacionar sua bicicleta ou moto na rua.

Acompanhar a entrega: usar o mapa do aplicativo para ver quando o pedido está chegando evita atrasos e agiliza a entrega.

Informar o código de entrega: essa medida garante segurança para todos os lados e evitar possíveis fraudes.

Ser gentil: parece simples, mas a verdade é que um "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" faz toda a diferença. A gentileza alegra o dia de quem está trabalhando.

Reconhecer o bom trabalho: avaliar o entregador no app do iFood e deixar um joinha para agradecer o serviço prestado também é outra atitude que pode mudar a vida de quem está entregando a refeição, inclusive com gorjetas.

Funcionalidades da mais querida que facilitam o trabalho do entregador

Não é só o iFood: o “póbi” do entregador só sofre, mas a mais querida Yooga, que quer facilitar o trabalho de todo mundo, do gestor aos seus colaboradores, tem também as soluções para melhorar a vida dele!

Dá só uma olhada no que o sistema oferece para ele e para você, dono de restaurante, com o nosso Delivery Próprio:

Agrupamento automático

Você não precisa mais ficar calculando rotas de entrega para os seus motoboys, o próprio sistema já monta elas para você de acordo com as proximidades dos pedidos, te poupando tempo e possíveis erros.

Raio de entrega

Defina as regiões de entrega, com recortes personalizados de áreas no mapa, estabelecendo limites de bairros ou cidades. E indique a taxa de entrega de acordo com as regiões definidas ou a distância.

Relatório do motoboy

Por ele, você visualiza quantos deles trabalharam no dia, qual quantidade de entregas de cada um e quanto você precisa pagar.

Mapa de Pedidos

Você consegue ter uma visualização completa do fluxo do delivery, das rotas e das entregas, otimizando-as.

Incrível, né?

Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas e deixe a nossa Gestão Suave facilitar a sua vida e a de seus entregadores!

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