GOLPE DO DELIVERY: O QUE É E COMO SE PROTEGER
Não é incomum vermos por aí notícias falando sobre o famoso e temido “golpe do delivery”.
Com o boom da tecnologia, dos marketplaces, da modalidade de entrega e, por fim, com mais pessoas pedindo refeições de suas casas, criminosos se viram diante de um “prato cheio” para a aplicação de golpes.
No fim das contas, alguém paga por esse prejuízo (dica: não é o golpista) e você, como empreendedor ou empreendedora do ramo food service, deve saber como não cair nessa e se proteger.
Aprenda como neste post!
Como funciona o golpe do delivery
O golpe do delivery é um tipo de fraude que visa enganar donos de bares, restaurantes e outros estabelecimentos que oferecem serviços de delivery, como hamburguerias, pizzarias, açaiterias e outros.
Muitas vezes, o golpe envolve o uso de cartões de crédito clonados ou roubados para fazer pedidos de comida, com o objetivo de obter os itens sem exatamente pagar por eles.
Mas existem outros diversos tipos de golpes do delivery, estes realizados pelos próprios entregadores se utilizando de documentação falsa.
Veja:
Golpe da localização
Você entrega a encomenda a um entregador terceirizado e, ao ir até o destino do cliente, ele liga para ele avisando que a localização do GPS parou e ele se perdeu.
Como, muitas vezes, essa ligação é intermediada e mascarada por um outro número, nem o cliente, nem o entregador, têm acesso aos seus respectivos números de celular reais.
Assim, o entregador, antes ou depois de pedir as orientações de rota e endereço do cliente, pede para ele confirmar os quatro últimos números do telefone dele e atestar a veracidade do pedido.
Pronto. Só isso já é o suficiente para o entregador dar a compra como entregue sem realmente entregar.
No fim das contas, a confirmação do número, que deveria ser uma medida de segurança, acaba não dando certo.
Outra variação desse golpe é o entregador dizer que está perdido e pedir a localização via WhatsApp do cliente.
Dessa maneira, ele também tem acesso aos últimos dígitos do seu celular e consegue confirmar a entrega sem ela ter sido realizada.
Golpe da maquininha
Este, infelizmente, é clássico.
Ao chegar na casa do cliente, o entregador alega que, caso o cliente já tenha feito o pagamento no app, houve um erro no processamento e que ele precisará fazer o pagamento de novo.
Ao entregar a maquininha - uma diferente da do seu estabelecimento - passa o valor da compra novamente e fica com o dinheiro pra ele, ou, quiçá, um valor ainda maior (muitas vezes o visor, neste caso, costuma estar danificado).
Isso também acontece no caso dos pagamentos a serem realizados na entrega.
Golpe da ligação
Nesta modalidade de golpe, o entregador se passa pelo seu bar ou restaurante e entra em contato com a vítima, por ligação, solicitando informações do cartão de crédito para cobrar algum tipo de taxa, como de entrega ou de correção de valores de algum item do cardápio.
Ao realizar a transação, é cobrado um valor maior do que o combinado, sem autorização da vítima.
Esse tipo de fraude também pode ser realizada em relação ao pagamento real do total do pedido, feito antes dele chegar até o destino, e até por WhatsApp, onde os golpistas utilizam um número falso, com nome do seu restaurante e foto do logotipo no perfil.
Chegam a pedir, inclusive, foto do cartão do cliente! Um absurdo!
Golpe do PIX
No golpe do PIX, tipo de golpe do delivery mais recente devido à liberação desta modalidade de pagamento, a refeição que consta como “pagamento na entrega” é paga pelo cliente para a conta do entregador que aplica a fraude.
Muitas vezes, por não se atentar ao nome do PIX, se é no nome de uma pessoa ou no nome do restaurante, ou se é CPF ou CNPJ, a vítima acaba realizando o pagamento sem muitos questionamentos.
Por estarem com a nota fiscal e todo o pedido do cliente em mãos, os entregadores também se aproveitam desses detalhes - inclusive da fome de quem espera a comida.
Golpe do cartão filmado
Por fim, no golpe do cartão filmado, o entregador falso filma os dados do cartão da vítima para aplicar o golpe posteriormente.
Ao fazer a entrega de uma refeição que irá ser paga na hora, ele liga a câmera, sem o cliente perceber, e a lanterna, com a desculpa de iluminar melhor o ambiente.
Depois de fazer uma rápida “verificação” dos dados da vítima, passa na maquininha o cartão e paga pelo item normalmente.
A vítima volta para casa (ou local onde está) sem nem perceber que, no fim das contas, todos os dados do seu cartão foram filmados e agora estão na galeria do celular do criminoso, que os usa para compras horas ou dias depois.
Como se proteger do golpe do delivery e tornar a sua entrega mais segura
1) Alerte seus clientes sobre os cuidados que eles devem tomar
A conscientização do golpe do delivery é a principal arma no combate a essas fraudes.
Pelas redes sociais, WhatsApp ou mensagem via chat, você, enquanto dono do delivery, pode informá-los sobre esses tipos de golpes.
Confira alguns tópicos que podem ser transmitidos e passados:
- Recusa de qualquer tipo de pagamento na entrega ou antes dela se a mesma já tiver sido confirmada pelo aplicativo;
- Alerta para valores passados na maquininha de cartão e digitamento de senhas em telas distintas, em caso de pagamento na hora;
- Alerta para nomes disponíveis no PIX - antes dele ser efetuado;
- Recusa de qualquer tipo de ligação que peça dados bancários, endereço ou confirmação de número ou WhatsApp;
- Alerta para celulares e lanternas “participando” do momento de entrega, bem como entregadores que prestam atenção em senhas ou querem manusear o cartão do cliente;
- Desconfiança em caso de movimentações suspeitas ou histórias contadas “pela metade”.
2) Cheque a veracidade de informações dos entregadores
Se possível, confirme os dados e documentos do entregador junto aos órgãos e autoridades competentes.
Caso trabalhe com entrega própria, via Delivery Próprio Yooga, você conta com uma área completa de cadastro de entregadores, com campos de nome, documento, endereço, placa, foto e modelo da mota de entrega.
Isso também dificulta bastante a ação de criminosos se passando por entregadores freelancers de confiança.
3) Tenha os dados dos seus clientes em mãos
Com o sistema da Yooga, você consegue cadastrar e ter acesso a dados importantes dos seus clientes, com informações como nome, endereço, telefone, a quantidade de vezes que pediu no seu estabelecimento, entre outros.
Esses dados são “ouro”, sendo extremamente preciosos para, não apenas ações de fidelização e de marketing, como também para proteger a sua entrega, o seu nome e reputação, além da experiência do seu cliente como um todo.
Não abra mão deles!
4) Denuncie qualquer suspeita de fraude
Se suspeitar de alguma atividade fraudulenta, denuncie imediatamente às autoridades competentes e à empresa envolvida, no caso de entregas terceirizadas.
Caso o golpe aconteça e não seja possível fazer o estorno de forma simples, pelo seu restaurante, banco ou a empresa terceirizada (vai depender de cada caso), o primeiro passo é fazer um Boletim de Ocorrência.
Oriente seu cliente a ir com você até uma delegacia e, se possível, mostrar prints de tela com conversas ou ligações para o entregador falso para que, assim, a história seja comprovada.
Isso é algo de muita necessidade de se fazer, em especial em caso de altos valores extorquidos.
Fique de olho!
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