TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MARGEM DE LUCRO

Saiba o que é, como calcular e quais as principais diferenças entre margem de lucro, markup e receita neste conteúdo do Yooga Blog.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MARGEM DE LUCRO

Uma das perguntas que os empreendedores mais se fazem é em relação à margem de lucro. Não importa o setor ou o modelo de negócio, saber o que é e como calcular a margem de lucro é crucial para o sucesso da empresa.

Se você está abrindo o próprio negócio ou mesmo já é mais experiente, mas também tem dúvidas quanto ao assunto, esse conteúdo é para você.

Confira tudo o que você precisa saber sobre margem de lucro, em especial a de restaurantes, hamburguerias e distribuidoras de bebidas, parte do setor food service atendido pela Yooga, no post de hoje!

O que é margem de lucro

De maneira bem simplificada, a margem de lucro é o percentual de ganhos obtidos a partir das atividades do negócio. Quando o cálculo é feito de maneira incorreta, é certo que ele irá falhar nas questões financeiras.

Essa margem de lucro serve, principalmente, para ajudar a determinar o valor que um produto deve ser vendido para que você não tenha prejuízos e consiga ganhar bem sem precisar fazer vendas a um preço inacessível ao público geral.

Além disso, o cálculo da lucratividade ajuda a avaliar cada produto individualmente, assim como planejar estratégias para melhorar seus ganhos usando o que você já tem dentro da empresa.

Mais do que isso, a margem de lucro é essencial para a gestão do negócio e ajuda a saber se ele está indo bem, mostrando se você tem condições para investir mais ou se é necessário realizar um plano de corte de custos.

Markup x Margem de lucro x Receita

Ao contrário do que muitos pensam, markup, margem de lucro e receita não são a mesma coisa.

O markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, a sua precificação. Ele é baseado em um preço margem.

Consiste basicamente na soma de uma margem de lucro ao custo unitário do produto ou serviço para ter-se um preço de venda.

Exemplo: digamos que o preço de custo de um produto seja R$4,75 e que você queira vender este produto pelo dobro do preço, o que ficaria num valor de R$9,50, neste caso você vai estar utilizando um markup de 100%.

E isso não é margem de lucro!

Markup é o percentual que é colocado sobre o custo do produto para se chegar ao preço final de venda sem considerar os custos fixos e variáveis.

Margem de lucro, por sua vez, mede a rentabilidade do seu negócio, ou seja, qual é a porcentagem de lucro obtida com a venda de um produto. É todo o dinheiro da receita descontado das despesas operacionais da sua empresa.

E a receita, o que é, afinal?

A receita é tudo o que o seu negócio irá gerar de dinheiro, independente de qual fluxo (tipo) de receita ele virá.

Os fluxos de receita de um restaurante, por exemplo, podem ser compostos pelas vendas de petiscos, pratos principais, sobremesas… Cada uma dessas vendas compõem um fluxo diferente e próprio.

Elas, como todo fluxo de receita, apresentam volatilidade, previsibilidade, risco e retorno.

Como diferenciar margem de lucro bruta e margem de lucro líquida

A margem de lucro pode ser dividida, ainda, em margem de lucro bruta e margem de lucro líquida.

Existe um jeito fácil de conceituar ambas, que você nunca mais irá esquecer:

Margem de lucro líquida: é a margem calculada em cima do lucro líquido do seu negócio.

Margem de lucro bruta: é a margem calculada em cima do lucro bruto do seu negócio.

Viu como é fácil de diferenciar uma da outra?

Margem de lucro para restaurantes

Partindo agora para uma orientação mais segmentada e voltada para o mercado food service, vamos falar sobre margem de lucro para restaurantes.

Os especialistas indicam que uma boa margem de lucro para o segmento de restaurantes gira em torno de 20%.

Para chegar ao lucro, precisamos deduzir do nosso faturamento todos os custos que envolvem o funcionamento do negócio, como por exemplo:

  • Aluguel;
  • Água;
  • Energia elétrica;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Compra de mercadorias/pagamento de fornecedores;
  • Pagamento de funcionários;
  • Material de limpeza;
  • Material de escritório;
  • Equipamentos e software de gestão;
  • Marketing.

Gerir uma empresa pode não ser uma tarefa fácil quando não utilizamos os melhores recursos disponíveis no mercado.

Controlar todas as receitas, despesas, níveis de estoques e muitos outros itens, pode tirar o sono do empreendedor. E em muitos casos, não é possível nem mesmo conhecer em detalhes os resultados do restaurante.

Lembre-se de que a decisão sobre quanto será sua margem de lucro não deve ser aleatória. É necessário pesquisar a média do mercado com seus concorrentes.

E não se esqueça: as margens variam de produto para produto, o que torna necessário um cálculo individual.

A quantidade de receita que seu novo restaurante irá gerar depende de dezenas de fatores, incluindo sua localização, os preços do seu menu, seu conceito e o número de mesas que você tem.

Para conseguir as respostas para todas essas questões, você precisa de um sistema de gestão que te entregue todos os seus números de forma simples e prática para você tomar decisões mais assertivas, conseguindo assim projetar a abertura de um novo restaurante.

Margem de lucro para hamburguerias

Já quando falamos de hamburguerias, mais de 90% dos seus donos não sabem dizer quanto ganham na venda de seus produtos.

Para fazer o cálculo da margem de lucro de uma hamburgueria, basta seguir os passos abaixo. Vale lembrar que esta fórmula também pode ser aplicada para qualquer tipo de negócio:

Para calcular o lucro bruto é preciso somar as receitas totais: somar os ganhos, diminuir os custos e multiplicar por 100%;

Para calcular a margem de lucro você precisa pegar o lucro bruto, dividir pelas receitas totais e multiplicar por 100.

Ou seja, você deve ter em mãos o total de todos os seus custos como conta de luz, água, telefone, aluguel; suas despesas com a produção e operação como os custos do produto e despesas com funcionários.

Depois, você divide o total da soma de despesas e custos pelo total de hambúrgueres vendidos no mês. A partir daí vai aplicar a margem de lucro em cima deste valor.

O resultado dessa conta será o seu valor de margem de lucro da hamburgueria.

Depois destes dois cálculos feitos, você irá encontrar o um valor positivo ou negativo da sua hamburgueria. Caso tenha fechado em uma numeração positiva, você está indo bem!

Mas, se a margem fechou com números negativos, uma boa dica para a sua hamburgueria é rever os gastos e produção. Pois algo está errado!

Tenha em mente que seu empreendimento tem que lucrar o suficiente para cobrir todos os gastos mensais e, também, suprir os possíveis imprevistos que podem acontecer ao longo do caminho.

Mesmo que este seja um assunto financeiro um pouco complicado, é bom saber como fazer esse cálculo, porque ele ajuda a reduzir os riscos de prejuízos, como também a diminuir os desperdícios.

É preciso ter um bom controle de tudo para ter pelo menos uma noção do quanto lucra uma hamburgueria.

O lucro ideal de uma hamburgueria é aquele que consegue pagar seus custos, equipe de colaboradores e demais contas, que sobra para investir no próximo mês, ou mesmo para fazer uma reserva de precaução.

Ou seja, é aquele que supre a operação do seu negócio.

E é por esse motivo que é tão importante sempre estar de olho na margem de lucro de hamburgueria, é ela quem vai dizer se o seu negócio vai bem ou vai mal, sinalizando também alguns pontos de melhorias, principalmente na avaliação dos gastos e no controle deles.

Banner azul e rosa com escrito "Sua cafeteria precisa de cardápio digital" inserido em post sobre margem de lucro

Margem de lucro para distribuidoras

Os especialistas estimam que uma distribuidora de bebidas em seu início costuma ter uma margem de lucro que gira em torno de 14 a 18%.

Cada negócio se comporta de forma diferente a partir da gestão de seus empreendedores, diversidade de estoque, giro de mercadorias, entre outros.

O mais importante nisso tudo é considerar o quão relevante é esta métrica para os seus negócios.

Ela é um indicador para a rentabilidade da sua distribuidora de bebidas e mostra a saúde financeira da mesma.

Para calcular a margem de lucro líquida, você deverá pegar o lucro líquido, dividi-lo pela receita total e multiplicar este valor por 100.

Já para calcular a margem de lucro bruta, da mesma maneira, você pega o lucro bruto e o divide pela receita total, também multiplicando o resultado por 100, como vimos, de forma similar, ao falarmos da margem de lucro de uma hamburgueria.

Para calcular a margem de lucro que vai como porcentagem nos itens que são comercializados, basta pegar o custo de venda de determinado produto e diminuir os seus custos de compra e/ou produção.

O que sobrar, você divide pelo preço de venda desse produto e pronto! Você já terá a sua margem de lucro.

Se o resultado for negativo ou menor que 0, isso significa que você pode estar tendo prejuízo com este produto.

Ex.: Lata de Coca-Cola

Custo de venda: R$ 6,00

Custo de compra e/ou produção: R$ 3,00

Margem de lucro = R$ 6,00 - R$ 3,00 / R$ 6,00 = 0,5

Sistema de gestão e delivery para não errar na margem de lucro

Quer saber o que mais é importante para a saúde financeira de qualquer um desses negócios e vai fazer com que você não erre no cálculo da margem de lucro?

Um sistema de gestão, delivery e fiscal como o oferecido pela Yooga!

Com ele, você tem acesso a toda a gestão do seu negócio, de onde estiver, do celular ou tablet.

Veja algumas das funcionalidades disponíveis:

Gestão de estoque, complementos e produtos: com esta funcionalidade, você tem controle total dos itens do seu negócio. Você pode, inclusive, gerenciar os itens de estoque mínimo para a reposição e também configurar data de validade para cada um dos produtos. Assim, você evita jogar dinheiro fora e perder mercadoria!

Relatórios: confira atualizações em tempo real do que tem acontecido no seu negócio por meio de relatórios completos e descomplicados em um dashboard personalizado para você.

Gerenciador de pedidos: receba todos os pedidos do seu negócio em um só lugar com uma gestão integrada, atendendo o seu delivery sem falhas e dentro do prazo.

Cupons e Programa Fidelidade: crie cupons personalizados, exclusivos e segmentados, descontos ou brindes personalizados nos próximos pedidos dos seus clientes no seu negócio, mantendo-os fidelizados a ele.

Raio de entrega: defina as regiões de entrega, com recortes personalizados de áreas no mapa, estabelecendo limites de bairros ou cidades. E indique a taxa de entrega de acordo com as regiões definidas ou a distância.

NFC-e e NF-e: gere, de forma imediata, suas notas fiscais de venda, com apuração de impostos junto ao órgão regulador. Sem nenhuma espera para os seus clientes e seu restaurante cumprindo as obrigações fiscais, sem dores de cabeça para você.

Área do contador: emita relatórios fiscais em XML que vão direto para a área contábil do restaurante. Torne melhor o tempo dos gestores e facilite a vida do seu contador em apenas 1 clique.

Experimente grátis por 7 dias!

Banner azul e rosa com escrito "Sua cafeteria precisa de cardápio digital" inserido em post sobre margem de lucro