10 VANTAGENS E FERRAMENTAS PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS EM RESTAURANTES

Otimizar processos pode agilizar a sua operação, aumentar a sua produtividade e trazer mais lucros para o seu restaurante.

10 VANTAGENS E FERRAMENTAS PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS EM RESTAURANTES

Otimizar processos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Quando falamos em restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício, como padarias, bares e lanchonetes, então, nem se fala!

Afinal, estamos falando de uma grande quantidade de informações para dar conta: operação de cozinha, gerenciamento de estoque, gestão de funcionários, atendimento ao cliente, gestão do fluxo de caixa, entre outros.

Mas existem ferramentas que podem te ajudar nessa trajetória!

Com o auxílio da tecnologia, você poderá automatizar muitas tarefas no seu dia a dia e focar no que realmente importa: o seu cliente.

E os benefícios não param por aí!

Mais processos otimizados significa dizer, também, mais tempo livre para você gastar, por exemplo, com a sua família e amigos.

Por isso, separamos aqui uma listagem com 10 vantagens e ferramentas para otimização de processos no seu restaurante.

Vamos conhecer?

Por que otimizar processos?

Antes de irmos para a listagem das ferramentas de fato, no caso de você ainda não estar convencido ou convencida das vantagens de otimizar os processos no seu restaurante, trouxemos aqui algumas delas:

1) Ganho de produtividade

Primeiro de tudo, a otimização de processos possibilita um ganho de produtividade muito proveitoso para você enquanto gestor do seu restaurante.

Isso porque um pedido que poderia ser retirado, por exemplo, na mesa do seu restaurante por meio dos seus garçons, pode, facilmente, ser retirado de forma automatizada por meio de um sistema que contemple um garçom digital.

Automatizar o processo dessa forma e utilizá-lo garante uma produtividade maior para o seu garçom, que pode ser destinado apenas a levar o pedido até a mesa ou mesmo a conta.

Imagina quantas pessoas ele consegue atender somente dessa forma? E olha que citamos apenas um exemplo!

Fora os demais benefícios, como a redução da fila de espera do seu restaurante e, ainda, a agilidade que se ganha na ordem do pedido e no seu respectivo encaminhamento para a produção.

Leia mais: Como ter os melhores garçons no meu restaurante

2) Mais agilidade na operação

Falando em agilidade na ordem do pedido, já pensou o quanto que ter o pedido chegando de forma instantânea na sua cozinha, tudo organizado na mesma tela, pode tornar o processo mais rápido?

Isso é um dos outros grandes pontos positivos da otimização de processos. Porém, essa parte não se aplica apenas aos pedidos que chegam na cozinha.

O fato de você também saber a quantidade exata de insumos que você ainda tem disponível no seu estoque, por exemplo, também garante mais agilidade na sua operação e previne a falta de alimentos e possíveis erros.

Você sabia que a Yooga conta com um Sistema de Gestão completo com controle de estoque, complementos e produtos?

3) Uso de dados para tomadas estratégicas de decisões

“Quem não mede, não cresce!”

Por isso, não tenha medo dos dados, pois são eles quem te guiarão para os melhores resultados.

A otimização de processos garante que todos eles estejam reunidos em um só lugar, e isso te ajudará a tomar decisões mais estratégicas no seu restaurante.

A tecnologia só faz sentido quando está bastante alinhada a pessoas, processos e, é claro, dados!

4) Diminuição de custos

Com uma tomada de decisão mais estratégica e tecnicamente validada pelos dados, a tendência é que seus custos diminuam.

Isso porque você irá conseguir acompanhar tudo mais de perto, o que pode fazer com que você consiga um fluxo de trabalho mais completo e fluido, eliminando algumas etapas de produção se necessário.

A probabilidade de erros da sua equipe também deverá cair com isso, e menos erros é sinônimo de menos dinheiro jogado no lixo, ou seja, menos custos.

Continue no assunto: Aprenda a reduzir o desperdício de alimentos

5) Implementação da cultura da inovação

Hoje em dia, o mundo respira inovação e otimizar processos também significa estar respirando ela.

E inovação, para dar certo, não precisa ser complicada: basta resolver um problema e agregar valor ao serviço/produto e, consequentemente, ao cliente.

Com poucos cliques, um sistema como o da Yooga consegue registrar, fazer e finalizar um pedido. Tudo de forma bem prática, rápida e intuitiva.

Diz se não é uma excelente inovação? E tem tudo a ver com otimizar processos!

Por isso, vamos agora falar um pouco das ferramentas, em especial as oferecidas pela Yooga, para isso!

Ferramentas para otimização de processos em restaurantes

6) Sistema de gestão

Com o Sistema de Gestão completo da Yooga, você consegue gerenciar seu estoque, produção e cozinha de onde você estiver, em qualquer dispositivo.

O melhor de tudo é que você não conta com limites de acessos e pode fornecê-los à quantidade que quiser de usuários/colaboradores do seu time, com as devidas permissões do que podem ver ou não.

O Sistema de Gestão da Yooga oferece:

  • Gestão de PDV, mesas e balcão
  • Gestão de estoques, complementos e produtos
  • Gestão de clientes
  • Sistema KDS
  • Garçom digital
  • Cardápio QR Code
  • Relatórios

Sobre esses últimos três, iremos falar de forma mais detalhada abaixo, mas você já pode começar testando grátis hoje mesmo. É só clicar aqui!

7) Relatórios

Lembra quando falamos mais acima sobre o quão importante é você ter dados para tomar decisões estratégicas?

Com a funcionalidade de relatórios presente no sistema de gestão da Yooga, você tem diversos deles a seu dispor por meio de dashboards personalizados e atualizados em tempo real.

Você sabe qual o produto que você mais vende no mês? Qual o seu ticket médio? Qual o seu faturamento mensal e anual?

Dentro dessa seção você tem acesso a tudo isso! Saiba aonde você está e para onde você quer ir!

8) Sistema KDS

KDS é a sigla para Kitchen Display System. Com ele, todos os pedidos de mesa, balcão e delivery chegam em tempo real na cozinha, na mesma tela.

Lembra quando falamos lá em cima, no segundo tópico, sobre a agilidade na operação que um sistema como esse pode oferecer?

Pois então!

O da Yooga está te esperando para que você consiga otimizar os seus processos!

Você ainda pode acompanhar pelo tablet, smartphone ou no desktop e promover uma entrega pontual e de qualidade para seus clientes.

Confira abaixo e veja como é fácil configurar o seu KDS Yooga!

9) Garçom digital

Ganho de produtividade e foco no que realmente importa são algumas das vantagens de ter um garçom digital com Inteligência Artificial da Yooga, como também citamos no início do nosso conteúdo.

Seu cliente chega no seu restaurante, interage com o garçom digital, confere o cardápio e faz o seu pedido por ali mesmo, pelo celular ou tablet.

Os pedidos chegam direto na cozinha!

10) Cardápio QR Code

Cardápio físico é coisa do passado!

Com o Cardápio QR Code, basta seu cliente ler o código QR Code da mesa e ter acesso a todos os produtos do seu restaurante.

É mais interação e redução de custos para a sua gestão, afinal, você não precisará imprimir mais os seus cardápios.

Ah! E um outro benefício: o QR Code também poderá ser colocado em outdoors, panfletos, folders e onde mais você quiser!

Quer otimização de processo melhor do que essa?

Otimize os processos do seu restaurante com a Yooga. Experimente grátis por 7 dias!