APLICANDO O MARKETING DE INFLUÊNCIA NO SEU RESTAURANTE

Quem é dono de restaurante sabe que, se o boca a boca é a alma do negócio, como dizem por aí, as indicações são, com certeza, o corpo.  

Você já deve ter perguntado para algum colega com o mesmo modelo de negócio, do ramo food service em geral, ou mesmo o seu concorrente, qual é, por exemplo, a marca de batata frita com melhor custo-benefício.  

Ou, ainda, de quem pedir folhas frescas.  

Dificilmente um dono de restaurante vai atrás de um fornecedor sem antes consultar um conhecido que já o utiliza.  

Na nossa comunidade da Yooga Edu, isso acontece com frequência, com diversos empreendedores se ajudando diariamente.  

É essa também a lógica de um influenciador digital, principalmente o de comida. Já ouviu aquela história de “quem avisa, amigo é”? Pois então!

E por que não aproveitar um deles para potencializar as suas redes sociais e a marca como um todo do seu restaurante?  

É sobre isso que a Pri, do @viverdecomida, foi contar em dos mais recentes episódios do Jeito Yooga Podcast, que foi uma verdadeira aula sobre como aproveitar as redes sociais para bombar o seu restaurante.

Do Facebook ao LinkedIn, sem deixar passar, é claro, a rede que é criatividade pura: o TikTok!

E é sobre isso também que iremos falar no post de hoje!

Se você quer saber como aplicar o marketing de influência da melhor maneira no seu restaurante, então esse post é para você!

Acompanhe a leitura!

O que é o marketing de influência

Marketing de influência, basicamente, é como chamamos uma estratégia de marketing que envolve influenciadores, como o nome já pode adiantar.

Em busca de promover seus produtos e serviços, marcas de todo o mundo fecham parcerias e colaborações com os perfis dos mesmos, que as divulgam pelas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por blogs, através de vídeos online no YouTube, TikTok ou outras plataformas, entre outros.

Quem é influenciador é bastante conhecido por ter um público fiel.

Dessa maneira, sua capacidade de persuadir e engajar os seus seguidores pode ser muito maior do que outros formatos de comunicação/publicidade.

E não é só discurso da boca pra fora não, viu?

De acordo com uma pesquisa da consultoria Nielsen, 40% da nossa população afirma já ter comprado algum tipo de produto por indicação de influenciadores.

Ou seja: se você ainda não trabalha com eles no seu restaurante, pode estar deixando dinheiro na mesa!

Marketing de influência em restaurantes

Ok, isso significa que você deve sair contratando o primeiro influenciador que vê por aí para o seu restaurante?

Não mesmo!

Quando falamos em restaurantes, bares e estabelecimentos de food service em geral, estamos falando sobre aquele conteúdo no estilo “review/crítica”, com eles dando dicas do que pedir no local, como chegar, preço médio dos pratos e, é claro, experimentando várias opções de dar água na boca.

Tudo para poder convencer os seus seguidores a darem uma passadinha no seu negócio e fazer aquele pedido caprichado!

Assim, antes de tudo, você deve analisar muito bem se o influenciador que você quer trabalhar e trazer para o seu restaurante trabalha com esse tipo de conteúdo.

Experimente tentar responder essas perguntas para começar:

Quais são os influenciadores que você segue nas redes sociais?
Eles se conectam de alguma forma com o seu restaurante e com o seu público-alvo?
Com gastronomia?
São conhecidos por serem influenciadores de comida?
Qual seu objetivo com essa estratégia?
Quanto ela irá custar?

Lembre-se que a estratégia de marketing de influência se baseia na ideia de que as indicações de pessoas que são vistas como autoridades em determinados segmentos têm um impacto significativo sobre o comportamento de compra e a tomada de decisões dos clientes.

Desta forma, você tem que procurar alguém que seja realmente uma autoridade - ou, ao menos, que passe isso para o público - em food service!

Como classificar os influenciadores

Os influenciadores podem ter um alcance amplo ou segmentado, dependendo do tamanho de seu público e da natureza de suas plataformas.

Geralmente, eles são classificados de acordo com o número de seguidores - o que pode fazer com que o orçamento para divulgar fique mais caro ou barato.

São eles:

Nanoinfluenciador

São aqueles perfis que possuem de mil a dez mil seguidores.

Pode até parecer pouco trabalhar com eles no seu negócio, mas é extremamente assertivo.

Isso porque, o nível de proximidade e até de certa amizade com a audiência é maior, o que confere a eles, muitas vezes, um também maior poder de engajamento.

São indicados para aqueles pequenos restaurantes que não têm muita grana para investir nisso inicialmente, mas querem fazer um bom (e segmentado) trabalho.

Microinfluenciador

Menos nichados do que os nanos, os microinfluenciadores possuem até 50 mil seguidores, mas, ainda assim, uma boa conexão com eles.

Geralmente contam com um nível maior de profissionalismo, poder de negociação e qualidade técnica (de som e de imagem) do que entregam, por isso, seus valores podem ser um pouco mais caros.

Indicados para restaurantes de médio porte - maiores do que o pequeno e menores do que uma rede de fast food, por exemplo - que já possuem um razoável orçamento dedicado ao marketing e a demandas como essas.

Influenciador médio

Com audiência entre 50 e 500 mil seguidores, os influenciadores médios têm um alcance considerável e conseguem abranger mais pessoas e conteúdos a serem trabalhados.

Pode ser uma boa alternativa para restaurantes já um pouco maiores e que querem falar de uma forma mais massiva com os seus clientes.

Geralmente são pessoas famosas ou já firmadas enquanto criadoras de conteúdo, o que pode tornar os preços pelos posts e stories um pouco mais salgados.

Macroinfluenciador (e mega)

Com grande apelo junto à audiência, os macroinfluenciadores variam entre 500 mil e um milhão de seguidores, perdendo apenas para os mega influenciadores - com mais de um milhão de seguidores.

Frequentemente conhecidos a nível nacional e internacional, contam com uma base sólida de fãs e possíveis compradores, mas também curiosos, pessoas que apenas gostam de acompanhar a vida alheia, fakes, outros famosos e por aí vai.

Em níveis de alcance, talvez fechar uma parceria com eles seja similar a fechar um comercial em uma TV aberta: muita gente vai ver, mas nem todo mundo vai comprar.

O que não quer dizer que isso seja ruim, é tudo questão de alinhamento de estratégia e expectativa.

Podem ser excelentes para redes de fast food, restaurantes que estejam expandindo e abrindo mais lojas ou até mesmo algum que esteja chegando agora em determinado lugar novo (desde que já seja um nome grande e tenha verba o suficiente).

No geral, casos como esses combinam, da melhor forma possível, ações com influenciadores pequenos e influenciadores grandes para que seja alcançado um equilíbrio por meio de públicos distintos.

Por que contratar influenciadores para o seu restaurante

Até aqui já deu pra perceber a relevância e o porquê contratar influenciadores para o seu restaurante, certo?

Mas, caso ainda não, para a gente concluir o conteúdo de hoje, te daremos mais alguns motivos relevantes:

Gerar conexão: em um mercado competitivo como o de food service, criar um vínculo genuíno com os clientes é essencial. Ao mostrar os seus pratos e restaurante de um jeito criativo e autêntico, os influenciadores irão saber se conectar da melhor forma com a audiência deles e traçar essa ponte entre ela e o seu negócio.

Maior exposição: imagine ter fotos e vídeos das refeições do seu cardápio sendo mostrados para centenas, milhares, talvez até milhões de seguidores? Isso é exatamente o que os influenciadores podem fazer por você e seu restaurante. Com um único post, ele pode alcançar um público que talvez nunca teria ouvido falar do negócio de outra forma.

Alavancar vendas: por fim, logicamente, com maior exposição e conexão, maior o número de vendas. Com uma estratégia bem planejada, influenciadores podem criar um efeito dominó: à medida que eles compartilham suas experiências positivas em seu restaurante, a curiosidade é despertada em seus seguidores. Isso pode se traduzir em um maior número de pedidos via delivery, reservas, mais seguidores para as próprias redes sociais do restaurante e, é claro, mais lucratividade.

Por onde começar

Além de pelas respostas das perguntas que citamos no tópico “Marketing de influência em restaurantes”, comece também pedindo o mídia kit do influenciador que você gostaria de trabalhar.

Nele, você irá encontrar trabalhos já realizados por ele, informações sobre o perfil e as postagens, com alcance, engajamento e outras métricas médias de publicações, e também tabela de preços de acordo com o formato da publicação.

Se o problema for a falta de orçamento para isso, comece, antes de sair contratando um influenciador, contratando um sistema de gestão como o da mais querida Yooga.

Com isso, além de reduzir custos e otimizar a sua operação, você ainda irá conseguir gerenciar o seu restaurante de um jeito mais fácil, vendendo mais, ganhando mais dinheiro e tendo menos dor de cabeça.

A gente garante!

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