MARKETING PARA RESTAURANTES EM 2024: COMO FAZER

Todas as ferramentas e táticas que você precisa criar para atrair os clientes mais fiéis para o seu restaurante estão neste guia completo.

MARKETING PARA RESTAURANTES EM 2024: COMO FAZER

Que seus clientes são a base do seu restaurante, isso você provavelmente já sabe.

Todos os que visitam - desde os mais fiéis e que sabem o nome de todo mundo da sua equipe até os de fora da cidade que param para aproveitar apenas o wi-fi gratuito do seu estabelecimento e acabam ficando emocionados com sua comida e hospitalidade - são essenciais para impulsionar o seu negócio.

E é exatamente por isso que o marketing para restaurantes é tão importante.

Criar relacionamentos fortes com esses clientes e proporcionar uma experiência gastronômica extraordinária a eles o diferenciará da concorrência, e a melhor forma de começar a fazer isso é desenvolvendo e/ou aprimorando suas estratégias de venda e marketing.

Um marketing eficaz, feito por meio de canais digitais, campanhas de e-mail marketing, blog, redes sociais e muito mais, faz toda a diferença para trazer os clientes de volta sempre.

Vamos começar com o básico?

É só continuar a leitura!

O que é marketing para restaurantes?

Fazer marketing em um restaurante significa apresentar, para o público, o seu conceito de restaurante ou serviço de alimentação, com o objetivo de fechar mais negócios.

O marketing é toda essa estratégia de apresentação e a forma com que você se envolve e engaja com sua base de clientes e possíveis clientes.

Não existe uma maneira única de fazer isso, mas, sim, uma sequência de ações realizadas em vários canais para atingir o seu público de forma integral.

Por que devo divulgar meu restaurante?

Embora seja uma ferramenta para impulsionar seus negócios, o marketing para restaurantes tem tudo a ver com se conectar com clientes onde quer que estejam e promover relacionamentos fortes com eles.

A vantagem mais óbvia do marketing para restaurantes é que ele aumenta a receita dos mesmos, fazendo crescer o movimento nos estabelecimentos, quando presenciais, e/ou aumentando o tráfego online para os seus cardápios digitais.

Outras vantagens também incluem:

  • Aumenta a atração, a fidelização e a retenção de clientes, contribuindo também para o crescimento de suas vidas úteis;
  • Atrai novos funcionários;
  • Divulga a missão, a visão, os valores e o propósito do seu restaurante;
  • Aumenta o conhecimento e a reputação da marca;
  • Apresenta você a novos públicos e mercados;
  • Ajuda você a criar conexões dentro da comunidade de restaurantes locais;
  • Abre você para novas parcerias e colaborações de negócios;
  • Cria novas oportunidades com distribuidores e fornecedores.

Quanto devo gastar em marketing para restaurantes?

Tal como acontece com muitas das questões que envolvem operações de restaurantes, não existe uma abordagem única, uma fórmula pronta para fazer sucesso dentro do marketing de restaurantes.

Isso também se aplica aos custos de investimento. Alguns tipos de marketing, inclusive, podem ser totalmente gratuitos.

A postagem orgânica, seja na rede social ou em um blog, por exemplo, não custa nada.

No entanto, alocar um pequeno orçamento para impulsionar e promover suas postagens pode ter um grande impacto no alcance do público.

Para decidir se a postagem paga é adequada para o seu restaurante, considere o tamanho e o alcance do seu público, a frequência da postagem e da promoção e a qualidade do seu conteúdo.

Para a maioria dos restaurantes, a faixa de gastos com marketing geralmente varia de 3 a 10% das vendas.

Leia mais sobre como criar seu orçamento de marketing para restaurantes aqui.

Ideias de marketing para restaurantes com baixo orçamento

Investir em marketing não precisa ser caro.

Há muitas formas de começar com um baixo orçamento e, ainda assim, conseguir resultados fortes.

Confira algumas ideias:

Mídia social orgânica: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok são gratuitos para configurar contas e começar a postar. Embora a publicidade paga possa definitivamente ajudar a alcançar os resultados desejados mais rapidamente, o crescimento social orgânico é tão importante quanto a comunicação com os seus clientes e usuários e a construção de relacionamentos.

Otimização de site e pesquisa: atualizar seu perfil do Google Meu Negócio, incluir palavras-chave específicas em seu site/blog e exibir, em ambos e com destaque, seu horário, local, menu e plataforma de pedidos online são maneiras fáceis e gratuitas de aumentar sua presença no digital.

Marketing por e-mail (e-mail marketing): embora não seja totalmente gratuito, fazer  marketing por e-mail é uma maneira barata e incrivelmente impactante de alcançar e interagir com seu público.

Gif animado em cores azul e rosa com chamada "seu restaurante precisa de um sistema de gestão integrado".

O que é e como construir uma buyer persona para o seu restaurante

Um plano ou estratégia de marketing para restaurantes refere-se aos esforços ou atividades coletivas de marketing - também conhecidas como campanhas de marketing - feitas por um restaurante ao longo de um ano.

A primeira etapa na criação de um plano como esse é identificar o cliente ou público-alvo de seu restaurante.

A partir dessa informação, você poderá desenvolver buyer personas, que funciona como um modelo de comprador mais comum ou ideal para seu negócio.

Para construir uma buyer persona a partir de sua base de clientes, primeiro você precisa identificar e segmentar/separar os grupos dos clientes mais fiéis.

Aqui estão algumas estratégias diferentes que você pode usar:

  • Construa um resumo diário dos tipos de clientes que visitam o seu restaurante durante o período de um mês;
  • Se você possui um Programa Fidelidade, tente enviar ou fazer uma pesquisa com quem participa, entendendo melhor de onde eles vêm, quais suas idades, gênero, o que mais gostam de fazer ou comer no seu negócio, entre outras perguntas estratégicas;
  • Extraia relatórios de vendas avançados do sistema de gestão do seu restaurante - com Yooga você tem total controle disso, com um relatório de clientes completo e possível de filtrar por datas, número de pedidos e o quanto cada cliente gera de vendas para o seu negócio.

Ao criar um perfil para a sua buyer persona, você deve:

  • Dar a ela um nome e uma foto fictícios - sites como Unsplash e Freepik oferecem diversas imagens de forma gratuita;
  • Identificá-la com dados pessoais como idade, gênero, renda média ou qualquer outra informação que faça sentido estar documentada;
  • Destacar o seu gasto médio no restaurante;
  • Enumerar o número de visitas por período de tempo;
  • Incluir um resumo do comportamento de compra - o que esse cliente gosta de pedir? Quanto? Quais são suas marcas favoritas de vinho ou cerveja?;
  • Descrever os gostos dela - um cliente é, antes de tudo, uma pessoa e tem uma vida fora de uma ou duas horas em que visita seu restaurante. Ao entender toda a personalidade deles, não apenas no que diz respeito ao seu restaurante, você achará mais fácil atraí-los e envolvê-los para entrar em seu restaurante;
  • Quais canais de marketing usar para alcançar essa buyer persona - se você está trabalhando com uma geração mais jovem, talvez o TikTok seja um bom lugar para você alcançá-la. Já se o seu foco é um público mais velho, o Facebook pode ser uma boa saída.

Confira abaixo como seria uma buyer persona de um bar focado em drinks, por exemplo:

Persona A: Letícia Moreira

Gênero: Feminino

Idade: 25-35

Geração: Millennial

Profissão: Gerente, setor não específico

Gasto médio: R$ 35,00 ou menos

Número de visitas: 1 por semana, 4-5 por mês

Comportamento de compra: Normalmente vem com seus colegas de trabalho ou se encontra com outros amigos depois do trabalho para o happy hour.

Melhores canais para alcançá-la: Instagram, TikTok, Pinterest, VSCO, Facebook.

O que não pode faltar em um bom plano de marketing para restaurantes

Um plano de marketing para restaurantes é um cronograma das atividades de marketing previstas por, pelo menos, seis meses ou um ano.

Um plano de marketing de restaurante eficaz fornecerá uma visão rápida e global de campanhas passadas, presentes e futuras, com dados importantes e estratégicos para conduzir o trabalho, durante aquele ano proposto, da melhor forma possível.

Objetivos da campanha

O que você está tentando alcançar nessa campanha?
Você está tentando aumentar sua contagem de seguidores?
Vender mais de um determinado item do cardápio?
Impulsionar o seu Programa Fidelidade?

É vital para o sucesso de sua campanha ter um objetivo traçado desde o início.

Duração da campanha

Por quanto tempo esta campanha estará ativa?

Por exemplo, um cupom de desconto que poderá ser usado pelas próximas duas semanas ou um anúncio que será veiculado por um mês no YouTube?

Canal de marketing pretendido

Onde você anunciará esta campanha?

Por exemplo, nas redes sociais, por meio de seu Programa Fidelidade, em um site de descontos, promoções e cupons como o Peixe Urbano, etc.

Orçamento e gastos

Quanto dinheiro você dedicará a esta campanha?

Por exemplo, se você planeja patrocinar um evento (e colocar seu nome no backdrop), isso pode custar alguns milhares de reais, enquanto um anúncio no YouTube poderá custar pelo clique.

Principais indicadores de desempenho (KPIs)

Os KPIs são métricas usadas para avaliar o sucesso de uma campanha de marketing.

Exemplos de KPIs de marketing incluem número de leads conquistados, conversões no cardápio digital, cliques no link da sua bio, entre outros.

Público-alvo

Segmentar o público certo é crucial para o sucesso do marketing em restaurantes.

Seja realmente cuidadoso ao desenvolver suas buyer personas: quanto mais preciso você for, maior a probabilidade de alcançar os clientes certos e transformá-los em clientes recorrentes.

Quais são as melhores estratégias de marketing para restaurantes?

Calma! Estamos quase finalizando!

Confira 15 estratégias de marketing para restaurantes que mais valem a pena investir e porquê você deve incluí-las no seu plano.

1. Site otimizado: confira se informações estão atualizadas no seu site ou cardápio digital, com menu, horários e localização em destaque. Isso pode fazer uma grande diferença para atrair mais clientes.

2. Redes sociais: seus clientes estão nas redes sociais, então você também deveria estar. Facebook, Instagram, Twitter e TikTok têm grandes audiências e são um ótimo lugar para começar.

3. E-mail marketing: um e-mail marketing eficaz pode ajudar no engajamento do cliente, aumentar as vendas e fazer com que ele não perca atualizações importantes e as famosas promoções.

4. Google Meu Negócio: manter sua página do Google Meu Negócio atualizada é uma das coisas mais simples que você pode fazer para aumentar seu tráfego. No mercado food service, cerca de 30% das pesquisas no Google convertem em clientes pagantes imediatamente, 60% convertem em uma hora e 80% convertem eventualmente, segundo estudo do Google.

5. Anúncios em mecanismos de pesquisa: os consumidores confiam nos buscadores, como Google e Bing, para encontrar restaurantes de confiança. Esse mesmo estudo mostrou que 81% dos consumidores pesquisaram um restaurante em um aplicativo móvel, como celular ou tablet, e 92% por meio de um navegador da web, no computador, nos últimos seis meses. Portanto, os anúncios podem fazer uma grande diferença para alcançar uma base de clientes maior.

6. Sites de avaliações: sites de avaliações como TripAdvisor também têm grandes audiências, e muitos clientes os utilizam para descobrir novos restaurantes. Para esses sites, é importante garantir que seu perfil esteja totalmente preenchido e atraente, e que você responda e saiba como lidar com possíveis comentários negativos.

7. Patrocínio em eventos: patrocinar grupos e eventos locais, bem como promover o seu próprio, são ótimas maneiras de divulgar seu restaurante.

8. Newsletters: uma das maneiras mais poderosas de garantir que seus clientes mais fiéis recebam informações é por meio das newsletters. Elas podem ser focadas no que você quiser, mas lembre-se sempre de compartilhar informações relevantes e informar seus leitores sobre promoções e descontos.

9. Sites de descontos e promoções: todo mundo adora descontos! Se estiver dentro do seu orçamento, tente oferecer um desconto de curto prazo nesses sites populares de cupons, como o Peixe Urbano. Pode ser uma ótima maneira de alcançar novos públicos e atrair novos clientes. Lembre-se que pelo seu Delivery Próprio Yooga você também consegue criar o seu próprio cupom.

10. Conteúdo gerado pelo usuário: seus clientes estão criando e marcando você em um ótimo conteúdo no Instagram e no Facebook? Aproveite isso incentivando o uso de uma hashtag própria e personalizada, criando momentos instagramáveis ​​e repostando em suas próprias redes sociais.

11. Vídeo (Youtube, Vimeo, Facebook Live, Instagram Live): o vídeo é uma ótima oportunidade para que seus clientes acompanhem os bastidores do seu restaurante, vejam os pratos com mais detalhes ou mesmo para que consigam visualizar como é e funciona o seu salão/espaço interno (caso você tenha).

12. Festivais gastronômicos: trabalhar nesses festivais e eventos são ótimas oportunidades de networking e aumento da sua base de clientes.

13. Marketing de influência: atrair influenciadores da sua cidade para visitar o seu restaurante é uma maneira relativamente fácil e barata de atingir um público maior. Os influenciadores visitarão e promoverão seu negócio e você irá pagá-los por esse conteúdo, no Reels, stories ou posts estáticos. Você também poderá oferecer permuta, com eles ganhando refeições “de graça” do seu restaurante em troca de divulgação.

14. Críticas de restaurantes: ótimas críticas de pessoas respeitadas no setor, seja em um perfil de rede social ou numa revista ou jornal renomado, certamente podem aumentar sua popularidade.

15. Respondendo ao feedback do cliente: seja positivo ou negativo, é importante ouvir, responder bem e implementar o feedback do cliente. Você não quer que um cliente saia com uma percepção negativa de seu restaurante e, muitas vezes, um simples pedido de desculpas ou um vale-presente é suficiente para compensá-lo pelos danos causados.

Calculando o ROI de suas ações de marketing para restaurantes

Direcionar a atenção e o tráfego de pessoas para o seu negócio por meio do marketing de restaurantes é essencial para a sobrevivência do seu estabelecimento, mas você quer ter certeza de que suas campanhas e ações de marketing estão fazendo você ganhar dinheiro, e não perder.

Após uma das campanhas de marketing do seu restaurante, você pode calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) desta campanha usando a seguinte fórmula:

(Lucro Líquido - Custo Investido no Marketing do Restaurante)
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(Custo Total Investido no Marketing do Restaurante)

Os insights que você obtém ao entender o que funcionou em sua campanha de marketing e o que não funcionou influenciarão nas suas decisões do futuro.

Pronto para adicionar algumas campanhas de marketing para restaurantes incríveis ao seu calendário?

Aproveite também para aprender como calcular a margem de lucro dos seus produtos nessa calculadora exclusiva e personalizada feita pela Yooga. #VemPraYooga

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