APRENDA A FAZER A SUA MATRIZ DE CONCORRÊNCIA
Você já ouviu falar em matriz de concorrência?
Essa importante ferramenta pode fazer toda a diferença para o seu restaurante, trazendo insights incríveis para você vender mais e aumentar a sua lucratividade, algo que fazemos questão de proporcionar, por meio de nossas funcionalidades, a todo dono e dona de restaurante.
Vamos entender mais sobre ela então?
Vem com a gente!
O que é matriz de concorrência
A matriz de concorrência é uma ferramenta de análise estratégica utilizada para entender o posicionamento competitivo de uma empresa em relação aos seus concorrentes diretos.
No nosso caso, queremos entender o posicionamento do seu restaurante em relação a outros restaurantes do mesmo nicho ou região ocupada.
Essa matriz é comumente utilizada no contexto da análise SWOT, que é nada mais, nada menos, que uma técnica amplamente utilizada para avaliar o ambiente empresarial como um todo, e também da escala que vamos ensinar para você daqui a pouquinho.
E o que significa cada letra desse tal SWOT?
Strengths: Forças
Weaknesses: Fraquezas
Opportunities: Oportunidades
Threats: Ameaças
A matriz de concorrência, enfim, tem o objetivo principal de ajudar o seu restaurante a identificar áreas em que está se saindo bem e onde ele precisa melhorar para se manter competitivo no mercado food service.
Ela também pode ser útil para identificar lacunas no mercado que o negócio pode aproveitar para ganhar vantagem competitiva.
Aprendendo a analisar os seus concorrentes
Mas, afinal, como analisar os concorrentes do seu restaurante da melhor forma?
Comece, justamente, identificando quem são esses concorrentes diretos.
Na prática, restaurantes na mesma área geográfica e que oferecem pratos semelhantes aos seus.
Considere não apenas restaurantes físicos, mas também deliveries e food trucks, tá certo?
Analise a proposta de valor de cada concorrente, ou seja, o que eles oferecem aos clientes que os diferencia dos outros, do tipo de gastronomia ao ambiente do restaurante, passando pelo preço dos pratos, o serviço prestado ao cliente, entre outros aspectos.
Entenda, ainda, quem são os seus respectivos públicos-alvo.
Faixa etária, classe social, preferências de consumo, entre outros aspectos demográficos e comportamentais são tópicos que você deve prestar atenção.
Por fim, não se esqueça de avaliar a qualidade e variedade da comida, bem como seus preços e promoções oferecidos.
Combinado?
Os tipos de concorrência
No mercado de forma geral, existem seis tipos principais de concorrência, cada uma com seus nomes e características, outras com nomes diferentes, mas objetivos iguais.
Mas isso já é assunto para outro post.
Aqui, para não confundir a sua cabeça, nós vamos focar em apenas dois tipos de concorrentes, os diretos, que têm a ver diretamente com o que falamos no tópico anterior, e os indiretos.
Concorrência direta
A concorrência direta ocorre quando empresas oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus, atendendo ao mesmo público-alvo e competindo diretamente pelos mesmos clientes.
Essas empresas podem estar localizadas na mesma área geográfica ou operar no mesmo mercado.
Tudo o que falamos anteriormente, certo?
O que é importante de você saber aqui é que, para se destacar nesse cenário, o seu restaurante muitas vezes precisará diferenciar seus pratos de alguma forma, seja através de preço, qualidade, atendimento ao cliente, ou outros atributos que agreguem valor.
Concorrência indireta
A concorrência indireta ocorre quando empresas oferecem produtos ou serviços substitutos aos seus, atendendo às mesmas necessidades ou desejos dos clientes, mas de uma maneira diferente.
Essas empresas podem não ser concorrentes diretas no sentido tradicional, mas ainda representam uma ameaça ao negócio, pois competem pela mesma parcela do orçamento do consumidor.
Por exemplo, um restaurante que serve comida italiana pode enfrentar concorrência indireta de uma pizzaria, mesmo que os pratos oferecidos sejam diferentes. Para lidar com a concorrência indireta, os restaurantes precisam entender as preferências e comportamentos dos clientes e ajustar suas estratégias de marketing e produto de acordo.
Ficou mais claro agora?
A concorrência direta pode ser mais óbvia e direta, mas a concorrência indireta também pode ter um impacto significativo no desempenho e na posição competitiva do seu restaurante.
Como fazer uma matriz de concorrência
Indo direto para parte prática do nosso conteúdo, na matriz de concorrência, os restaurantes concorrentes são listados nas colunas e são avaliados em relação a diversos critérios ou variáveis estratégicas relevantes para o setor em questão.
Cada critério é então atribuído a uma escala ou classificação, geralmente de 1 a 5, onde 1 representa um desempenho fraco e 5 representa um desempenho excelente.
Com base nessas classificações, é possível visualizar de forma mais clara e objetiva as vantagens competitivas e desvantagens da empresa em comparação com seus concorrentes.
Bem tranquilo, não é mesmo?
Critérios sugeridos para serem avaliados:
- Localização
- Tipo de restaurante
- Preço
- Qualidade do prato e apresentação
- Ambiente e decoração
- Experiência do cliente
- Redes sociais
- Reputação
- Inovação
- Frequência de clientes
Como estruturar um plano de ação após a análise da sua concorrência
Ok, agora que você já sabe tudo sobre o que é matriz de concorrência, os principais tipos de concorrência e como montar a sua, chegou a hora do que vem depois.
Afinal, não adianta fazer tudo isso se você não aplica mudanças e melhorias ao seu restaurante, né?
Por isso, um plano de ação é mais do que fundamental: é imprescindível!
Vamos começar pela definição de objetivos.
Com base nos insights obtidos na análise da concorrência, você deverá estabelecê-los.
Por exemplo, aumentar a participação de mercado, melhorar a qualidade dos produtos, aumentar a satisfação do cliente, crescer em reputação de marca, entre outros, podem ser um bom ponto de partida.
Em seguida, é a hora de você desenvolver estratégias para alcançar esses objetivos. Ou seja, antes definimos “o quê” e agora partiremos para o “como”.
Como você irá crescer em reputação de marca? Será contratando um gestor de redes sociais para o seu restaurante? Ou, como irá aumentar a satisfação do seu cliente? Fazendo melhorias no atendimento? Contratando um sistema de gestão simplificado e intuitivo?
A definição de metas claras e mensuráveis para cada uma dessas estratégias e ações, com o estabelecimento de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar o progresso ao longo do tempo, também devem constar neste plano de ação do seu restaurante.
Lembre-se de desenvolver, ainda, um cronograma detalhado que estabeleça prazos para cada ação e atribua responsabilidades claras aos colaboradores, fechou?
Pronto! Está feito o nosso plano de ação!
O que achou do conteúdo até aqui? Quer continuar no assunto?
Então leia agora mesmo como preparar o planejamento estratégico do seu restaurante!